Holanda atropela Suécia por 5 a 1 e mostra força no grupo F

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group F - Netherlands v Sweden - Houston Stadium, Houston, Texas, U.S. - June 20, 2026
Sweden's Lucas Bergvall in action with Netherlands' Teun Koopmeiners REUTERS/Pedro Nunes

A Holanda deu um sinal de força ao golear a Suécia por 5 a 1, na tarde deste sábado (20), em Houston, pela segunda rodada do grupo F da Copa do Mundo de 2026.

O triunfo conquistado com gols de Brobbey (2), Gakpo (2) e Summerville – com Elanga descontando para os suecos, embolou a classificação da chave, com os holandeses ultrapassando os adversários na ponta (4 pontos contra 3). Tunisia e Japão completam o grupo.

A Holanda, que vinha de empate contra a seleção japonesa, abriu vantagem logo no começo da partida. Brobbey marcou dois gols em 17 minutos para tranquilizar a seleção.

No primeiro, aos cinco, ele aproveitou jogada pela esquerda e cruzamento de Gakpo para empurrar para as redes.

No segundo, a jogada foi pelo outro lado. Um leve desvio de Brobbey foi o suficiente para marcar.

A Suécia chegou a descontar com Lagerbielke, de cabeça, mas o gol foi anulado por impedimento do zagueiro sueco.

No segundo tempo, o roteiro se repetiu. Dois gols precoces tiraram qualquer chance de reação da Suécia. Novamente, um mesmo jogador holandês foi às redes duas vezes.

Logo aos dois minutos, Dumfries fez jogada pela direita e encontrou Gakpo na segunda trave. Ele só escorou e marcou.

Aos oito, o mesmo Gakpo estufou as redes após receber na esquerda em jogada que começou com uma roubada de bola ainda na defesa.

A Suécia conseguiu seu gol de honra aos 13, quando Elanga recebeu lançamento e chutou cruzado para vencer o goleiro Verbruggen.

No entanto, a Holanda ainda fechou o placar com colaboração de Memphis Depay. O jogador do Corinthians encontrou passe para Summerville, aos 42, finalizar sem chances para Nordfeldt.

A terceira e última rodada definirá o destino das duas seleções, que podem ser adversárias do Brasil, já que o cruzamento colocou frente a frente as equipes dos grupos C e F na fase de 16 avos de final.

Na quinta-feira (25), a Holanda enfrenta a Tunísia em Kansas, enquanto a Suécia mede forças com o Japão em Dallas.

Ancelotti vê melhora do Brasil e espera ter Neymar contra a Escócia

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group C - Brazil v Haiti - Philadelphia Stadium, Philadelphia, Pennsylvania, U.S. - June 19, 2026 Brazil coach Carlo Ancelotti after the match IMAGN IMAGES via Reuters/Kyle Ross

O técnico Carlo Ancelotti considerou que a atuação do Brasil na vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo, atendeu às expectativas. O treinador avaliou que o futebol apresentado nesta sexta-feira (19), na Filadélfia, foi melhor que no empate por 1 a 1 com Marrocos, no último sábado (13), em Nova Jersey (Estados Unidos).

“Era o que eu esperava para esse jogo. Melhorar a qualidade. Menos erros, mais controle. Acho que, a nível defensivo, foi um bom jogo. Melhoramos e vamos melhorar [mais]. Temos de aproveitar a fase de grupos para chegarmos bem ao mata-mata”, projetou Ancelotti, em entrevista coletiva após a partida.

Não quer dizer, porém, que o italiano esteja pensando na fase eliminatória do Mundial. Segundo o treinador, as atenções estão voltadas ao terceiro e último confronto do Grupo C, na próxima quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), contra a Escócia, em Miami.

“Não pensamos no mata-mata, mas jogar bem contra a Escócia. [Queremos] Se possível, chegar na primeira posição [do Grupo C], que pode ser importante, então temos que nos preparar bem para esse jogo. A Escócia tem suas características e pode nos criar problemas, como criou para Marrocos [ou europeus foram derrotados por 1 a 0, em Boston, também nesta sexta]. É ter calma, tranquilidade e seguirmos trabalhando para melhorar”, afirmou.

Para o duelo contra os escoceses, Ancelotti espera ter Neymar à disposição. O atacante, em reta final de recuperação de uma lesão grau dois na panturrilha direita, sequer viajou para a Filadélfia e permaneceu em Nova Jersey dando sequência à preparação física para retornar aos gramados.

“Neymar vai treinar amanhã [sábado, dia 20], individual. Na segunda-feira [22], vai estar com a equipe e depois vai estar preparado para o jogo contra a Escócia”, garantiu o treinador.

Raphinha sente dores na coxa direita e será reavaliado

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group C - Brazil v Haiti - Philadelphia Stadium, Philadelphia, Pennsylvania, U.S. - June 19, 2026 Brazil's Raphinha acknowledges fans after the match REUTERS/Mike Segar

Em meio à euforia da primeira vitória do Brasil na Copa do Mundo de 2026, nesta sexta (19), contra o Haiti, surgiu a preocupação. Os 3 a 0 na Filadélfia acabaram ofuscando a saída de Raphinha, machucado, ainda no primeiro tempo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) soltou informe, ainda na madrugada de sábado (20), afirmando que o atacante sentiu dores no músculo posterior da coxa direita e que iniciou tratamento. Ainda segundo a nota, o jogador do Barcelona será reavaliado, provavelmente ainda hoje, para saber a gravidade do problema.

Raphinha vinha tendo uma performance de destaque contra o Haiti, com um gol e uma grande chance, ambos anulados por impedimento.

A região das dores sentidas por Raphinha é a mesma em que ele sofreu uma lesão no amistoso contra a França, em março, deixando-o fora de combate por cerca de um mês no clube espanhol.

A manhã de sábado para a seleção foi de trabalhos internos no hotel e na academia do CT de Columbia Park. À tarde, o grupo terá folga.

No Sertão, governadora Raquel Lyra entrega primeira creche do Pajeú e 300ª cozinha comunitária do Estado, no Moxotó

Dando continuidade às agendas no interior, a governadora Raquel Lyra entregou o primeiro Centro de Educação Infantil (CEI) da atual gestão no Sertão, no município de Tuparetama, no Pajeú, com investimento de R$ 5,7 milhões. A gestora também esteve em Sertânia, no Sertão do Moxotó, onde inaugurou a 300ª cozinha comunitária de Pernambuco. No município, a chefe do Executivo estadual ainda entregou 169 títulos de propriedade a moradores dos bairros Cohab 1 e Cohab 2.

“Inauguramos uma creche linda em Tuparetama, que vai trazer mais qualidade de vida para as mães e crianças daqui. Estamos buscando investimentos em todas as áreas, colocando água na torneira da casa das pessoas, transporte escolar e expandindo o Ilumina PE. E, em Sertânia, entregamos a cozinha comunitária de número 300, matando a fome de quem tem fome e gerando esperança no coração da nossa gente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Centro de Educação Infantil Maria Aparecida de Lima Rodrigues foi construído pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Tuparetama. Com capacidade para atender até 324 crianças, o equipamento conta com dez salas de aula, sala multiuso, espaço para amamentação, fraldário, refeitório, horta e demais ambientes planejados para garantir conforto, segurança e desenvolvimento integral dos estudantes.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou a qualidade da estrutura e a importância do equipamento, o sexto entregue pela gestão, para as famílias do município. “É um equipamento que traz dignidade e tranquilidade para as famílias que deixarão suas crianças em um ambiente seguro, acolhedor e preparado para o desenvolvimento infantil”, destacou.

Para a mãe de primeira viagem Maria Isabele, de 18 anos, a unidade representa a chance de estudar e trabalhar sem preocupações. “Sabemos da importância desse tipo de empreendimento para as mães que trabalham e que precisam cuidar dos seus filhos. Esse investimento é mais do que uma obra, é a garantia de tranquilidade”, declarou.

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado. “É uma parceria que tem transformado Tuparetama. O Governo de Pernambuco tem feito muito pelo Estado e não esqueceu da nossa cidade”, pontuou o gestor.

Chegando ao Sertão do Moxotó, a governadora inaugurou a 300ª cozinha comunitária do Estado, localizada na Praça do Alto do Rio Branco. O equipamento é o segundo do tipo em Sertânia e o de número 245 implantado na atual gestão. As cozinhas comunitárias já garantiram mais de 27,5 milhões de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade em todas as regiões de Pernambuco.

A titular da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Andreza Pacheco, comentou sobre a inauguração da unidade. “Hoje, estamos fazendo a inauguração de quatro cozinhas comunitárias. Por ser a de número 300, esta de Sertânia representa um marco para nós. É resultado de um grande trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, que realmente se importa em cuidar das pessoas”, frisou a secretária.

As cozinhas comunitárias contam com investimento inicial de R$ 50 mil, além de um repasse mensal de R$ 20 mil do Governo do Estado para manutenção. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, servindo cerca de 200 almoços por dia.

“Hoje, temos o apoio do Governo para levar alimento, educação, esporte, infraestrutura e dignidade para quem mais precisa. É assim que a gente transforma a vida das pessoas: chegando na ponta e cuidando de gente”, disse a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu. Muito emocionada, a beneficiária da cozinha comunitária Girlene Silva agradeceu à gestão estadual pela iniciativa. “Estou muito nervosa e emocionada por estar aqui hoje, com a certeza de que teremos sempre nossa alimentação garantida”, afirmou.

*REGULARIZAÇÃO* – Os 169 títulos de propriedades entregues na ocasião em Sertânia integram o Programa Morar Bem – Regularização Fundiária, executado pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). A ação garante, de forma gratuita, a titularidade definitiva dos imóveis às famílias beneficiadas, promovendo segurança jurídica, cidadania e acesso pleno ao direito à moradia.

O deputado estadual Kaio Maniçoba elogiou as entregas. “Ver esses locais lotados mostra o reconhecimento do povo por tudo o que tem sido feito pelo nosso Sertão. Não tem município neste Estado que não tenha recebido ação do Governo de Pernambuco”, frisou. O deputado federal Túlio Gadêlha também ressaltou o alcance das ações. “São poucas vezes que vemos uma gestão indo nas cidades dessa forma. Em Tuparetama, temos uma creche de verdade, sem rodízio de criança, com estrutura adequada; e em Sertânia, mais uma cozinha para matar a fome do povo pernambucano”, acrescentou.

*ILUMINAÇÃO* – Durante a passagem por Tuparetama, a governadora também assinou a autorização para a ampliação da substituição de luminárias convencionais por tecnologia LED, por meio do Ilumina PE. A iniciativa garantirá mais eficiência energética, economia para os municípios e reforço da segurança da população nos espaços públicos.

Em Tuparetama, acompanharam as entregas os prefeitos Delson Lustosa (Santa Terezinha), Flávio Marques (Tabira), Fredson (São José do Egito) e Gilson Bento (Brejinho); e o assessor da Copergás, Rubens Junior. Já em Sertânia, a solenidade contou com a presença do deputado estadual Luciano Duque; dos prefeitos Messias (Custódia), Wellington Siqueira (Ibimirim), Túlio Monteiro (Buíque) e Dr. Pedro (Iguaracy). Os secretários estaduais Rodrigo Ribeiro (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Túlio Vilaça (Casa Civil) estiveram em ambas as agendas.

Governadora Raquel Lyra prestigia abertura do São João de Petrolina e reforça apoio à cultura, ao turismo e à geração de empregos no Sertão

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta sexta-feira (19), a abertura oficial do São João de Petrolina, no Pátio Ana das Carrancas, principal polo dos festejos juninos do município. Acompanhada de autoridades locais, a gestora percorreu o espaço do evento, cumprimentou a população e celebrou o início da festividade que segue até o dia 27 de junho, destacando o apoio do Governo de Pernambuco à realização do evento.

“O São João de Petrolina é uma festa que se reinventa a cada ano, valorizando a nossa cultura popular e reunindo grandes artistas para garantir alegria ao nosso povo. É muito bonito ver a cidade movimentada, com hotéis e restaurantes cheios, gerando emprego e renda para a população. O Governo de Pernambuco está presente, apoiando a festa e trabalhando para garantir que este seja o São João mais seguro da nossa história, com reforço policial, videomonitoramento e investimentos que impulsionam o desenvolvimento do Sertão”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A expectativa da prefeitura é de que cerca de um milhão de pessoas passem pelo pátio durante as nove noites de evento. Durante a abertura da festa, passaram pelo palco artistas como Leonardo, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro, Seu Desejo, Michele Andrade, PV Calado e Breno Landim.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a parceria com o Governo de Pernambuco e destacou os impactos da festa na cidade. “Trabalhamos durante meses para realizar essa grande festa para a população. Fizemos questão de receber a equipe da gestão estadual para ver de perto como a cidade está movimentada, com o comércio aquecido, hotéis lotados e uma grande expectativa para os próximos dias”, explicou.

Além de fomentar a cultura e o turismo, o Governo do Estado também reforçou a segurança durante os festejos. Em Petrolina, a Operação São João contará com 3.602 lançamentos operacionais, ampliação do efetivo, monitoramento por câmeras, uso de drones, helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e funcionamento de uma delegacia temporária no Pátio Ana das Carrancas durante todo o período da festa.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o efetivo poderá contar com o apoio do GTA, de drones e de unidades especializadas, como o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), além da Central de Videomonitoramento. “Nossa expectativa é garantir tranquilidade para os sertanejos e para todos os visitantes que vêm prestigiar o São João de Petrolina”, afirmou.

“Nosso povo é apaixonado pelo São João. Na atual gestão, o governo sempre apoiou e patrocinou o São João de Petrolina, reconhecendo a importância e a grandiosidade dessa festa para a cidade e para o Estado”, enfatizou o deputado federal Fernando Filho.

Também participaram da abertura os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); os deputados federais Túlio Gadêlha e Guilherme Uchoa Júnior; os deputados estaduais Edson Vieira e Antônio Coelho; as prefeitas Catharina Garziera (Lagoa Grande) e Thallita Fonseca (Camutanga); além do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra entrega habitacional de 200 apartamentos em parceria com o governo federal

Encerrando a agenda de compromissos em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra entregou, neste sábado (20), o Residencial Dom Avelar, empreendimento com 200 unidades habitacionais destinadas a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A iniciativa, que conta com investimentos de R$ 30,5 milhões, faz parte de uma parceria do Governo de Pernambuco e governo Federal. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também anunciou a abertura do processo licitatório para compra de um equipamento de tomografia computadorizada para o Hospital Dom Tomás, com aporte superior a R$ 8 milhões.

“Entregar casas é entregar sonhos. Hoje, 200 famílias recebem suas chaves e saem do aluguel para um lar definitivo, incluindo pessoas com deficiência e famílias neurodivergentes, que agora terão mais segurança e dignidade. Esse resultado só é possível pela união do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura de Petrolina. A partir da moradia, outros avanços chegam junto, à exemplo das creches em construção e ações para garantir água tratada nas comunidades. É assim que a gente transforma a vida das pessoas, com trabalho contínuo e compromisso em não parar”, disse a governadora Raquel Lyra.

O residencial é composto por 13 blocos habitacionais, com quatro apartamentos por andar. Os edifícios possuem três e quatro pavimentos e estão localizados na Avenida da Redenção. A entrega representa mais um avanço da política habitacional desenvolvida em Pernambuco, ampliando o acesso à moradia digna e garantindo mais segurança, cidadania e qualidade de vida para as famílias contempladas.

“Com essa parceria conseguimos tirar do papel investimentos importantes, como a entrega de unidades habitacionais que transformam a vida de centenas de famílias e reforçam o compromisso com quem mais precisa”, disse o secretário Nacional das Periferias do Ministério das Cidades, Vitor Araripe.

O Residencial Dom Avelar foi selecionado pelo Ministério das Cidades para receber recursos do FAR em julho de 2024. Desde então, foram realizadas as etapas de aprovação junto à Neoenergia, Compesa, CPRH e Corpo de Bombeiros. A operacionalização do empreendimento ficou sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, enalteceu as ações da gestão estadual no município. “O Governo do Estado nunca chegou aqui em Petrolina de mãos vazias. Sempre traz consigo ações, obras, anúncios importantes e inaugurações”.
Jaqueline Fernandes, de 35 anos, foi uma das beneficiárias que recebeu das mãos da governadora as chaves da tão sonhada casa própria. Emocionada, ela contou que sua família vivia sob a insegurança de morar de aluguel. “Tudo está acontecendo no tempo certo. É um sonho realizado, que esperei por muitos anos”, disse.

A viabilização do residencial contou com o apoio do Grupo de Trabalho GT-FAR e FDS, instituído por decreto estadual em fevereiro de 2024 para acelerar a contratação de empreendimentos habitacionais de interesse social do Minha Casa, Minha Vida Faixa 1, destinado a famílias com renda de até dois salários mínimos.

Os deputados federais Túlio Gadêlha e Fernando Filho destacaram a importante parceria dos governos estadual, federal e município: “Quero destacar o quão essencial é a união entre governo Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura nessas entregas, que vão de habitação a obras e serviços essenciais”, disse Gadêlha. Já Fernando completou: “A atuação conjunta permite que investimentos cheguem com mais força aos municípios, viabilizando obras e políticas públicas que, isoladamente, seriam mais difíceis de executar”, finalizou.

Também presente na solenidade, o deputado estadual Antonio Coelho pontuou que nos últimos dez anos, Petrolina aumentou sua população em mais de 100 mil pessoas, e um fator fundamental para manter esse ritmo de expansão é justamente garantir a oferta de moradias. “Isso permite que mais famílias que chegam à cidade possam construir aqui uma vida melhor”, pontuou o parlamentar. O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, complementou. “Não tem nem como mensurar o quanto isso significa para quem nunca teve um pedaço de chão para poder morar. Essa entrega devolve dignidade e respeito às pessoas, com a projeção de um futuro melhor”, disse.

Participaram da agenda os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Roberto Asfora (Turismo e Lazer); o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; o vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho; além de Júlio Lóssio Filho, liderança política da região.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Mangue Bit continua com inscrições para edição histórica

O Mangue.Bit 2026 — a maior Conferência de startups e inovação do Nordeste — continua com inscrições abertas para sua edição especial de 10 anos. O evento é considerado uma das principais referências nacionais em networking, negócios e expositores de todas as áreas de TI. Acontecerá no dia 23 de setembro de 2026, no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, reunindo empreendedores, investidores, empresas, governo e lideranças de tecnologia.

 Para 2026, a expectativa é de uma edição ainda maior, com mais de 2 mil participantes, mais de 100 startups expositoras, dois palcos de conteúdo simultâneo, ampliação das áreas de experiência e um novo modelo de patrocínio voltado à geração de negócios. A proposta é aproximar ainda mais startups, investidores e governo, criando um ambiente de confiança para realização de parcerias e expansão.

“O Mangue.Bit chega aos 10 anos numa fase especial, mais madura, mais forte e ainda mais conectada com o futuro dos negócios inovadores. Nossa expectativa é reunir mais de 2 mil participantes, ampliar a presença de startups expositoras e apresentar novas experiências para quem busca conexão, parcerias estratégicas, investimento, mercado e mentorias”, destaca João Tompson, coordenador da conferência.

 Outra novidade da edição comemorativa de 10 anos é o lançamento da loja virtual oficial do Mangue.Bit, criada para aproximar ainda mais o público da identidade do evento. O espaço exibe produtos exclusivos da marca, como agendas, canecas, copos e outros souvenirs, permitindo que empresas, participantes, parceiros e admiradores do ecossistema de inovação levem para o dia a dia um registro simbólico dessa trajetória que conecta tecnologia, negócios, cultura e pertencimento.

 

 

SERVIÇO:

Mangue.Bit 2026 — Edição Especial de 10 anos
Data: 23 de setembro de 2026
Local: Cais do Sertão — Bairro do Recife (PE)

Guarda Municipal de Caruaru cumpre mandado de prisão durante patrulhamento

Durante patrulhamento realizado na última sexta-feira (19), no bairro Vassoural, uma equipe da Patrulha Rural da Guarda Municipal de Caruaru efetuou o cumprimento de um mandado de prisão em aberto.

Os agentes avistaram dois indivíduos em atitude suspeita e realizaram a abordagem. Durante a busca pessoal, nenhum material ilícito foi encontrado. No entanto, após consulta aos sistemas de segurança, foi constatada a existência de um mandado de prisão vigente contra um dos abordados.

Diante da confirmação da ordem judicial, o homem foi conduzido à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais cabíveis.

A ação integra o trabalho preventivo e ostensivo desenvolvido diariamente pela Guarda Municipal de Caruaru, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública e o cumprimento das determinações da Justiça.

Brasil vence e Wesley Safadão comanda a festa no Pátio de Eventos de Caruaru

 

A combinação entre futebol e muito forró transformou o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, nessa sexta-feira (19), em um verdadeiro celeiro verde e amarelo. Milhares de pessoas acompanharam a programação do São João de Caruaru 2026 e vibraram com a primeira vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, diante do Haiti por 3 a 0, pela segunda rodada do grupo C.

Antes de a bola rolar, o público foi aquecido pelos shows de Sâmya Maia e Taty Girl. Com repertórios repletos de sucessos que marcaram gerações do forró estilizado, as duas artistas cearenses colocaram os forrozeiros para cantar e dançar do início ao fim das apresentações.

A festa ganhou ainda mais intensidade após o apito final da partida. Com a confirmação do triunfo do Brasil no Mundial, o público celebrou em clima de euforia ao som de Wesley Safadão, uma das atrações mais aguardadas da programação junina da Capital do Forró.

Encerrando a noite, Eric Land manteve a animação em alta com um repertório marcado pelos sucessos da vaquejada e do forró. Entre gols, música e muita celebração, as milhares de pessoas vivenciaram mais uma noite memorável no maior e mais tradicional São João do País do Futebol.

A programação do Maior e Melhor São João do Mundo segue neste fim de semana com mais atrações no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e nos polos espalhados por toda a cidade. Confira: https://www.instagram.com/saojoaocaruaru.oficial?

Entre a chuva, o futebol e a sanfona, Caruaru recebe o mundo na Estação Ferroviária

A expectativa pelo jogo do Brasil, o som da música ecoando pelos polos, a chuva fina caindo sobre a cidade e o cheiro das comidas típicas espalhado pelo ar. A noite desta sexta-feira (19) reuniu tudo aquilo que faz de junho um mês especial em Caruaru. Na Estação Ferroviária, o clima de Copa do Mundo se misturou à tradição do São João e atraiu um público animado, disposto a aproveitar cada momento da festa.

A chuva não espantou os visitantes. Pelo contrário. Vindos de diferentes partes do Brasil e até do exterior, muitos fizeram da Estação Ferroviária um dos primeiros destinos ao chegar à cidade. Eles são recebidos no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que oferece informações em português, inglês e espanhol, além da distribuição de mapas e orientações sobre a programação do evento.

Entre os visitantes estava Mike, de Washington, nos Estados Unidos, que retorna pela segunda vez ao São João de Caruaru. “Estou aqui na chuva para ver a música. Gosto da festa, do ânimo do povo e estou até aprendendo a dançar forró. Eu vim caminhando e, quando vi esse espaço (o CAT), pensei: esse é o meu lugar”, contou enquanto aguardava o início das apresentações.

Quem também voltou à Capital do Forró foi Sara, do Rio Grande do Norte. Para ela, o retorno está sendo marcado pela evolução da festa. Oito anos depois da primeira visita, ela encontrou uma estrutura ainda mais preparada para receber moradores e turistas. “Tem mais iluminação, decoração e organização. Eu gosto muito dos polos de cultura tradicional, dos cortejos, do Polo do Pífano, do cheirinho da comida de São João e de ver o povo vestido bonito”, destacou.

Antes da transmissão da partida entre Brasil e Haiti, o Polo Camarão recebeu a apresentação de Onildo Almeida, artista que ajudou a eternizar a Feira de Caruaru através da música. Enquanto o público aguardava o jogo, também aproveitava para conhecer a cultura local. Foi o caso das amigas Lena, Socorro e Ana, recém-chegadas de Teresina, no Piauí, que já planejam conhecer a feira e o artesanato local. “Nossa primeira impressão é maravilhosa. Estamos gostando muito e queremos conhecer ainda mais da cidade, fazer um tour pelos pontos turísticos”, afirmaram.