Lula visita Sudeste Asiático para ampliar relação política e comercial

Jacarta, 22/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Jacarta. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta quinta-feira (23) uma visita de Estado à Indonésia. Ele já está em Jacarta, onde será recebido pelo presidente do país, Prabowo Subianto, para reafirmar a relação estratégica bilateral e tratar de outros temas da agenda regional e multilateral.

A recepção oficial será realizada pela manhã na capital indonésia, pouco depois da meia-noite no horário de Brasília. O fuso horário de Jacarta é de 10 horas à frente do horário de Brasília. Na pauta, estão instrumentos de cooperação em diversas áreas: ciência, tecnologia e inovação, energia e recursos minerais, medidas sanitárias e fitossanitárias, além de cooperação estatística.

Brasil e Indonésia estabeleceram Parceria Estratégica em 2008, a primeira do Brasil no Sudeste Asiático. A relação bilateral tem se aprofundado em diversas áreas, como comércio agrícola, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável. Em 2024, o intercâmbio comercial entre os dois países atingiu o recorde de US$ 6,3 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 2,6 bilhões.

A agenda do presidente também prevê participação no Fórum Econômico Brasil-Indonésia, com empresários de ambos os países.

Lula busca uma aproximação política com os países asiáticos e a possibilidade de expansão do comércio brasileiro com um mercado de 680 milhões de habitantes. A viagem à Indonésia é também uma retribuição à recente visita oficial de Subianto ao Brasil, ocorrida em julho deste ano, logo após a 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (24), o presidente Lula tem encontro marcado com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o cambojano Kao Kim Hourn. A sede da entidade fica na capital da Indonésia.

À tarde, Lula embarca para Kuala Lumpur, na Malásia. Lá, a programação inclui participações na cúpula da Asean e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS), além de um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ainda não está confirmado.

O Brasil é o único país latino-americano a manter Parceria de Diálogo Setorial com a Asean, com iniciativas de coordenação política e de cooperação multissetorial.

Centro do Recife: governadora em exercício Priscila Krause visita obras de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio

Na tarde desta quarta-feira (22), a governadora em exercício Priscila Krause visitou a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Recife, para acompanhar o avanço das obras no edifício, que tem grande simbolismo histórico e religioso para a capital e para Pernambuco. A obra é executada pela Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no valor de R$ 3,4 milhões.

“Hoje o Estado tem uma política sólida de preservação, com a Fundarpe atuando em sua plena capacidade e liderando 13 obras simultâneas, do Litoral ao Sertão, com o objetivo de conservar, restaurar e devolver patrimônios históricos e materiais à vida das pessoas. São R$ 75 milhões investidos nesse esforço. Temos exemplos aqui no Centro do Recife, como prédio do Diário de Pernambuco, o Liceu de Artes e Ofícios e o Cinema São Luiz, que retomou sua programação e voltou a ser um espaço de convivência e memória afetiva para a população”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

Foram restaurados e recuperados elementos como o forro, cimalhas, tribunas, portadas, púlpitos, arco cruzeiro, pinturas, retábulos e balaústres (antiga mesa de comunhão que delimita os níveis e espaços no corpo da nave); a capela-mor, com o retábulo do Santíssimo Sacramento, tribunas, cimalhas, forro, revestimentos parietais em talha e pinturas apaineladas; a sacristia da Irmandade do Santíssimo Sacramento, com o nicho de N. Sra. da Soledade; a sacristia da Matriz, com arcaz em jacarandá; e subcoro com forro, capela de N. Sra. da Piedade, pia batismal e painel do Batismo de Cristo.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula ressaltou o trabalho pela manutenção da memória do povo de Pernambuco. “Estamos aqui visitando uma obra que a gente deu ordem de serviço exatamente um ano atrás e, em breve, será uma igreja totalmente restaurada aqui no coração do Recife. É mais um feito do Governo do Estado, que tem feito um trabalho incrível no tocante à restauração e manutenção da nossa memória. Tenho certeza de que a população vai gostar muito do resultado”, afirmou a titular da pasta.

Durante a execução da obra, foram feitas prospecções das camadas pictóricas dos bens integrados, para identificação da camada primitiva, e numa delas foi descoberta uma pintura artística no barrado liso do coro, possivelmente do século XIX, contendo arranjos florais reproduzidos por molde tipo estêncil.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, detalhou os trabalhos realizados para garantir que as ações de conservação e restauro sejam feitas integrando os espaços locais, mantendo viva a história e memória de cada espaço. “Pernambuco é o estado brasileiro com o quarto maior número de bens tombados em nível federal. Isso representa uma grande responsabilidade para o poder público e para todos os cidadãos. O diferencial em alguns patrimônios é que, além de restaurar, estamos dando novos usos, com muito cuidado para que a essência dos locais seja preservada”, explicou.

SOBRE A IGREJA– A Matriz do Santíssimo Sacramento, do bairro de Santo Antônio, localizada no Centro do Recife, é um dos principais exemplares do barroco colonial em Pernambuco. Sua construção iniciou-se em 1753 e foi concluída em 1790, sendo posteriormente enriquecida com pinturas e douramentos do artista Manuel de Jesus Pinto, entre 1790 e 1805. O templo, tombado em nível federal, abriga oito altares, duas capelas laterais, consistório no piso superior, dupla fileira de tribunas e duas sacristias. Por sua dimensão histórica, artística e religiosa, a igreja é considerada o “coração do Recife”, ponto de referência da fé católica e da memória urbana da capital.

*Anderson Correia leva a Caravana do Direito Animal às cidades de Itaíba e Iati

O vereador e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UP) esteve nesta quarta-feira (22) percorrendo mais duas cidades de Pernambuco com a Caravana do Direito Animal. Desta vez, o projeto chegou aos municípios de Itaíba e Iati, no Agreste pernambucano, onde o parlamentar ministrou palestras nas Câmaras Municipais de cada cidade, abordando temas como direitos e proteção animal. As atividades reuniram estudantes do ensino médio da rede pública estadual, protetores da causa animal e o público em geral. Pela manhã, a ação ocorreu em Itaíba e, à tarde, em Iati, onde Anderson também concedeu entrevista a uma rádio local.

Durante as visitas, o vereador teve a oportunidade de dialogar com protetores, autoridades políticas e representantes da sociedade civil, fortalecendo o debate sobre políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais. Desde 2021, ano em que iniciou seu primeiro mandato, Correia vem conduzindo a Caravana do Direito Animal por diversas regiões do estado, ampliando o alcance do projeto e levando conscientização, informação e propostas concretas aos municípios pernambucanos.

“É muito importante levar o tema dos direitos dos animais para outras cidades e fortalecer essa pauta a nível estadual. Cada encontro é uma oportunidade de conscientizar, trocar experiências e incentivar a criação de políticas públicas que garantam mais respeito, proteção e dignidade aos animais. Fiquei extremamente feliz com a recepção nas cidades de Itaíba e Iati, onde fui recebido com muito carinho por todos. Agradeço aos convites, à acolhida e à participação de cada pessoa que esteve presente — foi uma alegria enorme poder compartilhar esse momento com todos”, destacou Correia.

Na terça (21), o parlamentar também esteve na cidade de Cupira, onde realizou palestra na Câmara Municipal, reunindo protetores, autoridades, representantes da sociedade civil e o público em geral, reforçando seu compromisso com a defesa e valorização da causa animal em todo o Estado.

Pedro Campos cobra do Conselho de Ética rigor contra Eduardo Bolsonaro e critica submissão da direita à família Bolsonaro

O líder do PSB na Câmara Pedro Campos (PE) defendeu, nesta terça-feira (22), a abertura de processo disciplinar contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, por traição à pátria. Pedro classificou as recentes declarações e atitudes do parlamentar, que se encontra nos Estados Unidos, como “um atentado à soberania nacional e ao decoro parlamentar”.

“As atitudes que o deputado Eduardo Bolsonaro tomou nos EUA, durante o exercício do seu mandato, extrapolam qualquer limite de atuação parlamentar”, disse. Pedro Campos ressaltou que a Câmara não pode continuar refém de quem ataca o próprio país e criticou o silêncio da direita diante do comportamento de Eduardo Bolsonaro.

Para ele, a direita brasileira está tomando uma posição vergonhosa, chancelando os absurdos falados por Eduardo Bolsonaro, por falta de coragem. “Esse Congresso aqui e, principalmente, a direita brasileira continua refém da família Bolsonaro. Refém de Eduardo Bolsonaro, sem coragem de dar, no mínimo, uma suspensão que fosse. Não é possível que essa seja a direita que vamos ter que ver dentro do Congresso Nacional, refém de um deputado que está nos Estados Unidos trabalhando contra o Brasil, contra o pai dele, contra o governador de São Paulo, contra todo mundo”, afirmou.

O deputado destacou que o Conselho de Ética precisa agir com coragem e isenção, sem seletividade política, para proteger a democracia e o decoro parlamentar.

“Faço um apelo para que a gente transforme o Conselho de Ética, como um lugar de ressurgimento e instrumento de democracia. Que tenha coragem de dizer que aqui tem limite. Não é possível aceitar todo dia um novo absurdo, uma nova loucura. E imagina o absurdo que o povo brasileiro vai achar o arquivamento dessa ação de ética porque não se teve coragem de enfrentar a discussão”, concluiu.

Agreste entra no clima das tradições alemãs com a Oktober Gravatá neste sábado (25)

Tradicional festa da cerveja alemã dá o tom do projeto Tardes no Polo, que chega à marca de 20 edições. Evento oferece cultura e lazer para adultos e crianças mensalmente no Polo Moveleiro

A cidade mais suíça de Pernambuco, que tem como atração casario típico e restaurantes onde a fondue é o carro-chefe, se rende às tradições das festas da cerveja da Alemanha e realiza, pela terceira vez, a sua Okfoberfest, neste sábado (25/10). O evento ocupa a programação de outubro do projeto Tardes no Polo, iniciativa de fomento ao turismo desenvolvida mensalmente no Polo Moveleiro, na entrada da cidade.

Dessa vez, a Oktober Gravatá lembra os 35 anos da reunificação da Alemanha, comemorados neste ano, e une os sabores e a cultura do país europeu à autêntica culinária regional. O destino é um dos polos gastronômicos de Pernambuco. A festa é promovida pela Prefeitura de Gravatá, com apoio institucional do Consulado da Alemanha no Recife, e patrocínio dos Supermercados Santana, Delícias da Serra, Construtora Solar, O Boticário, Mascote, JS Dedetização, Local Link e Exclusive Gold. Também são apoiadores a Alma Núcleo de Dança, Mowa, Gravatá Aventura, Garagem do Zito, Neto Escola de Música e da Sociedade Musical XV de Novembro.

“A Oktober Gravatá sempre tem recorde de público e é uma das edições mais esperadas do Tardes no Polo. A Rua Duarte Coelho fica cheia de moradores e visitantes, que vêm do Recife e das cidades vizinhas para aproveitar uma tarde agradável, com diversão gratuita e de qualidade, e também o aquecimento do comércio no Polo Moveleiro e ruas dos arredores”, afirma, animado, o prefeito Joselito Gomes.

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Secturcel) mobiliza toda a equipe para garantir que o evento de 2025 repita o sucesso dos anos anteriores. Além dos tradicionais três minipalcos com atrações musicais, das 16h às 22h, e do polo infantil, a rua é tomada por barracas, oferecendo cervejas diversas, comidas e produtos artesanais. As cervejarias Capunga, Babylon, Villa do Malte, Estranged Beer, São Lourenço, Alpina, Duvália e Alamoa.

Além dos shows e das compras, o público se diverte ainda com o cortejo de dançarinos com roupas típicas, ao som de músicas tradicionais alemãs. “O cortejo é o grande momento do Tardes no Polo, sempre surpreendendo pela cenografia, os figurinos dos bailarinos e as coreografias. As academias da cidade atendem nosso chamado para contribuir com a festa e mostrar todo o talento da classe artística local”, pontua o gestor da Secturcel, Marllon Lima.

*SERVIÇO:*

Tardes no Polo – Oktober Gravatá

Sábado, 25 de outubro, das 16h às 21h, no Polo Moveleiro (Rua Duarte Coelho, N. Srª das Graças, Gravatá). Aberto ao público

Corrida no Canavial 2025 reforça a importância da prevenção com o tema do Novembro Azul

A tradicional Corrida no Canavial chega à sua terceira edição, no próximo dia 9 de novembro, consolidando-se como um dos eventos esportivos mais esperados do Vale do São Francisco. Realizada pela Agrovale com a participação de colaboradores, atletas e a comunidade, a competição é um verdadeiro momento de integração, saúde e solidariedade.

Neste ano, a prova faz alusão ao Novembro Azul com o tema “Cuidar também é correr atrás da prevenção! ”, incentivando o autocuidado e a conscientização sobre a saúde do homem. A largada da Corrida será às 6h30, nas dependências da empresa com os percursos de 5KM e 10KM em um cenário único: a pista que corta o canavial, proporcionando uma experiência esportiva e visual inesquecível.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://cronoschip.com.br/. O valor é de R$ 66,00, mais a doação de um kit de higiene simples. Toda a renda será destinada a abrigos de idosos de Petrolina e Juazeiro, reforçando o caráter solidário da iniciativa.

Além da corrida, o evento contará com a Etapa final do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada e a tradicional trilha verde AgroCicloBike, ampliando as opções para quem deseja participar de um dia voltado ao esporte, à saúde e à solidariedade. A concentração acontece às 7h20, também na sede da Agrovale e o percurso será de 25 km. As inscrições para o AgroCicloBike podem ser feitas através do WhatsApp (71) 99974-0909. Os eventos esportivos têm a parceria do Governo do Estado, através do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (Faz Atleta).

Caruaru recebe nova edição da tradicional Feira de Flores de Holambra

O evento acontece de 28 de outubro a 11 de novembro, em frente à Fundação de Cultura (antiga Coletoria), no Centro da cidade

Caruaru volta a se encher de cores e aromas com mais uma edição da tradicional Feira de Flores de Holambra, que promete encantar o público com uma explosão de cores e perfumes.

A feira reúne mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais, entre elas orquídeas, lírios, antúrios, rosas do deserto, violetas, samambaias, bonsais, begônias e roseiras. O evento também apresenta variedades exóticas, como plantas carnívoras, bromélias, flores comestíveis, orquídeas aéreas e espécies que podem ser cultivadas na água.

Diretamente da cidade de Holambra (SP) — reconhecida como a maior produtora de flores e plantas ornamentais da América Latina — as plantas chegam direto dos produtores, o que possibilita preços acessíveis. Há opções a partir de R$ 5,00, como hipoestes, mini cactos e mini suculentas.

Holambra, localizada no interior de São Paulo, foi colonizada por imigrantes holandeses na década de 1940. Os primeiros bulbos e sementes trazidos por eles deram início à produção que transformou a região em referência nacional e internacional no cultivo de flores.

A Feira de Flores de Holambra oferece opções para todos os gostos e ambientes — desde espécies ideais para interiores, como casas, apartamentos e escritórios, até plantas perfeitas para varandas, jardins e quintais. No local, o público também encontra adubos, fertilizantes, substratos, vasos, terra vegetal e diversos acessórios para jardinagem.

Além da ampla variedade, a feira conta com colaboradores especializados, preparados para orientar os visitantes sobre rega, adubação e cuidados com as plantas, garantindo que cada flor continue bela e saudável mesmo após a compra.

Neste período que antecede o Dia de Finados, o espaço também oferece excelentes opções para homenagens, como azaleias, rosas, crisântemos, kalanchoes e gérberas.

A Feira de Flores de Holambra funciona diariamente, das 8h às 19h, em frente à Fundação de Cultura (antiga Coletoria), no centro de Caruaru. A entrada é gratuita. Venha e traga sua família para viver essa experiência florida!

Feira das Capelas movimenta o Parque 18 de Maio até o Dia de Finados

Cerca de 50 feirantes vendem capelas, velas e flores artesanais e artificiais no local

A tradicional Feira das Capelas já está em funcionamento no Parque 18 de Maio, em Caruaru, e segue até o dia 2 de novembro, data em que é celebrado o Dia de Finados. O espaço está localizado na Feira de Artesanato, próximo ao Polo Gastronômico, e reúne cerca de 50 feirantes.

Entre os itens disponíveis, estão capelas, velas, arranjos, vasos e flores artesanais e artificiais, que simbolizam o cuidado e o respeito com a memória de familiares e entes queridos. A feira funciona diariamente, das 8h às 18h, e, nos dias da Feira da Moda de Caruaru, o horário é estendido, acompanhando o movimento noturno.

De acordo com o secretário executivo do Parque 18 de Maio, Manoel Júnior, a Feira das Capelas é parte da identidade de Caruaru. “É um espaço que preserva a fé e a tradição, mas também garante renda para dezenas de famílias que vivem do comércio no Parque 18 de Maio. Nosso trabalho é seguir apoiando e fortalecendo essas histórias”, destacou.

Mulher vítima de violência doméstica já pode pedir proteção à Justiça sem sair de casa, via aplicativo TJPE+

As mulheres vítimas de violência doméstica já podem contar com um novo canal para se comunicar diretamente com a Justiça e pedir uma medida protetiva de urgência contra o agressor. O aplicativo TJPE +, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), já dispõe da ferramenta Medida Protetiva de Urgência Eletrônica. É fácil de usar, gratuita, sigilosa e pode salvar muitas vidas. 

Lançada em 21 de julho, a Medida Protetiva Eletrônica continua disponível no site do TJPE, que pode ser acessado pelo celular ou por computador em todo o Estado. Agora, se preferir, a mulher também pode baixar o aplicativo, que está nas lojas virtuais do Google e da Apple.

Ao acessar o serviço, sem precisar sair de casa, a mulher preencherá um formulário simples e prático e relatará a situação que está vivendo. Ela poderá anexar fotos, vídeos, prints de tela e áudios como prova da violência sofrida. Assim que o documento for enviado, a solicitação chegará imediatamente ao juiz ou juíza da comarca, que tomará uma decisão em no máximo 48 horas. Normalmente, as medidas protetivas de urgência determinam o afastamento do agressor do lar para garantir a segurança da mulher. 

“Estamos usando a tecnologia em nome da vida. Combater a violência doméstica e proteger as mulheres sempre será uma prioridade do Poder Judiciário”, diz o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.

Coordenadora da Mulher do TJPE, a desembargadora Daisy Andrade também destacou o caráter inovador da iniciativa. “Quanto mais possibilidades para a mulher vítima de violência recorrer à Justiça, melhor. Nossa luta para oferecer proteção judicial é contínua”.

Câmara aprova validade permanente para laudo de diabetes tipo 1

Brasília (DF), 08/03/2025 - Anvisa aprova a Awiqli, primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2. Foto: Awiqli/Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (21) projeto de Lei (PL) que concede validade por prazo indeterminado ao laudo de diabetes tipo 1. O diabetes tipo 1 (mellitus tipo 1 – DM1) tem origem hereditária e não pode ser revertido, por isso o acesso aos medicamentos não precisam de laudos renovados periodicamente. O texto será enviado ao Senado.

Os deputados aprovaram um texto substitutivo ao PL 3472/23, de autoria do deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO). O relator, deputado Max Lemos (PDT-RJ), disse que fez pequenos ajustes de técnica legislativa. Pelo projeto de lei, o documento poderá ser emitido por médico da rede pública ou privada, seguindo as exigências legais já vigentes.

“Considerando que o DM1 é uma condição crônica e irreversível, não há justificativa para a exigência de renovações periódicas do laudo apenas para fins burocráticos”, afirmou. “A proposta contribui para a redução de custos e de demandas desnecessárias no sistema de saúde, além de agilizar processos administrativos em diversas áreas, como saúde, educação, previdência assistência social, garantindo mais dignidade e menos transtornos aos pacientes”, completou.

A mudança ocorre na lei de 2006 que determinou ao Sistema Único de Saúde (SUS) a distribuição gratuita de insulina e de insumos para controle da glicemia.

“O laudo médico que ateste o diagnóstico confirmado de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) tem validade indeterminada, independentemente de ter sido emitido por profissional da rede de saúde pública ou de saúde privada”, diz o texto aprovado.

Linguagem simples
Os deputados aprovaram ainda o projeto de Lei (PL) 6256/2019 que institui a Política Nacional de Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.

Pela proposta, os órgãos da administração pública direta e indireta deverão adotar nas suas comunicações procedimentos para a transmissão clara e objetiva de informações, com técnicas de linguagem simples na redação de textos dirigidos, de modo que as palavras, a estrutura e o leiaute da mensagem permitam ao cidadão facilmente encontrar a informação, compreendê-la e usá-la.

Entre os procedimentos estão a adoção da redação de frases em ordem direta, frases curtas; o uso palavras comuns, de fácil compreensão; o uso de sinônimos de termos técnicos e de jargões ou explicá-los no próprio texto; evitar a utilização de palavras estrangeiras que não sejam de uso corrente e não usar termos pejorativos, entre outros. O texto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.