Governadora Raquel Lyra prestigia abertura do São João de Petrolina e reforça apoio à cultura, ao turismo e à geração de empregos no Sertão

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta sexta-feira (19), a abertura oficial do São João de Petrolina, no Pátio Ana das Carrancas, principal polo dos festejos juninos do município. Acompanhada de autoridades locais, a gestora percorreu o espaço do evento, cumprimentou a população e celebrou o início da festividade que segue até o dia 27 de junho, destacando o apoio do Governo de Pernambuco à realização do evento.

“O São João de Petrolina é uma festa que se reinventa a cada ano, valorizando a nossa cultura popular e reunindo grandes artistas para garantir alegria ao nosso povo. É muito bonito ver a cidade movimentada, com hotéis e restaurantes cheios, gerando emprego e renda para a população. O Governo de Pernambuco está presente, apoiando a festa e trabalhando para garantir que este seja o São João mais seguro da nossa história, com reforço policial, videomonitoramento e investimentos que impulsionam o desenvolvimento do Sertão”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A expectativa da prefeitura é de que cerca de um milhão de pessoas passem pelo pátio durante as nove noites de evento. Durante a abertura da festa, passaram pelo palco artistas como Leonardo, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro, Seu Desejo, Michele Andrade, PV Calado e Breno Landim.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a parceria com o Governo de Pernambuco e destacou os impactos da festa na cidade. “Trabalhamos durante meses para realizar essa grande festa para a população. Fizemos questão de receber a equipe da gestão estadual para ver de perto como a cidade está movimentada, com o comércio aquecido, hotéis lotados e uma grande expectativa para os próximos dias”, explicou.

Além de fomentar a cultura e o turismo, o Governo do Estado também reforçou a segurança durante os festejos. Em Petrolina, a Operação São João contará com 3.602 lançamentos operacionais, ampliação do efetivo, monitoramento por câmeras, uso de drones, helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e funcionamento de uma delegacia temporária no Pátio Ana das Carrancas durante todo o período da festa.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o efetivo poderá contar com o apoio do GTA, de drones e de unidades especializadas, como o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), além da Central de Videomonitoramento. “Nossa expectativa é garantir tranquilidade para os sertanejos e para todos os visitantes que vêm prestigiar o São João de Petrolina”, afirmou.

“Nosso povo é apaixonado pelo São João. Na atual gestão, o governo sempre apoiou e patrocinou o São João de Petrolina, reconhecendo a importância e a grandiosidade dessa festa para a cidade e para o Estado”, enfatizou o deputado federal Fernando Filho.

Também participaram da abertura os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); os deputados federais Túlio Gadêlha e Guilherme Uchoa Júnior; os deputados estaduais Edson Vieira e Antônio Coelho; as prefeitas Catharina Garziera (Lagoa Grande) e Thallita Fonseca (Camutanga); além do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra entrega habitacional de 200 apartamentos em parceria com o governo federal

Encerrando a agenda de compromissos em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra entregou, neste sábado (20), o Residencial Dom Avelar, empreendimento com 200 unidades habitacionais destinadas a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A iniciativa, que conta com investimentos de R$ 30,5 milhões, faz parte de uma parceria do Governo de Pernambuco e governo Federal. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também anunciou a abertura do processo licitatório para compra de um equipamento de tomografia computadorizada para o Hospital Dom Tomás, com aporte superior a R$ 8 milhões.

“Entregar casas é entregar sonhos. Hoje, 200 famílias recebem suas chaves e saem do aluguel para um lar definitivo, incluindo pessoas com deficiência e famílias neurodivergentes, que agora terão mais segurança e dignidade. Esse resultado só é possível pela união do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura de Petrolina. A partir da moradia, outros avanços chegam junto, à exemplo das creches em construção e ações para garantir água tratada nas comunidades. É assim que a gente transforma a vida das pessoas, com trabalho contínuo e compromisso em não parar”, disse a governadora Raquel Lyra.

O residencial é composto por 13 blocos habitacionais, com quatro apartamentos por andar. Os edifícios possuem três e quatro pavimentos e estão localizados na Avenida da Redenção. A entrega representa mais um avanço da política habitacional desenvolvida em Pernambuco, ampliando o acesso à moradia digna e garantindo mais segurança, cidadania e qualidade de vida para as famílias contempladas.

“Com essa parceria conseguimos tirar do papel investimentos importantes, como a entrega de unidades habitacionais que transformam a vida de centenas de famílias e reforçam o compromisso com quem mais precisa”, disse o secretário Nacional das Periferias do Ministério das Cidades, Vitor Araripe.

O Residencial Dom Avelar foi selecionado pelo Ministério das Cidades para receber recursos do FAR em julho de 2024. Desde então, foram realizadas as etapas de aprovação junto à Neoenergia, Compesa, CPRH e Corpo de Bombeiros. A operacionalização do empreendimento ficou sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, enalteceu as ações da gestão estadual no município. “O Governo do Estado nunca chegou aqui em Petrolina de mãos vazias. Sempre traz consigo ações, obras, anúncios importantes e inaugurações”.
Jaqueline Fernandes, de 35 anos, foi uma das beneficiárias que recebeu das mãos da governadora as chaves da tão sonhada casa própria. Emocionada, ela contou que sua família vivia sob a insegurança de morar de aluguel. “Tudo está acontecendo no tempo certo. É um sonho realizado, que esperei por muitos anos”, disse.

A viabilização do residencial contou com o apoio do Grupo de Trabalho GT-FAR e FDS, instituído por decreto estadual em fevereiro de 2024 para acelerar a contratação de empreendimentos habitacionais de interesse social do Minha Casa, Minha Vida Faixa 1, destinado a famílias com renda de até dois salários mínimos.

Os deputados federais Túlio Gadêlha e Fernando Filho destacaram a importante parceria dos governos estadual, federal e município: “Quero destacar o quão essencial é a união entre governo Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura nessas entregas, que vão de habitação a obras e serviços essenciais”, disse Gadêlha. Já Fernando completou: “A atuação conjunta permite que investimentos cheguem com mais força aos municípios, viabilizando obras e políticas públicas que, isoladamente, seriam mais difíceis de executar”, finalizou.

Também presente na solenidade, o deputado estadual Antonio Coelho pontuou que nos últimos dez anos, Petrolina aumentou sua população em mais de 100 mil pessoas, e um fator fundamental para manter esse ritmo de expansão é justamente garantir a oferta de moradias. “Isso permite que mais famílias que chegam à cidade possam construir aqui uma vida melhor”, pontuou o parlamentar. O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, complementou. “Não tem nem como mensurar o quanto isso significa para quem nunca teve um pedaço de chão para poder morar. Essa entrega devolve dignidade e respeito às pessoas, com a projeção de um futuro melhor”, disse.

Participaram da agenda os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Roberto Asfora (Turismo e Lazer); o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; o vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho; além de Júlio Lóssio Filho, liderança política da região.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Mangue Bit continua com inscrições para edição histórica

O Mangue.Bit 2026 — a maior Conferência de startups e inovação do Nordeste — continua com inscrições abertas para sua edição especial de 10 anos. O evento é considerado uma das principais referências nacionais em networking, negócios e expositores de todas as áreas de TI. Acontecerá no dia 23 de setembro de 2026, no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, reunindo empreendedores, investidores, empresas, governo e lideranças de tecnologia.

 Para 2026, a expectativa é de uma edição ainda maior, com mais de 2 mil participantes, mais de 100 startups expositoras, dois palcos de conteúdo simultâneo, ampliação das áreas de experiência e um novo modelo de patrocínio voltado à geração de negócios. A proposta é aproximar ainda mais startups, investidores e governo, criando um ambiente de confiança para realização de parcerias e expansão.

“O Mangue.Bit chega aos 10 anos numa fase especial, mais madura, mais forte e ainda mais conectada com o futuro dos negócios inovadores. Nossa expectativa é reunir mais de 2 mil participantes, ampliar a presença de startups expositoras e apresentar novas experiências para quem busca conexão, parcerias estratégicas, investimento, mercado e mentorias”, destaca João Tompson, coordenador da conferência.

 Outra novidade da edição comemorativa de 10 anos é o lançamento da loja virtual oficial do Mangue.Bit, criada para aproximar ainda mais o público da identidade do evento. O espaço exibe produtos exclusivos da marca, como agendas, canecas, copos e outros souvenirs, permitindo que empresas, participantes, parceiros e admiradores do ecossistema de inovação levem para o dia a dia um registro simbólico dessa trajetória que conecta tecnologia, negócios, cultura e pertencimento.

 

 

SERVIÇO:

Mangue.Bit 2026 — Edição Especial de 10 anos
Data: 23 de setembro de 2026
Local: Cais do Sertão — Bairro do Recife (PE)

Guarda Municipal de Caruaru cumpre mandado de prisão durante patrulhamento

Durante patrulhamento realizado na última sexta-feira (19), no bairro Vassoural, uma equipe da Patrulha Rural da Guarda Municipal de Caruaru efetuou o cumprimento de um mandado de prisão em aberto.

Os agentes avistaram dois indivíduos em atitude suspeita e realizaram a abordagem. Durante a busca pessoal, nenhum material ilícito foi encontrado. No entanto, após consulta aos sistemas de segurança, foi constatada a existência de um mandado de prisão vigente contra um dos abordados.

Diante da confirmação da ordem judicial, o homem foi conduzido à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais cabíveis.

A ação integra o trabalho preventivo e ostensivo desenvolvido diariamente pela Guarda Municipal de Caruaru, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública e o cumprimento das determinações da Justiça.

Brasil vence e Wesley Safadão comanda a festa no Pátio de Eventos de Caruaru

 

A combinação entre futebol e muito forró transformou o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, nessa sexta-feira (19), em um verdadeiro celeiro verde e amarelo. Milhares de pessoas acompanharam a programação do São João de Caruaru 2026 e vibraram com a primeira vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, diante do Haiti por 3 a 0, pela segunda rodada do grupo C.

Antes de a bola rolar, o público foi aquecido pelos shows de Sâmya Maia e Taty Girl. Com repertórios repletos de sucessos que marcaram gerações do forró estilizado, as duas artistas cearenses colocaram os forrozeiros para cantar e dançar do início ao fim das apresentações.

A festa ganhou ainda mais intensidade após o apito final da partida. Com a confirmação do triunfo do Brasil no Mundial, o público celebrou em clima de euforia ao som de Wesley Safadão, uma das atrações mais aguardadas da programação junina da Capital do Forró.

Encerrando a noite, Eric Land manteve a animação em alta com um repertório marcado pelos sucessos da vaquejada e do forró. Entre gols, música e muita celebração, as milhares de pessoas vivenciaram mais uma noite memorável no maior e mais tradicional São João do País do Futebol.

A programação do Maior e Melhor São João do Mundo segue neste fim de semana com mais atrações no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e nos polos espalhados por toda a cidade. Confira: https://www.instagram.com/saojoaocaruaru.oficial?

Entre a chuva, o futebol e a sanfona, Caruaru recebe o mundo na Estação Ferroviária

A expectativa pelo jogo do Brasil, o som da música ecoando pelos polos, a chuva fina caindo sobre a cidade e o cheiro das comidas típicas espalhado pelo ar. A noite desta sexta-feira (19) reuniu tudo aquilo que faz de junho um mês especial em Caruaru. Na Estação Ferroviária, o clima de Copa do Mundo se misturou à tradição do São João e atraiu um público animado, disposto a aproveitar cada momento da festa.

A chuva não espantou os visitantes. Pelo contrário. Vindos de diferentes partes do Brasil e até do exterior, muitos fizeram da Estação Ferroviária um dos primeiros destinos ao chegar à cidade. Eles são recebidos no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que oferece informações em português, inglês e espanhol, além da distribuição de mapas e orientações sobre a programação do evento.

Entre os visitantes estava Mike, de Washington, nos Estados Unidos, que retorna pela segunda vez ao São João de Caruaru. “Estou aqui na chuva para ver a música. Gosto da festa, do ânimo do povo e estou até aprendendo a dançar forró. Eu vim caminhando e, quando vi esse espaço (o CAT), pensei: esse é o meu lugar”, contou enquanto aguardava o início das apresentações.

Quem também voltou à Capital do Forró foi Sara, do Rio Grande do Norte. Para ela, o retorno está sendo marcado pela evolução da festa. Oito anos depois da primeira visita, ela encontrou uma estrutura ainda mais preparada para receber moradores e turistas. “Tem mais iluminação, decoração e organização. Eu gosto muito dos polos de cultura tradicional, dos cortejos, do Polo do Pífano, do cheirinho da comida de São João e de ver o povo vestido bonito”, destacou.

Antes da transmissão da partida entre Brasil e Haiti, o Polo Camarão recebeu a apresentação de Onildo Almeida, artista que ajudou a eternizar a Feira de Caruaru através da música. Enquanto o público aguardava o jogo, também aproveitava para conhecer a cultura local. Foi o caso das amigas Lena, Socorro e Ana, recém-chegadas de Teresina, no Piauí, que já planejam conhecer a feira e o artesanato local. “Nossa primeira impressão é maravilhosa. Estamos gostando muito e queremos conhecer ainda mais da cidade, fazer um tour pelos pontos turísticos”, afirmaram.

Prefeito Rodrigo Pinheiro apresenta modelo de gestão exitosa de projetos desenvolvidos no município para executivos de multinacionais

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, recebeu, nessa sexta-feira (19), executivos de multinacionais com atuação em Pernambuco e membros do Instituto Americano de Gerenciamento de Projetos (PMI) PE. No encontro realizado na Sala de Monitoramento da prefeitura, foram apresentados os avanços de projetos liderados pelo município que servem de modelo para todo o país.

O São João de Caruaru foi um deles. Desenvolvido pelo PMO – Escritório de Projetos da Prefeitura de Caruaru, foi o vencedor do Prêmio Melhores do ano de 2025 (PMI-PE), em Pernambuco, representando o estado no Prêmio Melhores do Brasil em 2026 (PMI-Brasil), ficando entre os 13 melhores, entre 96 projetos nacionais.

A evolução da Lei Orçamentária Anual (LOA) também foi citada, através da educação básica, com as melhores escolas municipais de Pernambuco, segundo o Ideb, e o programa Minha Rua Nova, que vem alcançando uma meta de mais de 50% em infraestrutura.

“Com planejamento e estratégias a gente conseguiu avançar em muitas áreas como na geração de empregos, deixando Caruaru em primeiro lugar no interior de Pernambuco, atualizando as leis municipais para atrair mais empresas. Tendo o nosso próprio escritório de projetos e o Programa Academia de Projetos, que forma anualmente técnicos de várias secretarias, estamos elevando também a qualidade dos projetos da gestão”,  enfatizou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Preservado, Gabriel Magalhães garante estar bem para enfrentar Haiti

Brasília (DF), 19/06/2026 – Preservado, Gabriel Magalhães garante estar bem para enfrentar Haiti.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O zagueiro Gabriel Magalhães tranquilizou a torcida quanto às condições físicas para ir a campo nesta sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Haiti, pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo.

Durante a semana, o defensor da seleção brasileira foi poupado em algumas das atividades no Centro de Treinamento Columbia Park, em Nova Jersey, para controle de carga. O jogador do Arsenal (Inglaterra) participou de 53 jogos na temporada, 48 deles como titular, e atuou por 4.360 minutos, média de 82 minutos por partida.

Para efeito de comparação, Marquinhos, parceiro de Gabriel Magalhães na zaga do Brasil e capitão do Paris Saint-Germain (França), esteve em campo 39 vezes no mesmo intervalo de tempo, com 3.238 minutos, média de 83 minutos por duelo.

“Estou muito bem fisicamente. Tive uma temporada longa, com muitos jogos, mas me sinto bem e preparado”, garantiu o defensor, na entrevista coletiva que concedeu no estádio da Filadélfia, palco do jogo de hoje.

Contra o Haiti, Gabriel Magalhães tem a missão de auxiliar o Brasil a não ser vazado pela primeira vez desde 15 de novembro do ano passado, quando a seleção canarinho venceu Senegal por 2 a 0 no Emirates Stadium, em Londres. O zagueiro do Arsenal foi titular daquela partida, ao lado de Marquinhos. De lá para cá, foram seis jogos e oito gols sofridos.

“A gente entra em campo e não quer sofrer gols. Se não sofremos gols, estamos mais próximos da vitória. É trabalhar coletivamente. Com certeza, vamos entrar no jogo com o pensamento positivo de que vamos nos defender bem e sair sem tomar gols”, disse.

Apesar de não ter entrado em detalhes, o técnico Carlo Ancelotti admitiu, em entrevista coletiva nessa quinta (18), que deve fazer mudanças no time em relação ao empate por 1 a 1 com o Marrocos no último sábado (13), em Nova Jersey. Durante a semana, o italiano observou Danilo na lateral direita, posto que, na estreia da Copa, foi de Ibañez. Perguntado sobre as diferenças de atuar com um ou outro no setor, Gabriel Magalhães foi político.

“O Ibañez é um zagueiro que pode atuar como lateral e o Danilo um lateral que pode atuar como zagueiro. Os dois podem ajudar no que o mister [Ancelotti] pedir. É o mister quem vai decidir”, resumiu o jogador do Arsenal, reconhecendo que o nível de atuação do Brasil diante de Marrocos foi abaixo do esperado.

“A gente sabe que não começou bem [o jogo passado], temos total consciência disso. Somos o Brasil, uma equipe que quer a bola o tempo todo. É um jogo que passou, ficou de aprendizado. Com certeza, vamos mostrar a nossa força”, finalizou.

Empregadores têm até sábado para enviar dados ao eSocial

Rio de Janeiro (RJ), 28/05/2026 – Trabalhadores no Largo da Carioca após aprovação pela Câmara dos Deputados da PEC que acaba com escala de trabalho 6x1. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Termina neste sábado (20) o prazo para que os empregadores enviem ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) as informações sobre vínculos empregatícios referentes ao ano-base 2024. Os dados são necessários para viabilizar o pagamento do abono salarial, previsto para começar em outubro de 2026.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o envio dentro do prazo permite identificar os trabalhadores que atendem aos critérios para receber o benefício.

Quem regularizar as informações até a data limite garante a inclusão dos empregados aptos, com previsão de pagamento em 15 de outubro.

A pasta destaca que o preenchimento correto dos dados é fundamental para evitar inconsistências que possam impedir o acesso ao abono. O prazo representa também nova oportunidade para empregadores que não cumpriram o envio no período anterior.

Orientações mais detalhadas sobre os procedimentos foram disponibilizadas em um manual produzido pelo ministério. Acesse aqui.