Enem: prazo de inscrição é prorrogado até dia 12 de junho

Brasília (DF), 16/11/2025 - Candidatos comparecem a local de prova para realização do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrição para o Enem 2026 até o dia 12 de junho, próxima sexta-feira. Com isso, os interessados ganham uma semana a mais para se inscrever na principal porta de entrada do ensino superior gratuito do Brasil.

Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante do Enem na internet e preencher as informações solicitadas. Para os estudantes não isentos, o prazo para pagar a taxa de inscrição vai até o dia 17 de junho.

A prorrogação não altera as datas de aplicação do exame, que permanece marcado para os dias 8 e 15 de novembro, em todo o país.

Isenção
Têm direito à isenção da taxa de R$ 85 para inscrição do Enem os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e pessoas de famílias de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).

Os participantes do programa Pé-de-Meia do governo federal também se enquadram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição. Independentemente de ser isento, o candidato deve fazer a inscrição no Enem.

O estudante do Pé-de-Meia que concluiu o ensino médio em 2026 e participar dos dois dias de prova do Enem receberão um incentivo adicional de R$200.

Todos os detalhes do Enem 2026 estão no edital da prova com informações sobre atendimento especializado para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, diabéticos, idosos ou com outra condição específica.

O Inep ainda preparou uma seção de perguntas e respostas para tirar as dúvidas mais comuns dos participantes. Confira aqui.

Cronograma
Inscrições: de 25 de maio a 12 de junho;
Pagamento da taxa de inscrição: até 17 de junho;
Solicitação de atendimento especializado e nome social: de 25 de maio a 12 de junho;
Resultado do atendimento especializado: 26 de junho;
Recurso do atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;
Resultado do recurso: 10 de julho;
Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

União Europeia oficializa veto à carne brasileira a partir de setembro

Pecuária leiteira, Gado de leite, Ordenha, Armazenamento de leite
A União Europeia (EU) oficializou sua decisão de proibir a importação de carnes, tripas, peixe e mel produzidos no Brasil. O veto deve entrar em vigor a partir do próximo dia 3 de setembro.

Anunciada há quase um mês, poucos dias após a entrada em vigor provisória do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, a decisão de excluir o Brasil da lista de países autorizados a exportar esses produtos para os países do bloco europeu foi confirmada em um documento oficial publicado no Diário Oficial da UE nesta sexta-feira (5).

Segundo a Comissão Europeia, o Brasil não conseguiu comprovar que seus produtores atendem às algumas das exigências sanitárias europeias, especialmente que não utilizam, ao longo de toda a cadeia produtiva, medicamentos antimicrobianos para tratar e prevenir infecções em animais.

Em abril deste ano, o governo brasileiro proibiu parte dos antimicrobianos comprovadamente usados para estimular o crescimento e aumentar a produtividade animal, mas a União Europeia avaliou que ainda faltam garantias adicionais.

As regras sobre o uso de antimicrobianos fazem parte da política europeia de segurança alimentar e saúde pública conhecida como One Health, criada para combater o uso excessivo de antibióticos no mundo. Entre os produtos restritos pelos europeus estão substâncias como virginiamicina, avoparcina, tilosina, espiramicina, avilamicina e bacitracina.

A União Europeia é um dos principais mercados para as proteínas animais brasileiras. No caso da carne bovina, o bloco europeu aparece entre os maiores destinos das exportações brasileiras em valor.

A cautela europeia não significa necessariamente que a carne brasileira esteja contaminada por medicamentos. O principal ponto da decisão europeia é regulatório e envolve rastreabilidade sanitária, certificação e comprovação documental sobre o uso dos medicamentos.

Para voltar à lista dos países autorizados a vender os produtos vetados, o Brasil precisará comprovar que cumpre integralmente as regras europeias durante todo o ciclo de vida dos animais exportados. Para isso, o país pode ampliar ainda mais as restrições legais aos medicamentos ou criar mecanismos mais rígidos de rastreabilidade para provar que os produtos exportados não utilizam as substâncias proibidas na Europa.

A segunda alternativa é considerada mais complexa porque exige monitoramento detalhado da cadeia produtiva, certificações sanitárias adicionais e custos maiores para produtores e frigoríficos.

Abiec
Consultada pela reportagem, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) manteve o posicionamento divulgado no mês passado, quando a Comissão Europeia anunciou a decisão de proibir a compra dos produtos brasileiros.

Segundo a entidade, o Brasil conta com um “dos sistemas de inspeção e defesa agropecuária mais robustos do mundo” e a carne bovina brasileira atende aos requisitos sanitários e regulatórios de mais de 170 países, incluindo os principais mercados internacionais, cumprindo “rígidos controles oficiais, sistemas de rastreabilidade e protocolos reconhecidos globalmente”.

Ainda de acordo com a associação, o setor privado vem trabalhando em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na elaboração de protocolos voltados ao atendimento das novas exigências europeias, além de manter diálogo técnico e colaboração com as autoridades competentes sobre o tema.

Qualidade
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que está acompanhando a formalização da decisão da União Europeia e confiante de que as autoridades brasileiras vão demonstrar, tecnicamente, que o país possui um dos mais robustos sistemas de controle sanitário mundial, capaz de garantir “elevados padrões de qualidade, rastreabilidade, biosseguridade e segurança dos alimentos”.

Em nota, a ABPA enfatizou que o veto à importação dos produtos brasileiros “não decorre de qualquer questionamento sanitário, não conformidade ou problema identificado em relação ao uso de antimicrobianos na produção animal brasileira”, mas sim ao reconhecimento europeu dos “mecanismos oficiais de fiscalização e controle adotados pelo Brasil”.

A entidade também reconheceu a legitimidade das iniciativas voltadas à proteção da saúde pública, da sanidade animal e da segurança dos alimentos, mas com ressalvas. Para a associação, é necessário que as normas sanitárias nacionais estejam “fundamentadas em critérios científicos, avaliações de risco reconhecidas internacionalmente, transparência regulatória e observância aos princípios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal, pelo Codex Alimentarius e pelos acordos multilaterais de comércio”.

*texto ampliado às 14h27 para incluir posicionamento da ABPA

Juntos pela Segurança: governadora Raquel Lyra investe mais de R$ 37 milhões em novos veículos e equipamentos para forças policiais

Mais modernos e adequados, as viaturas, armamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) vão ampliar a capacidade operacional no enfrentamento à violência em todo o Estado

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (5), novos veículos e equipamentos para as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. Com investimento superior a R$ 37 milhões, o pacote inclui viaturas, armamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As forças de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS) passam a contar com mais de 5,6 mil novas armas, entre pistolas e fuzis, e 1,1 mil novos EPIs, além de 90 viaturas. Com esta entrega, as corporações ampliam a capacidade operacional no enfrentamento à violência dentro do programa Juntos pela Segurança. A vice-governadora Priscila Krause participou da solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

“Hoje entregamos importantes equipamentos para nossas polícias, como viaturas para o Corpo de Bombeiros, os microônibus para poder levar as tropas da Polícia Militar e Polícia Civil, viaturas novas sendo trocadas. Além disso, entregamos hoje novos armamentos, como fuzis que o Estado de Pernambuco nunca tinha comprado, de altíssima geração. Temos trabalhado de maneira intensa no recompletamento dos nossos quadros, que já contabilizam mais de 6 mil profissionais contratados de policiais penais, Polícia Científica, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil e melhores condições para que eles possam prestar o melhor serviço possível com segurança, protegendo as suas vidas e garantindo conforto a eles. O investimento não vai parar”, disse a governadora Raquel Lyra.

Para o reaparelhamento das operativas da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Governo do Estado tem realizado aportes expressivos. Entre as viaturas, foram entregues 70 unidades do tipo SUV locadas para a Polícia Militar (PMPE), integrando a renovação da frota operacional das forças de segurança, que prevê a substituição de 1.118 unidades. Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) recebeu sete novas viaturas do tipo Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS), além de dez microônibus de 18 lugares que serão divididos entre as PMPE e PCPE e três caminhonetes 4×4 caracterizadas, para atendimento ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar. Os veículos entregues representam um investimento de R$ 24,8 milhões.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que este investimento vem resultando em uma segurança mais moderna e adequada. “A entrega deste pacote de reforço é mais um avanço na segurança pública de Pernambuco e representa a continuidade de uma decisão tomada com coragem pelo Governo do Estado para fortalecer a segurança pública. A atuação e a presença estratégica crescem com policiamento eficiente, melhores condições de trabalho para os profissionais e proteção ampliada à população”, afirmou.

Entre os armamentos destinados à PMPE e à PCPE, o pacote inclui 5.576 unidades de pistolas Glock calibre 9 milímetros, sob investimento de R$ 8,9 milhões. Também foram adquiridos 100 fuzis CZ Bren 2, no valor de R$ 908 mil. Ainda para a Polícia Militar, estão garantidos equipamentos de proteção individual (EPIs), sendo 600 capacetes e 518 pares de botas para motociclistas, totalizando R$ 2,1 milhões.

Presente no evento, o senador Fernando Dueire celebrou a prioridade da gestão com a área de segurança. “Desde 2023, o Governo do Estado tem investido na segurança pública de Pernambuco. Não foi apenas em equipamentos. Os investimentos trazem também um efetivo novo. Isso tem a ver não só com a polícia, que sem dúvidas se torna mais bem qualificada, treinada, rejuvenescida, mas isso tem a ver com a sensação de segurança do cidadão”, pontuou.

O planejamento envolve investimentos em infraestrutura, equipamentos, inteligência, tecnologia e contratação de novos policiais, com prioridade na redução dos homicídios, roubos e crimes de violência contra a mulher.

O deputado federal Túlio Gadêlha evidenciou que a gestão atual tem planejamento e prioridades. “A polícia mais equipada trabalha mais estimulada e consegue ter mais segurança para que faça seu trabalho com melhor qualidade, repercutindo na qualidade da segurança. É isso que o Governo tem feito: planejado e priorizado a segurança pública”, frisou.

Lançado em 2023, o Programa Juntos pela Segurança traça e monitora as metas prioritárias para redução dos índices de criminalidade, envolvendo todos os entes necessários para que as ações ocorram de forma integrada com as políticas públicas.

A deputada estadual Socorro Pimentel demonstrou otimismo com o novo cenário da segurança pública do Estado. “Esta entrega reforça o compromisso com a segurança pública de Pernambuco. Com quase R$ 40 milhões em investimentos, o Governo do Estado fortalece a estrutura das forças de segurança, garantindo mais equipamentos, melhores condições de trabalho para os profissionais e mais proteção para a população”, destacou.

Acompanharam a agenda os secretários ⁠Nathalie Mendonça (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e ⁠Ana Paula Jardim (Cultura, em exercício); os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Jarbas Filho; e os prefeitos Pollyanna Abreu (Sertânia), ⁠Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes); ⁠Fredson Brito (São José do Egito) e ⁠Chiquinho (Olinda, em exercício), além do gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra.

Final de semana promete ser agitado com a realização de três comidas gigantes neste sábado (6)

Neste sábado (6) será um dos dias mais agitados do São João de Caruaru. Inclusive, em relação às comidas gigantes. Serão realizadas as edições de três delas.

Às 18h, no bairro do Salgado, acontecerá o Maior Engorda Marido do Mundo. Com 270 kg e 17 metros de comprimento, a sexta edição terá muito forró e tradição. O evento contará com a participação do Trio Pé de Serra Carrapicho, Jordi do Acordeon e Carlinhos Misturado, além da apresentação do Grupo Vida Ativa em Movimento. Nesta edição, serão homenageados a Companhia de Dança Flávio Barbosa e o tradicional Batalhão de Bacamarteiros 28.

Na sequência, às 19h, terão início outras duas festas. A primeira delas é o Maior Pé de Moleque do Mundo, no bairro Rendeiras. Pesando quase duas toneladas e tendo 20 metros de comprimento, a comida gigante atrairá uma média de 8 mil pessoas. Para animar o público, o Trio Pé de Serra Dércio Luiz e o Trio Reginaldo Azevedo marcarão presença, além do grupo de Bacamarteiros Batalhão 27.

E, para fechar a noite de sábado das comidas gigantes, às 19h, no bairro Cidade Alta, acontecerá a 25ª edição do Maior Quentão do Mundo. As atrações serão o Trio Mania e bandas, trazendo muito forró pé de serra, cultura e tradição para os turistas e a população local.

Os eventos são gratuitos e todos os presentes terão a oportunidade de provar as iguarias que serão distribuídas durante todo o evento.

SERVIÇO
Maior Engorda Marido
Rua Roberto Simonsen, bairro Salgado, às 18h

Maior Pé de Moleque
Praça Rendeiras, bairro Rendeiras, às 19h

Maior Quentão do Mundo
Rua Emília Maria dos Santos, bairro Cidade Alta, às 19h

Rock’n’Roll aquece primeira noite de competição do Festival Rock Azulado

A noite dessa quinta-feira (4) no Polo Azulão reuniu o público que curte “aquele tal de rock’n’ roll” com o início da 2ª edição do Festival Rock Azulado. O evento se trata de uma competição voltada para as bandas caruaruenses que trabalham com músicas inéditas do rock e suas vertentes.

A banda Rolê Alternativo começou a noite com a música autoral “Você que não quis”, inscrita na competição. Em seguida, a Banda Segundo Turno não deixou a temperatura cair. Dando continuidade, subiu ao palco a banda Perpétuo Insigne, que se apresentou no polo alternativo, pela primeira vez, com 95% do repertório composto por músicas de composição própria. Finalizando as apresentações, a banda Inanna levou ao palco a música “Ferida exposta”, uma composição de protesto.

“O punk rock levanta questionamentos para situações corriqueiras, que muitos adotam como normais. Nossas letras são sobre problemas do cotidiano, assim como o contraste de falta de esperança no futuro versus uma vida com dias melhores”, explicou Vinicius, vocalista da banda.

A banda “Uptown Blues Band”, grupo pioneiro da cena nacional de blues e jazz encerrou a noite, com um repertório diversificado em ritmo de blues rock, iniciando com um medley de Raul Seixas, compilando as principais músicas do cantor, além de composições de Reginaldo Rossi e Dominguinhos.

Os grupos musicais serão avaliados pelos seguintes jurados: Nanny Melo, Danilo Pereira e Juliana Cavalcanti, músicos com atuação reconhecida no cenário regional, levando em consideração os seguintes critérios: melhor música, intérprete e compositor. A soma das notas definirá a banda vencedora, que levará o prêmio de R$5 mil e terá a participação garantida na programação do São João 2027.

De acordo com o músico e jurado do festival Danilo Pereira, o Rock Azulado é de extrema importância para as futuras gerações, uma vez que mantém acesa, em um são João multicultural como é o de Caruaru, a chama do rockl. Ao usar músicas autorais como critério avaliativo, o festival garante a renovação musical nesse movimento tão importante e tão carente nos dias atuais. “As apresentações que abriram o festival foram bem diversificadas, indo do punk rock ao metal, com apresentações viscerais e que levaram o público a participar bastante das performances. Essa primeira noite foi certamente uma amostra que comprova que nós, os jurados, não teremos vida fácil e que o resultado final da pontuação será acirrado”, pontuou Danilo.

Ao todo, dez bandas irão se apresentar durante as três primeiras quintas-feiras do mês de junho. Nesta sexta-feira (5), sobem ao palco do Polo Azulão o cantor Gabriel Sá, Erisson Porto, o grupo Big Band e a banda de renome nacional Falamansa.

Confira os horários desta sexta-feira (5)

Gabriel Sá -19h
Erisson Porto (30 Anos de carreira) – 20h45
Big Band à Nordestina – 22h30
Falamansa – 0h15

Noite Católica leva fé e emoção ao Pátio de Eventos do São João de Caruaru

A Noite Católica do Maior e Melhor São João do Mundo reuniu fiéis nesta quinta-feira (4), no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, em Caruaru. A programação foi marcada por momentos de oração e louvor, destacando a tradição religiosa que integra o calendário do São João.

A primeira atração da noite foi Albanita de Cássia, que abriu a programação com canções de fé. Em seguida, o grupo Colo de Deus subiu ao palco e conduziu o público em um momento de adoração, reunindo pessoas de diferentes idades em uma celebração marcada pela espiritualidade.

Emocionada, a psicóloga Karla Barros acompanhou a pregação de Colo de Deus, em oração “É a presença de Cristo que eu sinto. Quando a gente se abre, se permite, ele vem”, relatou.

Encerrando a programação, William Sanfona levou ao público um repertório que uniu a tradição nordestina e a música católica, fechando a noite em clima de devoção e alegria.

Alto do Moura inicia programação junina com ícones da música nordestina

Reconhecido como um dos principais polos de São João do Nordeste, o Alto do Moura abre sua temporada 2026, neste fim de semana, com grandes nomes da música nordestina. A partir deste sábado (6) até o dia 27 de junho, serão quase 30 atrações, além de grupos de dança, polo das quadrilhas, trios pé de serra e atrações itinerantes circulando pelo maior centro de artes figurativas das Américas.

Quem abre a programação, a partir das 11h, é Didi Caruaru, comemorando 45 anos de carreira. Em seguida, tocam Arreio de Ouro, Walkyria Santos – de volta ao São João de Caruaru – e o sanfoneiro, cantor e compositor salgueirense Targino Gondim.

No domingo, as atrações sobem ao palco a partir das 12h. O público vai cantar os sucessos de Geraldinho Lins, da banda Toca do Vale e da “Rainha do Forró”, a cantora Eliane, que promete embalar a multidão ao som de sucessos como “Amor ou Paixão”, “Brilho da Lua”, “Quem é Ele” e “Paz do seu Sorriso”.

Maior Cuscuz do Mundo – Realizada desde 1994, famosa tradição durante os festejos de São João, a iguaria gigante, preparada no bairro do Alto do Moura, utiliza cerca de 800 kg de flocos de milho e é cozinhada em uma panela com mais de 4 metros de altura. Este ano, o evento traz como atrações Asas da América, Trio Mani e Marquinhos Balada, que animam os forrozeiros, a partir das 12h, na “caminhada do forró”, no domingo, 7 de junho.

POLO ALTO DO MOURA

6 de junho – Sábado
Didi Caruaru – 11h
Arreio de Ouro – 12h30
Walkyria Santos – 14h15
Targino Gondim – 16h15

7 de junho – Domingo
Geraldinho Lins – 12h
Toca do Vale – 14h
Eliane – 16h

Enem 2026: inscrições estão abertas até hoje na Página do Participante

Edifício sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 devem se ater ao prazo de inscrição que termina às 23h59 desta sexta-feira (5), no horário de Brasília.

A inscrição será exclusivamente na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para os concluintes do ensino médio de escolas públicas, a inscrição é automática. Nesse caso, o estudante precisa apenas confirmar sua participação no sistema de inscrição, escolher a opção de prova de língua estrangeira, se inglês ou espanhol, e indicar, se for o caso, a necessidade de recursos de acessibilidade ou se quer ser tratado pelo nome social.

Inclusão e acessibilidade
Também termina nesta sexta-feira o prazo para os candidatos que querem ser tratados pelo nome social em todas as fases do exame. O tratamento é destinado àqueles que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero. As pessoas trans devem sinalizar a opção no momento da inscrição.

Os participantes que necessitam de atendimento especializado também devem fazer a solicitação até esta sexta-feira. Neste ano, o Inep incluiu no edital as novas condições de pessoas com fibromialgia e transtornos mentais, como ansiedade, TOC, entre as situações possíveis para solicitar atendimento especializado.

Outras condições específicas dos candidatos para pedir o atendimento especializado são: baixa visão, cegueira, deficiência física, auditiva, intelectual, dislexia, transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar.

Taxa de inscrição
Após a inscrição, o sistema do Enem vai gerar a GRU Cobrança no valor de R$ 85. O pagamento deve ser feito até o dia 10 de junho.

A opções de pagamento são via Pix, cartão de crédito, débito ou boleto. A quitação poderá ser feita em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários.

A inscrição somente será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição.

O estudante beneficiado pelo programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) concluinte do ensino médio é isento da taxa de inscrição.

Isenção
O Inep lembra que, mesmo os estudantes que tiveram aprovado o pedido de isenção da taxa de inscrição, precisam acessar o sistema do Inep para confirmar a participação no exame.

Também deve se inscrever o candidato que teve seu pedido de isenção negado em definitivo ou teve a justificativa de ausência reprovada, conforme regras do edital do Enem 2026. Será necessário pagar o valor da taxa para ter a inscrição confirmada.

O Inep criou uma página virtual com as principais orientações para os participantes do Enem 2026. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame.

Nessa página, os candidatos podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

Locais de provas
Neste ano, a aplicação das provas do Enem está agendada para os domingos 8 e 15 de novembro.

O Inep quer ampliar o número de locais de aplicação do exame para cerca de 10 mil, em todo o país.

De acordo com estimativas do Inep, aproximadamente 80% dos concluintes da rede pública devem fazer as provas nos dois dias na própria escola em que estudam. A medida tem o objetivo de facilitar o acesso ao exame e reduzir deslocamentos.

Para os estudantes que precisarem fazer a prova em outro município, o MEC informou que estuda alternativas de apoio logístico para transporte entre os municípios.

Enem
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, e é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep.

Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Festejos juninos de Caruaru e Campina Grande são atração da TV Brasil

Campina Grande (PB), 15/06/2025 – A quadrilha junina Rojão do Forró durante festa de São João, no Parque do Povo, em Campina Grande. Tomaz Silva/Agência Brasil

As celebrações de São João das cidades de Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, embalam a faixa temática Arraiá Brasil nesta sexta (5), às 23h, e no sábado (6), às 21h, na TV Brasil. O especial acompanha as performances de artistas renomados, além de trios de forrós, grupos de danças regionais e quadrilhas, com o objetivo de promover uma comunicação diversa, atenta ao regionalismo, às tradições e manifestações culturais do país.

As transmissões direto de Caruaru e Campina Grande acontecem em parceria com a PrefTV de Caruaru e a UERN TV, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), emissoras que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O público vai conferir os festejos juninos das duas cidades em todas as dez noites de exibição do Arraiá Brasil.

Ancorado no estúdio da TV Brasil no Rio de Janeiro pelos apresentadores Bruno Barros, Cibele Tenório, Marília Arrigoni, Maurício Costa, Muka e Verônica Dalcanal, o especial temático ganha a tela da emissora pública durante o mês de junho, sempre às sextas e sábados, e também nos dias 23 e 24 (noites especiais de São João).​ O projeto da TV Brasil em parceria com a RNCP reúne música, cultura e tradições populares, em uma cobertura colaborativa das principais festas juninas do Nordeste

Sobre a RNCP

RNCP é a rede que reúne emissoras públicas de rádio e televisão parceiras da EBC em todo o Brasil. Seu objetivo é fortalecer a comunicação pública em escala nacional, garantindo à população acesso a conteúdos informativos, educativos, culturais e de entretenimento com qualidade e relevância social.

Ao mesmo tempo em que integra a programação nacional, a RNCP valoriza a produção regional e estimula a diversidade e a pluralidade de vozes, princípios centrais da comunicação pública. Prevista na lei de criação da EBC, a RNCP é um instrumento estratégico para ampliar a presença, a cooperação e o alcance do sistema público de rádio e televisão no país.

Coordenada pela EBC, a rede foi inaugurada em 2010 com 22 instituições parceiras e atualmente conta com 165 emissoras de televisão e 168 de rádio em todas as regiões, consolidando-se como o principal sistema de integração da comunicação pública do Brasil.

RNCP vem passando por um processo histórico de expansão nos últimos anos. Em 2025, a EBC alcançou a marca de 14 novas estações colocadas em operação ao longo do ano, em parceria com emissoras públicas de diferentes regiões.

Em 2026, o ritmo de crescimento da RNCP se intensificou. Para o primeiro semestre, está prevista a entrada em operação de mais de 30 novas estações de televisão e rádio em diferentes regiões do país.

Serviço
Arraiá Brasil – dias 05/06 (sexta-feira), 12/06 (sexta-feira), 19/06 (sexta-feira), 23/06 (terça-feira), 24/6 (quarta-feira) e 26/06 (sexta-feira), às 23h, na TV Brasil
Arraiá Brasil – dias 6/06 (sábado), 13/06 (sábado), 20/06 (sábado) e 27/06 (sábado), às 21h, na TV Brasil

Entra em vigor decisão dos EUA de considerar facções como terroristas

Aerial view from the top of the Washington Monument of the White House in Washington, D.C., U.S., May 2, 2026. REUTERS/Ken Cedeno

Entrou em vigor nesta sexta-feira (5) a decisão do governo de Donald Trump, nos Estados Unidos (EUA), de classificar facções criminosas do Brasil como organizações terroristas, o que pode ter consequências econômicas e geopolíticas para o país. A medida havia sido anunciada no dia 28 de maio.

O governo brasileiro criticou a decisão por considerar que ela abre margem para que Washington interfira nos assuntos internos com a desculpa do combate ao terrorismo. O Palácio do Planalto defende que o combate ao crime deve ocorrer por meio da cooperação internacional respeitando as soberanias dos Estados sob os territórios.

Para especialistas consultados pela Agência Brasil, a medida tenta limitar a soberania no Brasil e pode servir de pretexto para intervenções estrangeiras direitas contra o país.

Governo e especialistas alegam ainda que a medida pode prejudicar a economia do país, com impactos sobre o turismo, investimentos, comércio exterior e sobre o sistema financeiro.

O governo Trump tem designado cartéis mexicanos e organizações criminosas de países como Venezuela, Equador e Colômbia como terroristas. A Casa Branca ainda formou, em março deste ano, a coalizão chamada Escudo das Américas, reunindo governos alinhados ideologicamente à Washington para, em tese, combater o narcotráfico, mas também afastar a influência econômica de adversários geopolíticos da Casa Branca, como China e Rússia.

O combate ao narcotráfico foi a justificativa usada para sequestrar o então presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, além de pressionar o México, o que vem sendo denunciado pela presidenta do país Claudia Sheinbaum como interferência estrangeiras em assuntos internos.

Taxação
Quatro dias após anunciar a classificação das facções do país como terroristas, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA publicou recomendação para a Casa Branca taxar importações do Brasil em 25% devido a supostas práticas comerciais desleais.

O documento ainda critica o Pix brasileiro, que estaria prejudicando as empresas de pagamento estadunidense, como Visa, Mastercard e Whatsapp Pay.

No dia seguinte ao ataque ao Pix, o governo Trump anunciou a intenção de taxar as importações de 60 países, incluindo o Brasil, em tarifas adicionais de 10% ou 12,5%, alegando falhas no combate ao comércio de produtos fabricados com trabalho forçado.

O governo brasileiro contestou as justificativas, alegando que elas servem para encobrir medidas protecionistas unilaterais. O Itamaraty aponta que o Brasil poderá recorrer aos instrumentos previstos na Lei de Reciprocidade, que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras unilaterais aos produtos nacionais transacionados no mercado global.