Carnaval e cinema: Governo de Pernambuco lança campanha para o Carnaval 2026 inspirada no filme O Agente Secreto

Unindo a potência das manifestações culturais do Estado à força do cinema pernambucano, o Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (22), a campanha para o Carnaval de Pernambuco 2026. Convidando a todos para conhecer e festejar a cultura do estado, com a máxima “A gente é festa”, a iniciativa faz uma homenagem ao filme O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, que foi indicado ao Oscar em quatro categorias. Protagonizada pela atriz e artesã Tânia Maria, a campanha reforça a identidade, o orgulho e a criatividade que fazem do carnaval de Pernambuco uma festa única, reconhecida no Brasil e no mundo.

“O Carnaval de Pernambuco atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo. E, neste ano, temos a atriz Tânia Maria como nossa anfitriã, para fazermos uma homenagem ao filme O Agente Secreto, que já é motivo de muito orgulho. Convidamos a todos para curtirem com muita alegria e paz, o Pernambuco Meu País no Carnaval”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Tendo como cenário as ladeiras de Olinda, a campanha traz o convite da atriz e artesã Tânia Maria, 79 anos, que conquistou o país e o mundo como Dona Sebastiana. É na voz dela que Pernambuco anuncia: A gente é festa! “Com essa campanha, o Governo de Pernambuco fortalece o turismo e a cultura do Estado ao exaltar o filme O Agente Secreto em meio a uma grandiosa festividade no ano em que Pernambuco é destaque nas telas. Esperamos todos de braços abertos, pernambucanos e turistas”, destacou o secretário de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto.

O filme da campanha celebra a riqueza cultural de Pernambuco ao reunir referências marcantes do estado, como o Frevo, os Caretas de Triunfo, os Caboclos de Lança, Maracatu, Papangus e tantas outras expressões populares.

Com humor, irreverência e diversidade, a produção que será divulgada na TV faz uma referência ao filme, evidenciando a pluralidade cultural que transforma Pernambuco em um território único de tradição e criatividade. “O cinema é uma vitrine poderosa para o turismo e transformamos essa visibilidade em estratégia, conectando cultura, identidade e promoção do nosso estado, ainda mais no maior palco popular que é o Carnaval”, aponta o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Acesse o vídeo da campanha através deste link: https://drive.google.com/drive/folders/151sK4YKdRz5N_lDMkaiJiG-q0ew9HtgY

Governadora Raquel Lyra inaugura novos centros de imagem e endoscopia e Complexo Administrativo do Hospital Otávio de Freitas

Com investimento de mais de R$ 55 milhões, a unidade hospitalar também vai ampliar emergências, UTI, centro cirúrgico e estrutura farmacêutica do hospital

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (23), um conjunto de novas estruturas no Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Recife, marcando as comemorações pelos 70 anos de uma das mais importantes unidades da rede pública estadual de saúde. As entregas incluem o novo Centro de Imagem, a requalificação do Setor de Endoscopia e o novo Complexo Administrativo do hospital.

“Nós estamos reconstruindo a saúde pública de Pernambuco. Pegamos um Estado onde a rede hospitalar estava absolutamente deteriorada e estamos construindo um novo Otávio de Freitas. São R$ 80 milhões em infraestrutura e R$ 40 milhões em equipamentos, a construção da nova emergência que vai inaugurar em julho, mas hoje inauguramos o centro de imagem, de endoscopia e o novo centro administrativo. São mais de três mil trabalhadores com disposição de fazer a melhor saúde possível, mas faltava o Governo de Pernambuco colocar a saúde como prioridade e garantir os investimentos adequados”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento de R$ 2,4 milhões, o Centro de Imagem recebeu um tomógrafo de última geração, quatro equipamentos de radiografia móvel, dois de radiografia fixa e dois arcos cirúrgicos, ampliando a capacidade de diagnóstico e o suporte aos procedimentos cirúrgicos. O Setor de Endoscopia também foi totalmente reestruturado, com aporte de R$ 1,35 milhão. A unidade passou a contar com equipamentos modernos, como videobroncoscópio pediátrico, videocolonoscópios e novas fontes de luz, garantindo mais precisão, segurança e produtividade nos exames.

“A gente caminha pelo hospital e enxerga o verdadeiro estado de mudança que vemos em todos os hospitais da rede. Novos centros e uma área administrativa, com todo mundo junto, em um ambiente só, unindo forças para fazer a complexidade que é a gestão de um hospital público”, enfatizou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Também foi entregue o novo Complexo Administrativo do HOF, que recebeu investimento de R$ 280,8 mil, oferecendo ambientes mais adequados e tecnológicos para fortalecer a gestão e melhorar as condições de trabalho das equipes. “Estamos comemorando 70 anos e essa inauguração vai ser bastante importante para todos os funcionários que vão ter mais conectividade entre eles para fluir melhor o setor e o hospital”, disse o diretor-geral da unidade hospitalar, Rômulo Aquino.

Para o supervisor de radiologia, Edvaldo Santana, que trabalha há 30 anos no hospital, os investimentos na unidade marcam uma nova fase pros funcionários. “A gente trabalhava com equipamentos sucateados e emprestados, quebravam de manhã para serem consertados à tarde, era uma briga eterna para não parar o setor. Hoje, todos os equipamentos são novos, digitais, e estamos de fato no século 21, com a capacidade de fornecer o melhor para os usuários, que realmente precisam do serviço”, disse.

OBRAS – Atualmente o Hospital Otávio de Freitas passa por uma série de obras, incluindo a construção de uma nova emergência, que contará com 118 leitos de emergência adulta e 40 leitos de UTI adulta. Também será realizada a requalificação e ampliação da emergência pediátrica, que passará a contar com 28 leitos, além da implantação de uma nova farmácia e da reforma da UTI, com 20 leitos. O investimento envolve também a construção do Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e de um novo bloco cirúrgico, totalizando um aporte superior a R$ 55 milhões.

Também acompanharam as entregas os vereadores do Recife, Agora é Rubem e Davi Muniz.

Fotos: Janaina Pepeu/Secom

UniFavip Wyden oferece cursos de férias 100% gratuitos ao público em geral

O começo do ano é o momento perfeito para traçar estratégias e definir os próximos passos na carreira e nos estudos. Pensando nisso, o UniFavip Wyden realizará, de 26 de janeiro a 10 de fevereiro, uma programação especial de Cursos de Férias, com atividades on-line e presenciais, pensadas para ampliar conhecimentos, atualizar competências e enriquecer o currículo. Os cursos são gratuitos, destinados aos estudantes do UniFavip, alunos de outras instituições, profissionais e público em geral. As capacitações são focadas em temas em diversas áreas do conhecimento: saúde, gestão e negócios, administração, comunicação, engenharias, design de moda, medicina veterinária, direito, educação física, psicologia, biomedicina, nutrição, farmácia, odontologia, estética e cosmética, enfermagem, fisioterapia, entre outros.

Com temas atuais, aulas dinâmicas e professores qualificados, os cursos são uma excelente oportunidade para estudantes e profissionais que desejam aproveitar as férias de forma produtiva, conciliando flexibilidade e aprendizado prático. O evento foi planejado e pensado para contribuir com a comunidade, estudantes e profissionais nas mais diversas possibilidades de desenvolvimento social e econômico.

Os interessados devem se inscrever pelo link: https://www.even3.com.br/cursos-de-ferias-unifavip-2026-1-686191/. Na plataforma, os inscritos terão acesso à lista completa dos cursos com datas, horários e salas. Mesmo gratuitas, as vagas são limitadas, com quantidades determinadas para atividades que serão ofertadas no período. A iniciativa contará com emissão de certificados.

Mercado Cultural Casa Rosa retoma atividades com abertura do Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru


Reunindo música, cultura popular e ações de cidadania, a programação acontece no último fim de semana de janeiro

Após o recesso de fim de ano, o Mercado Cultural Casa Rosa está prestes a iniciar seu funcionamento de 2026. No dia 31 de janeiro, o espaço reabre as portas, com a abertura da programação do Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru, reunindo música, cultura popular e ações de cidadania.

No sábado (31), a programação tem início às 13h, com a Orquestra de Frevo Seu Quequé, levando ao público clássicos que embalam o Carnaval pernambucano. Em seguida, às 15h, o cantor Driko comanda o Bloco Todas as Cores, trazendo diversidade, alegria e representatividade para a Casa Rosa.

Já no domingo (1º), o espaço recebe o Bloco Cheio de Direitos, ação realizada em parceria com a Gerência de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social. A trilha sonora da tarde também conta com Coral Saber Viver, Mestre Marcos e Som da Serra, DJ Chanel do Agreste e Dendê Delas, a partir das 11h.

Localizada no Parque 18 de Maio, no coração da Feira de Caruaru, a Casa Rosa segue como um dos principais equipamentos culturais da cidade. Além da programação musical, o espaço conta com área infantil e 12 estabelecimentos de serviços variados, como cachaçarias, botecos e petiscarias.

Confira a programação de reabertura:

  • Sábado (31/01)
    13h – Orquestra de Frevo Seu Quequé
    15h – Driko – Bloco Todas as Cores
  • Domingo (01/02)
    11h – Coral Saber Viver (CIDH)
    12h – Mestre Marcos e Banda de Pífanos Som da Serra
    13h – DJ Chanel do Agreste
    15h – Dendê Delas

Entrega de ônibus escolares reforça frota da rede estadual de Pernambuco

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco foi palco, hoje (quinta, dia 22), de mais uma entrega de ônibus escolares destinados ao fortalecimento do transporte dos estudantes da rede estadual de ensino. A iniciativa contou com a presença da deputada estadual Débora Almeida e do deputado federal Mendonça Filho, que acompanharam o ato e ressaltaram a importância do investimento para a educação pública.

Durante a solenidade, foram entregues três veículos para a prefeita de Tacimbó, Joelda Pereira, que passam a integrar a frota responsável pelo deslocamento de alunos das escolas estaduais, especialmente em áreas que dependem do transporte escolar para garantir o acesso às unidades de ensino. “Essa é uma ação que tem por objetivo garantir uma melhor qualidade de vida e garantia ao ensino de qualidade para os nossos alunos”, destacou a prefeita. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da rede estadual de ensino, com foco não apenas na estrutura física das escolas, mas também nas condições que garantem a permanência e o acesso dos alunos à sala de aula.

A deputada estadual Débora Almeida destacou a relevância da ação para assegurar mais dignidade, segurança e regularidade no transporte dos estudantes pernambucanos, reforçando o compromisso com a educação como política pública prioritária. “A entrega simboliza o esforço conjunto entre os mandatos parlamentares que atuam pensando na população que mais precisa de ajuda e da gestão Governo do Estado que trabalha para ampliar a infraestrutura educacional”, ressaltou Debora Almeida. Já o deputado federal Mendonça Filho enfatizou o papel da articulação institucional e dos investimentos federais para viabilizar melhorias concretas no dia a dia das escolas.

Cred das fotos: Matheus Augusto

No Dia Internacional da Educação, Romero Sales Filho reforça luta em favor da segurança e redução da evasão nas escolas

O deputado estadual Romero Sales Filho reafirma seu compromisso com o avanço da educação pública e com iniciativas que fortalecem o acesso e a qualidade do ensino no estado de Pernambuco. Eleito com 64.366 votos para o segundo mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Romero tem dedicado atenção especial a pautas sociais que impactam diretamente crianças e jovens em idade escolar, alinhando sua atuação à promoção de oportunidades educativas para todos.

Ao longo de sua atuação legislativa, Romero Sales Filho tem sido autor e apoiador de projetos com foco direto em prevenção do abandono escolar e segurança no ambiente educacional. Entre as proposições de sua autoria está o Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar (PL 0271/2023), sancionado e transformado em lei, que busca estruturar políticas públicas para manter crianças e adolescentes na escola e reduzir índices de desistência.

O deputado também é responsável por iniciativas como o PL 0117/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação das rotas do transporte escolar pelo Poder Executivo Estadual, reforçando a importância de deslocamentos seguros e transparentes para estudantes. A proposta foi concebida com o objetivo de aumentar a segurança e a confiabilidade no acesso à educação, auxiliando famílias e gestores no acompanhamento dos serviços prestados nas redes públicas.

Além disso, Romero Sales Filho tem manifestado publicamente o seu apoio a outras pautas relacionadas à educação integral e à cultura escolar, como a inclusão de melhores condições alimentares (PL 1745/2021 – merenda com baixo teor de sódio e sem adição excessiva de açúcares), a valorização da produção literária local (PL 0814/2019 – bibliotecas públicas com espaços dedicados a autores pernambucanos), a garantia de conhecimento dos direitos dos jovens (PL 0796/2019 – disponibilização do Estatuto da Juventude nas escolas) e a segurança física no ambiente escolar (PL 0220/2019 – planos de evacuação em situações de risco).

Em parceria com o Governo Raquel Lyra, Romero Sales Filho viabilizou a entrega de ônibus escolares, requalificação e construção de unidades de ensino e creches em várias cidades do litoral ao interior do estado. “Educação de qualidade é um direito amplo, que deve ser assegurado a todos, e conduzido de maneira a que a escola este conectada à saúde, à cultura e à proteção das nossas crianças”, diz o deputado. “Tenho trabalho em conjunto com o governo para que possamos avançar ainda mais. A governadora tem feito investimentos históricos na rede estadual de ensino”, destaca.

Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

Brasília - 27/06/2023 - O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. As inscrições podem ser feitas pelo celular ou pelo computador. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A primeira edição do ano do Programa Universidade para Todos (Prouni) oferecerá 594.519 bolsas. É a maior oferta da história do Prouni, segundo o Ministério da Educação (MEC).

No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni, os candidatos podem consultar as vagas ofertadas por município, curso, turno e instituição privada de ensino superior.

O programa federal oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O público-alvo são brasileiros sem diploma de nível superior.

Do total de bolsas anunciadas, 274.819 são integrais e 319.700 bolsas parciais,  de 50%.

As inscrições nos processos seletivos para concorrer a um bolsa do programa estarão abertas a partir de segunda-feira (26) até quinta-feira (29).

A inscrição no Prouni é sempre gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni.

Vagas

Das 594.519 mil bolsas, 328.175 são para bacharelado; 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura.

Entre os cursos com maior oferta de bolsas está o de administração (63.978 bolsas), seguido por ciências contábeis (41.864).

Para participar do Prouni é necessário atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  •       ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  •       ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  •       ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  •       ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  •       ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  •       ser pessoa com deficiência, conforme previsto na legislação brasileira;
  •       ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia.

A seleção é feita com base no desempenho do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, é necessário ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do Enem e nota diferente de zero na redação.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 3 de fevereiro na página do Prouni na internet. A segunda chamada sairá no dia 2 de março.

Número de bolsas do Prouni por curso:

  •       administração:       63.978;
  •       ciências contábeis: 41.864;
  •       análise e desenvolvimento de sistemas:   29.367;
  •       gestão de recursos humanos:        22.969;
  •       direito:        21.558;
  •       engenharia de software:    17.484;
  •       logística:     14.714;
  •       criminologia:  13.978;
  •       investigação e perícia criminal:     13.900;
  •       psicologia:  13.505.

Bolsa sobe mais de 3% e encosta nos 172 mil pontos com recuos de Trump

São Paulo (SP), 19/05/2025 - Pregão da B3. Foto: B3/Divulgação

O mercado financeiro brasileiro viveu um dia histórico nesta quarta-feira (21), influenciado pela diminuição das tensões externas. A bolsa teve a maior alta diária desde abril de 2023, renovou recordes e encostou nos 172 mil pontos, impulsionada principalmente pelo forte ingresso de capital estrangeiro. No câmbio, o dólar recuou mais de 1% e encerrou no menor nível desde o início de dezembro.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou a quarta aos 171.817 pontos, com alta de 3,33%. Durante o pregão, o indicador superou, pela primeira vez, as marcas de 167 mil a 171 mil pontos, avançando de forma consistente desde a abertura. O volume financeiro somou R$ 43,3 bilhões, bem acima da média diária em 2026, evidenciando o aumento do apetite por risco.

Em 2026, o Ibovespa acumula alta de 6,6%, com entrada líquida de R$ 7,6 bilhões de investidores estrangeiros até a metade de janeiro.

A valorização ganhou força no período da tarde, acompanhando a melhora dos índices em Wall Street. O alívio veio após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recuar do discurso mais agressivo sobre a imposição de tarifas e descartar o uso da força em disputas geopolíticas sobre a Groenlândia. Em Nova York, o índice S&P 500 subiu mais de 1%.

No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu R$ 0,061 (-1,1%,) para R$ 5,321. A cotação operou em baixa durante todo o dia, mas intensificou a queda à tarde. Perto do fim das negociações, o anúncio de Trump de recuar da imposição de tarifas à União Europeia impulsionou o recuo.

A moeda estadunidense está no menor nível desde 4 de dezembro, véspera do anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) às eleições presidenciais deste ano. A divisa cai 3,06% em 2026.

Fluxo positivo

Além do enfraquecimento do dólar em relação a divisas emergentes, o fluxo positivo de capitais para o Brasil tem ajudado o mercado financeiro. Dados do Banco Central divulgados nesta quarta mostram que o país registrou entrada líquida de US$ 1,54 bilhão em janeiro até o dia 16, puxada principalmente pela via financeira.

A redução nos rendimentos dos títulos do Tesouro estadunidense, considerados os investimentos mais seguros do mundo, também contribuiu para aliviar a pressão sobre o câmbio, ampliando a oferta de dólares no mercado doméstico. Juros mais baixos em economias avançadas estimulam a migração de capitais para países emergentes, como o Brasil.

A liquidação extrajudicial do Will Bank, controlado pelo Banco Master, não influiu no preço dos ativos. A decisão reforçou a atenção dos investidores, mas não interferiu no humor positivo do mercado.

Piso dos professores tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026

Alunos que pretendem trabalhar na Copa 2014 fazem curso  extracurricular de inglês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (21) a Medida Provisória (MP) que atualiza o cálculo do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Para este ano, o valor será reajustado em 5,4%, passando de R$ 4.867,77 para R$ 5.130,63, válido para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais.

O percentual representa um ganho real de 1,5% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025, que foi de 3,9%.

O piso salarial é o valor mínimo que professores devem ganhar no Brasil. A legislação determina a recomposição anual do valor. A norma define que o piso será atualizado a partir da soma do INPC do ano anterior e de 50% da média da variação percentual da receita real, com base no INPC, relativa à contribuição de estados, Distrito Federal e municípios ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realizada nos cinco anos anteriores ao ano da atualização.

A lei também determina que o percentual estabelecido nunca poderá ser inferior à inflação do ano anterior, medida pelo INPC. No ano passado, seguindo a mesma regra, o reajuste foi de 6,27%.

As remunerações dos profissionais da educação básica são pagas por prefeituras e estados a partir de recursos do Fundeb, bem como de complementações da União. Por ser uma MP, a medida tem validade imediata, mas precisará ser confirmada pelo Congresso Nacional.

A Medida Provisória será publicada na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (22).

Caruaru: Polícia Civil realiza operação para combater tráfico e homicídios

NOTA À IMPRENSA

A POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO desencadeou na manhã desta quarta-feira, 21/01/2026, a OPERAÇÃO DESTROY, vinculada à Diretoria Integrada do Interior I – DINTER I, sob a presidência da Delegada Jessica Martins, Titular da Delegacia de Polícia da 62° Circunscrição – Gravatá, unidade integrante da 12ª Delegacia Seccional – 12ª DESEC, com participação de todas às Delegacias da AIS 12, inclusive 17ª DPH.

A investigação foi iniciada a partir de um homicídio, ocorrido no Bairro Novo, no dia 15 de Setembro 2025, motivado por briga entre facções criminosas e disputas de pontos de tráfico de drogas.

No dia de hoje estão sendo cumpridos 04 (quatro) Mandados de Prisão e 05 (cinco) Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Gravata.

Na execução estão sendo empregados cerca de 30 (trinta) Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães, além do canil do CORE.