Embates no clã Bolsonaro: antes de Michelle x Flávio, Carlos enfrentou a própria mãe

O desentendimento entre Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, evidenciado pela publicação de um vídeo pela primeira-dama nas redes sociais, trouxe à tona um histórico de conflito familiar envolvendo o clã Bolsonaro.

No último episódio do podcast O Assunto, Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo e da rádio CBN, relembrou que não é a primeira vez que Jair Bolsonaro prioriza politicamente um dos filhos em detrimento da companheira. As informações são do g1.

Em 2000, Jair Bolsonaro exercia seus primeiros mandatos como deputado federal pelo Rio de Janeiro e passava pelo processo de separação de Rogéria Bolsonaro, mãe de Carlos, Flávio e Eduardo Bolsonaro.

Rogéria era vereadora e disputava a reeleição para um terceiro mandato na Câmara Municipal do Rio. Em vez de apoiar a então esposa, Bolsonaro lançou Carlos, que tinha 17 anos, para disputar contra própria mãe.

Carlos foi eleito e Rogéria não conseguiu se reeleger.

“De certa forma, é a mesma coisa que está acontecendo agora, com a diferença de que Michelle nem mãe dos filhos de Jair Bolsonaro é. Do ponto de vista dos irmãos, parece que, desde o começo, já estava claro que ela seria preterida nessa disputa”, afirmou Franco.

Política em família

Para analistas, o projeto político de Jair Bolsonaro sempre teve um caráter familiar, com os filhos Flávio, Carlos e Eduardo desde sempre sendo preparados para sucedê-lo no poder.

Um dos episódios mais simbólicos dessa dinâmica ocorreu na posse presidencial de 2019, quando Carlos Bolsonaro acompanhou o casal presidencial, Jair e Michele, no desfile em carro aberto. O gesto reforçou a posição dos filhos como os principais herdeiros políticos do então presidente.

No entanto, a ascensão de Michelle Bolsonaro como liderança dentro do bolsonarismo, especialmente após sua passagem pela Presidência, não fazia parte desse plano e acabou alimentando disputas internas por espaço.

“A Michelle hoje é uma dirigente partidária. Ela comanda o PL Mulher e tem uma grande verba partidária para viajar pelo país e promover atos de filiação. De fato, ela trabalha não apenas para se eleger senadora pelo Distrito Federal, mas também para construir uma bancada própria, formada por mulheres e por mulheres evangélicas”, afirma Bernardo Mello Franco. “Portanto, por trás de Michelle há um projeto político próprio, que disputa espaço com o projeto político dos filhos de seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse.

FMO – 99% dos Professores com mestrado Entre o São João e as ruas da cidade, Anderson Luiz fortalece pré-candidatura

O São João de Caruaru tem sido uma importante vitrine para o crescimento político do pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz (PSD). Ele tem frequentado os polos de animação durante a programação junina e mantido uma agenda paralela de visitas a bairros, feiras, mercados e áreas da zona rural. Nos encontros com moradores e comerciantes, Anderson tem conversado sobre entregas da gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) e sobre projetos em discussão para o município.

Antes do período junino, o pré-candidato já vinha realizando agendas em diferentes pontos da cidade. Aliados avaliam que essa agenda permanente, intensificada durante o período junino, tem ampliado sua visibilidade e fortalecido sua imagem como um dos principais representantes do projeto político liderado por Rodrigo Pinheiro.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado

22/06/2023 - Brasília - Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena. - Volantes da Mega Sena sendo preenchidos para apostas em casas lotéricas da Caixa. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As seis dezenas do concurso 3.024 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado e estimado em R$ 7 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet, no portal das Loterias Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

Maria Bethânia chega aos 80 anos como referência da música brasileira

DF - BRASILIA - 11/09/2024 - BRASILIA, CAETANO VELOSO AND MARIA BETHANIA SHOW - Maria Bethania sings during the Caetano Veloso and Maria Bethania tour show at the Mane Garrincha Stadium, held on November 9 in Brasilia. Photo: Mateus Bonomi/AGIF

A presença de Maria Bethânia na música e na cultura brasileiras é marcante. Foi em 60 dos seus 80 de vida que a carreira da cantora se desenvolveu com grandes momentos, como quando saiu de Salvador, Bahia, para o Rio de Janeiro, enfrentar o desafio de substituir Nara Leão no Show do Opinião, em 1965.

O país estava sob a ditadura e o grupo do Teatro Arena de São Paulo se dispersou com a repressão da época. Foi quando a artista baiana subiu ao palco.

O dramaturgo Augusto Boal foi para o Rio e se integrou ao Centro Popular de Cultura da União Nacional de Estudantes (CPC da UNE) na intenção de criar um espetáculo em resposta à ditadura. Encontrou a resposta que desejava frequentando o restaurante Zicartola, um espaço político-cultural criado pelo compositor e cantor Cartola e pela esposa dele, Dona Zica.

No Zicartola, costumavam se reunir Zé Keti, Nara Leão e João do Vale, artistas do elenco original do Opinião, que estreou em dezembro de 1964. Entre as músicas estava Carcará, que marca a história de Maria Bethânia desde a estreia profissional da cantora..

Da jovem nascida Maria Bethânia Viana Telles Veloso, em 18 de junho de 1946, na cidade de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, até os dias de hoje, foram muitas fases, sempre na busca do sentimento, de trazer as poesias, poemas e textos de grandes autores como Fernando Pessoa e Clarice Lispector, da preservação da cultura popular, do novo e de muita autonomia.

Três anos depois do Opinião, Bethânia já indicava que cabia a ela decidir o que queria cantar, se apresentando ao vivo na Boite Barroco, pequeno espaço musical em Copacabana. Fez a escolha do repertório com clássicos da MPB trazendo compositores como Noel Rosa, Tom Jobim, Torquato Neto, Gilberto Gil, Vinícius de Moraes, Assis Valente e Dorival Caymmi. Dali surgiu o disco Recital da Boite Barroco, até hoje aclamado.

Parceria

A parceria com o irmão Caetano Veloso veio muito cedo. Foi ele, aos 3 anos de idade, quem sugeriu e insistiu com os pais para que a menina se chamasse Maria Bethânia.

A escolha foi decidida em um sorteio. A mãe, dona Canô, disse que chegou a circular na família a versão de uma certa fraude no sorteio, que teria apenas esse nome, mas negou que isso tenha acontecido.

Várias foram as canções de autoria de Caetano feitas para a cantora ao longo da carreira dela. Não à toa o público se manifesta intensamente quando a voz de Bethânia interpreta, entre outras, Oração ao Tempo, Reconvexo e Gente.

Aliás, ter a autoria de uma música na voz de Maria Bethânia é um privilégio. A cantora, compositora e escritora Vanessa da Mata é uma dessas pessoas.

“Foi muito mais do que ver uma canção acender com ela. Tive uma letra que deu nome ao seu disco e ao seu show, e a considero a própria Força Que Nunca Seca!. Fui lançada pela mulher que é referência pra mim e que sinto admiração e respeito! Eu sentia a sua pulsação, sua busca pela vivacidade das palavras, da melodia, a busca pela energia vital pela qual precisamos sempre”, disse à Agência Brasil.

 

 

Na busca de Bethânia pelo novo na música, Vanessa lembrou que quando a conheceu, estava apenas começando, tinha poucas canções e nenhum disco.

Por nunca ter visto alguém da MPB se juntar a alguém que ainda não fosse um fenômeno de vendas, que não tivesse sido aprovado pela mídia ou pelo público, que não fosse parente ou amigo próximo, isso é mais um motivo para a compositora valorizar a amiga.

“Ela se arriscou muito em me apoiar, me indicar, me auxiliar com a sua vida inteira de trabalho, nome e respeitabilidade”, pontuou.

A artista mato-grossense diz que é só gratidão à Maria Bethânia, a quem considera uma madrinha.

“Quando eu tinha 21 anos, ela gravou uma letra minha e deu nome ao disco dela. Aos meus 23, ela chamou Caetano Veloso e me fez uma surpresa inesquecível de cantar com ele uma melodia e letra minhas. Sinceramente, eu nunca vi um começo como esse”.

Poeticamente, Vanessa enaltece a força das palavras nas interpretações de Bethânia.

“Eu fazia músicas imaginando a Bethânia cantando e mudava palavras que eu achava que ela mudaria. Encaixada conforme a sonoridade e a poesia para vesti-la melhor na sua voz. Como uma costureira, bordadeira, eu ia fazendo muitas canções, como lindos vestidos, que então, com ela, encantavam, adulavam, resplandeciam, enalteciam e acordavam todo o salão”.

Quando a presença de Bethânia passa de uma pessoa de quem se é fã para a proximidade de ter uma música gravada por ela, o sentimento aumenta. Foi o que ocorreu com o cantor e compositor Chico César, que entre os 8 anos e os 15 anos de idade trabalhou em uma loja de discos em Catolé do Rocha, no sertão da Paraíba. Lá, se encantava ao ouvir a voz e as mensagens que Bethânia passava por meio das músicas.

Para Chico César, era uma relação de reverência de uma criança que começava a trabalhar. Na lembrança dele ainda está muito viva a canção O Circo, do compositor baiano Batatinha.

“Sentia tudo muito forte, ainda mais quando ela cantava ‘Menos eu menos. Como vou pagar ingresso se não tenho nada. Fico de fora escutando a gargalhada’. Essa música me marcou muito e até hoje me marca. Esse sentimento de exclusão, essa coisa dela cantar pelo excluído, cantar a dor do excluído trazendo o excluído para o centro da ação. Acho isso lindo. Me contagiou e me contagia até hoje”, comentou à Agência Brasil.

Passado o tempo, o encontro presencial foi quando já começava a aparecer como o autor da música À Primeira Vista. Conforme contou, Bethânia o recebeu bem e pediu que enviasse umas músicas. “Mandei cinco músicas para ela que gravou duas no disco Âmbar: Onde Estará o Meu Amor e Invocação”, disse demonstrando felicidade.

“Assim foi se estabelecendo uma relação muito bonita do compositor com a intérprete. A maior intérprete da música brasileira sem sombra de dúvida. Estou falando de intérprete. É em outro lugar”, apontou.

A autonomia de Bethânia também é um destaque para Chico César. “Trabalhar com a indústria cultural sem ceder aos caprichos dessa indústria, fazendo o que a arte pede”, observou, acrescentando que depois dessas duas, ela gravou pelo menos mais dez músicas de sua composição.

Quando Bethânia quis fazer a encomenda de uma música com temática indígena, Chico disse que não tinha, mas que poderia indicar uma música. “Indiquei uma música do norte que fala de uma espécie de Romeu e Julieta indígena. Ela lembrou que essa música existia, ficou muito feliz, gravou e me agradeceu.”

“É uma relação de admiração, de respeito e de fraternidade. Sou muito grato à música brasileira pela existência de Maria Bethânia e por ela estar sempre aberta ao novo no tempo dela e não ao que está na modinha. Viva Maria Bethânia!”, finalizou.

Começar a conviver com a cantora também é razão de contentamento para o músico, cantor, arranjador e produtor musical Pretinho da Serrinha, que a conheceu quando fazia parte da banda do Prêmio da Música.

Depois disso, começou a dirigir o show de verão da Mangueira, do qual ela participou algumas vezes.

“Na sequência, fui convidado para gravar no álbum Mangueira, a Menina dos Meus Olhos e, só depois de tudo isso, fui chamado para fazer a turnê Claros Breus, interrompida pela pandemia. Por último, veio o memorável show Bethânia e Caetano”, afirmou à Agência Brasil.

A participação de Bethânia como última convidada do Batuke do Pretinho, roda de samba produzida por ele, que nesta temporada passou por Rio, São Paulo e Belo Horizonte, também é uma satisfação.

“Todo mundo sabe a força que ela carrega, mas posso dizer que, quando se está ao lado dela, no palco ou até mesmo fora dele, essa força é muito maior. É uma coisa inexplicável! Salve Maria Bethânia!!!!”, elogiou.

Homenagens

O cantor e compositor Carlinhos Brown disse em rede social que há vozes que atravessam o tempo, seguem ensinando, emocionando e iluminando caminhos geração após geração.

“Bethânia é dessas presenças raras. Sua palavra encontra abrigo na alma brasileira, sua arte nos acompanha pela vida e sua força continua inspirando quem tem o privilégio de escutá-la. Tenho profunda admiração por sua trajetória e pela mulher que você é”, mandou na mensagem que publicou no Instagram.

Em mais uma parceria, o cantor e compositor, Paulinho da Viola destacou que a amizade entre eles vem de longe, desde pouco tempo depois de a artista ter chegado ao Rio, em 65. Ele Comentou com carinho a temporada que fizeram na Europa nos anos 70.

 

“Tivemos oportunidade de uma viagem à Alemanha em 1972, passamos pela Noruega também. Fomos em um grupo, eu, Bethânia e o [grupo musical] Terra Trio. Estivemos também na Itália e foi um sucesso essa excursão. Depois estivemos várias vezes juntos”, relembrou à Agência Brasil.

“Acho que ela é uma das nossas maiores cantoras e é surpreendente, tive oportunidade de ver um show dela recentemente, e ela está cantando melhor ainda. Mando um grande abraço para ela pelo aniversário e que ela continue por muitos anos fazendo a alegria da gente e mostrando o que é ser uma cantora e uma grande artista”, disse o artista.

Agora no dia 8 de agosto, vão fazer uma nova parceria. Paulinho a convidou para participar do show que vai fazer no Festival Doce Maravilha, no Rio de Janeiro. “Eu fiquei muito feliz e honrado quando você aceitou o meu convite”, disse em uma mensagem para a cantora.

Prefeitura de Caruaru altera expediente das repartições públicas municipais na segunda-feira (29)

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração, informa que o expediente nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Indireta e Autarquias será encerrado às 12h na próxima segunda-feira (29).

A medida foi estabelecida por meio de Portaria da Secretaria de Administração, com base nas atribuições conferidas por Decreto.

A alteração no horário de funcionamento não se aplica aos serviços considerados essenciais e às unidades administrativas cujas atividades não podem sofrer interrupção. Nesses casos, o atendimento será mantido normalmente, podendo ainda ser instituído regime de plantão, a critério dos titulares de cada órgão, quando houver necessidade.

PM relata ao STF falha de sinal da tornozeleira de Bolsonaro

Brazil's former President Jair Bolsonaro stands at his home while under house arrest, amid the final phase of his trial, accused of plotting a coup after his electoral defeat, in Brasilia, Brazil, September 3, 2025. REUTERS/Diego Herculano   REFILE - CORRECTING DATE FROM

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a tornozeleira do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou uma falha no sinal de GPS na última sexta-feira (19).

De acordo com a corporação, que é responsável pela prisão domiciliar, a central de monitoramento emitiu um alerta de perda de sinal. O episódio ocorreu às 18h57.

Em seguida, a central entrou em contato com Bolsonaro e pediu para ex-presidente se deslocar para a parte externa da casa, para que o sinal fosse reestabelecido.

Conforme relato dos agentes que atenderam à ocorrência, uma equipe presencial também foi enviada ao local, às 20h04, e constatou que a tornozeleira não foi violada.

“Na análise restou constatado: estrutura do dispositivo intacta, Led’s acesos e com sinalização em cadência normal. Solicitação de deslocamento para visada de satélites, prontamente atendida pelo monitorado”, diz o relatório da PMDF.

Após a falha de sinal, o equipamento voltou a funcionar normalmente, e a troca não foi necessária.

Prisão domiciliar
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão, por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e outros crimes. Ele cumpre prisão domiciliar temporária desde o dia 27 de março deste ano e se recupera de uma pneumonia bacteriana.

Na prisão domiciliar temporária, Bolsonaro está sob o monitoramento de tornozeleira eletrônica e só pode receber visitas com autorização do STF. Agentes da Polícia Militar realizam a segurança da casa para evitar fuga.

O ex-presidente também está proibido de usar celular e acessar redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros, além de gravar vídeos para a internet.

Brasil avalia que tarifaço dos EUA foi politizado mirando eleições

Atracação de navios no Caís do Porto do Rio de Janeiro, guindaste, container.

Em meio às tratativas sobre as taxas impostas pelos Estados Unidos aos produtos do Brasil, os negociadores brasileiros têm atuado levando em conta que as medidas foram politizadas em um contexto eleitoral no qual a Casa Branca tem interesse nos resultados do pleito presidencial de outubro de 2026, aqui no Brasil.

Ambos os governos seguem negociando um possível acordo comercial. O Brasil busca convencer os EUA de que um acordo seria mais vantajoso para os países do que as tarifas extras de 25% sobre parte dos produtos brasileiros.

O tarifaço foi uma recomendação do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR).

Na última quarta-feira (24) o perfil do Itamaraty no X publicou a posição do governo brasileiro em relação ao tarifaço estadunidense, afirmando que a medida “tem sua origem em uma tentativa de interferência externa na justiça brasileira”. Na publicação, o Ministério das Relações Exteriores informou ainda que o Brasil segue atuando por meio dos canais oficiais de interlocução entre os governos para demonstrar que as políticas brasileiras não prejudicam o comércio com os Estados Unidos.

Após participar de evento sobre Mercosul-União Europeia nesta sexta-feira (26), em São Paulo, o vice-presidente Geraldo Alckmin criticou a tentativa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e pré-candidato à Presidência da República, em negociar a questão das tarifas com os EUA. “Na realidade, são maus brasileiros que trabalharam contra o Brasil e agora estão tentando remediar o que foi feito”, disse.

O prazo para definir a aplicação, ou não, das tarifas, é o dia 15 de julho. O governo brasileiro tem uma agenda de reuniões até lá com os representantes da Casa Branca e acredita que é possível, apesar de difícil, conseguir um acordo com os estadunidenses.

Ao mesmo tempo, existe a percepção de que o governo Trump deve evitar um acordo que possa favorecer o governo brasileiro diante a proximidade das eleições presidenciais no Brasil. Nesse contexto, essa não seria uma negociação estritamente comercial, até porque os EUA tem superávit com o Brasil, mas sim uma negociação inserida na nova política de segurança nacional de Donald Trump de buscar a reinserção dos EUA no mundo sobre novas bases.

A nova política de segurança nacional de Trump, publicada em dezembro de 2025, afirma que os EUA devem buscar a “proeminência” na América Latina enquanto área de influência de Washington, afastando atores de fora do Hemisfério da região, em um recado à China.

Nesta semana, Donald Trump compartilhou artigo que afirma que a eleição no Brasil é um dos “grandes testes” dos EUA na América Latina. O texto repercutido por Trump defende que a saída do “esquerdista” Luiz Inácio Lula da Silva favoreceria os interesses da Casa Branca.

Entenda
A recomendação da USTR para taxar o Brasil é resultado de uma investigação baseada na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. O argumento usado é que o Brasil teria práticas “desleais” nas relações comerciais, o que incluiu ataques contra o Pix para favorecer empresas de pagamento estadunidenses.

O Brasil rebateu que os argumentos não são legítimos e que a decisão parte de uma tentativa de ingerência em assuntos internos, além de expressar o protecionismo comercial unilateral de Washington.

O governo vem questionando as tarifas adicionais dos EUA com o argumento de que a tarifa média aplicada pelo Brasil sobre as importações dos EUA é de 2,7%, o que não justificaria o argumento de que as empresas norte-americanas seriam prejudicadas no acesso ao mercado brasileiro.

Rodada final dos grupos tem Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - England Training - Swope Soccer Village, Kansas City, Missouri, U.S. - June 26, 2026
England's Marcus Rashford, Dan Burn and Harry Kane during training IMAGN IMAGES via Reuters/Denny Medley

A fase de grupos da Copa do Mundo 2026 será encerrada neste sábado (27), com partidas decisivas pelos grupos J, K e L. Entre as seleções que entram em campo estão algumas das mais fortes da competição, como Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina.

Como determina o regulamento, os jogos de cada chave ocorrem simultaneamente, para evitar favorecimento a equipes que atuem já conhecendo os resultados dos adversários.

As primeiras partidas do dia serão pelo Grupo L com a Inglaterra enfrentando o Panamá, em Nova Jersey, às 18h. Croácia e Gana jogam no mesmo horário na Filadélfia.

As partidas do Grupo K serão às 20h30, com os confrontos entre Colômbia e Portugal, em Miami, e RD Congo e Uzbequistão, em Atlanta.

As últimas partidas da fase de grupos serão as do Grupo J, às 23h, entre  Argélia e Áustria, em Kansas City, e Argentina e Jordânia, em Dallas.

Jogos deste sábado

18h (Grupo L)

Panamá x Inglaterra

Croácia x Gana

20h30 (Grupo K)

Colômbia x Portugal

RD Congo x Uzbequistão

23h (Grupo J)

Argélia x Áustria

Jordânia x Argentina

Grupo L

Classificação

Inglaterra: 4 pontos; saldo +2

Gana: 4 pontos; saldo +1

Croácia: 3 pontos; saldo -1

Panamá: 0 ponto; saldo -2

Resultados até a segunda rodada

1ª rodada

Inglaterra 4 x 2 Croácia

Gana 1 x 0 Panamá

2ª rodada

Inglaterra 0 x 0 Gana

Panamá 0 x 1 Croácia

Análise

Das duas partidas do grupo, a que promete mais emoções é a entre Gana e Croácia, segunda e terceira colocadas após as duas primeiras rodadas da chave. As equipes se enfrentam com Gana tendo vantagem de um ponto.

Essa situação pode ser revertida caso a Croácia saia como vencedora, o que a faria somar 6 pontos, podendo terminar a fase de grupos em primeiro lugar, caso a equipe inglesa empate ou sofra uma derrota para o Panamá.

A Inglaterra, por sua vez, depende apenas de si para fechar a terceira e última rodada na primeira colocação. O Panamá precisa vencer e torcer por uma combinação de resultados para seguir na disputa.

Grupo K

 Classificação

Colômbia: 6 pontos; saldo +3

Portugal: 4 pontos; saldo +5

RD Congo: 1 ponto; saldo -1

Uzbequistão: 0 ponto; saldo -7

Resultados até a segunda rodada

1ª rodada

Portugal 1 x 1 RD Congo

Uzbequistão 1 x 3 Colômbia

2ª rodada

Portugal 5 x 0 Uzbequistão

Colômbia 1 x 0 RD Congo

Análise

Colômbia e Portugal fazem o grande clássico desta última rodada do Grupo K. Só uma vitória poderá dar à equipe portuguesa a primeira colocação na chave. Com 2 pontos de vantagem em relação aos portugueses, a Colômbia depende apenas de si para se manter na liderança.

O Congo ainda tem chances, ainda que pequenas, de terminar a fase de grupos na segunda colocação. Para tanto, precisa, além de vencer o Uzbequistão, torcer para uma derrota de Portugal com placares que tirem uma diferença de seis gols no saldo.

Grupo J

Classificação

Argentina: 6 pontos; saldo +5

Áustria: 3 pontos; saldo 0

Argélia: 3 pontos; saldo -2

Jordânia: 0 ponto; saldo -3

Resultados até a segunda rodada

1ª rodada

Argentina 3 x 0 Argélia

Áustria 3 x 1 Jordânia

2ª rodada

Argentina 2 x 0 Áustria

Jordânia 1 x 2 Argélia

Análise

Das quatro equipes do grupo J, a única garantida na segunda fase da Copa 2026 é a Argentina, que já soma seis pontos e enfrenta a equipe lanterna da chave Jordânia.

Áustria e Argélia jogam em confronto que define a segunda vaga do grupo. Há uma remota possibilidade de uma delas terminar a fase de grupos em primeiro lugar. Para tanto, seria necessária uma combinação de placares que retirassem a grande vantagem argentina no saldo de gols.

Ainda mais difícil seria a classificação da Jordânia, que teria de vencer de goleada a Argentina e torcer para com 3 pontos e um saldo de gols improvável  ficar entre as melhores terceiras colocadas da fase de grupos. Além disso, tem de torcer para a partida entre Áustria e Argélia não terminar empatada.

Venezuela tem 920 mortos por causa de terremotos

People inspect the rubble of a collapsed building after earthquakes hit the country, in La Guaira, Venezuela, June 25, 2026. REUTERS/Gaby Oraa      TPX IMAGES OF THE DAY

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou nesta sexta-feira (26) que o número de mortos no país por causa das terremotos, na última quarta-feira (24) subiu para 920.

Ao anunciar os dados mais recentes em uma transmissão televisiva, ele acrescentou que os feridos chegam a 3.360, 172 pessoas continuam presas sob os escombros e mais de 4.000 estão desalojadas.

O país, segundo Rodríguez, registrou, até o momento, 302 réplicas após os dois terremotos consecutivos, que provocaram graves danos em Caracas, na capital, e outras cidades, como La Guaira, Aragua, Miranda, Carabobo, Falcón e Yaracuy.

Equipes correm contra o tempo
Equipes de resgate formadas por venezuelanos e estrangeiros correm contra o tempo para encontrar sobreviventes sob os escombros.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos previu um alto potencial para mais de 10.000 mortes, o que situaria o duplo terremoto entre os mais mortais da América Latina no último século.

A cidade costeira de La Guaira foi uma das mais afetadas, com a destruição de 100 edifícios.

Jennifer Palacios, de 25 anos, disse que os tremores ocorreram quando ela estava por um breve momento fora de casa, no complexo habitacional Hugo Chávez, composto por oito torres e nomeado em homenagem ao falecido líder socialista da Venezuela, soterrando seu filho de 6 anos e outros cinco parentes.

“Foi a comunidade que conseguiu resgatar as pessoas com vida”, disse ela, sentada em uma cadeira de plástico em frente aos escombros. “Precisamos que tragam guindastes para remover as lajes. Ainda há pessoas presas.”

Rodovias estão rachadas e dezenas de prédios ficaram reduzidos a pedaços de concreto quebrado e metal retorcido. Algumas ruínas estavam pichadas com os nomes dos edifícios, numa tentativa de ajudar os socorristas a identificar os locais, segundo a Agência Reuters.

O governo da presidente interina Delcy Rodríguez, que assumiu o poder após os Estados Unidos capturarem seu antecessor, em janeiro, prometeu um grande envio de ajuda. A televisão estatal exibiu imagens dela em visita a La Guaira na quinta-feira.

Mas por enquanto a ajuda tem sido, de modo geral, irregular nesta sexta-feira, com autoridades como bombeiros, polícia, defesa civil e militares nas ruas em alguns lugares, mas ausentes ou com presença mínima em outros.

Missão humanitária brasileira
Uma missão humanitária brasileira chegará à Venezuela na noite desta sexta-feira (26), segundo o major Anderson Dias, comandante da aeronave KC-390.

A missão é composta por 44 pessoas e 12 toneladas de equipamentos.

Família confirma morte de modelo do DF em terremoto na Venezuela

Brasília (DF), 26/06/2026 - FOTO DE ARQUIVO - Vanessa Zacarias da Silva, morta em terremoto em Caracas, Venezuela. Foto: thiagobynaeuropa/Instagram

A brasiliense Vanessa Zacarias da Silva, de 44 anos, é uma das vítimas do terremoto que atingiu a Venezuela na noite da última quarta-feira (24). A informação foi divulgada por familiares por meio de redes sociais nesta sexta-feira (26).

Segundo o irmão de Vanessa, Thiago Nogueira, a modelo estava na cidade costeira de La Guaira, uma das áreas mais atingidas pelos terremotos, no momento da tragédia.

A modelo morava com o namorado venezuelano há dois meses em La Guaira, a cerca de 25 km da capital Caracas.

“Foi viver a sua vida, como sempre fez, mas infelizmente uma fatalidade ocasionada pelos terremotos na Venezuela, tirou essa pessoa maravilhosa do nosso meio”, escreveu seu irmão.

O Itamaraty confirmou a morte de uma cidadã e um cidadão brasileiros na quarta-feira (24), mas a identidade das vítimas não foi informada. Ainda não há informações oficiais de que Vanessa é uma das vítimas confirmadas pelo Itamaraty.

O Ministério das Relações Exteriores disse que segue acompanhando a situação e que está prestando assistência consular às famílias das vítimas.

Até o momento, as informações apontam que 920 pessoas morreram. Os feridos chegam a 3.360, 172 pessoas continuam presas sob os escombros e mais de 4.000 estão desalojadas.

O governo brasileiro mandou um avião com uma equipe de busca e resgate para auxiliar na ajuda às vítimas. A missão é composta por 44 pessoas e 12 toneladas de equipamentos.

Um segundo voo sairá na manhã deste sábado (27) para reforçar o atendimento às vítimas dos terremotos. A aeronave levará uma Unidade Avançada de Trauma do Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, militares para operar o hospital e purificadores de água.

A operação, autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, integra o esforço internacional de assistência humanitária às populações afetadas pelos tremores e atende a pedido do governo venezuelano.

O voo transportará 48 militares da Marinha do Brasil, que operarão o hospital de campanha. Levará também 100 purificadores de água com painel solar (capacidade de tratamento 5.000 litros/dia cada), que serão doados à defesa civil venezuelana.