Caruaru reforça segurança pública com entrega de viaturas à Guarda Municipal

A Prefeitura de Caruaru realizou, nesta terça-feira (23), na Secretaria de Segurança Municipal (SSM), a entrega de quatro novas viaturas ao município, destas, três passam a integrar a frota da Guarda Municipal. Os veículos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Coronel Meira e representam um avanço estratégico no fortalecimento da política de segurança pública local.

Com o reforço da frota, o município amplia a capacidade operacional da Guarda Municipal, possibilitando a criação de novas guarnições, o aumento das rondas ostensivas e maior presença nas ruas, com reflexos diretos na prevenção da violência e na melhoria da sensação de segurança da população.

Também foi entregue ao município uma caminhonete S10 destinada ao NIOJ (Núcleo de Inteligência e Operações Judiciais), fruto de articulação entre a Prefeitura e o deputado Coronel Meira. O veículo reforça a cooperação entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Prefeitura de Caruaru e o 4º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, garantindo mais agilidade no cumprimento de medidas protetivas de urgência e fortalecendo o enfrentamento à violência contra a mulher.

O secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho, afirmou que os novos veículos “potencializam o trabalho ostensivo, ampliam as rondas e reforçam a segurança no município, que já apresenta redução nos índices criminais”.

Já o prefeito Rodrigo Pinheiro destacou que o investimento reafirma o compromisso da gestão com a segurança pública. “Com o apoio do deputado Coronel Meira e o fortalecimento da Guarda Municipal, em parceria com os demais órgãos de segurança, Caruaru caminha para alcançar, em 2025, o melhor índice da série histórica desde 2022”, pontuou.

Secretaria de Administração Penitenciária identifica violação de medida protetiva e homem é preso em Lajedo

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap/PE), por meio do Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cemep), identificou no sistema de monitoramento, nesta terça-feira (23/12), que um homem monitorado por tornozeleira eletrônica se aproximou da casa da vítima, no município de Lajedo, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com o Cemep, o homem violou determinação judicial que estabelecia restrição de contato e aproximação da vítima. A irregularidade foi detectada em tempo real pelos policiais penais do Centro, que acionaram imediatamente a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

A PMPE foi até o local e realizou a prisão em flagrante do suspeito. Durante a abordagem, os policiais constataram que o homem portava uma pistola. A ação reforça a importância do monitoramento eletrônico aliado à atuação integrada das forças de segurança, permitindo resposta rápida, proteção à vítima e efetivo cumprimento das decisões judiciais

Etapa Bonfim: corrida de 5 km leva atletas às ladeiras históricas de Olinda no domingo

As ruas do Sítio Histórico de Olinda voltam a receber atletas e apaixonados por corrida no próximo domingo, 28 de dezembro, com a realização do Desafio das Ladeiras – Etapa Bonfim. A prova de 5 km terá largada e chegada na Rua do Bonfim, na esquina da Praça do Carmo, reunindo corredores de diferentes idades em um percurso marcado por ladeiras e cenários históricos.

A concentração dos atletas está marcada para 6h, com largada às 7h. Todos os participantes devem estar posicionados no local com antecedência.

Promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, e organizada pelo Instituto Darwin, a corrida integra um movimento de incentivo à prática esportiva aliado à redescoberta e vivência da cidade de Olinda, reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Com inscrições gratuitas, o evento contará com 1.155  corredores. As vagas foram esgotadas em poucos minutos, confirmando a grande expectativa do público. A lista de inscritos pode ser consultada em institutodarwin.org.

Com um trajeto intenso e desafiador, a Etapa Bonfim vai unir esporte, cultura e patrimônio em uma experiência única. A entrega dos kits acontece na Rua do Bonfim, esquina com a Praça do Carmo, na sexta-feira (26), das 14h às 18h, e no sábado (27), das 8h às 18h. Vagas remanescentes poderão ser abertas no dia da prova, por ordem de chegada.

Percurso – Etapa Bonfim (5 km)

Rua do Bonfim (largada), Ladeira da Misericórdia, Rua Bispo Coutinho, Avenida Luís Gomes, Rua do Sol, Praça do Carmo, Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Presidente Kennedy, Rua Quinze de Novembro, Rua de São Bento, Rua Treze de Maio, Rua do Amparo, Travessa da Bica, Rua Saldanha Marinho, Ladeira da Misericórdia e Rua do Bonfim (chegada).

Etapa Misetricórdia

A Etapa Misericórdia do Desafio das Ladeiras, realizada no dia 13 de dezembro, integrou o mesmo projeto e reuniu 1.700 participantes em um percurso embalado pelo ritmo do frevo, com a presença de bonecos gigantes, transformando a corrida em uma verdadeira celebração da cultura pernambucana.

Deputado Diogo Moraes firma parceria com o vereador Professor Marconi, de Brejo da Madre de Deus

Encerrando o ano de 2025 fortalecendo alianças em favor do povo pernambucano, o deputado estadual Diogo Moraes (PSDB)  firmou uma importante parceria política com o vereador Professor Marconi, do município de Brejo da Madre de Deus. O encontro, que contou com a presença de todo o grupo político do vereador, simboliza a união de forças, experiência e compromisso com o desenvolvimento da cidade, em especial de São Domingos.

Professor Marconi é uma das principais lideranças políticas do Brejo. Vereador por quatro mandatos, é reconhecido como o mais votado do distrito de São Domingos, onde construiu uma trajetória marcada pela forte atuação nas áreas social e de saúde, sempre com trabalho próximo à população e defesa constante de melhores condições de vida das pessoas.

Para o deputado Diogo Moraes, a parceria representa a soma de esforços em prol de um mesmo ideal: cuidar do povo e lutar por políticas públicas que transformem realidades. “Receber o apoio do vereador Professor Marconi, um homem de história, trabalho e serviços prestados a São Domingos e a todo o Brejo da Madre de Deus, é motivo de muita alegria e responsabilidade. Marconi tem experiência, compromisso com a área social e com a saúde, e agora unimos forças para trabalhar ainda mais pelo povo. Agradeço a ele e a todo o seu grupo pela confiança. Seguiremos juntos, firmes, buscando sempre o melhor para nossa gente”, destacou Diogo Moraes.

“Tenho certeza de que no início de 2026 João irá atender ao chamado das ruas e de grande parte da classe política de Pernambuco”, diz Sivaldo Albino

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, do PSB, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com 46 emissoras interligadas em todo o estado e ao Blog do Alberes Xavier. Sivaldo falou, dentre outros temas, sobre a pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos, também do PSB, ao governo do estado em 2026.

Segundo Sivaldo, João Campos tem demonstrado a capacidade de ouvir, de dialogar e deixar as coisas acontecerem, respeitando as etapas do processo. “Ele está dentre os melhores prefeitos do Brasil, segue trabalhando, fazendo entregas e é sempre bom poder acompanhá-lo”, disse ele, lembrando no final de semana esteve na comitiva de João Campos em eventos nas cidades de Jupi e Canhotinho.

“Tenho certeza de que no início de 2026 João irá atender ao chamado das ruas e de grande parte da classe política de Pernambuco, que quer ver esse estado voltar a crescer e se desenvolver, assim como foi na época do nosso saudoso ex-governador Eduardo Campos, o pai de João”, disse o prefeito e emendou, “Esse é o sentimento do povo pernambucano, essa é a nossa esperança, de que ele aceite esse desafio, aceite esse chamado, para que possamos falar de ideias, de propostas, para que juntos possamos construir um caminho melhor para Pernambuco”.

Como garantir seus direitos na troca de presentes de Natal e em pedidos que não chegam

Após o momento de troca de presentes na noite de Natal, muitos consumidores têm dúvidas sobre quando a substituição de um item é obrigatória e o que fazer quando uma compra atrasada ou não entregue vira dor de cabeça. Para orientar sobre os principais direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), a professora do curso de Direito da Estácio, Claudine Rodembusch, explica como agir em diferentes situações comuns do período.

Ela explica que nas compras feitas em lojas físicas, a troca por tamanho, cor ou gosto é uma cortesia, não uma obrigação legal. “Se a loja estabelece uma política de troca e informa prazo, condições e documentos necessários, ela deve cumprir exatamente o que prometeu no momento da venda”, afirma. Já quando não há defeito no produto e nenhuma política é divulgada, o estabelecimento não é obrigado a realizar a troca.

No comércio online, a regra muda. O direito de arrependimento vale inclusive para presentes comprados pela internet. O prazo de sete dias corridos começa a contar a partir do recebimento do produto por quem o recebeu, não necessariamente o comprador. Nesse caso, o consumidor pode desistir sem apresentar justificativa e tem direito ao reembolso total, incluindo frete. Cabe à empresa organizar e custear a devolução.

Para qualquer troca, o documento mais importante é a nota fiscal, por comprovar a relação de consumo e a data da compra. Se ela não estiver disponível, outros registros podem ajudar, como fatura do cartão, extrato bancário, etiqueta com dados do pedido, embalagem original ou registro da compra no sistema da loja, desde que acompanhado de documento com foto.

Quando há defeito, o CDC garante reparo, substituição ou devolução dos valores. O consumidor tem 30 dias para reclamar sobre itens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Após notificado, o fornecedor tem até 30 dias para resolver o problema. Se isso não ocorrer, o cliente pode exigir a troca, o reembolso imediato ou abatimento do preço.

Atrasos nas entregas de Natal também exigem atenção. Se o item não chegar no prazo prometido, o consumidor pode pedir a entrega imediata, aceitar outro produto equivalente ou cancelar a compra com restituição integral dos valores. Em algumas situações, é possível solicitar indenização por danos morais, dependendo da extensão do prejuízo.

Quando a loja não responde, não envia o produto ou cancela a entrega sem explicação, o ideal é registrar tudo por escrito, buscar atendimento formal e guardar comprovantes. Caso o problema persista, o próximo passo é registrar reclamação no Procon e, se necessário, recorrer ao Judiciário.

Em golpes online, mais frequentes no fim do ano, a orientação é agir rapidamente. Deve-se reunir provas, contatar o banco e registrar Boletim de Ocorrência. Nos casos de cartão de crédito, é possível solicitar bloqueio ou estorno. Em pagamentos via PIX, o banco pode acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Plataformas como Consumidor.gov.br, Procon e Idec também podem ser acionadas. “O mais importante é registrar tudo e buscar os órgãos de proteção logo nos primeiros sinais de problema”, orienta Rodembusch.

Para a especialista, atenção às políticas das lojas, conferência dos prazos e registro formal de qualquer contato fazem diferença na hora de garantir seus direitos. “Consumidor bem informado evita prejuízo e tem mais segurança para tomar decisões”, afirma.

Camocim celebra 72 anos de emancipação


Corrida da Emancipação, hasteamento das bandeiras, missa em ação de graças e retreta marcam as comemorações no município do Agreste.

Camocim de São Félix, no Agreste de Pernambuco, celebra nesta segunda-feira (29) seus 72 anos de Emancipação Política com uma programação diversificada que reúne esporte, civismo, fé e cultura, reforçando o sentimento de pertencimento e a identidade de “grande família camocimfelicense”.


As comemorações têm início no domingo (28) com a tradicional Corrida da Emancipação, considerada uma das maiores corridas de rua do interior do Estado. De acordo com a organização, cerca de 1.500 atletas se inscreveram para participar do evento, que já faz parte do calendário esportivo regional e movimenta a cidade, atraindo corredores de diversos municípios. Ainda no domingo, acontece o Pedal da Emancipação, com percurso Camocim de São Félix – Bezerros – Camocim, totalizando aproximadamente 30 quilômetros. A atividade reúne ciclistas locais e visitantes em um momento de integração, lazer e incentivo à prática esportiva.


Na segunda-feira (29), data oficial do aniversário do município, a programação segue com alvorada festiva, hasteamento das bandeiras, missa em ação de graças, corte do bolo comemorativo e retreta, além de apresentações culturais na Praça São Félix, reunindo autoridades, famílias e a população em geral.


Para a gestão municipal, a celebração vai além do simbolismo histórico e reafirma o compromisso com o desenvolvimento, a valorização das tradições e o fortalecimento dos laços comunitários.

SERVIÇO
📍 Evento: 72 anos de Emancipação Política de Camocim de São Félix
📅 Datas: 28 e 29


🏃 Destaques: Corrida da Emancipação, Pedal da Emancipação, Hasteamento das Bandeiras, Missa em Ação de Graças, Retreta e apresentações culturais
📌 Local: Diversos pontos do município, com atividades na Praça São Félix

Governadora Raquel inaugura Cozinha Comunitária e entrega mercado público, em Cortês, e acompanha 67ª Missa do Vaqueiro de Floresta

A governadora Raquel Lyra cumpre agenda no interior do Estado, neste domingo (28). Pela manhã, em Floresta, Sertão de Itaparica, a gestora acompanha a 67ª Missa do Vaqueiro do município.

À tarde, a chefe do Executivo segue para agendas em Cortês, na Zona da Mata Sul. A gestora entrega a Cozinha Comunitária Estelita Conceição, celebrando o marco de 250 cozinhas em funcionamento no Estado. Em seguida, a governadora entrega o Mercado Público Vereador Rui Emídio da Silva. O equipamento passou por uma ampla reforma, garantindo segurança e conforto para comerciantes e usuários que utilizam o espaço.

AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Domingo, 28 de dezembro de 2025

9h30 – 67ª Missa do Vaqueiro de Floresta

Local: Parque de Exposição de Animais – Avenida Antônio Cavalcante Novaes, Bairro Três Marias (próximo à Coca-Cola)

14h – Inauguração da Cozinha Comunitária Estelita Conceição em Cortês

Local: Agrovila – Barra de Jangada, Zona Rural, Cortês – PE (Antigo prédio do Programa Saúde da Família)

15h30– Inauguração do mercado público em Cortês
Local: Rua Alonso Ferreira, Nº 101, Centro – Cortês – PE

“Por todo lugar que andamos as pessoas têm pedido que ele dispute essa eleição, porque elas querem ver o estado voltar a crescer”, diz Felipe Francismar

O vereador recifense Felipe Francismar, do PSB, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios. Felipe é filho do deputado estadual Francismar Pontes e é visto como um defensor da pré-candidatura do prefeito da capital, João Campos, ao governo do estado em 2026.

“Ele é um cara que nos escuta, que já deixou claro que quer aprender com todos. Tenho certeza que ele vai continuar com essa pegada e fazer muito mais, não apenas por Recife, mas por todo o estado de Pernambuco”, disse ele na entrevista.

Segundo Felipe, o projeto eleitoral de João Campos para 26 é uma realidade em todo o estado. “Vejo que João Campos é uma figura que é referência na política estadual. Por todo lugar que andamos as pessoas têm pedido que ele dispute essa eleição, porque elas querem ver o estado voltar a crescer, principalmente diante as dificuldades enfrentadas pela governadora que tem dificuldades em governar”.

Governadora Raquel Lyra lança Move SUAS PE para entrega de 185 veículos destinados ao reforço da assistência social em todos os municípios

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (26), a aquisição de 185 veículos que serão entregues às prefeituras do Estado para ampliar e qualificar o atendimento ao público na área da assistência social. A iniciativa lançada, chamada de Move SUAS PE, conta com investimento superior a R$ 15 milhões. A gestora realizou a entrega simbólica de um carro, já adquirido pelo Estado, para o Arquipélago de Fernando de Noronha, sendo, neste caso, o automóvel elétrico. Os demais veículos devem ser disponibilizados pela gestão estadual aos municípios nos primeiros meses de 2026.

“Estamos lançando o programa Move SUAS. Mais de 150 municípios pernambucanos são de pequeno porte, e enfrentam muitos desafios de estrutura no trabalho da assistência social. Encurtamos as distâncias, ampliamos o investimento para a assistência social, e a entrega dos veículos vai significar ainda mais o fortalecimento dessa política pública. Entregamos também cozinhas comunitárias em praticamente todos eles, e continuaremos entregando. É o atendimento chegando para os que mais precisam”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os novos automóveis serão designados para uso exclusivo das secretarias municipais de assistência social, garantindo maior capacidade de mobilidade das equipes técnicas e melhores condições para a execução dos serviços nos territórios. A iniciativa vai beneficiar diretamente equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e os Serviços de Acolhimento, viabilizando visitas domiciliares, o acompanhamento contínuo das famílias, o transporte de insumos e o atendimento a comunidades de difícil acesso.

“Quando o Governo chega com uma ferramenta como essa, está dando um salto muito grande, garantindo mais condições de chegar até a população vulnerabilizada. Com os carros, será possível agilizar o atendimento dos CRAS e CREAS, e serviços como busca ativa, auditoria de CadÚnico, visitas domiciliares de atendimento, entre outros. Historicamente, o investimento para a assistência social é muito baixo, então esse é um passo de extrema importância para garantir o atendimento para os que mais precisam”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), Carlos Braga.

O Move SUAS PE chega como um reforço estratégico ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Pernambuco, especialmente diante das restrições orçamentárias enfrentadas por muitos municípios.

PRÊMIO – A governadora também celebrou os dois troféus que o Governo de Pernambuco recebeu, este mês em Brasília, do Prêmio Brasil Sem Fome, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Pernambuco se destacou nas categorias Bom Funcionamento das Instâncias do SISAN nos Estados e Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional. Esse reconhecimento comprova o compromisso do Estado com o direito humano à alimentação adequada e a ampliação das iniciativas voltadas para as populações mais vulneráveis.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom