Colégio Motivo Caruaru promove edição do São João Solidário com foco na cultura e na empatia

O Colégio Motivo Caruaru realiza, nesta sexta-feira (06), a partir das 16h, mais uma edição do tradicional São João Solidário, unindo cultura, tradição e responsabilidade social em uma celebração que envolve toda a comunidade escolar.

Desde o início de maio, pais, alunos e colaboradores estão mobilizados na arrecadação de roupas, agasalhos, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza. As doações serão destinadas ao Projeto Transformar, organização que desenvolve ações sociais na região. Os interessados em contribuir podem deixar os itens na recepção da escola.

Durante o evento, que será realizado na quadra poliesportiva da unidade, os alunos da Educação Infantil até a 2ª série do Ensino Médio se apresentarão com danças e músicas típicas. O ponto alto da noite será a tradicional quadrilha do 3º ano do Ensino Médio, que encerra a programação com emoção e alegria.

Além das apresentações, haverá barracas de comidas típicas como pamonha, canjica, milho e bolos. Toda a renda obtida com as vendas será revertida para o Projeto Transformar. Um dos grandes diferenciais da ação é a participação direta dos estudantes na entrega das doações, acompanhados pelos coordenadores, reforçando o aprendizado por meio da prática da empatia e do compromisso social.

“Mais do que uma festa, o São João Solidário é uma oportunidade de formar cidadãos conscientes e sensíveis às necessidades do outro. É fundamental que os alunos aprendam, desde cedo, o valor da solidariedade e do impacto positivo que podem causar na vida de outras pessoas”, afirma o diretor da unidade, Caike Andrade.

A iniciativa é aberta à comunidade escolar e visa reforçar o papel da escola como agente de transformação social, promovendo valores como solidariedade, pertencimento e respeito às tradições culturais.

O trabalho do Projeto Transformar pode ser acompanhado pelo Instagram: @projetotransformar.

Serviço:
Evento: São João Solidário – Colégio Motivo Caruaru
Data: 06 de junho de 2025
Horário: A partir das 16h
Local: Quadra poliesportiva do Colégio Motivo Caruaru
Endereço: Av. Paulo Santos, 96 – Universitário, Caruaru – PE
Arrecadação: Roupas, agasalhos, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza (entrega na recepção da escola)

Prefeitura de Caruaru envia à Câmara projeto de lei de grandes geradores de resíduos para tornar Caruaru cada vez mais limpa e sustentável

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei de grandes geradores de resíduos, que tem como objetivo tornar o município cada vez mais limpo e sustentável.

O projeto segue umas das obrigações legais da lei federal do marco do saneamento (lei nº 14.026/2020), que define que os municípios deliberem sobre a obrigatoriedade da identificação, controle e responsabilidade pelos descartes dos resíduos sólidos por parte dos grandes geradores. Neste projeto há modificações importantes, prezando pela economicidade de Caruaru, além de incentivar a prática da reciclagem, uma importante ferramenta para o desenvolvimento sustentável.

“Assim como acontecem nas principais capitais e cidades do país, os grandes geradores, sejam eles pessoas físicas ou pessoas jurídicas, deixarão de pagar a taxa de coleta de lixo, para terem a opção de descarte dos resíduos de maneira particular ou através de reciclagem e outros projetos sustentáveis” ressaltou o prefeito.

Além deste projeto de lei, outros também foram enviados:

– Nova lei que regulariza os postos de combustíveis de Caruaru (atualização conforme lei federal);
– Atualização na legislação ambiental, flexibilizando as obrigações do contribuinte;
– Atualização de parâmetros construtivos (construção civil)

Governadora Raquel Lyra abre etapa do Clipe 2025 em Caruaru

Nesta terça-feira (3), às 10h, a governadora Raquel Lyra realiza a abertura da segunda etapa do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) 2025, em Caruaru, Agreste Central. Com o tema “A justiça socioambiental num contexto de leituras do mundo”, o Clipe 2025 visa promover o debate em torno de práticas educativas voltadas à preservação ambiental, sustentabilidade e justiça social. Além disso, os servidores efetivos e contratados que estejam em pleno exercício de suas funções na Secretaria Estadual de Educação, poderão adquirir livros e materiais didáticos no Circuito por meio do Bônus Livro.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Terça-feira, 3 de junho de 2025

10h – Circuito Literário de Pernambuco em Caruaru

Local: Polo Comercial de Caruaru – BR-104, km 62, Nova Caruaru, Caruaru

Aluno da Wyden se destaca em etapa de competição mundial de Astronomia

A região Norte conquistou um espaço de destaque na cena astronômica mundial graças ao jovem Abner Nakamura, de 18 anos, estudante de Sistemas de Informação da Wyden. O aluno foi reconhecido como embaixador da International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), uma renomada disputa científica global voltada a jovens talentos com habilidades em resolver desafios da astronomia e astrofísica. A nomeação veio após sua notável performance na edição anterior do torneio, onde garantiu a medalha de bronze.

A partir dessa conquista, Abner não apenas passou a representar o Brasil como embaixador, como também viabilizou a realização de uma fase presencial da competição em território nortista. A Wyden firmou uma parceria oficial com a IAAC, permitindo que a etapa fosse sediada no campus da faculdade em Imperatriz, no dia 09 de setembro. Com isso, a cidade ganhou projeção no campo da ciência. Antes competidor, Abner agora assume um papel de liderança, contribuindo com a organização e avaliação dos participantes.

“O comprometimento do Abner foi fundamental para tornar essa realização possível. Ele é uma inspiração para todos nós e mostra que, com paixão e dedicação, é possível criar conexões internacionais, independentemente de onde se esteja”, afirmou José Vieira Lima Júnior, professor do curso de Sistemas de Informação da Wyden.

Atualmente, Abner é um dos poucos embaixadores ativos da IAAC no Brasil. Fascinado pelo cosmos desde a infância, ele encontra motivação em cientistas renomados como Stephen Hawking e Neil de Grasse Tyson, dedicando seu tempo livre à leitura e ao aprofundamento em conteúdos sobre o universo.

“Esse interesse sempre fez parte da minha vida. Tenho vários livros de autores importantes sobre o tema, e gosto de estudar cada vez mais. Isso me impulsiona!”, contou Abner.

Para ele, a experiência de atuar como embaixador tem sido transformadora tanto no aspecto pessoal quanto acadêmico, além de contribuir para despertar o interesse científico em sua comunidade. “É uma honra participar da IAAC em um novo papel. Está sendo essencial para meu desenvolvimento e é algo que levo com muito entusiasmo”, concluiu.

O futuro do setor elétrico em debate no Nordeste: SNPTEE 2025 reúne especialistas em Recife

Considerado o maior evento técnico do setor elétrico da América Latina, o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) chega a sua 28ª edição entre os dias 19 e 22 de outubro, no Recife Expo Center. A escolha de Recife como sede do evento reforça a relevância do Nordeste brasileiro em geração de energia.

Promovido pelo CIGRE-Brasil e coordenado pela Eletrobras, o evento reafirma seu compromisso com a excelência técnica, com destaque para a qualidade dos relatórios e estudos que serão apresentados ao longo da programação. A edição de 2025 trará discussões sobre temas estratégicos como o papel das indústrias de hidrogênio verde, eficiência energética, segurança elétrica, entre outros.

Além das apresentações técnicas, o SNPTEE 2025 contará com uma feira de negócios, reunindo cerca de 100 expositores e fomentando o networking e parcerias estratégicas entre os principais players do setor.

“O setor elétrico está passando por transformações profundas, e o SNPTEE é o ambiente ideal para debater essas mudanças e propor caminhos que promovam confiabilidade, segurança e eficiência no sistema elétrico brasileiro”, afirmou João Carlos de Oliveira Mello, diretor-presidente do CIGRE-Brasil.

Com o aumento da complexidade da matriz elétrica e os impactos das mudanças climáticas, o SNPTEE 2025 se consolida como um seminário essencial para conectar especialistas, empresas, instituições de pesquisa e tomadores de decisão que atuam em toda a cadeia de produção e transmissão de energia elétrica no Brasil.

Para se inscrever acesse o site oficial do SNPTEE: https://snptee.dataevent.com.br/

Sobre o XXVIII SNPTEE:
O Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) é o maior evento técnico da América Latina voltado ao setor elétrico, promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil) e coordenado pela Eletrobras. Desde sua primeira edição, o SNPTEE se tornou um fórum essencial para engenheiros, pesquisadores, empresas e profissionais do setor, promovendo discussões sobre os avanços e desafios na produção e transmissão de energia elétrica. Com foco em temas como energias renováveis, eficiência energética, inovação tecnológica e desenvolvimento de infraestrutura, o SNPTEE contribui para o intercâmbio de conhecimento e para o fortalecimento da cadeia produtiva de energia elétrica no Brasil e na América Latina.

Hospital Mestre Vitalino abre seleção para enfermeiro com atuação como auditor

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, abriu processo seletivo (28/2025) para contratação imediata para o cargo de enfermeiro(a) com atuação como auditor. A oportunidade é destinada a profissionais com formação superior em Enfermagem, registro regular no COREN-PE e experiência comprovada ou pós-graduação na área de auditoria em saúde, gestão em saúde ou gestão hospitalar.

A carga horária é de 40 horas semanais, em regime diarista. O envio de currículo e documentação comprobatória em formato PDF para deve ser realizado até 02 de junho, pelo e-mail: processoseletivo@hospitalmestrevitalino.com.br. No assunto do e-mail, o candidato deve informar o nome completo e o cargo pleiteado.

O processo seletivo contará com três etapas: análise curricular, prova de conhecimentos (com questões objetivas e discursivas de conhecimentos gerais e específicos) e entrevista técnico-comportamental.

O cronograma do processo prevê a realização das provas no dia 9 de junho e entrevistas no dia 27 de junho, com resultado final divulgado no dia 30 de junho de 2025, no site oficial do Hospital Mestre Vitalino.O edital completo, com todos os requisitos, etapas e atribuições do cargo, está disponível em: www.hospitalmestrevitalino.com.br.

Pesquisa sobre dor em hanseníase busca voluntários

Pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recruta voluntários para estudar a eficácia da eletroacupuntura e da educação em saúde como práticas não-farmacológicas no manejo da dor em pacientes com hanseníase. A iniciativa, voltada para maiores de 18 anos com diagnóstico confirmado da doença ou que já tenham sido tratados, ocorrerá nas Unidades de Saúde do Recife e no ambulatório de Dermatologia do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE. Interessados podem obter mais informações pelo telefone (81) 99939-5828.

Mais informações em: https://www.ufpe.br/ascom/noticias/-/asset_publisher/O3Odar12gQTr/content/pesquisa-sobre-dor-em-hanseniase-busca-voluntarios/40615

Administração de Noronha promove Semana do Meio Ambiente com ações de conscientização sustentável

A Administração de Fernando de Noronha, através da Superintendênciade Infraestrutura, Obras e Meio Ambiente, realiza, entre os dias 2 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A iniciativa acontece em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente – criado pela Organização das Nações Unidas -, comemorado no dia 5 de junho. Nessa data, vai acontecer uma solenidade, na Praça São Miguel, com feira das instituições, plantio de árvore e apresentação musical. Na ocasião também será festejado o aniversário da APA de Fernando de Noronha.

A Semana do Meio Ambiente é um evento já consolidado no calendário da ilha. É realizado anualmente com foco na sustentabilidade, educação ambiental e preservação dos ecossistemas locais. A edição de 2025 vai oferecer uma programação diversificada, incluindo oficinas, trilhas, reaproveitamento de resíduos para fazer brinquedo em ações na Erem Arquipélago e no Ciei Bem-Me-Quer, feira ambiental, com troca-troca de objetos, comercialização de produtos orgânicos dos produtores locais, artesanato, alimentação e contação de história, além de plantio de árvores e expedições ecológicas.

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente, Isadora Beltrão, a agenda inclui ações educativas, culturais e de valorização ambiental, envolvendo escolas, instituições locais e a comunidade em geral que possui grande importância social, ambiental e educativa. “É uma oportunidade importantíssima para reforçar o nosso compromisso com a preservação desse lugar. Então, a programação foi pensada para envolver toda a comunidade, desde as crianças do Ciei Bem-Me-Quer, os alunos da Erem Arquipélago, até os moradores e turistas, porque o nosso objetivo é promover a conscientização ambiental de forma mais ampla, mostrando que todo mundo tem um papel na proteção do meio ambiente e que Noronha, além de ser um exemplo de beleza natural, também é um exemplo de responsabilidade ecológica”, reforçou Isadora.

Todas as atividades foram pensadas para fortalecer a conscientização ambiental e incentivar a participação ativa da comunidade e dos visitantes nas práticas de cuidado com o meio ambiente, informa a educadora ambiental de Noronha, Fabiane Vilela. “É uma oportunidade de sensibilizar a população e os turistas sobre a necessidade de cuidar do planeta e promover atitudes sustentáveis no cotidiano, visando uma sensibilização ambiental, com foco nesse cuidado, não só com a ilha, mas com o planeta também”, completa Fabiane.

Uma oportunidade que merece destaque é o sorteio de uma expedição ambiental à Ilha Rata, destinado a moradores do arquipélago (permanentes, temporários e trabalhadores da Ilha maiores de 18 anos), que nunca visitaram a unidade de conservação. Essa é a única ocasião que o ICMBio libera a visita a esse local. Dez felizardos da comunidade vão ser sorteados, cada uma com direito a um acompanhante.

A visita vai acontecer no dia 8 de junho, em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos. Para participar do sorteio, é necessário comentar no post oficial da ação, no instagram da FM Noronha, informando o nome e o bairro onde mora. O sorteio será transmitido ao vivo, no dia 5 de junho, no programa Momentos de Alegria, da FM Noronha.

Forró, tradição e alegria marcam o domingo no Mercado Cultural Casa Rosa

O domingo (1º) foi de muita animação no Mercado Cultural Casa Rosa, que abriu suas portas ao meio-dia para receber o público com o melhor do forró pé de serra. A trilha sonora ficou por conta do Trio Vozes da Seca, Tuta Filho e a Banda Régis, garantindo uma tarde repleta de música boa e muita animação.

Com a casa lotada e um público vibrante, a festa foi marcada pelo clima familiar, comidas típicas, bebidas geladas e o autêntico forró de raiz, resgatando as tradições nordestinas e proporcionando um domingo inesquecível para todas as idades. Para a garotada, o espaço conta com uma área Kids, garantindo diversão segura para os pequenos.

A festa na Casa Rosa volta no próximo sábado (7), a partir das 12h, com muito forró e cultura popular.

Transforma Caruaru vai coordenar mais um São João Sustentável em Caruaru

O Transforma Caruaru, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, mais uma vez, coordena o São João Sustentável no Maior e Melhor São João do Mundo.

Esse ano são 160 agentes ambientais com o objetivo de retirar os resíduos do Pátio de Eventos durante a festa. Haverá duas unidades da Central de Sustentabilidade, sendo uma no Pátio de Eventos e outra no Alto do Moura, onde atuarão três iniciativas sociais: Instituto Mãos Amigas, Instituto do Meio Ambiente e Associação de Catadores de Recicláveis de Caruaru, gerando uma economia circular, promovendo ações de iniciativas sociais.

Os agentes ambientais receberam uma formação da Rede Muda Mundo, que foi realizada em parceria, no auditório da Secretaria de Assistência Social .

Patrocinadores como a Coca-cola/Solar, Aposta Ganha e Eureciclo garantem a compra dos vidros e dos pets da festa, além de garantir epi, big bags, bags , hidratação, coletes e alimentação.

O Camarote Exclusive mais uma vez destina seu ingresso social para o São João Solidário, onde serão beneficiadas várias iniciativas sociais da cidade e da zona rural de Caruaru.

“O São João Sustentável tem como objetivo trabalhar o tripé da sustentabilidade, ambiental , social e econômico. Promover parcerias com ESG que ampliam a qualidade do trabalho dos agentes ambientais, dessa forma impactando de modo positivo na vida de muitas pessoas e no nosso meio ambiente”, ressaltou a Gerente do Transforma Caruaru, Christianny Magalhães.

Catadores recebem cuidado emocional

Na quinta-feira (29), a Fábrica do Bem, unidade do ecossistema da Rede Muda Mundo (RMM), realizou, em parceria com a Prefeitura de Caruaru, através do Transforma Caruaru e Secretaria de Assistência Social, uma experiência inédita para mais de 100 catadores que estão trabalhando durante os festejos juninos da cidade.

A Fábrica do Bem é a unidade da Rede Muda Mundo voltada para saúde emocional, mental, autocuidado e bem-estar, sempre com o propósito de cuidar de quem cuida. Além de oferecer atenção emocional, a iniciativa busca reforçar o valor social e econômico desses trabalhadores, valorizando seu esforço e contribuição para a cidade.