Governadora em exercício Priscila Krause presta homenagem ao ex-governador Jarbas Vasconcelos em celebração pelos 25 anos do Porto Digital

A governadora em exercício Priscila Krause participou, nesta quarta-feira (15), do happy hour em celebração pelos 25 anos do Porto Digital, um dos principais distritos de inovação da América Latina. A cerimônia, inserida na programação do REC’n’Play 2025, comemorou mais de duas décadas de uma das mais importantes iniciativas de transformação urbana e econômica de Pernambuco, reconhecendo o papel do ex-governador Jarbas Vasconcelos, um dos idealizadores do projeto, que marcou presença no evento.

“Hoje, por uma questão de absoluta justiça histórica, prestamos essa homenagem ao governador Jarbas Vasconcelos, que teve uma verdadeira visão de futuro. Vinte e cinco anos depois, com o Porto Digital consolidado, a gestão da governadora Raquel Lyra realiza o maior contrato de gestão da história do ecossistema, um aporte de R$ 44 milhões, tendo como princípios a interiorização, a democratização do conhecimento e a internacionalização do Porto Digital”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

Atualmente, o Porto Digital reúne 475 empresas e mais de 21 mil colaboradores, movimentando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. “Ecossistemas de inovação não aparecem, são criados. E, se a gente não tivesse criado o Porto Digital lá atrás, talvez os 21.500 empregos que a gente tivesse aqui fossem 5 ou 6 mil na cidade do Recife. Então, essa homenagem a ele [Jarbas Vasconcelos] é justíssima. Vamos fazer 25 anos em dezembro agora, e a gente achou que seria muito apropriado fazer essa homenagem a Jarbas”, afirmou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

A parceria entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital vem sendo ampliada nos últimos anos. Em 2024, foi firmado o maior contrato de gestão da história do parque, no valor de R$ 44,5 milhões, reforçando o papel do Estado no incentivo à inovação. Entre as ações conjuntas, destacam-se a expansão internacional com o Porto Digital Europa (em Aveiro, Portugal), o novo Armazém da Criatividade em Caruaru, o Programa Ponte Tech e o futuro Porto Digital Petrolina, que ampliará a interiorização do ecossistema.

O deputado estadual Jarbas Filho destacou a importância do momento. “O Porto Digital é reconhecido mundialmente por institutos, revistas científicas e pelas maiores entidades de tecnologia e inovação. Esse é um legado que o meu pai deixou para Pernambuco, entre tantos outros. Ele também deixou um legado na cultura, com a criação da Fenearte, e na Educação, com as Escolas em Tempo Integral”, disse o parlamentar.

Presente no evento, o senador Fernando Dueire falou sobre a importância da contribuição do ex-governador Jarbas Vasconcelos para a criação do Porto Digital. “Imaginem, 25 anos atrás, ele [Jarbas Vasconcelos] já acreditava que isso ia ser o que é hoje. Mas ele acreditou, como acreditou na Fenearte, pela qual foi homenageado pela governadora Raquel Lyra e pela vice-governadora Priscila Krause”, pontuou o senador.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais Cacau de Paula (Cultura) e Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), assim como Ana Luiza Ferreira, diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco .

Prefeitura de Caruaru abre inscrições para edital do São João 2026 nesta quinta-feira (16)

Os artistas e grupos culturais podem se inscrever a pelo Mapa Cultural até o dia 16 de novembro

Os artistas interessados em compor a programação do São João de Caruaru 2026 poderão se inscrever no edital do evento a partir desta quinta-feira (16). Realizado integralmente pelo Mapa Cultural, o processo terá início a partir das 8h e seguirá até às 16h59 do dia 16 de novembro. Os candidatos deverão preencher o formulário que estará disponível em: mapacultural.caruaru.pe.gov.br.

Neste ano, estão disponíveis dois editais: um voltado para Música e outro para demais linguagens artísticas, incluindo Cultura Popular, Artes Integradas, Artes Urbanas, Artes Cênicas, Circo, Literatura, Artesanato, Audiovisual, Artes Visuais, Design e Moda, Fotografia, Patrimônio Cultural, Povos Tradicionais, Dança e Gastronomia.

Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, com comprovação de atuação na área há pelo menos seis meses, e pessoas jurídicas (inclusive MEI) de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, que comprovem exclusividade do artista ou grupo por um período mínimo de seis meses.

As propostas serão avaliadas pela Comissão de Seleção de Propostas do São João de Caruaru, composta por representantes da Fundação de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural. A pontuação seguirá os critérios de Mérito Artístico e Cultural, com nota máxima de 10 pontos, considerando o currículo, a relevância e o valor cultural da proposta. Também haverá pontuação adicional para proponentes que se autodeclarem pessoas negras, indígenas, tradicionais, idosas, com deficiência, mulheres cis, pessoas trans, travestis ou LGBTQIAPN+.

Os artistas selecionados por meio do edital irão compor 80% da programação oficial do São João de Caruaru 2026.

*Confira o cronograma do edital:*

Período de inscrições – 16 de outubro a 16 de novembro de 2025

Divulgação dos habilitados na análise documental e heteroidentificação – 1 de dezembro de 2025

Período de recursos da primeira etapa – 2 a 7 de dezembro de 2025

Resultado dos recursos – 8 de dezembro de 2025

Divulgação das notas das propostas – 12 de janeiro de 2026

Solicitação de súmula – 13 a 15 de janeiro de 2026

Anúncio da grade parcial da programação do São João 2025 – 19 de março de 2026

Dia do Professor: uma homenagem do vereador Jorge Quintino

Neste 15 de outubro, Dia do Professor, como vereador e também educador, presto minha mais profunda homenagem àqueles que fazem da sala de aula um território de transformação social: as professoras e os professores do nosso município.

Ser professor é exercer uma das mais nobres e exigentes missões da sociedade. É comprometer-se diariamente com o futuro, mesmo diante das dificuldades impostas pela realidade. É, como bem define o educador Jorge Larrosa, “criar espaços de experiência”, onde o saber se transforma em vida, em possibilidades, em dignidade.

Aproveito esta data para reconhecer os avanços conquistados em Caruaru na valorização da carreira docente. Destaco, com justiça, a realização do *concurso público para professores* municipais, uma demanda histórica da categoria e que representa um marco para a estabilidade, a meritocracia e a valorização do serviço público.

Outro passo importante foi a garantia do *pagamento do piso nacional do magistério* não apenas aos profissionais efetivos, mas também aos contratados, respeitando o direito de todos que se dedicam à educação com a mesma responsabilidade e entrega.

Essas ações da gestão municipal, liderada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, demonstram que, quando há diálogo, compromisso e visão de futuro, é possível avançar de forma concreta na construção de uma educação pública mais justa e estruturada.

Neste dia de reflexão e celebração, reafirmo meu compromisso com os educadores e educadoras de Caruaru. Que esta data sirva não apenas para homenagens, mas também para fortalecer o reconhecimento e a luta permanente por melhores condições de trabalho, formação continuada e respeito à nossa missão.

A todos os professores, o meu respeito, admiração e gratidão. Que nunca nos falte coragem para ensinar — nem políticas públicas que nos deem motivos para continuar acreditando.

*Jorge Quintino*

Vereador de Caruaru | Professor | Defensor da Educação

PGR diz que deputados não podem pedir prisão de Eduardo Bolsonaro

Deputado Eduardo Bolsonaro durante sessão de posse dos deputados federais para a 56a Legislatura.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou nesta terça-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer no qual afirma que parlamentares não podem requerer a prisão do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O parecer foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes após os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) pedirem a prisão do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é investigado na Corte pelo tarifaço dos Estados Unidos contra as exportações brasileiras.

Segundo Gonet, somente o Ministério Público, a Polícia Federal ou um assistente de acusação podem solicitar a medida.

“SS. Exas [Suas Excelências] não estão habilitadas no feito em nenhuma dessas posições, o que lhes subtrai a legitimidade processual para postular no feito”, afirmou.

Contudo, o procurador disse que poderá avaliar a decretação de medidas cautelares contra Eduardo Bolsonaro.

“De toda sorte, a Procuradoria-Geral da República se reserva à avaliação, em instante que estime oportuno, de eventual requerimento de medidas cautelares, inclusive no que tange ao aspecto da sua viabilidade efetiva”, completou.

No mês passado, Gonet apresentou denúncia contra o filho de Bolsonaro e o blogueiro Paulo Figueiredo pelo crime de coação no curso do processo.

Ambos moram nos Estados Unidos e foram investigados no inquérito que apurou a participação deles na promoção do tarifaço contra o Brasil e de sanções contra integrantes do governo federal e do Supremo.

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 40 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.927 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (14). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 40 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 11 – 27 – 34 – 55 – 56 – 58

43 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 45.167,65 cada
3.322 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 963,70 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quinta-feira (16), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

Garanhuns: Edital para artistas interessados em participar do “Encantos do Natal 2025” segue aberto até 20 de outubro

As inscrições podem ser feitas presencialmente, na sede da Secretaria de Cultura, de forma on-line ou por e-mail

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Casa do Artesão, abriu inscrições para artistas e grupos que desejem integrar a programação do Encantos do Natal 2025. O edital tem como objetivo selecionar propostas para compor a grade do evento, que será realizado entre os dias 31 de outubro de 2025 e 11 de janeiro de 2026.

As propostas poderão contemplar diferentes formatos de apresentações, como a Cantata ao vivo da Ave Maria e do Pai Nosso, na sacada do Palácio Celso Galvão; Apresentações musicais intimistas, na Praça Tavares Correia, Praça Mestre Dominguinhos (Vila Gastronômica) e no Palácio Celso Galvão; Contação de histórias na Praça Dom Moura. Além de outras intervenções artísticas e musicais ao longo do período do Encantos do Natal 2025.

Instituições escolares e religiosas que desejarem participar de forma voluntária também devem se inscrever, apresentando a documentação solicitada no edital.

O edital completo está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns — garanhuns.pe.gov.br, na aba “Editais Cultura”.

As inscrições presenciais podem ser realizadas até 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Secretaria de Cultura de Garanhuns, localizada na Rua Siqueira Campos, nº 75, bairro Santo Antônio. Já as inscrições on-line devem ser enviadas para o e-mail convocatoriasgaranhuns@gmail.com, com o assunto “Convocatória Encantos do Natal 2025”, até as 23h59min do dia 20 de outubro de 2025.

Moraes manda soltar réu do 8/1 após erro judicial

Brasília (DF), 11/09/2025 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que realiza o quinto dia de julgamento dos réus do Núcleo 1 da trama golpista, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (14) a soltura de Divanio Natal Gonçalves, um dos réus acusados pela participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A soltura foi determinada após a defesa do acusado indicar um erro judicial ocorrido na Justiça de Minas Gerais.

Em março de 2023, Moraes determinou medidas diversas da prisão contra o acusado e impôs a utilização de tornozeleira eletrônica, o comparecimento semanal à Justiça e proibiu Divanio de deixar Uberlândia (MG), onde mora, sem autorização. As medidas deveriam ser fiscalizadas pela Vara de Execuções Penais (VEP).

Contudo, o processo foi parar na Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e de Precatórios Criminais, onde o réu passou a comparecer regulamente e cumprir as medidas determinadas pelo ministro.

Sem saber que o processo estava em outro setor, a VEP informou ao Supremo que Divanio Gonçalves não compareceu à Justiça.

Diante da informação, Moraes decretou a prisão do acusado, que foi cumprida em abril deste ano.

Durante a audiência de custódia, a irregularidade também não foi suscitada pela defesa.

Após ser acionado pela nova defesa constituída pelo réu, o ministro decidiu soltar Divanio e determinou novas medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, cancelamento do passaporte, proibição de sair do país, suspensão do porte de arma e proibição do uso de redes sociais.

“A nova defesa do réu demonstrou que o cumprimento das medidas cautelares fixadas por esta Suprema Corte estava sendo fiscalizado pelo juízo da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e de Precatórios Criminais da Comarca de Uberlândia/MG, e não na Vara de Execuções Penais”, afirmou Moraes.

Da “sulanca” à sustentabilidade: O Agreste Pernambucano reinventa a moda brasileira

Por Marcelo Rodrigues

A Feira da Moda de Caruaru, com uma nova denominação oportuna e inteligente, antes conhecida como Feira da Sulanca, movimenta milhões de reais semanalmente e coloca o Agreste pernambucano no mapa da indústria têxtil nacional. Junto com Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, a região forma o maior polo de confecções do Brasil, empregando diretamente mais de 100 mil pessoas. Mas por trás dos números impressionantes, uma questão urgente precisa ser enfrentada: como transformar esse gigante produtivo em referência de sustentabilidade por intermédio da economia circular?

O modelo tradicional da indústria têxtil segue uma lógica linear: extrair, produzir, consumir e descartar. No Agreste, essa dinâmica se intensifica pela velocidade de produção e pelo volume de resíduos gerados. Toneladas de retalhos, sobras de tecidos e peças não vendidas acabam em aterros ou são queimadas, desperdiçando recursos valiosos e causando danos ambientais significativos. A economia circular propõe exatamente o oposto: fechar o ciclo produtivo, transformando resíduos em novos produtos e mantendo materiais em uso pelo maior tempo possível.

Implementar esse conceito no polo têxtil do Agreste não é apenas uma questão ambiental, mas uma oportunidade econômica sem precedentes. Os retalhos descartados podem alimentar cadeias produtivas inteiras, gerando emprego e renda para artesãos, cooperativas e pequenos empreendedores. Empresas podem criar linhas de produtos feitos exclusivamente com sobras, agregando valor através do apelo sustentável que atrai consumidores cada vez mais conscientes.

O mercado global está mudando, e marcas que não se adaptarem ficarão para trás.

Santa Cruz do Capibaribe já demonstra sinais dessa transformação. Alguns empresários começaram a repensar processos, investindo em tecnologias que reduzem o consumo de água e energia. Experiências com tingimento natural, uso de algodão orgânico e parceria com cooperativas de reciclagem mostram que é possível conciliar produtividade com responsabilidade ambiental. Toritama, conhecida pela produção massiva de jeans, enfrenta o desafio particular do tratamento de água contaminada por corantes, mas iniciativas locais de tratamento e reuso começam a surgir.

O caminho para consolidar a economia circular na região passa por três pilares fundamentais. Primeiro, investimento em infraestrutura: centros de triagem e processamento de resíduos têxteis, estações de tratamento de efluentes e laboratórios para desenvolvimento de novos materiais. Segundo, capacitação: formar empresários, trabalhadores e técnicos em práticas sustentáveis, design circular e gestão ambiental. Terceiro, políticas públicas: incentivos fiscais para empresas sustentáveis, linhas de crédito facilitadas e regulamentação que estimule boas práticas sem sufocar os pequenos produtores.

A Feira da Moda de Caruaru pode se tornar vitrine dessa revolução. Imagine pavilhões dedicados à moda sustentável, desfiles que celebrem criações feitas com materiais reaproveitados, prêmios para empreendedores inovadores que desenvolvem soluções ecológicas. Compradores do Brasil inteiro e do exterior chegariam não apenas pela quantidade e preço, mas pela qualidade ética e ambiental dos produtos.

O Agreste pernambucano construiu seu protagonismo na moda brasileira com criatividade, trabalho duro e espírito empreendedor. Agora, a região tem a chance de liderar outra revolução: provar que desenvolvimento econômico e preservação ambiental caminham juntos. A economia circular não é utopia distante, mas necessidade presente. Transformar resíduos em recursos, fechar ciclos produtivos e construir um futuro sustentável está ao alcance das mãos calejadas que costuram, todos os dias, o futuro da moda brasileira. O momento de agir é agora, e o Agreste pode mostrar o caminho.

Marcelo Rodrigues, é advogado especialista em direito ambiental e urbanístico, consultor técnico em sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Caruaru, ex-Secretário de Meio Ambiente do Recife.

“É inacreditável a decisão de Raquel Lyra de recusar recursos federais e optar por empréstimos para custear o aeroporto de Caruaru”, diz Silvio Costa Filho

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, criticou, nesta terça-feira, a postura da governadora Raquel Lyra em relação às obras do Aeroporto de Caruaru. Segundo o ministro, a decisão do Governo de Pernambuco de recusar recursos federais disponíveis e optar por contrair um empréstimo com juros para tocar o projeto representa uma escolha equivocada e prejudicial aos cofres públicos.

Silvio lembrou que o Governo Federal estava pronto para executar 100% da obra com recursos próprios, sem custo algum para o Estado. No entanto, a pedido da própria governadora — por se tratar de uma obra localizada em sua cidade natal — foi firmada uma parceria em que cada ente destinaria R$ 75 milhões para a execução do aeroporto.

“Infelizmente, o que vemos é uma decisão estreita da governadora Raquel Lyra. Abrir mão de R$ 150 milhões do Governo Federal para pegar empréstimo para bancar obra do aeroporto é um erro na minha avaliação. Esses recursos poderiam ser destinados para muitos municípios de Pernambuco que precisam de um apoio financeiro do estado. É inacreditável a decisão de Raquel Lyra de recusar recursos federais e optar por empréstimos para custear o aeroporto de Caruaru”, disse Silvio Costa Filho.

O ministro também destacou que o projeto do aeroporto ficou mais de um ano engavetado pela gestão estadual sob o argumento de ajustes técnicos, o que atrasou o cronograma e impediu que o empreendimento avançasse com o apoio da União.

Silvio Costa Filho reiterou que o Governo Federal segue aberto ao diálogo e disposto a investir em Pernambuco, mas lamentou a postura da governadora, que, segundo ele, “coloca questões políticas acima do interesse da população”.

“Nosso compromisso é com o desenvolvimento do estado e com o fortalecimento da infraestrutura aérea de Pernambuco. Não podemos admitir que disputas políticas atrasem projetos que trariam empregos, turismo e crescimento para o Agreste e para todo o estado”, concluiu o ministro.

Vale ressaltar que, no lançamento do projeto do novo Aeroporto, a governadora defendeu a parceria, lembrando que o projeto só foi adiante graças a uma decisão política do ministro Silvio e o presidente Lula. No mesmo ato, Raquel disse que a obra não tinha coloração partidária e chegou a defender que seria muito importante para o Estado se o novo aeroporto fosse construído totalmente com recursos federais.

“Vale frisar que a decisão da governadora vai na contramão da parceria que o governo do presidente Lula tem estabelecido com Pernambuco através de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos como recursos para o Porto de Suape e Porto do Recife, requalificação do Aeroporto de Recife, Petrolina e Serra Talhada, além da inclusão dos aeroportos de Garanhuns e Araripina, no Programa de Investimentos nos Aeroportos Regionais (AmpliAR)”, disse Silvio.

Mais de 200 profissionais iniciam serviços do Prefeitura na Porta no bairro Rendeiras

O objetivo é atender as demandas de limpeza e manutenção nas ruas, praças e áreas verdes da localidade

As ações de limpeza e zeladoria do programa “Prefeitura na Porta” chegaram ao bairro Rendeiras nesta segunda-feira (13) com todas as equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). Assim que os 44 veículos envolvidos começaram a entrar no bairro, foi possível ver os moradores saindo nas portas para acompanhar a movimentação.

Somente no primeiro dia, 240 profissionais deram início aos trabalhos que seguem sendo realizados ao longo da semana e incluem poda, capinação, varrição, pintura de meio-fio, remoção de entulho, limpeza de rios e canais, manutenções na iluminação, paisagismo e atendimentos da AME Animal, com o castramóvel.

O morador Pedro Hierro mora no bairro Rendeiras há 27 anos e destacou a transformação que já sente no local com todos os serviços chegando ao mesmo tempo. “Posso dizer que, hoje, estamos passando pelo melhor momento aqui, a praça está sendo bem cuidada, as ruas estão mais limpas e a Prefeitura vem trabalhando bem na organização”, declarou.

Moradora do bairro há 38 anos, Dona Rosilene destacou a importância da ação. “O que mais importa é ver o bairro limpo, isso faz toda a diferença. A limpeza melhora o ambiente, é bom pra gente e para todos os moradores. Aqui estava precisando desse cuidado e agora vai melhorar bastante”.

Para o Secretário de Serviços Públicos, Vital Florêncio, a ideia do programa é justamente essa, causar impacto positivo na vida da população. “A gente vê a alegria das pessoas quando as máquinas chegam aos bairros. O povo quer isso: os serviços públicos chegando cada vez mais próximos de quem mais precisa”, reforçou.