Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026

Brasília (DF), 15/05/2026 - Detergentes Ypê do lote com final 01 contaminado.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu por unanimidade, manter a suspensão da fabricação, comercialização, distribuição e uso de linhas de detergentes, sabões líquidos e desinfetantes da Ypê com lotes de fabricação final 1.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou, nesta segunda-feira (22), o status de produtos da marca Ypê que tiveram comercialização e uso suspensos em abril deste ano.

As resoluções liberam detergentes e desinfetantes de lotes terminados em 1, e produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026.

“A medida foi adotada depois da apresentação, pela empresa, de laudos satisfatórios para todos os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos este ano”, informou a Anvisa em nota.

Confira, a seguir, a lista de produtos liberados:

Lava-louças com enzimas ativas Ypê
Lava-louças Ypê
Lava-louças concentrado Ypê Green
Lava-louças Ypê toque suave
Desinfetante  Bak Ypê
Desinfetante Pinho Ypê

Determinada em 1º de abril, a suspensão atingiu detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca, produzidos pela Química Amparo Ltda, de lotes com numeração final 1.

Recolhimento voluntário

Em relação aos lava-roupas, a Anvisa informou que manteve a determinação de recolhimento voluntário pela Ypê dos produtos com lotes terminados em 1 e fabricados até 31/3/2026.

“Segundo a empresa, trata-se de uma medida preventiva, inserida na estratégia de mitigação de riscos e de normalização operacional prevista no plano aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa.”

Veja, a seguir, quais os produtos atingidos pelo recolhimento voluntário:

  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Combate ao Mau Odor
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Antibac
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Green
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Express
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Power Act
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Premium
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Maciez
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Primavera
  • Lava-roupas líquido Tixan Ypê Power Act

Neymar treina sem restrições com o grupo pelo segundo dia seguido

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Brazil Training - Columbia Park Training Facility, Morristown, New Jersey, U.S. - June 22, 2026 Brazil's Neymar Jr. during training IMAGN IMAGES via Reuters/Vincent Carchietta

A seleção brasileira realizou nesta segunda-feira (22) a primeira atividade com grupo completo voltada ao terceiro e último jogo da primeira fase da Copa do Mundo. O atacante Neymar, que passou o último mês tratando uma lesão grau dois na panturrilha direita, participou sem restrições das atividades pelo segundo dia seguido e está mais próximo de estrear na competição.

Na quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Escócia, em Miami.

Como de praxe, a imprensa teve acesso somente aos primeiros 15 minutos dos trabalhos no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, em Nova Jersey. Durante esse tempo, o técnico Carlo Ancelotti dividiu o elenco em dois grupos com 12 jogadores, para atividades de movimentação e toque de bola rápido.

Neymar ficou junto do goleiro Weverton, do lateral Douglas Santos, dos zagueiros Marquinhos, Danilo e Léo Pereira, dos volantes Danilo Santos, Casemiro e Ederson, do meia Lucas Paquetá e dos atacantes Endrick e Igor Thiago. O grupo foi separado em dois times. O do camisa 10, de colete, ainda teve Danilo Santos, Endrick, Douglas Santos, Marquinhos e Casemiro.

Alisson poupado

O treino contou com 24 jogadores. Não estiveram em campo o atacante Raphinha, que sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, na última sexta-feira (19), na Filadélfia, e o goleiro Alisson. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o defensor foi poupado para “controle de carga”.

No domingo (21), Alisson foi um dos únicos titulares do jogo passado a participar da atividade no gramado. Os outros foram Lucas Paquetá e o atacante Vinícius Júnior.

O último treino antes da partida contra a Escócia será nesta terça-feira (23), às 10h30. Em seguida, a delegação brasileira viaja de Nova Jersey para Miami. A previsão é que Ancelotti e mais um jogador atendam à imprensa em entrevista coletiva a partir de 20h15, já no palco do jogo de quarta.

Moraes vai decidir se Bolsonaro continuará em prisão domiciliar

Brasília (DF), 11/09/2025 - Fachada do condomínio Solar de Brasília, onde mora e cumpre prisão domiciliar o ex-presidente Jair Bolsonaro.  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve decidir até a próxima quinta-feira (25) se a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro será mantida. A data marca o fim do prazo de 90 dias da prisão especial.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no processo de trama golpista e cumpre prisão domiciliar temporária desde o dia 27 de março deste ano.

Os advogados afirmaram ao STF que Bolsonaro não tinha condições de voltar para a prisão devido ao agravamento dos problemas de saúde do ex-presidente, que, à época, se recuperava uma pneumonia bacteriana.

A partir de exames atuais solicitados à defesa, Moraes vai analisar se Bolsonaro pode retornar para o presídio ou permanecerá em casa.

O caso da arma atribuída ao ex-presidente também poderá ser analisado pelo ministro ao decidir o caso.

Na semana passada, um segurança de Bolsonaro foi parado em uma blitz, em Brasília, com uma arma do ex-presidente. Segundo o militar, o armamento seria levado para conserto.

Ao tomar conhecimento do caso, Moraes cobrou explicações sobre a solicitação do reparo “às vésperas do encerramento do período de 90 dias da domiciliar”.

Domiciliar
Na prisão domiciliar temporária, Bolsonaro está sob o monitoramento de tornozeleira eletrônica e só pode receber visitas com autorização do STF.

Agentes da Polícia Militar realizam a segurança da casa para evitar fuga.

O ex-presidente também está proibido de usar celular e acessar redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros, além de gravar vídeos para a internet.

Programa de incentivo à indústria receberá mais R$ 140 bilhões em 2026

Rio de Janeiro (RJ), 22/06/2026 - A presidente da Petrobras Magda Chambriard fala durante evento. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia de anúncios de ampliação dos investimentos no âmbito da Nova Indústria Brasil (NIB), além de parceria entre BNDES e Petrobras para pesquisa sobre minerais críticos e estratégicos, no Teatro BNDES, centro da cidade.   Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Nova Indústria Brasil (NIB), política do governo federal de incentivo à indústria nacional, vai receber o aporte de mais R$ 140 bilhões até o fim deste ano. Com o incremento, o programa de apoio do banco à industrialização chegará a R$ 750 bilhões de investimentos desde 2023.

Do novo conjunto de recursos, R$ 102,5 bilhões sairão dos cofres do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), banco público vinculado ao governo federal voltado ao fomento de setores estratégicos da economia.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento à inovação, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), contribuirá com R$ 37,5 bilhões.

O anúncio do aporte de recursos para o programa foi feito nesta segunda-feira (22), durante cerimônia pelo aniversário de 74 anos do BNDES, na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

O evento contou com a participação dos presidentes da República, Luís Inácio Lula da Silva; do BNDES, Aloizio Mercadante; do vice-presidente, Geraldo Alckmin e de ministros.

Setores escolhidos
Os recursos serão destinados às áreas de fertilizantes, máquinas agrícolas, insumos farmacêuticos ativos (IFAs), biofármacos, terapias avançadas, mobilidade sustentável, inteligência artificial, audiovisual, minerais críticos e tecnologias duais (aplicações civis e militares).

Ao se referir ao governo do presidente Lula, Aloizio Mercadante destacou o papel do banco na recuperação da indústria brasileira.

“A indústria teve um saldo extraordinário, nós interrompemos aquela desindustrialização prematura, estamos renovando, relançando a indústria, que é o carro-chefe, voltou a ser o principal setor de financiamento do BNDES. Não era assim, agora é”, declarou.

Empresários
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, apontou que, embora o BNDES tenha aportado os recursos da NIB, o setor privado acompanhou o investimento.

Segundo ele, o BNDES atua como um catalisador de investimentos privados.

“Das seis missões [objetivos estratégicos] que nós desenhamos na NIB, em quatro delas o setor privado é o que responde pela maior parte dos investimentos”, apontou.

Na mesma solenidade, o governo federal lançou o Portal Investe Indústria Brasil. O ambiente virtual tem apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e funciona como um canal para empresas dos setores estratégicos registrarem intenções de investimento e os gargalos que impedem a realização.

O presidente Lula ressaltou a importância do trabalho do corpo técnicos do BNDES.

Minerais críticos
No evento, o BNDES e a Petrobras anunciaram uma parceria para construir iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionadas a minerais críticos e estratégicos, essenciais às cadeias de transição energética e de óleo e gás.

A parceria inclui troca de informações e análises das principais lacunas de capacidade produtiva ou tecnológica.

A presidente da estatal de petróleo, Magda Chambriard, afirmou que a empresa quer “dominar o cenário de tecnologia em minerais críticos”.

“O Brasil tem uma posição privilegiada nesse contexto, e a gente quer participar disso. Queremos no Brasil uma cadeia global de fornecimento. Queremos a Petrobras participando dessa cadeia global”, afirmou.

Mercado de carbono
O BNDES e a Petrobras anunciaram ainda os nomes das três empresas vencedoras do primeiro leilão do ProFloresta+, iniciativa conjunta voltada à compra de créditos de carbono gerados a partir da restauração ecológica de áreas degradadas na Amazônia.

As empresas selecionadas são a Systemica, brCarbon e re.green. A iniciativa deverá mobilizar cerca de R$ 450 milhões em investimentos, apenas em plantio, gerar 6,3 mil empregos verdes, viabilizar o plantio de mais de 25 milhões de árvores nativas e capturar 5 milhões de toneladas de carbono.

E-bikes
Ainda na cerimônia de aniversário do BNDES, foi anunciado também o financiamento de R$ 340 milhões para a Tembici, empresa de aluguel de bicicletas, adquirir até 85 mil bicicletas elétricas (e-bikes), que serão alugadas a entregadores de plataforma digitais com custo 25% menor do que o atual.

Raquel Lyra celebra o São João de Limoeiro na tradicional Rua da Alegria

A governadora Raquel Lyra esteve presente, neste sábado (20), no segundo dia de festas do São João 2026 de Limoeiro, Agreste Setentrional. O município conta com apoio do Governo do Estado para a realização do evento. Na segurança, até o dia 28, serão 274 lançamentos operacionais, reunindo tecnologia e reforço no policiamento, garantindo tranquilidade para moradores e visitantes.

“O São João é uma festa linda, carregada de emoção, famílias e cultura. Cada vez que venho a Limoeiro, me surpreendo com o tamanho da festa e a alegria do povo. Destaco que esse é o São João mais seguro da nossa história. Temos lançamentos de efetivo em todos os grandes polos de animação e não podia ser diferente aqui em Limoeiro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Durante a visita, a chefe do Executivo estadual caminhou pela Rua da Alegria, principal palco da festa. A noite de sábado contou com shows de Felipe e Gabriel, Claudia Lauterea e Jorge de Altinho. O evento começou na última sexta-feira (19) e segue até o domingo (28).

Recepcionando a governadora, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, falou da expectativa da festa na cidade. “Nossa cultura popular se reveste na Rua da Alegria, no São João mais alegre de Pernambuco. Estamos muito felizes com o nosso povo curtindo a festa, com a presença de nossos visitantes e com o apoio do Governo do Estado, que nos prestigia em todas as áreas, e no São João não seria diferente”, declarou o gestor municipal.

Além do aumento dos lançamentos, o planejamento da segurança inclui monitoramento aéreo com drones, ampliação do efetivo nas ruas, fiscalização nas rodovias e ações preventivas voltadas à preservação da ordem pública e da segurança viária ao longo da programação festiva.

Acompanharam a governadora o deputado federal Túlio Gadêlha; o prefeito de Passira, Severino Silvestre; e o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo.

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra entrega habitacional de 200 apartamentos em parceria com o governo federal

Encerrando a agenda de compromissos em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra entregou, neste sábado (20), o Residencial Dom Avelar, empreendimento com 200 unidades habitacionais destinadas a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A iniciativa, que conta com investimentos de R$ 30,5 milhões, faz parte de uma parceria do Governo de Pernambuco e governo Federal. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também anunciou a abertura do processo licitatório para compra de um equipamento de tomografia computadorizada para o Hospital Dom Tomás, com aporte superior a R$ 8 milhões.

“Entregar casas é entregar sonhos. Hoje, 200 famílias recebem suas chaves e saem do aluguel para um lar definitivo, incluindo pessoas com deficiência e famílias neurodivergentes, que agora terão mais segurança e dignidade. Esse resultado só é possível pela união do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura de Petrolina. A partir da moradia, outros avanços chegam junto, à exemplo das creches em construção e ações para garantir água tratada nas comunidades. É assim que a gente transforma a vida das pessoas, com trabalho contínuo e compromisso em não parar”, disse a governadora Raquel Lyra.

O residencial é composto por 13 blocos habitacionais, com quatro apartamentos por andar. Os edifícios possuem três e quatro pavimentos e estão localizados na Avenida da Redenção. A entrega representa mais um avanço da política habitacional desenvolvida em Pernambuco, ampliando o acesso à moradia digna e garantindo mais segurança, cidadania e qualidade de vida para as famílias contempladas.

“Com essa parceria conseguimos tirar do papel investimentos importantes, como a entrega de unidades habitacionais que transformam a vida de centenas de famílias e reforçam o compromisso com quem mais precisa”, disse o secretário Nacional das Periferias do Ministério das Cidades, Vitor Araripe.

O Residencial Dom Avelar foi selecionado pelo Ministério das Cidades para receber recursos do FAR em julho de 2024. Desde então, foram realizadas as etapas de aprovação junto à Neoenergia, Compesa, CPRH e Corpo de Bombeiros. A operacionalização do empreendimento ficou sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, enalteceu as ações da gestão estadual no município. “O Governo do Estado nunca chegou aqui em Petrolina de mãos vazias. Sempre traz consigo ações, obras, anúncios importantes e inaugurações”.
Jaqueline Fernandes, de 35 anos, foi uma das beneficiárias que recebeu das mãos da governadora as chaves da tão sonhada casa própria. Emocionada, ela contou que sua família vivia sob a insegurança de morar de aluguel. “Tudo está acontecendo no tempo certo. É um sonho realizado, que esperei por muitos anos”, disse.

A viabilização do residencial contou com o apoio do Grupo de Trabalho GT-FAR e FDS, instituído por decreto estadual em fevereiro de 2024 para acelerar a contratação de empreendimentos habitacionais de interesse social do Minha Casa, Minha Vida Faixa 1, destinado a famílias com renda de até dois salários mínimos.

Os deputados federais Túlio Gadêlha e Fernando Filho destacaram a importante parceria dos governos estadual, federal e município: “Quero destacar o quão essencial é a união entre governo Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura nessas entregas, que vão de habitação a obras e serviços essenciais”, disse Gadêlha. Já Fernando completou: “A atuação conjunta permite que investimentos cheguem com mais força aos municípios, viabilizando obras e políticas públicas que, isoladamente, seriam mais difíceis de executar”, finalizou.

Também presente na solenidade, o deputado estadual Antonio Coelho pontuou que nos últimos dez anos, Petrolina aumentou sua população em mais de 100 mil pessoas, e um fator fundamental para manter esse ritmo de expansão é justamente garantir a oferta de moradias. “Isso permite que mais famílias que chegam à cidade possam construir aqui uma vida melhor”, pontuou o parlamentar. O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, complementou. “Não tem nem como mensurar o quanto isso significa para quem nunca teve um pedaço de chão para poder morar. Essa entrega devolve dignidade e respeito às pessoas, com a projeção de um futuro melhor”, disse.

Participaram da agenda os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Roberto Asfora (Turismo e Lazer); o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; o vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho; além de Júlio Lóssio Filho, liderança política da região.

Govenadora Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.

“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Segurança

Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.

Educação

Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.

Mobilidade

Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.

Desenvolvimento Urbano e Habitação

Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.

O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.

Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.

Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.

Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.

Assistência Social

O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil.

Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.

Recursos Hídricos

Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.

Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.

Ciência e Tecnologia

Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.

Confira os shows do Alto do Moura na véspera e dia de São João

O Polo Alto do Moura, um dos espaços mais tradicionais e visitados do São João de Caruaru, prepara dois dias de muita animação para celebrar o período mais aguardado dos festejos juninos. Nos dias 23 e 24 de junho, moradores e turistas poderão aproveitar apresentações que valorizam o autêntico forró e a cultura nordestina, mantendo viva a tradição que faz do Alto do Moura uma das principais referências do Maior e Melhor São João do Mundo.

Na terça-feira (23), a programação começa ao meio-dia com o cantor Israel Filho, seguido por Assisão, às 14h, levando ao público sucessos que marcaram gerações. Encerrando a programação do dia, a banda Vilões do Forró sobe ao palco às 16h, garantindo muito arrasta-pé para os forrozeiros.

Já na quarta-feira (24), Dia de São João e dia de mais um jogo da Seleção Brasileira, a festa começa mais cedo, com Renatto Pires, a partir das 11h30. Em seguida, às 13h15, será a vez de Túlio Milionário animar o público. Fechando a programação, Cavalo de Pau sobe ao palco às 15h, trazendo repertório repleto de sucessos que marcaram época no forró.

Além dos shows musicais, o público também poderá prestigiar uma apresentação especial do Balé de Marcos Mercury, reforçando a diversidade cultural e artística presente na programação do Alto do Moura durante o São João de Caruaru.

Polo das Quadrilhas – O Polo das Quadrilhas entra no clima das celebrações de São João com uma programação que exalta a tradição, a criatividade e a força da cultura popular nordestina. Na terça-feira (23), o público poderá acompanhar apresentações da Ori Cia de Dança, da Quadrilha Junina Molecodrilha, da Quadrilha Junina Flor de Caruá, da Quadrilha Junina Arte e Cultura do Nordeste, da Paraquadrilha e da Quadrilha Junina Sulanca, grupos que levam ao espaço espetáculos marcados por coreografias, figurinos e enredos que emocionam e encantam visitantes de todas as idades. Já na quarta-feira (24), Dia de São João, a programação conta com as apresentações de Bruguello, do tradicional Batalhão de Bacamarteiros do Alto do Moura e de Liquajupe, reforçando a valorização das manifestações culturais que fazem parte da identidade e da história de Caruaru.

Programação:

Polo Alto do Moura

Terça-feira – 23 de junho
12h – Israel Filho
 14h – Assisão
 16h – Vilões do Forró

Quarta-feira – 24 de junho
11h30 – Renatto Pires
 13h15 – Túlio Milionário
 15h – Cavalo de Pau

Polo das Quadrilhas

Terça-feira – 23 de junho (a partir do meio-dia)
• Ori Cia de Dança
• Quadrilha Junina Molecodrilha
• Quadrilha Junina Flor de Caruá
• Quadrilha Junina Arte e Cultura do Nordeste
• Paraquadrilha
• Quadrilha Junina Sulanca

Quarta-feira – 24 de junho (a partir do meio-dia)
• Bruguello
• Batalhão de Bacamarteiros do Alto do Moura
• LIQUAJUPE

Homem compra carro roubado por R$8,6 mil e é detido pela PRF em Caruaru

Um homem que estava em um carro roubado foi detido com uma réplica de pistola, no domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O motorista informou que havia adquirido o veículo por R$8,6 mil a partir de um anúncio na internet.

Durante a abordagem em uma via de acesso à BR 232, os policiais realizaram uma verificação no carro e encontraram diversos sinais de adulteração. Ao descobrir a placa verdadeira, foi encontrado um registro de roubo desde janeiro de 2023 em São Joaquim do Monte, também no Agreste.

Em uma busca no interior do carro, a equipe localizou uma réplica de pistola embaixo do tapete do passageiro.

O motorista alegou que havia adquirido o veículo há cerca de um ano e meio, mas não soube informar o nome do vendedor e nem portava documentos da transação. Sobre o simulacro, ele disse que não sabia da existência da pistola.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Caruaru, para a adoção das providências legais.

ARTIGO — Castração: um gesto de responsabilidade que salva vidas

A castração é uma das ferramentas mais importantes para o controle populacional de cães e gatos, especialmente dos animais comunitários, que são cuidados por moradores, mas não possuem um lar definitivo.

Quando falamos em reprodução animal, os números impressionam. As gatas, por exemplo, entram no cio diversas vezes ao longo do ano e podem se reproduzir ainda muito jovens. Diversas matérias publicadas pela mídia já mostraram que um único casal de gatos pode dar origem a dezenas e até mais de uma centena de descendentes em pouco mais de um ano, considerando as sucessivas gerações que se reproduzem rapidamente.

Com as cadelas, a situação também merece atenção. Uma única fêmea pode ter ninhadas com cinco, seis ou mais filhotes. Se parte dessas crias permanecer nas ruas, em poucos meses as fêmeas estarão aptas a se reproduzir, aumentando ainda mais a população de animais abandonados. O resultado é uma verdadeira bola de neve, que torna cada vez mais difícil o controle da situação.

Infelizmente, não existem lares suficientes para todos os animais que nascem. A adoção responsável é sempre o cenário ideal, mas a realidade mostra que milhares de cães e gatos aguardam por uma família. Da mesma forma, passar toda a vida em abrigos também não é a condição mais adequada para a maioria dos animais.

Muitos cães e gatos comunitários encontram acolhimento nas ruas onde vivem. Recebem alimentação, água, carinho e acompanhamento veterinário de moradores que se sensibilizam com sua situação. No entanto, por permanecerem em áreas públicas, continuam expostos a diversos riscos, incluindo a reprodução descontrolada.

Por isso, a castração é um ato de responsabilidade e cuidado. Além de ajudar a reduzir o número de animais abandonados, ela contribui para a saúde e o bem-estar dos cães e gatos, prevenindo doenças e melhorando sua qualidade de vida.

Controlar a população animal de forma humanitária passa pela conscientização da sociedade. Castrar é evitar sofrimento, abandono e o crescimento de uma população para a qual, infelizmente, nem sempre existem lares disponíveis. É uma medida que gera benefícios para os animais, para as comunidades e para toda a sociedade.