Mortes após terremotos na Venezuela sobem para 1.430

A man sits in the remains of a building damaged in the aftermath of earthquakes in La Guaira, Venezuela, June 25, 2026. REUTERS/Maxwell Briceno  REFILE - QUALITY REPEAT     TPX IMAGES OF THE DAY

O número de mortes em razão dos terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24) subiu para 1.430. O balanço foi divulgado neste sábado (27) pelo governo venezuelano.

Os números mostram ainda 3.238 feridos pelos tremores, que registraram magnitude de 7,5 e 7,2 graus na escala Richter. Segundo o governo venezuelano, foram contabilizadas pelo menos 430 réplicas de menor intensidade.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou que dois brasileiros – uma mulher e um homem – morreram em decorrência dos terremotos. Uma das vítimas é a brasiliense Vanessa Zacarias da Silva, 44 anos.

Na tarde de sexta-feira (26), um novo terremoto, de magnitude 4,9, atingiu a costa norte da Venezuela. O tremor foi sentido na capital Caracas e na cidade vizinha de Maracay.

Em Pesqueira, governadora Raquel Lyra entrega dessalinizador e requalificação de quadra da Escola Estadual Indígena Ororubá

Em agenda intensa no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra realizou, neste sábado (27), a entrega de um pacote de ações voltadas à educação, infraestrutura e recursos hídricos da cidade de Pesqueira, no Agreste.

Entre os anúncios, estão a abertura da licitação para o início das obras de pavimentação de cinco vias dos distritos de Papagaio e Salobro, com investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão; e as entregas de um dessalinizador que beneficia a Aldeia Jatobá – Xukuru e da requalificação da quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Ororubá, na Aldeia Canabrava, dos povos Xukuru de Ororubá.

A chefe do Executivo estadual destacou o volume de investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado em diversas áreas, a exemplo da educação, cultura e universalização do saneamento e abastecimento de água do município. “Nós que somos do interior passamos muito tempo sem ser enxergados. Esse é o maior investimento da história que o Governo do Estado traz à cidade de Pesqueira, porque a gente sabe o potencial dessa terra, que tem como principais fontes econômicas a agricultura e o turismo. Agora, os povos originários têm vez e voz”, destacou a governadora.

As ruas da cidade que serão pavimentadas, além do calçamento, receberão melhorias integradas de paisagismo, drenagem, sinalização vertical e praças em piso intertravado. Já o dessalinizador faz parte do programa Águas de Pernambuco, que tem aporte de R$ 78 milhões e prevê a entrega de 400 equipamentos em todo o Estado. Com mais essa entrega, o programa atinge a marca de 100 instalações especificamente em comunidades rurais, beneficiando cerca de 6 mil famílias.

O prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, avaliou que a cidade vive um novo momento a partir da parceria com o Governo de Pernambuco. “Além das entregas de hoje, temos um pacote de obras para o nosso município que se aproxima dos R$ 100 milhões, e isso mostra que a nossa governadora é sensível aos anseios da população”, frisou.

Pelo menos, 375 estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passam a ser beneficiados com a requalificação da quadra poliesportiva.

Para o deputado estadual Luciano Duque, as entregas e anúncios simbolizam o compromisso da gestão em destravar demandas históricas. “Pesqueira ficou por anos esquecida, mas a gestão colocou o município de volta no orçamento, com investimentos em diversas áreas, levando políticas públicas e desenvolvimento para quem mais precisa”, pontuou.

Acompanharam a solenidade os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e Nathalie Ribeiro (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), além do secretário executivo de Recursos Hídricos, Marcelo Coutinho, e do prefeito de Poção, Guilherme Vasconcelos.

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Carpina e reforça compromisso do Estado com os polos juninos da Mata Norte

Festividade segue até 28 de junho com valorização do turismo e segurança reforçada

A governadora Raquel Lyra esteve nesta sexta-feira (26) no São João de Carpina ao lado da prefeita Eduarda Gouveia, dando continuidade à agenda de visitas aos principais polos juninos de Pernambuco. A presença da gestora reafirma o compromisso do Estado com as tradições culturais que movimentam o interior pernambucano em junho e impulsionam a economia local. Para garantir a segurança do público presente, a Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou um robusto esquema operacional, com drones, reconhecimento facial e delegacia móvel.

“É muito bom a gente poder vir aqui mais uma vez para prestigiar o São João e dizer que a festa está muito mais bonita do que a do ano passado, que já foi gigante. Eu digo sempre que um lugar só é bom para visitar e fazer festas quando é bom para viver, e a gente vem trabalhando fortemente nisso, junto com a prefeita, para garantir mais qualidade de vida para o povo, com mais água, estradas e creches sendo construídas. Tudo isso permite que o nosso povo possa ser mais feliz no seu chão”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A noite desta sexta-feira (26) contou com shows de João Gomes, Pablo, Henry Freitas e Juarez, consolidando Carpina como um dos destinos mais aguardados do ciclo junino pernambucano. A programação segue até o dia 28 de junho, celebrando o forró, as tradições nordestinas e a identidade da Mata Norte.

A prefeita do município, Eduarda Gouveia, reafirmou a importância da parceria entre Estado e município para o fortalecimento da festa e de outros setores. “Estamos mais um ano com o apoio do Governo do Estado. Se não fosse pela gestão estadual, isso não seria possível. Cada vez mais fortalecendo o nosso São João, a nossa cidade e desenvolvendo. Isso ajuda muito nossos comerciantes. Aqui não é só lazer, é economia também”, declarou.

O São João movimenta hotelaria, alimentação, transporte e comércio local, gerando renda para empreendedores e trabalhadores da região. O investimento do Governo de Pernambuco nos festejos reforça o reconhecimento de Carpina como polo turístico e referência junina do Estado.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Roberto Asfora, destacou como o São João contribui para o desenvolvimento turístico da região. “Esse intercâmbio maravilhoso de cultura que só Pernambuco proporciona. A gente traz o morador da capital para o interior, do interior para a capital, e faz essa mesclagem maravilhosa que só Pernambuco proporciona”, disse.

Acompanhando o evento, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou a importância de eventos dessa proporção. “O número de turistas no São João tem crescido, gerando impactos econômicos positivos. Pesquisas sobre o perfil e a origem dos visitantes estão sendo realizadas para entender esse fluxo e desenvolver estratégias que atraiam ainda mais turistas para Pernambuco”, afirmou.

SEGURANÇA — Por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Estado estruturou um esquema especial integrado à Operação São João 2026. Carpina conta com monitoramento aéreo por drones do Grupamento Tático Aéreo (GTA), reconhecimento facial conectado ao sistema estadual de videomonitoramento, com mais de 1,2 mil câmeras em todo o Estado, policiamento ostensivo da Polícia Militar (PMPE), equipes do Corpo de Bombeiros (CBMPE) e uma Delegacia Móvel da Polícia Civil (PCPE) para registro imediato de ocorrências. A Operação Lei Seca reforça a fiscalização nas principais vias de acesso à cidade.

Integraram a comitiva do Executivo Estadual o senador Fernando Dueire; o deputado estadual Gustavo Gouveia; o secretário estadual Túlio Vilaça (Casa Civil) e os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Aninha (Nazaré da Mata), Paulinha da Educação (Paudalho) e Talita de Doda (Camutanga).

Despedida do São João de Caruaru reúne mais de 100 mil pessoas no Pátio de Eventos em festa marcada pela segurança e organização

O São João de Caruaru 2026 chegou ao fim em grande estilo. Na noite deste sábado (27), um público recorde, com mais de 100 mil pessoas circulando pelo Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, acompanhou o encerramento do Maior e Melhor São João do Mundo. Em um clima de muita alegria, organização e segurança, os forrozeiros cantaram e dançaram ao som de Forró para Elas, Forró Gigante, Thiaguinho, Gusttavo Lima e Xand Avião.

A programação começou com o projeto Forró para Elas, que destacou o talento das artistas caruaruenses e valorizou a participação feminina no forró. Em seguida, o Forró Gigante levou ao palco grandes nomes da música regional, mantendo viva a tradição do ritmo que faz parte da história de Caruaru.

Um dos momentos mais esperados da noite foi a estreia de Thiaguinho no São João de Caruaru, com um show repleto de sucessos. Na sequência, Gusttavo Lima levou a multidão ao delírio com seus principais hits. Encerrando a programação do Pátio de Eventos, Xand Avião fez o público cantar e dançar até os últimos minutos da festa.

Entre os milhares de forrozeiros presentes, o casal recifense Sérgio e Suzana Silva elogiou a estrutura e a organização do evento. “Foi um São João maravilhoso. Tudo muito organizado, seguro e com atrações para todos os gostos. Valeu muito a pena e, com certeza, voltaremos no próximo ano. Recomendamos essa festa para todo mundo”.

Ministério da Saúde inicia projeto-piloto com semaglutida no SUS

FILE PHOTO: Boxes of Ozempic and Wegovy made by Novo Nordisk are seen at a pharmacy in London, Britain March 8, 2024. Reuters/Hollie Adams/Proibida reprodução

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (26) o início do uso da semaglutida em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em um projeto-piloto no Rio Grande do Sul. Participarão do projeto pacientes acompanhados pelo Grupo Hospitalar Conceição, no Rio Grande do Sul.

A semaglutida é o princípio ativo de um dos medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP 1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras.

O projeto-piloto pretende avaliar a efetividade, o impacto clínico e o custo do uso desse tipo de medicamento no tratamento da obesidade no SUS. Em nota, a pasta informou que serão contemplados 250 pacientes do SUS já acompanhados pelo Grupo Hospitalar Conceição com obesidade grave ou associada a outras morbidades, como comprometimento cardíaco, além de indicação para cirurgia bariátrica.

“Esse público reflete o perfil assistencial da unidade, na qual 91% dos pacientes com obesidade apresentam a forma mórbida da doença. Dentre esses, apenas 47% possuem condições clínicas para realização de cirurgia bariátrica. A comorbidade mais prevalente nesse grupo é a hipertensão arterial”, destacou o ministério.

Ao longo de dois anos de estudo, serão avaliados indicadores considerados essenciais para compreender como o tratamento pode ser adaptado à realidade do SUS, como o percentual de perda de peso, a evolução da qualidade de vida, resultados de exames clínicos, condições pós-operatórias e os custos dos processos.

A pesquisa será realizada com recursos transferidos ao hospital pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), provenientes de aporte financeiro da produtora do medicamento.

Seleção dos pacientes
Além de já realizarem acompanhamento médico no Grupo Hospitalar Conceição, os pacientes selecionados precisam ter diagnóstico de obesidade estabelecido há pelo menos 12 meses e apresentar falha documentada no tratamento clínico convencional, como dietas estruturadas e prática regular de atividade física por pelo menos dois meses.

Outro requisito é ter capacidade de compreender e realizar a autoaplicação da medicação ou contar com um cuidador para esse procedimento.

Canetas emagrecedoras no SUS
Em agosto do ano passado, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou ao Ministério da Saúde não incorporar a liraglutida e a semaglutida, princípios ativos de medicamentos agonistas GLP-1, no SUS. O pedido de incorporação ao SUS foi feito pela Novo Nordisk, farmacêutica fabricante do Wegovy, que tem como princípio ativo a semaglutida.

O principal obstáculo seria o custo do medicamento. Segundo a pasta, no caso da liraglutida e da semaglutida, o impacto financeiro estimado é de R$ 8 bilhões anuais.

São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês

Primeiro dia da campanha estadual do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Rio de Janeiro, caminhão itinerante da Secretaria Estadual de Saúde
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

O estado de São Paulo confirmou mais três casos de sarampo nesta sexta-feira (26), envolvendo crianças com idades entre 6 meses e 1 ano. Duas não possuíam histórico de vacinação. Os infectados são dois meninos e uma menina, sem registro de viagens recentes. Todos evoluíram para a cura.

Com essas confirmações, o estado soma cinco casos de sarampo em 2026. Os dois primeiros eram importados: um bebê de 6 meses e um homem de 42 anos, registrados em março e abril, respectivamente. Ambos não possuíam histórico de vacinação e também foram curados.

Diante desse cenário epidemiológico, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) recomendou a aplicação da dose zero da vacina tríplice viral para bebês de 6 a 11 meses e 29 dias na capital paulista e em Guarulhos. Pelo calendário regular, as crianças só recebem a primeira dose ao completar 1 ano.

A dose zero é uma estratégia adicional de proteção e não substitui as doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Portanto, mesmo que a criança receba a dose zero entre 6 meses e 11 meses, deverá manter o esquema de rotina, com a primeira dose da tríplice viral aos 12 meses e a segunda dose, preferencialmente com a vacina tetraviral, aos 15 meses.

Segundo a Secretaria, além da dose zero para a faixa etária indicada, outras medidas já foram adotadas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica para impedir a circulação do vírus. Entre elas, a vacinação de bloqueio, usada para imunizar rapidamente pessoas que tiveram contato com infectados, além de ações de intensificação da vacinação em áreas de grande circulação, como aeroportos, terminais de ônibus e estações de metrô e trens. A ideia é interromper cadeias de transmissão e reduzir o risco de reintrodução do vírus no estado.

“O risco de reintrodução do sarampo no Brasil, associado à ocorrência de casos nas Américas e ao fluxo internacional de viajantes, reforça a necessidade de manter a vacinação em dia. São Paulo atua de forma preventiva, com intensificação da vigilância e ampliação das ações de vacinação para proteger a população”, disse a diretora do CVE-SP, Tatiana Lang.

A SES-SP monitora continuamente o cenário epidemiológico do sarampo e reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença. Atualmente, a cobertura vacinal contra o sarampo no estado é de 85,32% para a primeira dose e de 72,06% para a segunda dose.

Sarampo
Apesar dos casos esporádicos registrados, o Brasil mantém o status de país livre da doença, reconquistado em 2024.

O sarampo é uma doença viral infecciosa aguda altamente contagiosa e potencialmente grave. Sua transmissão acontece principalmente por via aérea ou gotículas respiratórias ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O vírus causador da infecção pode se disseminar rapidamente em ambientes com grande concentração de pessoas.

Entre os sintomas figuram febre, tosse, coriza, perda de apetite e conjuntivite, com olhos vermelhos, lacrimejantes e fotofobia.

Há também manchas vermelhas na pele. Erupções começam no rosto, na região atrás da orelha, e se espalham pelo corpo. A pessoa também pode sentir dor de garganta.

A pele pode descamar, como se fosse queimadura. O sarampo pode causar condições graves como cegueira, pneumonia e encefalite (inflamação do cérebro).

Vacinação
A principal forma de prevenção contra a doença é a vacinação, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que faz parte do calendário básico de vacinação infantil.

A primeira dose deve ser tomada aos 12 meses de idade, com o imunizante tríplice viral, que protege também contra a caxumba e a rubéola. A segunda dose é aplicada aos 15 meses.

Qualquer pessoa com até 59 anos que não tenha comprovante de imunização ou não tenha completado o esquema vacinal deve atualizar a carteira de vacinação.

Hospital universitário no Rio inaugura era de UTIs Inteligentes no SUS

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, conhecido como Hospital do Fundão, no Rio de Janeiro, inaugurou neste sábado (27) a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Equipada com tecnologias de ponta, as UTIs Inteligentes otimizam o monitoramento de pacientes e contam com conectividade para fazer o cruzamento de informações. Os equipamentos são capazes de prever riscos e priorizar atendimentos, além de mostrar os dados mais relevantes diretamente no prontuário do paciente.

Há ainda conexão com ambulâncias 5G, que permite a transmissão em tempo real de sinais vitais para acelerar o atendimento pré-hospitalar.

A inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele destacou o papel da Inteligência Artificial (IA) na operação das UTIs Inteligentes.

Rio de Janeiro (RJ), 27/06/2026 - Fachada do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF na Cidade Universitária. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Fachada do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho na Cidade Universitária – Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

“Com o uso da Inteligência Artificial, ela pode soltar alarmes da piora daquele paciente a partir dos dados que são monitorados”, descreveu.

Padilha apontou que a implementação de UTIs Inteligentes diminui o tempo de tratamento e a fila por atendimento no SUS.

“Você observa mais precocemente sinais de piora ou de melhora. Com isso, faz a ação, a medicação, a mudança de conduta mais rapidamente e você salva esse paciente”, disse o ministro.

“O paciente sai mais rápido da UTI, isso gira mais o leito, e você vai reduzindo o tempo de quem está esperando por uma UTI”, completou.

Segundo o ministério, o uso de tecnologias como IA e big data (para processar e analisar grandes volumes de dados) pode dividir por cinco o tempo de espera por atendimento de emergência.

Rio de Janeiro (RJ), 27/06/2026 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita o acelerador linear para a realização de radioterapia, equipamento entregue pelo Programa Agora Tem Especialistas para tratamento oncológico no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF, na Cidade Universitária. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conhece o acelerador linear para a realização de radioterapia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

Rede nacional

A UTI Inteligente do Hospital do Fundão, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), faz parte de um conjunto de investimentos que criam a Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes e Medicina de Alta Precisão do SUS, anunciada em novembro do ano passado.

Ao todo, o Ministério da Saúde planeja a criação de 14 UTIs Inteligentes, com investimento de R$ 180 milhões. Serão 280 leitos.

Veja os estados e hospitais que serão contemplados:

– São Paulo/SP: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP);

– Rio de Janeiro/RJ: Hospital Federal do Bonsucesso;

– Rio de Janeiro/RJ: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

– Belo Horizonte/MG: Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG);

– Brasília/DF: Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB -UnB);

– Salvador/BA: Hospital Geral Roberto Santos;

– Recife/PE: Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip);

– Fortaleza/CE: Hospital Geral de Fortaleza (HGF);

– Teresina/PI: Hospital Getulio Vargas;

– Belém/PA: Hospital Beneficente Portuguesa;

– Curitiba/PR: Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (Huem);

– Porto Alegre/RS: Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC);

– Dourados/MS: Hospital Regional de Dourados (HRD);

– Manaus/AM: Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

A rede também prevê a adoção de cirurgia robótica, medicina de precisão e análises por IA para melhorar resultados e eficiência.

Rio de Janeiro (RJ), 27/06/2026 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita o acelerador linear para a realização de radioterapia, equipamento entregue pelo Programa Agora Tem Especialistas para tratamento oncológico no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF, na Cidade Universitária. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mostra funcionamento do acelerador linear para a realização de radioterapia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

Os próximos locais a receber as UTIs Inteligentes são Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Na primeira etapa de implantação, serão dez leitos em cada unidade.

Primeiro hospital inteligente

Ainda dentro da rede nacional, o Ministério da Saúde destina R$ 4,8 bilhões para a implementação e equipagem do primeiro hospital inteligente do país, o desenvolvimento de um centro de pesquisa translacional e a modernização de seis hospitais de excelência do SUS.

hospital inteligente será o Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI), que fará parte do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o ministério, o ITMI atenderá cerca de 20 mil pacientes por ano e terá 800 leitos dedicados a emergências de adultos e crianças nas áreas de neurologia, neurocirurgia, cardiologia, terapia intensiva e outras especialidades.

O início das operações está previsto para 2027. A estrutura será integrada ao programa Agora Tem Especialistas, que atua em diversas frentes para reduzir o tempo de espera por atendimento especializado. 

Para chegar aos recursos necessários, o Ministério da Saúde recebeu financiamento de R$ 1,7 bilhão com a instituição multilateral internacional Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecida como Banco do Brics, grupo que reúne países em desenvolvimento. O prazo para pagamento é de 30 anos.

Acelerador de radioterapia

Durante a visita do ministro, o Hospital da UFRJ inaugurou o primeiro acelerador linear da unidade, equipamento de ponta que reduz o tempo de realização de radioterapias. A instalação custou R$ 3,4 milhões.

Para Padilha, as inaugurações são “mais um passo para que o SUS e a universidade pública brasileira liderem a revolução tecnológica e digital”.

Rio de Janeiro (RJ), 27/06/2026 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugura a primeira Unidade de Terapia Intensiva - UTI Inteligente do país no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho - HUCFF, na Cidade Universitária. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
 O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugura a primeira Unidade de Terapia Intensiva – UTI Inteligente do país – Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

A física médica Bruna Lamis, da HU Brasil (antiga Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), empresa que faz a gestão do hospital, explica que o equipamento de radioterapia acelera o tempo de tratamento e consegue “preservar mais os órgãos em risco no entorno do tumor”.

Segundo a especialista, em comparação com máquinas tradicionais, a capacidade de realização de terapia sobe de 20 para 40 pacientes por dia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o SUS deve receber 70 desses equipamentos este ano.

O médico epidemiologista e reitor da UFRJ, Roberto Medronho, considera que investimentos no hospital universitário levarão a unidade a voltar a ter papel de vanguarda.

Brasil inicia operações de busca e resgate após terremoto na Venezuela

People work to rescue a man trapped under the rubble of a collapsed building, in the aftermath of earthquakes in La Guaira, Venezuela, June 25, 2026. REUTERS/Maxwell Briceno
Equipes brasileiras iniciaram neste sábado (27) a operação de busca e resgate na Venezuela após o terremoto que atingiu o país, em meio a um cenário de destruição e falta de serviços básicos.

Coordenada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), a missão humanitária integra uma força-tarefa internacional voltada à localização de sobreviventes.

O Brasil enviou cerca de 10 toneladas de materiais e equipamentos, uma caminhonete, 37 bombeiros militares e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As equipes estão instaladas em uma base improvisada na região de Los Corales, onde prestam apoio ao governo local.

Buscas
O Ministério da Integração informou que o primeiro dia de atuação foi dedicado à busca e salvamento de vítimas sob escombros.

A operação utiliza sensores de movimento, aparelhos para detectar sinais de celulares de vítimas soterradas e seis cães farejadores.

Segundo o diretor do Departamento de Preparação e Socorro da Sedec, Armin Braun, a situação no local é crítica.

“Estamos em uma verdadeira corrida contra o tempo em um país devastado, sem água, sem energia, com muita gente na rua, fora de suas casas”, afirmou.

Cargas
No final da tarde deste sábado, mais uma aeronave brasileiro decolou com destino à Venezuela.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a carga desse terceiro voo inclui purificadores de ar e um módulo complementar para a instalação de Hospital de Campanha.

Brasil faz penúltimo treino e viaja para o Texas onde enfrenta Japão

seleção brasileira faz penúltimo treino antes de duelo contra Japão em 27/6/2026

A seleção brasileira já está a caminho do estado do Texas (Estados Unidos) onde disputará na próxima segunda-feira (29) o primeiro duelo mata-mata (16 avos de final) da Copa do Mundo. A delegação – com exceção do atacante Raphinha – embarcou às 15h45 (horário de Brasília) para Houston, onde deve chegar por volta das 20h45.

Na manhã deste sábado (28), o técnico italiano Carlo Ancelotti comandou o penúltimo treino da Amarelinha com o elenco completo no Centro de Treinamento (CT) Columbia Park, em Nova Jersey. No treino da última sexta (26), Ancelotti poupou alguns titulares que entraram em campo na vitória por 3 a 0 contra a Colômbia na quarta (24). Ao invés de treinar em campo, Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Casemiro, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Matheus Cunha fizeram exercícios regenerativos.

Um post compartilhado por CBF • Seleção Brasileira de Futebol (@brasil)

Copa inicia mata‑mata neste domingo com África do Sul e Canadá

Jonathan David comemora o terceiro gol do Canadá com Stephen Eustáquio 
18 de junho de 2026 REUTERS/Agustin Marcarian

Começa neste domingo (28), com o confronto entre a África do Sul e o Canadá, a segunda fase da Copa do Mundo. O jogo será às 16h, em Los Angeles. A partir de agora, a competição entra em formato mata-mata, em que apenas o vencedor segue para a próxima fase.

A Copa do Mundo 2026 reuniu, pela primeira vez, um total de 48 seleções. Com isso, aumenta de sete para oito o número de partidas a serem jogadas pelas equipes que avançarem até as finais.

Em caso de empate no tempo regulamentar, haverá prorrogação e, se necessário, disputa por pênaltis.

A segunda fase da competição é chamada Round of 32 (Rodada dos 32) pela Fifa. Participam dela os dois primeiros colocados de cada grupo e as oito equipes com melhor campanha, entre as 12 que ficaram em terceiro lugar.

No caso do confronto deste domingo, entre a África do Sul e o Canadá, as duas equipes chegam a essa fase após terem ficado em segundo lugar nos grupos A e B, respectivamente.

África do Sul

A seleção da África do Sul começou a Copa sendo derrotada pelo México por 2 a 0, na partida de abertura.

Ao longo da competição, a equipe melhorou o desempenho, com um empate na segunda rodada, diante da República Tcheca e, na sequência, com uma vitória por 1 a 0 contra a Coreia do Sul.

A equipe mostrou, durante a fase de grupos, um padrão de jogo fisicamente forte que se organizava defensivamente de forma a buscar saídas rápidas de contra-ataques.

1ª rodada

México 2 x 0 África do Sul

2ª rodada

República Tcheca 1 x 1 África do Sul

3ª rodada

África do Sul 1 x 0 Coreia do Sul

Canadá

A campanha do Canadá nesta Copa começou com um empate em 1 a 1 com a Bósnia e Herzegovina. Na rodada seguinte, os canadenses golearam por 6 a 0 o Catar. A equipe acabou ficando com a segunda colocação do grupo após ter perdido por 2 a 1 para a Suíça.

Em parte, essa irregularidade da equipe é explicada pelo fato de, ao mesmo tempo que apresenta um estilo de jogo ofensivo, os canadenses terem apresentado oscilações defensivas, principalmente quando teve à frente adversários mais fortes.

1ª rodada

Canadá 1 x 1 Bósnia e Herzegovina

2ª rodada

Canadá 6 x 0 Catar

3ª rodada

Suíça 2 x 1 Canadá