Em Copenhague, governadora Raquel Lyra anuncia antecipação em sete anos da segunda fase do terminal de contêineres da APM Terminals em Suape

Empresa dinamarquesa está formalizando a aquisição de nova área no Porto de Suape para expansão do terminal

Durante reunião com a APM Terminals na sede do Grupo Maersk, em Copenhague, a governadora Raquel Lyra pactuou a antecipação da segunda fase do terminal de contêineres que a companhia está implantando no Complexo Industrial Portuário de Suape. O equipamento será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina, consolidando Suape como o hub logístico mais moderno e sustentável do Hemisfério Sul. Os dirigentes da Maersk detalharam o cronograma do investimento, que já supera R$ 2 bilhões, e adiantaram que novas áreas já foram solicitadas para expansão do terminal.

“Em mais um dia de trabalho aqui na Dinamarca, em Copenhague, estamos visitando a Maersk, que está fazendo o terminal de contêineres no Porto de Suape e será o mais moderno da América Latina, totalmente eletrificado. São R$ 2,2 bilhões que estão sendo investidos nessa primeira fase. E de olho no futuro, já está em planejamento a segunda fase. Foi solicitada uma nova área para a expansão do terminal em Suape e com certeza iremos garantir que os investimentos continuem acontecendo em Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

A reunião também reforçou os laços institucionais entre o Governo de Pernambuco e a empresa do Grupo Maersk. A segunda fase da construção, que estava prevista para iniciar em 2034, já está sendo antecipada pela companhia para 2027, diante da conclusão da demanda esperada para a primeira fase do terminal. “Nós acreditamos muito no nosso projeto no Porto de Suape e, na nossa visão, podemos expandir o ramal em um futuro curto. Poderemos fazer um terminal super tecnológico que vai ajudar bastante as empresas em Pernambuco”, afirmou o diretor-superintendente da APM Terminals, Daniel Rose.

Com capacidade inicial de 400 mil TEUs/ano (medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner). Na fase de obras, cerca de 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos estão sendo gerados. Na operação, a previsão é de 250 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, impulsionando a economia regional.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o anúncio da expansão demonstra a potência da economia pernambucana. “A Maersk está perto de concluir a primeira etapa do terminal de contêineres já planejando a antecipação em sete anos da segunda etapa. Celebramos esse anúncio como um sinal da força da economia de Pernambuco e, acima de tudo, da competência do Estado que conseguiu garantir o que era necessário para desenvolver esse projeto”, pontuou.

O terminal, projetado para operar com tecnologia elétrica e digital, está em construção com previsão de início das operações no segundo semestre de 2026. “Foi solicitada uma nova área em Suape para ampliar o terminal, o que significa mais investimentos e a geração de ainda mais empregos. Sem dúvida, será um grande ganho logístico para Pernambuco”, comentou o presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto.

Durante o encontro, ainda foram alinhados temas como avanço da engenharia, etapas de licenciamento, contratação de fornecedores e integração operacional com as obras estruturantes conduzidas pelo Governo de Pernambuco em Suape, como a dragagem interna em licitação, a dragagem externa já concluída e a requalificação do molhe.

Participaram da reunião vice-presidente executiva e diretor de assuntos corporativos da Maersk, Caroline Pontoppidan; o diretor de parcerias globais e ESG, assuntos públicos e regulatório da Maersk, Concepción Boo Arias; o presidente do Sindaçúcar/PE, Renato Cunha; o vice-presidente do Movimento Atitude, Marcelo Guerra; o presidente da Fiepe, Bruno Veloso e o vice, Massimo Cadorin.

Integram a comitiva pernambucana os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); e das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniela Britto (Imprensa).

Caruaru sediou o I Congresso de Regime Próprio de Previdência da AAPREV

Nos dias 23 e 24 de outubro, o auditório do WA Hotel, em Caruaru, foi palco do Primeiro Congresso de Regime Próprio de Previdência da Associação dos Advogados Previdenciaristas de Pernambuco (AAPREV). O evento teve como tema central “Tendências, avanços e desafios na prática do RPPS”, e reuniu especialistas de renome nacional, gestores, advogados e servidores públicos de todo o Estado.

Realizado pela AAPREV e UPJURIS, com o apoio institucional da OAB/PE e OAB Caruaru, por meio da Comissão de Direito Previdenciário.

O congresso teve como propósito capacitar profissionais que atuam direta ou indiretamente com os Regimes Próprios de Previdência (RPPS) — desde os gestores municipais até advogados que representam segurados e servidores públicos.

Nomes como Suzani Ferraro e Marcelo Barroso, estiveram entre os palestrantes, os quais contribuíram painéis voltados ao debate dos Regimes de previdencia e à gestão pública previdenciária.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da OAB Caruaru, Dr. Ranieri Coelho; a presidente do CaruaruPrev, Sra. Fernanda de Melo Barbosa; o ouvidor da OAB Pernambuco, Dr. Felipe Sampaio, representando a presidente da seccional, Dra. Ingrid Zanella; o presidente da Comissde Direito Previdenciário da OAB Caruaru, Nemézio Vasconcelos, e o delegado da Escola Superior da Advocacia (ESA/PE), Dr. João Lucas Amazonas.

A presidente da AAPREV e idealizadora do evento, Dra. Tallyta Bione, conduziu a cerimônia de abertura.

Com auditório lotado e ampla adesão do público, o congresso foi considerado um marco para o fortalecimento da advocacia previdenciária no interior de Pernambuco, consolidando Caruaru como polo de debates e formação técnica na área.

Segundo a organização, o sucesso da primeira edição garante a inclusão definitiva do congresso no calendário anual da AAPREV, que pretende realizá-lo todos os anos, no mês de outubro, sempre valorizando a advocacia do interior e a aproximação entre profissionais de diferentes regiões do Estado.

“Nosso compromisso é fomentar o conhecimento técnico e aproximar os advogados que atuam com Regimes Próprios de Previdência, levando conteúdo de qualidade também ao interior do Estado”, destacou Dr. César Barbosa, diretor de atuação em caruaru e região.

📍 Serviço:

Evento: I Congresso de Regime Próprio de Previdência da AAPREV

Data: 23 e 24 de outubro

Local: WA Hotel – Caruaru/PE

Realização: AAPREV e UPJURIS

Apoio: Comissão de Direito Previdenciário da OAB Caruaru e OAB/PE.

Dayse Silva assume interinamente a Prefeitura de Caruaru e dá continuidade às ações da gestão

A vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, assume interinamente o comando do município pelos próximos 15 dias, durante a viagem oficial do prefeito Rodrigo Pinheiro, que cumpre agenda internacional. O gestor está fora do país em busca de novas parcerias e oportunidades de desenvolvimento para Caruaru, participando, nesta segunda-feira (27), da ExpoDubai, um dos maiores eventos mundiais de inovação, negócios e sustentabilidade.

Durante o período em que estiver à frente da Prefeitura, Dayse Silva dará continuidade às ações da gestão e realizará importantes entregas à população, como ruas calçadas dentro do programa Minha Rua Nova e a requalificação da comunidade da Portelinha, iniciativa que simboliza um avanço significativo na melhoria das condições de vida dos moradores.

De acordo com a vice-prefeita, o momento é de dar sequência ao trabalho que vem mudando a realidade dos bairros e comunidades de Caruaru, garantindo mais dignidade e qualidade de vida à população. “Seguiremos com o mesmo compromisso e ritmo da gestão, cuidando das pessoas e fortalecendo o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou Dayse.

Bolsonaro tem até hoje para recorrer de condenação por plano de golpe

STF realiza audiência pública sobre direitos autorais na era digital nesta segunda (27)

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza na segunda-feira (27), a partir das 14h, uma audiência pública para discutir os impactos das novas tecnologias sobre os direitos autorais e os contratos antigos de obras musicais. O debate será conduzido pelo ministro Dias Toffoli, relator do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1542420, com repercussão geral reconhecida (Tema 1.403).

A audiência vai reunir 23 expositores, entre especialistas, professores e representantes de artistas, gravadoras e associações e entidades ligadas ao setor musical. O debate será dividido em dois eixos principais: a exploração econômica de obras intelectuais na era digital e o direito de fiscalização sobre o uso dessas obras nas plataformas.

Segundo o ministro Toffoli, o objetivo é promover um debate amplo e qualificado, reunindo informações técnicas, jurídicas e econômicas que ajudem o STF a decidir sobre a validade desses contratos na era do streaming. Depois que o ARE 1542420 for submetido a julgamento, a decisão do STF servirá de referência para todos os processos semelhantes em andamento na Justiça brasileira.

As exposições serão na sala de sessões da Segunda Turma do Tribunal, com transmissão ao vivo pela TV e Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube.

O som dos streamings

O caso que motivou a audiência foi movido por Roberto Carlos e pelos herdeiros de Erasmo Carlos contra a editora Fermata do Brasil. Eles pedem a revisão de contratos assinados entre 1964 e 1987, que previam apenas a exploração das músicas em formatos analógicos — como LPs, CDs e DVDs —, sem mencionar os meios digitais. A alegação é de violação contratual e falta de transparência no uso das obras em plataformas de streaming.

A Fermata, por sua vez, defende que a cessão dos direitos foi definitiva no momento da assinatura e continua válida mesmo com as mudanças tecnológicas. Sustenta que os contratos garantem à empresa o direito exclusivo de explorar comercialmente as músicas em qualquer formato, presente ou futuro.

João Fonseca conquista ATP 500 da Basileia e vai virar top-30 mundial

Tennis - ATP 500 - Swiss Indoors Basel - St. Jakobshalle, Basel, Switzerland - October 26, 2025 Brazil's Joao Fonseca celebrates with the trophy after winning his final against Spain's Alejandro Davidovich Fokina REUTERS/Pierre Albouy

O carioca João Fonseca conquistou o maior título de sua ainda curta carreira no tênis profissional. Neste domingo (26), o brasileiro, de somente 19 anos, venceu o ATP 500 da Basileia, na Suíça, ao derrotar o espanhol Alejandro Fokina por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.

Esta foi a quarta conquista de João nesta temporada. Nenhum dos títulos anteriores, porém, tem o peso de um ATP 500, terceiro principal nível de torneios do circuito mundial e que dá 500 pontos ao campeão. Esse tipo de competição é inferior apenas aos de nível ATP 1000 e aos Grand Slams (que distribuem 2 mil pontos ao vencedor).

Com os 500 pontos na Basileia, João terá um salto significativo na próxima atualização do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), saindo do 46º para o 28º lugar. Ele iniciou a temporada na 145ª posição.

Na final diante de Fokina, número 18 do mundo, João não se intimidou. Fez sete aces (quando o adversário não consegue rebater o saque) e levou todos os games em que teve o serviço.

Ele precisou de somente uma hora e 25 minutos para conquistar o maior título de um brasileiro em simples desde 2001, quando o catarinense Gustavo Kuerten foi campeão do ATP 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. O carioca, de 2005, sequer era nascido.

João também ganhou, em 2025, o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e os Challengers (torneios de nível inferior aos ATP) de Canberra, na Austrália, e Phoenix, nos Estados Unidos. A partir desta segunda-feira (27), o brasileiro já busca um novo título. Ele estreia no ATP 1000 de Paris, na França, contra o canadense Denis Shapovalov, um dos adversários que superou na Suíça, nas quartas de final. O duelo ainda será marcado.

Lula: em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil

Kuala Lampur, 27/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com a imprensa. Frame: CanalGov/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (27) que está otimista em relação à suspensão das tarifas impostas ao Brasil pelos Estados Unidos e que, em poucos dias, os países deverão chegar a um acordo.

“Tive ontem na reunião [com o presidente Donald Trump] uma boa impressão de que logo, logo não haverá problema entre Estados Unidos e Brasil”, afirmou Lula, em coletiva de imprensa em Kuala Lumpur, na Malásia, às 11h de segunda-feira (27), no horário local (à meia noite no Brasil).

“Estou convencido de que, em poucos dias, teremos uma solução definitiva entre Estados Unidos e Brasil para que a vida siga boa e alegre do jeito que dizia o Gonzaguinha na sua música”, acrescentou.

No encontro, Lula disse que reforçou o argumento de que os Estados Unidos registram superávit no comércio com o Brasil, não havendo necessidade de taxação dos produtos brasileiros. Lula afirmou ter entregado um documento com os temas que pretende abordar nas negociações.

“Eu não estou reivindicando nada que não seja justo para o Brasil e tenho do meu lado a verdade mais verdadeira e absoluta do mundo, os Estados Unidos não têm déficit com o Brasil, que foi a explicação da famosa taxação ao mundo, que os Estados Unidos só iam taxar os países com quem eles tinham déficit comercial”, disse.

Perguntado por jornalistas se Trump fez alguma promessa ao Brasil, Lula brincou dizendo que não é santo para receber promessas.

“Para mim, o que ele tem que fazer é compromisso. E o compromisso que ele fez é que ele pretende fazer um acordo de muito boa qualidade com o Brasil.”

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que também participou da coletiva, nas próximas semanas, ocorrerão reuniões das equipes dos dois países para a construção de um acordo.

“Concordamos em trabalhar para construir um acordo satisfatório para ambas as partes. Nas próximas semanas, acordamos um cronograma de reuniões entre as equipes negociadores para tratar das negociações de ambos os países com foco nos setores mais afetados pelas tarifas”, afirmou.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, disse que as discussões com os Estados Unidos estão “avançando espetacularmente bem”.

“O Brasil solicita que haja reversão da decisão política tomada [relativa à taxação]. Os aspectos políticos que poderiam existir já não estão mais, não está mais na mesa aquilo que nunca poderia ter estado mesmo. Graças a essa posição, nós hoje fazemos uma discussão de um acordo comercial e não com outras naturezas que não sejam comerciais”, destacou Rosa.

Venezuela e COP

Na reunião com Trump, o presidente também se colocou à disposição para ajudar nas negociações com a Venezuela.

“Isso ficou muito claro, se precisar que o Brasil ajude, estamos à disposição, estamos à disposição para negociar”, disse.

“O Brasil não tem interesse que haja uma guerra na América do Sul. A nossa guerra é contra a pobreza e a fome. Se a gente não conseguir resolver o problema da fome e da miséria, como a gente vai fazer guerra? Para matar os famintos? Não dá para achar que tudo é resolvido à base da bala, que não é”, complementou.

Lula disse ainda que reforçou o convite para que Trump participe da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém. O presidente norte-americano anunciou a saída do país do Acordo de Paris, no qual os países se comprometem a reduzir as emissões de gases poluentes entre outras medidas para reduzir o aquecimento global.

“Convidei ele para ir a COP outra vez, disse para ele: ‘É importante que você vá para dizer o que você pensa. Se você não acredita nas coisas, vai lá para você poder dizer o que você pensa’. Não pode a gente fingir que não tem uma situação climática”, disse.

Outros mercados

Na coletiva, a equipe brasileira também ressaltou a importância das visitas à Indonésia e à Malásia, países com os quais o Brasil pretende expandir as relações.

“O Sudeste Asiático é o epicentro do crescimento global, zona dinâmica e polo de inovação tecnológica que está no centro das prioridades da política externa brasileira de diversificação de parcerias e atração de investimentos”, afirmou o ministro Mauro Vieira.

O presidente Lula também disse aos jornalistas que a Malásia terá apoio do Brasil para se tornar membro pleno do Brics. Atualmente, o país é um dos parceiros do grupo.

Lula completa 80 anos neste dia 27 de outubro. Ele começou a coletiva dizendo que está no melhor momento da minha vida. “Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver.”

 

Com gol mal anulado, Caruaru City encerra participação no Campeonato Pernambucano A2

Com gol mal anulado pelo VAR, o Caruaru City foi eliminado do Campeonato Pernambucano da Série A2 2025. A equipe caruaruense enfrentou o América, na tarde deste domingo (26), na Arena de Pernambuco, pela semifinal da competição, e acabou superada por 2×1.

O Caruaru City, que dominou as ações do jogo, chegou a empatar a partida no finalzinho, com gol legal do atacante William Anicete, mas a arbitragem de campo anulou, após erro gravíssimo na análise do árbitro de vídeo (VAR), marcando um impedimento inexistente (como mostra a imagem abaixo).

Nas palavras do presidente do Caruaru City, Evandro Marinho, após o jogo, o sentimento foi de indignação pelo erro determinante para o resultado final.

—“Infelizmente, a gente sofre com um erro grosseiro da arbitragem. Todos os esforços que foram feitos para ser uma competição justa e limpa, o VAR manchou a competição. As imagens são muito claras de que não havia impedimento e nós temos que lamentar e falar da nossa indignação pelo ocorrido”, apontou o presidente.

Evandro Marinho também aproveitou para parabenizar a torcida, atletas, comissão, staff, patrocinadores e parceiros que apoiaram o Clube no projeto de voltar à elite do futebol pernambucano. Ele garantiu que o Caruaru City seguirá pensando no futuro, e irá buscar parceiros e investimentos visando projetos que tornem o Clube cada vez mais forte dentro e fora de campo.

*Campanha* Com uma sequência de seis jogos de invencibilidade até a semifinal, o Caruaru City foi a equipe caruaruense com a melhor campanha no Campeonato Pernambucano da Série A2 2025. Em nove jogos, o Leopardo conquistou 3 vitórias, 4 empates e sofreu apenas duas derrotas, o que destaca a seriedade do trabalho desenvolvido por diretoria, comissão, atletas e parceiros.

Texto e imagens Assessoria Caruru City

Confira os serviços que funcionarão no município, nesta segunda (27), Dia do Servidor Público

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Administração (SAD), informa quais repartições públicas do município funcionarão e quais os horários estarão atendendo na próxima segunda-feira (27), quando será celebrado o Dia do Servidor Público. 

Secretaria de Saúde: UPA, SAMU, Maternidade Municipal de Caruaru Santa Dulce dos Pobres e Hospital Manoel Afonso funcionarão normalmente. 

Secretaria de Sustentabilidade e Bem-estar Animal: os parques municipais estarão fechados, para manutenção. A Via Parque funcionará das 6h às 22h. A AME Animal também estará fechada. 

Secretaria da Mulher: o Centro de Referência da Mulher Maria Neuma Silva Lira (CRM) segue com funcionamento 24h. Também é possível entrar em contato com o CRM por meio do número: (81) 98384-4310.

Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome: mantém o plantão do auxílio funeral, pelos números (81) 98384-2410 e (81) 98384-3756. O atendimento da pernoite para a população em situação de rua funciona normalmente, na Rua Souza Lima, s/nº, bairro Nossa Senhora das Dores (rua paralela à Rua Saldanha da Gama). A equipe de abordagem social também estará em atividade.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa: o Centro de Atendimento ao Turista, no Monte Bom Jesus, funcionará das 8h às 20h.

Ceaca: o administrativo será fechado e o mercado funcionará normalmente.

Clínica-Escola de Nutrição da Estácio Recife abre agenda para atendimentos sociais

A Clínica-Escola de Nutrição do Centro Universitário Estácio Recife está com agenda aberta para atendimentos voltados à saúde nutricional da população. A clínica oferece serviços completos, incluindo anamnese nutricional, avaliação física, análise de exames, elaboração de dieta personalizada e orientações nutricionais, conduzidos por estudantes de Nutrição sob supervisão de profissionais experientes.

Os atendimentos sociais, sem custos, acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h, no Campus Estácio Abdias de Carvalho. Os interessados devem realizar agendamento prévio pelo link: https://bit.ly/AgendeConsultaNutri.

A iniciativa é uma oportunidade para a comunidade receber acompanhamento nutricional de qualidade, enquanto os estudantes desenvolvem experiência prática em um ambiente acadêmico supervisionado.

Serviço
Clínica-Escola de Nutrição – Estácio Recife
Atendimento: terças, quartas e quintas
Horário: 8h às 12h
Local: Campus Estácio Abdias de Carvalho
Agendamento: https://bit.ly/AgendeConsultaNutri