Líder da Oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) ocupou a tribuna, nesta quinta (19), para cobrar ao governador Paulo Câmara a regulamentação imediata da Lei Complementar 427/2020. De autoria do Executivo estadual, a legislação prevê o pagamento de pensão integral aos dependentes de servidores públicos estaduais efetivos, que tenham falecido no exercício de atividade essencial e presencial, durante a pandemia da Covid-19.
O democrata destacou que essa ausência de regulamentação vem causando mais dor e trazendo mais sofrimento a familiares de centenas de servidores – sejam da saúde, policiais militares, civis e penais, agentes socioeducativos e bombeiros militares – vitimados pelo coronavírus. “As famílias estão desamparadas porque o governo do estado segue pagando apenas 70% do valor da pensão. Enquanto isso, os compromissos e as despesas permanecem as mesmas”, argumentou.
O parlamentar relembrou ainda que, apesar de aprovada e sancionada em abril de 2020, a legislação segue inutilizada devido à falta de compromisso do governo em tirá-la do papel. “Por isso, venho solicitar que esta Casa possa corrigir esse grave equívoco, oriundo de uma cruel omissão do governador com aqueles que vêm se sacrificando, em último caso com a própria vida, para garantir o funcionamento dos serviços essenciais ao longo desse período de grave pandemia”, frisou.
Além do transtorno e do sofrimento causado às famílias, Antonio Coelho enfatizou a importância de avaliar a responsabilidade dos entes que aprovam e sancionam uma lei, a qual não é colocada em prática. “As pessoas vão desacreditar”, sentenciou o deputado. “Por que o governador está relutando tanto? Por que não faz valer a palavra empenhada ao povo pernambucano?”, indagou o parlamentar. Diante da falta de iniciativa do Estado, o democrata encaminhou à Mesa Diretora da Alepe uma indicação, na qual faz um apelo pela regulamentação urgente da LC 427.

Num cenário no qual as mulheres no Brasil ainda ocupam uma posição irrelevante, pelo menos em Pernambuco duas têm exibido força, prestígio e talento, sendo conhecidas além dos limites territoriais do Estado: pelo PT, a deputada federal Marília Arraes, que já lidera, faltando mais de um ano para as eleições, a preferência do eleitorado para o Governo do Estado. Pelo PSDB, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.
Primeira-dama de Bom Jardim, no Agreste Setentrional, a vereadora Jêssica de Janjão (PSC) está sendo cotada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2022.