Arcebispo de Aparecida pede que políticos eleitos votem pelos pobres

São Paulo (SP), 12/10/2025 - Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP), durante missa solene no Dia de Nossa Senhora de Aparecida. Frame: Reprodução/Santuário Nacional de Aparecida

Durante a pregação deste domingo (12), o arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, pediu para que os políticos que foram eleitos pelo povo votem por leis que sejam favoráveis aos pobres. O discurso foi feito durante a missa das 08h da manhã no Santuário Nacional de Aparecida (SP), em celebração a Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, cujo dia é comemorado sempre em 12 de outubro.

A celebração católica foi acompanhada presencialmente pelo presidente da República em exercício Geraldo Alckmin.

“Para muitos, os pobres são invisíveis, não se vê, não se tem sensibilidade. Para outros, são criticados, chamados de vagabundos. Para outros, não se importam com os pobres. Que a Mãe Aparecida nos ajude e que os que foram eleitos pelo povo votem em leis favoráveis ao povo de Deus, favoráveis aos pobres”, disse o arcebispo, sendo bastante aplaudido pelo público presente.

Em sermão, Brandes também pediu para que Nossa Senhora Aparecida interceda para diminuir as desigualdades do país. “Vamos pedir duas esperanças para o povo brasileiro. Primeiro, a diminuição da pobreza. Quando diminui a pobreza, nós vamos experimentando o que é a paz, o que é a convivência e o que é vida. A segunda esperança é que diminuam as desigualdades sociais, que são muitas, mas é possível diminuí-las”, disse Brandes.

Durante a homilia, o arcebispo também pediu que os católicos quebrem “as correntes das ideologias”.

“Eu tenho correntes que me amarram. Você também tem correntes, se for sincero. Vamos quebrar as correntes das ideologias, do mal, do álcool, das drogas e de tantas outras correntes”, convocou.

Roma
Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido pelo Papa Leão XIV, no Vaticano. A informação é da Sala de Imprensa da Santa Sé. Lula viajou ontem (11) para Roma para participar da Semana Mundial da Alimentação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e de uma série de encontros relacionados à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Em entrevista após a missa, Alckmin falou sobre a viagem de Lula.

“Acho que este será um encontro importante para a paz, para a diminuição da pobreza no mundo e erradicação da fome.”

Questionado sobre o sermão feito hoje pelo arcebispo, Alckmin disse, depois de citar um versículo da Bíblia, que “é preciso olhar para aqueles que sofrem”.

“Acho que nós avançamos. Diminuímos a pobreza, saímos do Mapa da Fome. Mas essa é uma tarefa que nunca vai terminar. É importante cada dia avançarmos mais no sentido de melhorarmos a qualidade de vida da nossa população”, disse.

Dia da Padroeira

A celebração do dia da padroeira do Brasil é um dos momentos mais festejados pelos católicos brasileiros. Neste ano, de acordo com um levantamento feito pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), eram esperados 450 mil visitantes durante a Festa da Padroeira, realizado no Santuário Nacional, em Aparecida, interior paulista. Desse total, disse o arcebispo, cerca de 40 mil pessoas são romeiros, pessoas que viajam até lá, geralmente à pé, para cumprir uma promessa, agradecer ou pedir uma graça. “Com pés machucados, eles não perderam a esperança e chegaram”, afirmou Brandes.

A secretaria de turismo estima que a Festa da Padroeira, em Aparecida, deve gerar R$ 168,8 milhões em movimentação financeira direta.

Lula participa de evento da FAO e visita o papa Leão XIV nesta segunda

Roma, 12/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Roma. Aeroporto Internacional de Roma. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta segunda-feira (13), em Roma, na Itália, do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Ele também tem uma série de encontros relacionados à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e será recebido pelo papa Leão XIV, no Vaticano.

A reunião entre Lula e o líder da Igreja Católica será a primeira desde que Leão XIV foi eleito papa, em maio deste ano.

A comitiva presidencial desembarcou na capital italiana nesse domingo (12) e o retorno ao Brasil está previsto ainda para esta segunda-feira.

O convite para a participação no fórum partiu do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando Lula foi informado de que o Brasil saiu do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

Em evento em São Paulo na última sexta-feira (10), Lula disse que, em seu discurso, vai abordar “o fim da fome, outra vez, no Brasil”.

“A gente tinha acabado com a fome em 2014. Voltei em 2023 e havia 33 milhões de pessoas dentro do Mapa da Fome. Agora, acabamos com ela outra vez em dois anos e meio”, destacou.

O Fórum Mundial da Alimentação vai até o dia 18, período em que também serão comemorados os 80 anos de criação da FAO. Criado em 1945, o fórum é uma plataforma global para acelerar a transformação dos sistemas agroalimentares, em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Estruturado nos pilares Juventude, Ciência e Inovação e Investimentos, o evento adota os “quatro melhores” (four betters) que orientam a gestão do diretor-geral, Qu Dongyu: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida.

A edição de 2025 será marcada por uma série de atividades comemorativas e de reconhecimento de boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável.

Aliança contra a fome

Lula participa ainda da segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que é composto por ministros, representantes de governos, agências da Organização das Nações Unidas (ONU), bancos multilaterais e organizações da sociedade civil.

Copresidido pelo Brasil e a Espanha, o encontro ocorrerá em formato híbrido e vai avaliar o progresso da iniciativa desde a sua criação, em 2024. A edição de 2025 será marcada por uma série de atividades comemorativas e de reconhecimento de boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável.

Entre os principais temas estão os avanços da Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que apoia planos nacionais de combate à fome e à pobreza em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia, com mais de 80 manifestações de interesse por parte de parceiros financeiros e técnicos.

Os primeiros resultados devem ser apresentados durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, quando a aliança fará sua primeira reunião de alto nível. O evento ocorrerá em Doha, no Catar, em 3 de novembro, quando também serão anunciados novos compromissos de financiamento e cooperação internacional no combate à fome e à pobreza.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi lançada durante a presidência brasileira no G20 para apoiar e acelerar os esforços a fim de erradicar a fome e reduzir as desigualdades. A inciativa já conta com quase 200 membros, sendo 102 países, além de 53 fundações, 30 organizações internacionais e 14 instituições financeiras, que são as principais fontes de financiamento dos projetos e planos da aliança.

Lula também vai inaugurar o espaço do Mecanismo de Apoio da Aliança Global, que funcionará como o secretariado da iniciativa, com sede na FAO e escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.

Ivanildo Vilanova: a Águia do Improviso completa 80 anos elevando a cantoria

por Jénerson Alves

Se fizéssemos uma enquete com o público, apologistas e até com outros cantadores sobre quem é o maior repentista em atividade, a resposta seria unânime: Ivanildo Vilanova. Consagrado como o Cantador do Século, Vilanova é um expoente, tanto como poeta quanto como liderança profissional. É chamado de ‘Águia do Improviso’. A ave possui visão apurada, bico e garras fortes, Ivanildo vê além do tempo e, com força hercúlea, defende a cantoria e a cultura nordestina.

Neste dia 13 de outubro de 2025, o repentista completa 80 anos de idade. Filho do também cantador José Faustino Vilanova, Ivanildo nasceu em Caruaru-PE. Começou a cantar profissionalmente aos 18 anos, já com uma bagagem de conhecimento invejável.

Sua obra possui inestimável valor poético. Versos límpidos, com lirismo natural e agudeza analítica. Sabe-se que o improviso nordestino tem raízes nos trovadores europeus, e a palavra ‘trouver’ significa ‘achar’ – isso porque o repentista não pensa na estrofe, mas a ‘acha’ em poucos segundos (alguns cantadores dizem que “sonham” com os versos). Dessa forma, Vilanova compôs trabalhos memoráveis, como ‘Nordeste independente’, ‘Orgulho de ser nordestino’, ‘Uma vaca matou Zé Marcolino, e eu não dava José numa boiada’, entre tantos outros.

Seu vasto conhecimento elevou os patamares poéticos da cantoria; sua ética profissional conduziu a viola aos píncaros da grandeza. Foi a partir da articulação dele que os cantadores ascenderam como artistas, mediante a instituição de cachês, horários e contratos. Ele ainda levou o repente a vários estados e até para fora do país, como aos Estados Unidos, Itália e França. Idealizou eventos grandiosos, como o Desafio Nordestino de Cantadores, no qual os poetas percorriam vários municípios pernambucanos em disputas cujas etapas finalistas ocorriam em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Com oito décadas de vida, seu talento continua o mesmo de décadas atrás. Seja nos duelos poéticos ou em participações especiais, é este o desejo de milhares de amantes da cantoria de viola: que a voz de Vilanova permaneça ecoando, revestindo de alcance e significado a essência do Nordeste.

Jénerson Alves é jornalista, professor e poeta

Amigas do Brega e Dayse Rosa são as atrações de evento exclusivo para mulheres em Caruaru

O projeto Donas (Desenvolvimento, Oportunidades, Networking, Ações e Soluções) realizará, no dia 30 de outubro, o Donas do Brega, evento exclusivo para mulheres em Caruaru. O encontro acontecerá no The Garden Gastrobar, que fica situado na Avenida Marcionilo Francisco da Silva, nº 1176, no Bairro Maurício de Nassau, a partir das 19h, e contará com shows de Amigas do Brega e Dayse Rosa.

Para a jornalista, empresária e organizadora do evento, Carolina Miranda, encontros como este são oportunidades únicas para fortalecer a rede feminina. “O Donas do Brega vai além da música e da dança. É um espaço de conexão, empoderamento e troca de experiências entre mulheres que inspiram e transformam suas próprias lideranças”, destaca.

Já Moema Duarte, que é jornalista, empresária e também organizadora da iniciativa, fala sobre as expectativas para a primeira edição do Donas do Brega. “Queremos criar um ambiente onde as mulheres possam se divertir e, ao mesmo tempo, se conectar e fortalecer umas às outras. O Donas do Brega é mais do que uma festa, é um espaço de pertencimento, onde cada uma pode ser quem quiser, com liberdade e apoio mútuo”, afirma.

O primeiro lote de ingressos está disponível por R$ 60 (meia-entrada) e R$ 120 (inteira), podendo ser adquirido pelo site: https://www.guicheweb.com.br/donas-do-brega_45687. As interessadas podem obter mais informações pelo Instagram: @donas.mulher. O evento conta com o apoio de Entre&Vista, Pitu, GGE, Loc Comemore, Grupo Asa Branca, Fast Escova, Clínica Vivaz e Grupo Miolo.

Serviço:
Donas do Brega
Data: 30 de outubro
Hora: A partir das 19h
Local: Avenida Marcionilo Francisco da Silva, Nº1176, Maurício de Nassau – Próximo a Asces Unita (Campus I)
Instagram: @donas.mulher
Venda de ingresso: https://www.guicheweb.com.br/donas-do-brega_45687

Círio de Nazaré, no ano da COP30, reúne 2,5 milhões em Belém

Pilgrims hold an image of the saint trough the streets during the annual Cirio de Nazare procession, one of Country’s largest religious festivals honoring Our Lady of Nazareth in Belem, Para state, Brazil October 12, 2025. REUTERS/Anderson Coelho

Milhões de pessoas movidas pela fé foram às ruas de Belém neste domingo (12) na 223ª edição do Círio de Nazaré. A procissão reuniu um número estimado de 2,5 milhões de romeiros e percorreu 52,3 quilômetros.

Além de Belém – que sedia em novembro a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) – as cidades metropolitanas de Ananindeua e Marituba também receberam os fieis nesta que é considerada a maior procissão católica do país.

Flávio Américo, diretor de marketing do Círio agradeceu o apoio do governo federal e do Ministério do Turismo: “É muito importante para o desenvolvimento do turismo religioso”. E seguiu: “Estou há 26 anos na direção do Círio e é uma emoção diferente. Cada Círio é diferente”.

A procissão gerou, como em todos os anos, imagens belíssimas de devoção e fé. A passagem da santa pela Avenida Nazaré em direção à basílica causou comoção, com muitas pessoas tentando se aproximar da imagem, outras acenando e com papel branco sendo jogado dos prédios.

Uma moto romaria reuniu cerca de 50 motociclistas. Entre eles, a cantora Gaby Amarantos. As homenagens aos povos indígenas, com presença da ministra Sonia Guajajara, também foram um dos pontos altos da festa.

A estudante Evelyn Silva estava entre os promesseiros na corda. Moradora de Benevides, na região metropolitana de Belém, ela já tinha percorrido a procissão para agradecer a aprovação no curso de enfermagem.

“Ano passado fiz outra promessa porque eu queria queria passar em medicina. E aí quando eu nem tinha acabado de finalizar o primeiro semestre de enfermagem, passei em medicina. E aí tô pagando a minha promessa agora”, conta, emocionada, Evelyn.

Mulheres catadoras do projeto EcoCírio também marcaram presença unindo fé e sustentabilidade. Paula Silvano foi uma delas. “A gente já tem aquela fé grande que é a maior festa religiosa que a gente tem no Brasil. A gente espera ela (Nossa Senhora de Nazaré) passar e os romeiros também para começar nosso trabalho. É uma emoção, uma alegria”, revela Paula.

O EcoCírio conta com o apoio do Ministério das Mulheres, da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e do Sebrae, por meio do Programa Pró-Catadoras e Pró-Catadores de Reciclagem Popular.

A iniciativa engloba 10 cooperativas e cerca de 200 catadoras e catadores que atuam em todo o percurso das procissões e nas áreas de concentração de público, garantindo que toneladas de resíduos tenham o destino correto. No ano passado, foram coletadas 140 toneladas nos dois dias de procissão – Trasladação e Círio.

A diretora de Segurança de Trabalho e Renda da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Liliani Nascimento, destaca que o EcoCírio integra uma agenda mais ampla de valorização das catadoras e de fortalecimento da economia do cuidado, temas que serão debatidos na COP30.

Integração com Pacífico será tema de viagem ministerial à China

06/05/2024 –  Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, durante entrevista coletiva.   Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, lidera uma missão à China a partir desta segunda-feira (13) para tratar de investimentos para o Brasil e a integração entre América do Sul e Ásia através do Pacífico. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também integra a comitiva para visitar o hospital inteligente da província de Zhejiang, cujo modelo será replicado no Brasil.

A missão se encerra na quinta-feira, dia 17. A agenda prevê visita ao Porto de Xangai, ponto estratégico para o projeto Rotas de Integração Sul Americana. Estruturado em cinco rotas, o programa do governo brasileiro visa otimizar a logística e fortalecer o comércio com os países vizinhos e a Ásia, conectando diversas regiões do Brasil através de projetos em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.

Operado pela Shanghai International Port Group, o Porto de Xangai conecta-se a mais de 700 portos em mais de 200 países e é a conexão asiática com o Porto de Chancay, no Peru, que faz parte do projeto brasileiro de integração.

“A rota de Chancay é vantajosa não só por ser mais rápida, mas também por evitar canais com pedágios elevados, como os de Suez e Panamá. Por isso, apesar de exigir integração entre transporte rodoviário e ferroviário, a rota bioceânica oferece uma economia logística substancial”, explicou o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em comunicado.

Ao comparar as rotas marítimas para exportação entre o Brasil e Xangai, a pasta destaca que a via Pacífico (rota de Chancay) é a mais eficiente. Essa rota possui a menor distância marítima (17.230 quilômetros), o menor tempo de navegação (27 dias), o menor custo por tonelada (US$ 80) e a menor emissão estimada de gás carbônico (1,45 quilos por tonelada de combustível).

Os ministros terão também reuniões com empresários e investidores.

Hospital inteligente

Já a visita ao hospital chinês irá auxiliar as autoridades na fase de preparação do projeto brasileiro. O Zhejiang Hospital é um hospital público na China que se destaca por sua tecnologia hospitalar avançada, especialmente em inteligência artificial, telessaúde e automação. O Brasil busca replicar o modelo chinês para construir um hospital inteligente que sirva ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto de financiamento de US$ 320 milhões foi aprovado pela Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), conhecido como o banco do BRICS. Os recursos serão mobilizados para construção da infraestrutura física, aquisição de equipamentos médicos e qualificação de mão-de-obra.

Proposto pelo Ministério da Saúde, em coordenação com o Ministério do Planejamento e Orçamento, o projeto tem o objetivo de desenvolver um modelo nacional de hospital inteligente, escalável e replicável, e implementar a primeira unidade hospitalar desse tipo no país. “Essa iniciativa de impacto associará não só a capacidade financeira do NDB, como também uma significativa expertise e cooperação tecnológica, contando ainda com experiências bem-sucedidas da China no setor”, explicou o MPO.

Seguindo os procedimentos determinados pela Cofiex, o projeto está agora na fase de preparação. Em seguida será direcionado para a aprovação do NDB e, então, entrará na etapa de negociação.

A negociação é coordenada pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, que preside a Cofiex, em conjunto com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e o Ministério da Saúde, que será o órgão executor.

O Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil) será em São Paulo, no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e vai integrar os avanços médicos e tecnológicos do Brasil, China e demais países membros do BRICS e da comunidade internacional.

Pernambuco tem total de 48 casos casos suspeitos de intoxicação por metanol

Último evento preparatório para COP30 começa nesta segunda

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, participa, nesta segunda-feira (13), em Brasília, da abertura da Pré-COP, a Reunião Ministerial Preparatória da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). É a última reunião de negociadores que antecede a COP30, que será realizada no mês que vem, em Belém (PA).

A Pré-COP reunirá delegados e observadores de países signatários do tratado sobre mudança do clima das Nações Unidas. É um espaço de alinhamento técnico e político entre os países e tem o objetivo de impulsionar as negociações sobre os principais desafios da agenda climática global, como financiamento climático, transição energética, adaptação e preservação da biodiversidade.

Como esse encontro não faz parte do calendário oficial do secretariado da Convenção do Clima, são priorizadas delegações que coordenam grupos regionais. Brasília deve receber cerca de 500 representantes de 50 países. São dois dias de evento, segunda e terça-feira (14).

Uma preocupação que vem sendo manifestada pela presidência da COP30 é a entrega das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês), que são os compromissos e metas de cada país no combate às mudanças do clima.

Até a última sexta-feira (10), 62 dos 196 países signatários haviam apresentado suas ambições, mas países como China e Índia, considerados grandes emissores, ainda não oficializaram seus planos.

Alckmin está no exercício da presidência da República pois o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem a Roma, na Itália, onde participar de eventos sobre segurança alimentar

Prefeitura de Caruaru avança na construção do ‘CAPS Infantil’, que segue para a etapa estrutural 

Equipamento, especializado no atendimento de crianças e adolescentes, está sendo erguido no bairro Indianópolis  

As obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i), popularmente conhecido como ‘CAPS Infantil’, no Indianópolis, seguem avançando em ritmo acelerado. O equipamento oferecerá atendimento especializado para crianças e adolescentes do município, ampliando a rede de apoio e tratamento existente atualmente. 

Por lá, já foram concluídas todas as fundações necessárias. E, nos próximos dias, será iniciada a marcação da alvenaria do prédio – uma primeira fiada de tijolos que demarca como o prédio estará dividido e também os acessos a cada um dos cômodos. Etapa que dará uma melhor noção das estruturas que irão compor o CAPS Infantil. 

Nas próximas semanas, também será iniciada a construção dos pilares e, na sequência, a implantação da laje de cobertura. O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo, destaca que a obra já registra avanços significativos. E que os trabalhos seguirão neste ritmo, para que, em breve, o equipamento seja entregue para a população. 

“Seguimos acompanhando de perto a execução desta importante obra para a nossa cidade. Com a conclusão das fundações necessárias, é hora de seguirmos para a execução da parte estrutural. Nos concentrando, neste primeiro momento, no prédio principal. Em breve, a obra estará pronta para ser entregue para a população”, detalha Andrews Melo.

China reage a ameaça de tarifa de 100% de Trump e diz que pode tomar medidas