Jénerson Alves lança ‘Insights Poéticos’ pela Noz Editoria

O poeta Jénerson Alves lançou o e-book ‘Insights Poéticos’. Composta por 20 sonetos, a obra consiste em um território poético no qual são decantados sentimentos diversos, como dor, saudade, amor e esperança.

O lançamento ocorreu por meio de uma live, realizada no perfil do instagram @jenersonalves, na noite da sexta-feira (03). O livro está disponível gratuitamente por tempo limitado (de 04 a 07 de outubro), no site da Amazon, pode ser adquirido pelo link: https://tinyurl.com/bdz24nss .

O autor resgata a tradição do soneto, mantendo sua essência de poeta nordestino. “Ao produzir sonetos, uma composição clássica, com a métrica do repente, busco romper com os estigmas que diferenciam o popular e o erudito”, ressalta, complementando que o livro conta com alguns textos inéditos e outros já publicados em suas mídias sociais.

Participou da live o editor-chefe da Noz Editoria, Gustavo da Mota. Ele disse que no livro há uma dialética entre o particular e o universal. “Em um olhar crítico que dialoga com Antonio Candido, é possível afirmar que ‘Insights Poéticos’ cumpre com plenitude a função maior da literatura: a de humanizar. Os sonetos de Jénerson não se limitam ao exercício estético do verso clássico, sumariamente empregado pelo poeta com maestria; entrelaçam a tradição formal do soneto à vivência concreta do sertão, da fé e da família”, pontua.

O prefácio da obra é assinado pelo poeta declamador Iponax Vila Nova. “Jénerson é um bardo que transforma dores e desventuras em transcendência: sonhos, amores, lembranças e esperanças que ganham vida na arquitetura clássica dos quatorze versos. Sua poesia visita paisagens interiores e universais: o segredo da vida, a hora da morte, o colo maternal, as dualidades que nos habitam, a exaltação da musa e o fascínio eterno pelo soneto”, destaca Iponax, considerado uma das principais referências da poesia nordestina na atualidade, sendo, inclusive, organizador da “Copa do Mundo do Repente”.

A edição e a diagramação do livro foram uma premiação concedidas ao autor, que conquistou o Primeiro Lugar no I Concurso de Poesia da Noz Editoria, situada em Itanhaém-SP.

Sobre o autor

Pernambucano de Palmares, mas residente em Caruaru, Jénerson Alves é professor, poeta e jornalista. É um dos membros fundadores da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel e costuma apresentar-se em escolas, eventos e faculdades, cujo repertório engloba poesia clássica, popular e repente improvisado.

Primeira edição do Prefeitura na Porta Rural acontece em Peladas nesta segunda-feira (06)

A Prefeitura de Caruaru realiza, na próxima segunda-feira (6), a primeira edição do programa “Prefeitura na Porta Rural”, que acontecerá na comunidade de Peladas. O programa, já consolidado na zona urbana, agora passa a contemplar as áreas rurais, em parceria entre a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Entre os serviços que serão levados à população, estão: capinação, poda, remoção de entulho, iluminação, limpeza do cemitério, patrolagem, castramóvel, limpeza de barreiros e orientação sobre o descarte correto de lixo. Além das demandas de zeladoria, a versão rural do programa também terá atendimentos de assistência técnica e extensão rural e a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).

O secretário de Serviços Públicos, Vital Florêncio, falou sobre a ampliação do programa para a zona rural. “Levar o Prefeitura na Porta para a zona rural é uma forma de garantir que os moradores do campo tenham acesso aos mesmos serviços de manutenção, limpeza e zeladoria que já acontecem na cidade, adaptados às necessidades das comunidades rurais.”

Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, o programa Prefeitura na Porta Rural é mais uma ação que reforça o compromisso da gestão com quem vive no campo. “Nosso objetivo é levar serviços essenciais diretamente às comunidades rurais, aproximando a população da Prefeitura e garantindo que todos tenham acesso às políticas públicas. Esse contato direto fortalece a cidadania, valoriza o homem e a mulher do campo e contribui para o desenvolvimento sustentável da nossa zona rural.”

“É inegável o carinho que o presidente Lula tem pelo Silvinho”, diz Carlos Veras

O deputado federal Carlos Veras, do PT, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios. Segundo ele, seu mandato tem um caráter republicano, voltado para toda a população de Pernambuco, em especial para as regiões mais carentes e necessitadas de ações do poder público.

Na entrevista, Veras falou também sobre a disputa eleitoral do próximo ano, de forma especifica a busca pelas vagas destinadas a Pernambuco no Senado Federal. O deputado reafirmou que sua prioridade absoluta é o projeto de reeleição do petista Humberto Costa e falou ainda sobre o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Republicanos, que também aparece como pré-candidato ao Senado em 2026.

“É inegável o carinho que o presidente Lula tem pelo Silvinho, que tem feito um excelente trabalho a frente do Ministério, além de ter adotado posições firmes recentemente”, disse Veras, lembrando que recentemente o ministro declarou apoio do Republicanos, em Pernambuco, a reeleição de Humberto Costa.

Para finalizar, o deputado federal frisou que a definição dos nomes que serão apoiados pelo PT, leia-se pelo presidente Lula, em Pernambuco passará também pelo candidato ao governo do estado que terá o apoio do partido.

Sudene marca presença na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Uma das ações da Autarquia no evento é a promoção de uma maratona de inovação

Recife (PE) – Na abertura da XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, destacou que a cultura é um ativo estratégico para a Região. O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), no eixo estratégico do desenvolvimento social, defende a ampliações de ações para garantia de direitos sociais, como a cultura.

“Quando investimos em espaços de encontro como esta Bienal, estamos construindo uma base sólida para uma economia mais criativa, mais inclusiva e conectada com a identidade do nosso povo”, afirmou Francisco Alexandre. A Autarquia é parceira desta edição do evento, com a realização da Maratona Sudene de Inovação. A iniciativa ocorrerá ao longo de três dias dentro do Espaço Sudene, prometendo transformar ideias em negócios reais por meio de oficinas, mentorias e uma competição criativa entre jovens empreendedores.

Ao longo de toda a Bienal, o Espaço Sudene terá uma programação de palestras e workshops voltados para a inovação. “É uma satisfação promover essa iniciativa em conjunto com a Bienal do Livro. Nosso objetivo é reforçar o papel da Sudene como agente estratégico para o desenvolvimento regional por meio da inovação”, ressaltou o superintendente. De acordo com os organizadores, a expectativa é que a maratona se torne uma vitrine de talentos e ideias com potencial de impacto social e econômico.

A proposta da maratona é promover um ambiente dinâmico de colaboração e estímulo à criação de soluções inovadoras, especialmente voltadas ao setor de letramento, temática central da Bienal. Serão trabalhados dois desafios no evento: o estímulo ao Letramento no Nordeste e a maior Democratização da Leitura no Nordeste.

Podem participar estudantes, professores, profissionais e entusiastas do universo da inovação, a maratona deve reunir entre 50 e 100 participantes presenciais. A programação contempla workshops, mentorias presenciais e online, além de um Demoday, momento em que os cinco projetos finalistas se apresentarão a uma banca avaliadora. Os melhores colocados receberão prêmios e poderão ser indicados a programas de pré-incubação.

Além da maratona de inovação, a Sudene lançará o livro Conexões Regionais – Desenvolvimento Sustentável e Perspectivas, uma coletânea de artigos escritos por servidores e servidoras da Autarquia, no dia 9 de outubro, às 14h, no espaço Conexão Petrobras. Na ocasião, haverá debate com o economista José Farias e a administradora Carmen Couto, ambos da Coordenação de Estudos e Pesquisas da Sudene.

Chapa 1 é eleita para comandar o CRO-PE no biênio 2026-2027 com recorde de votos:96%

A Chapa 1 foi declarada vencedora das eleições do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) para o biênio 2026-2027. O pleito aconteceu nesta sexta-feira (3) e transcorreu de forma organizada e tranquila, segundo a Comissão Eleitoral. O processo agora será encaminhado ao Conselho Federal de Odontologia (CFO) para homologação.

O presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, destacou a condução serena e transparente do processo eleitoral. “Encerramos mais um processo eleitoral com a sensação de missão cumprida. A eleição transcorreu com total lisura, transparência e tranquilidade, refletindo o comprometimento e o reconhecimento da nossa categoria”, afirmou.

Com a vitória, os membros da Chapa 1 assumirão a responsabilidade de liderar o Conselho e representar a classe odontológica no estado durante os próximos dois anos. A chapa é composta por João Godoy, Fabiana Motta, Igor Morais, Renata Pedrosa, Sidney Câmara, Mônica Marques, Danielle Lago, Fabrício Landim, Felipe Bravo e César Durando.

João Godoy, que será nomeado futuro presidente do Conselho, e que foi apoiado por Vasconcelos, comentou sobre os próximos desafios da nova gestão. “Seguiremos trabalhando com ética, compromisso e dedicação à odontologia pernambucana. Temos um time qualificado e preparado para continuar avançando nas pautas da classe do litoral ao sertão”, afirmou.

A eleição teve uma expressiva participação de 96% dos votos válidos, um recorde que reflete o apoio maciço da categoria em todas as regiões do estado, com destaque para a forte mobilização no interior. A alta adesão demonstra o engajamento da classe no fortalecimento da representatividade e na construção de uma odontologia mais ética e comprometida com a sociedade.

Em Jataúba, governadora Raquel Lyra autoriza restauração da PE-160 e entrega títulos de regularização fundiária

Pacote de investimentos inclui R$ 35 milhões para a recuperação da rodovia, escrituras para 150 famílias e reforço de dois ônibus escolares

Em continuidade à sua agenda no Agreste do Estado, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (3), em Jataúba, um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da infraestrutura viária, da habitação e da educação na região. Entre as ações no município, estão a assinatura da ordem de serviço para restauração da PE-160 e entregas de títulos de regularização fundiária e de dois ônibus escolares.

“Quando chegamos ao governo nós tínhamos uma malha viária sucateada, estradas esburacadas, mas hoje estamos felizes porque executamos três ações: entregamos o acesso à Santa Cruz do Capibaribe por Taquaritinga do Norte, com a duplicação da BR-104, fomos até Vertentes para autorizar o início da obra da PE-130 e agora estamos autorizando a obra da PE-160. São R$ 35 milhões em investimentos só na PE-160 e ainda entregamos dois ônibus e títulos de regularização fundiária”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O serviço de restauração da PE-160 engloba 46,6 quilômetros da rodovia, do trecho que liga a pista dupla, no km 8,6, até a divisa com a Paraíba.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, explicou que a intervenção vai beneficiar diretamente mais de 187 mil habitantes da região, além de motoristas que utilizam a rodovia para o escoamento da produção do Polo de Confecções do Agreste. “Quem é filho do Polo de Confecções sabe que depende dessas estradas para poder chegar ao município vizinho, para trabalhar, ter acesso ao comércio, à educação, à saúde. Antes era impossível andar nas estradas de Pernambuco, mas hoje o cenário é diferente”, disse.

Na ocasião, também foi realizada a assinatura de contratos de regularização fundiária por meio do Morar Bem PE, do governo estadual, em parceria com o Periferia Viva: Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional (RegMel), do governo federal. A ação contemplou diretamente 81 famílias da comunidade Cohabinha, em Jataúba. Até o final da ação, 150 famílias do município serão beneficiadas. Dessas, 30 também receberão serviços de melhoria habitacional em suas casas por meio do Reforma no Lar.

“Isso tudo é transformação e mudança de verdade. Hoje, Pernambuco tem uma política de habitação própria. O Governo do Estado, em dois anos e nove meses, já entregou mais de 11 mil títulos de propriedade”, informou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

*EDUCAÇÃO* – Durante o evento, ainda foi feita a entrega de dois ônibus escolares ao município, adquiridos em setembro por meio do programa Juntos Pela Educação. Com os novos veículos, Jataúba passa a contar com sete ônibus destinados pelo Governo de Pernambuco, totalizando R$ 3,77 milhões em investimentos para garantir o acesso dos estudantes às salas de aula.

“Só em Jataúba são quase R$ 10 milhões em investimentos, entre creches e ônibus entregues a toda a população. E isso não vai parar, porque vamos estendendo essas ações para todo o Estado, possibilitando que todos os municípios tenham aquilo que é melhor”, reforçou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

A prefeita de Jataúba, Dra. Cátia, destacou a importância da parceria com o Executivo estadual. “Agradeço ao Governo de Pernambuco pela parceria. O povo de Jataúba agora tem água nas torneiras, creche e, enfim, a PE-160. Jataúba só tem a crescer”, declarou.

Pernambuco gigante: Rodrigo Pinheiro reforça ações estruturantes de Raquel Lyra em Itamaracá e região

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSD), realizou uma visita a Itamaracá, na manhã desta sexta-feira (3), acompanhado pelo secretário de Articulação Política, Anderson Luiz. Eles foram recebidos na residência do prefeito Paulo Galvão (PSD) e teve como foco principal reforçar o trabalho que a governadora Raquel Lyra, líder do grupo, vem realizando em todo Pernambuco.

Ambos os prefeitos destacaram as intervenções diretas do Governo do Estado na Ilha, demonstrando o compromisso da gestão em resgatar o potencial turístico e social da região. A presença de Rodrigo Pinheiro, o principal articuladores do Agreste, simboliza a união de esforços em prol das entregas do governo em todas as regiões.

As ações da gestão estadual em Itamaracá já apresentam resultados concretos e de grande impacto social e econômico. A governadora Raquel Lyra cumpriu a promessa histórica de retirar o Presídio Professor Barreto Campelo, dando um novo horizonte para o turismo e a segurança na ilha. Além disso, o Governo do Estado tem investido significativamente em infraestrutura, com obras como a restauração da PE-001 (acesso ao Forte Orange) e da PE-035 (ligação com Itapissuma), entre outras intervenções.

Por fim, Rodrigo Pinheiro expressou sua satisfação com o volume de obras e o impacto positivo na vida da população. Ele enfatizou que o trabalho da governadora não se limita à capital e ao Agreste, mas se estende por todo o litoral. “A governadora está tirando do papel obras que eram sonhos antigos e que não aconteciam há mais de 20 anos. Com esse volume de obras, que traz segurança, turismo e dignidade, tenho certeza que toda Itamaracá estará fechada com Raquel”, finalizou o prefeito de Caruaru.

O Governo Federal Fazendo a Sua Parte!

Por Jorge Quintino

O Ministério da Saúde deu um passo fundamental rumo ao cuidado mais humanizado e eficiente das nossas crianças: a partir de agora, profissionais da Atenção Primária à Saúde passarão a realizar, como parte da rotina de avaliação do desenvolvimento infantil, testes para identificar sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todas as crianças com idade entre 16 e 30 meses.

Essa importante medida foi anunciada na última quinta-feira (18), durante o lançamento da nova Linha de Cuidado para o TEA, promovida pelo Governo Federal. O principal objetivo dessa iniciativa é garantir que as intervenções e estímulos às crianças com possíveis sinais de autismo comecem o quanto antes — mesmo antes da confirmação diagnóstica.

Segundo o Ministério da Saúde, essa atuação precoce é essencial para o desenvolvimento da autonomia, da comunicação e da interação social das crianças, ampliando significativamente suas chances de inclusão e qualidade de vida no futuro.

Pela primeira vez, o Ministério estabelece uma linha de cuidado para o TEA. O centro dela, a recomendação mais importante, é o esforço do diagnóstico precoce no início dos cuidados e intervenções.

A nova diretriz tem caráter preventivo e orientador, permitindo que as unidades básicas de saúde em todo o Brasil possam atuar de forma coordenada, identificando precocemente os sinais do TEA e promovendo cuidados ainda mais qualificados.

Ainda de acordo com o ministro, o diferencial da proposta está na atuação antes mesmo do diagnóstico ser fechado.

Claro: Não precisa fechar o diagnóstico para começar as ações. Tem um impacto muito grande no desenvolvimento dessas crianças.

O Governo Federal estima que cerca de 1% da população brasileira viva com TEA, e, conforme dados do IBGE, 71% dessas pessoas apresentam também outras deficiências. Isso reforça ainda mais a urgência de políticas públicas integradas e acessíveis, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo um cuidado mais amplo, efetivo e inclusivo.

Como vereador da cidade de Caruaru e defensor da inclusão, acolhimento e políticas públicas para pessoas com deficiência, reconheço e parabenizo esta iniciativa do Governo Federal. Precisamos unir forças — municípios, estados e União — para que essa nova diretriz seja efetivamente implementada em todo o território nacional.

Aqui em Caruaru, continuaremos vigilantes e comprometidos com o fortalecimento da Atenção Primária, capacitação de nossos profissionais e sensibilização das famílias. A detecção precoce do TEA é uma porta aberta para um futuro mais justo, acessível e digno para nossas crianças.

Seguimos juntos nessa luta!

Jorge Quintino

Vereador de Caruaru

Mandato com Propósito e Inclusão

Caruaru tem conquista histórica na saúde e bem-estar animal

Caruaru vive um momento histórico na gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro: pela primeira vez, a unidade pública de saúde animal, a nova Ame Animal, passa a contar com equipamentos modernos de hematologia e bioquímica, um marco para a área de sustentabilidade e bem-estar animal do município.

A implantação desta inovação foi possível graças ao trabalho do secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra, e ao apoio fundamental do secretário de Articulação Política, Anderson Luiz, que compreenderam a importância desse avanço para a cidade.

Esses dois equipamentos representam um salto de qualidade no atendimento, pois irão agilizar e facilitar o fechamento de diagnósticos ambulatoriais diretamente na unidade, sem a necessidade de deslocamentos ou custos adicionais para os tutores. Isso significa mais comodidade, rapidez e precisão nos cuidados com a saúde dos pets que utilizam o serviço público veterinário de Caruaru.

Com esse passo, Caruaru reafirma seu compromisso em unir inovação, cuidado e respeito aos animais, fortalecendo a política pública de saúde animal e consolidando-se como referência na região.

Prefeitura de Caruaru participa de Webinar Internacional sobre Mercados Locais e Espaço Público

Município foi o único do Brasil a apresentar suas políticas, ao lado da Cidade do Cabo, na África do Sul

A Prefeitura de Caruaru marcou presença no Webinar Internacional LUPPA + AfriFOODlinks, realizado nesta quarta-feira (1º), com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento. O encontro teve como tema “Local Food Markets & Placemaking: Mercados locais de alimentos e o fortalecimento do espaço público nos sistemas alimentares urbanos”.

Caruaru foi a única cidade do Brasil a apresentar suas políticas públicas no evento, dividindo experiências com a Cidade do Cabo, na África do Sul, em um diálogo internacional sobre o fortalecimento dos mercados locais e seu papel estratégico nos sistemas alimentares sustentáveis.

Durante sua fala, o secretário destacou as estratégias implementadas pelo município para fortalecer os mercados locais como parte das políticas públicas alimentares. “Em Caruaru, temos trabalhado para garantir que os mercados não sejam apenas espaços de comercialização, mas verdadeiros centros de integração social, cultural e econômica, conectando produção local e consumo consciente. Tratamos também sobre a agricultura familiar como ferramenta de placemaking, fundamental para fortalecer a identidade cultural e promover o desenvolvimento sustentável. Nosso objetivo é assegurar que esses espaços continuem promovendo acesso a alimentos de qualidade e, ao mesmo tempo, valorizem a cultura alimentar do povo caruaruense”, afirmou Weslley Nascimento.

O evento reuniu representantes de cidades brasileiras e africanas, além de organizações parceiras nacionais e internacionais, com foco na troca de experiências sobre governança, financiamento, inclusão produtiva e integração dos mercados às políticas de segurança alimentar e desenvolvimento urbano sustentável.