João Fonseca vira sobre croata e vai encarar Djoko em Roland Garros

Tennis - French Open - Roland Garros, Paris, France - May 24, 2026 Brazil's Joao Fonseca celebrates winning his first round match against France's Luka Pavlovic REUTERS/Benoit Tessier

O brasileiro João Fonseca, de 19 anos, mostrou nesta quarta-feira (27) em Roland Garros porque arrasta uma legião de torcedores pelo mundo. Após começar perdendo por 2 sets a 0 a partida da segunda rodada contra o croata Dino Prizmic, de 20 anos, o carioca não sucumbiu à pressão. Cabeça de chave número 28, Fonseca engatou uma reação surpreendente até  arrancar a vitória por 3 a 2 (parciais de 3/6, 4/6, 6/3, 6/1 e 6/2), ao fim de 3h27min de embate.

O triunfo classificou o brasileiro, número 30 do mundo, à terceira rodada da principal chave do Grand Slam. O adversário será o multicampeão Novak Djokovic, atual número 4 do mundo, que coleciona três títulos no saibro parisiense. Será um duelo de gerações, já que Djoko tem 20 anos a mais que Fonseca. A partida está prevista para a próxima sexta (29), em horário ainda indefinido.

“Venho de um momento em que estava duvidando muito do meu tênis, faltando um pouco de confiança. Esse jogo foi muito importante para mim, pessoalmente, depois de dois sets em que ele [Prizmic] dominou um pouco o jogo e sacando muito. E eu estava com dificuldade de fazer o meu jogo. Fui ficando, tem muita história por trás deste jogo, muito trabalho feito por mim e minha equipe, que ninguém sabe. Feliz por ter lutado e me mantido bem mentalmente e fisicamente”, analisou Fonseca, referindo-se às eliminações precoces nos Masters 1000 de Madrid (para o espanhol Rafael Rodar) e de Roma (para o sérvio Hamad Medjedovic).

Na atual temporada, Fonseca já enfrentou três top 10 do circuito mundial. Em março, o carioca fez jogo parelho como o italiano Jannik Sinner, então número 2 do mundo, no ATP de Indian Wells, mas acabou superado em sets diretos, em dois tie-breaks. No mesmo mês, Fonseca enfrentou o espanhol Carlos Alcaraz, na época número 1 do mundo, pela segunda rodada do Masters 1000 de Miami e foi superado com um duplo 6/4. Depois, em abril, o brasileiro mediu forças contra o número 3 Alexander Zverev (Alemanha) maio nas quartas de final do Masters de Mônaco. Apesar do jogo equilibrado, a experiência fez a diferença, com vitória do alemão por 2 sets a 1.

Stefani vence estreia nas duplas

Recém-bicampeã do WTA 500 de Estrasburgo (França), a dupla da paulista Luisa Stefani com a canadense Gabriela Dabrowski sobraram na estreia nesta quarta (27), ao superarem por 2 sets a 0 (6/2 e 6/0) a parceria da holandesa Isabelle Haverlaag com a britânica Maia Lumsden.  O próximo embate está previsto para sexta (29) contra a dupla da russa Elena Pridankina com a  chinesa Qianhui Tang, em horário ainda indefinido.

Antes, Stefani estreia nas duplas mistas ao lado do salvadorenho Marcelo Arevalo, com quem foi semifinalista no Aberto da Austrália. O jogo, a partir das 11h, será contra a parceria do sueco Andre Goransson  com a neozelandesa Erin Routtliffe.

Outros resultados

Duas duplas masculinas brasileiras pararam na estreia. Rafael Mato e Orlando Luz foram eliminados pela dupla do sueco André Göransson com o norte-americano Evan King, que ganharam por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/3. A parceria de Fernando Romboli com o australiano John-Patrick Smith também se despediu de Roland Garros após revés de 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 6/3) para os franceses Rabien Rebout e Sadio Doumbia.

Estreias de brasileiros nesta quinta

Feminina

Sem horário definido – Ingrid Gamarra Martins e Solana Sierra (Argentina) x Alexandra Panova (Rússia) e Harriet Dart (Grã-Bretanha)

Masculina

Sem horário definido – Marcelo Melo e Andrés Molteni (Argentina) x Neal Skupski (Grã-Bretanha) e Christian Harrison (EUA)

Governo de Pernambuco nomeia profissionais aprovados em concurso da Fundação Hemope

O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28), a nomeação de 44 profissionais aprovados no concurso público da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Os novos servidores atuarão nas unidades do Recife, Arcoverde, Caruaru, Petrolina e Salgueiro. Desde 2023, a gestão estadual já incorporou mais de 14 mil profissionais à área da saúde.

“As nomeações para o Hemope se somam aos investimentos que estamos realizando na saúde pública de Pernambuco, com obras nos grandes hospitais, entregas em todas as regiões do Estado e reforço das equipes que atendem a população diariamente. Nosso compromisso é seguir fortalecendo a rede estadual de saúde e garantindo um atendimento cada vez mais qualificado para os pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Do total de profissionais chamados, 23 atuarão em cargos de nível superior e 21 ocuparão funções técnicas ligadas à assistência hemoterápica e hematológica da rede estadual de saúde. Entre os cargos contemplados estão médico hematologista clínico, advogado, assistente social, enfermeiro, farmacêutico hospitalar, laboratorista, psicólogo, técnico em enfermagem e técnico em laboratório.

A maior parte das vagas foi destinada ao Hemope Recife, que recebeu reforço em diferentes áreas assistenciais e administrativas. Também foram contempladas unidades regionais da instituição em Arcoverde, Caruaru, Petrolina e Salgueiro, fortalecendo o atendimento prestado à população em diversas regiões do Estado.

Coleta itinerante – Como parte dos investimentos realizados na Fundação Hemope, o Governo de Pernambuco entregou, em março deste ano, uma nova unidade móvel de coleta de sangue para ampliar o acesso da população pernambucana à doação de sangue em diferentes regiões do Estado. Com investimento de R$ 2,5 milhões, a estrutura é equipada com sala de triagem, espaço de coleta com quatro poltronas, sistema de climatização, acessibilidade e área de acolhimento aos doadores.

A nova unidade está ampliando a capacidade de atendimento, com estimativa de contribuir com até 800 novas doações de sangue por mês. O veículo percorre municípios pernambucanos em ações itinerantes promovidas pelo Hemope, reforçando as campanhas de coleta externa e ajudando no fortalecimento dos estoques da rede estadual.

Criadora do ChatGPT anuncia plano contra desinformação eleitoral com medidas para EUA e Brasil

Em um documento divulgado nesta quarta-feira (27), a OpenAI, criadora do ChatGPT, detalhou um plano de atuação para proteger a integridade das eleições de 2026 no Brasil e nos Estados Unidos. O ano é considerado um dos mais sensíveis para as democracias ocidentais desde que as ferramentas de Inteligência Artificial se popularizaram e passaram a fazer parte da rotina da maioria dos eleitores.

A iniciativa vem na esteira de uma série de manifestações de órgãos e autoridades que estão preocupadas com o uso irregular da tecnologia para influenciar o debate eleitoral. No Brasil, por exemplo, partidos já entraram com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a suspensão, nas plataformas digitais, do perfil Dona Maria, um avatar criado por inteligência artificial que reproduz a imagem de uma mulher de meia idade crítica ao governo Lula. Os partidos alegaram uso de inteligência artificial e deepfake para fazer propaganda eleitoral antecipada. As informações são do jornal O GLOBO.

Para especialistas e juristas, a combinação de IA generativa com plataformas sociais digitais de massa criou um um ambiente eleitoral sem precedentes. Vídeos falsos de candidatos, mensagens fabricadas e campanhas automatizadas de desinformação passaram a circular em uma escala e velocidade praticamente impossíveis de controlar manualmente.

A decisão da OpenAI de citar explicitamente o Brasil ao lado dos Estados Unidos em seu plano eleitoral de 2026 não é trivial. Neste ano, milhões de eleitores brasileiros vão às urnas para escolher presidente, governadores, senadores e deputados. Já nos Estados Unidos, os americanos elegem neste ano os 435 membros da Câmara dos Representantes e um terço do Senado nas eleições de meio de mandato.

“As ferramentas de rastreabilidade não são uma solução completa para a fraude eleitoral, mas são uma parte importante de uma estrutura de integridade mais ampla. E como a maioria das pessoas encontra conteúdo de IA em redes sociais e plataformas de mensagens, temos o prazer de colaborar com empresas de mídias sociais enquanto elas consideram medidas para proteger as eleições, usando marcadores de rastreabilidade como um sinal relevante para decidir qual conteúdo cívico recomendar e distribuir no feed dos usuários”, diz a empresa.

O que muda

Para enfrentar o período, a empresa anunciou uma parceria com a Associated Press para fornecer, em tempo real, os resultados das apurações diretamente no ChatGPT. O objetivo, segundo a gigante comandada por Sam Altman, é que usuários que perguntem ao sistema sobre os resultados recebam dados verificados, e não versões distorcidas ou prematuras que circulam nas redes. Nos Estados Unidos, haverá também uma integração com a organização Democracy Works para informações práticas sobre locais de votação, cadastro e prazos eleitorais.

A preocupação sobre eleições, segundo a Open AI, vem crescendo desde 2024, primeiro grande ciclo eleitoral após a popularização da IA generativa. Naquele ano, pesquisadores e jornalistas documentaram o uso de conteúdos falsos gerados por IA em disputas eleitorais na Índia, Indonésia, México e nos Estados Unidos.

O Brasil teve uma experiência anterior, em 2022, quando uma onda de desinformação tomou conta das redes no período eleitoral. Naquele ano, as IAs generativas de grande escala ainda não tinham se popularizado, o que aumenta o cenário de preocupação para 2026.

No pacote tecnológico anunciado pela OpenAI, uma parceria com o Google deve incorporar ao ChatGPT o sistema SynthID, que gera uma marca d’água invisível que pode ser aplicada a imagens geradas por IA e resiste até a capturas de tela e outras transformações.

O sistema será usado de forma complementar com o padrão “Coalition for Content Provenance and Authenticity” (C2PA), que usa metadados e assinaturas criptografadas para registrar a origem e o histórico de modificações de uma imagem. Paralelamente, a OpenAI anunciou uma ferramenta pública de verificação que permite a qualquer pessoa checar se uma imagem foi gerada por ferramentas da OpenAI.

A empresa também deixou claro na publicação que não aceitará propaganda política na plataforma durante o ciclo eleitoral de 2026. A OpenAI também mantém a proibição de uso do Chat para criar campanhas de marketing eleitoral em escala, em que mensagens fabricadas podem simular um movimento popular orgânico. Ao mesmo tempo, a empresa afirma querer preservar o uso legítimo da IA por campanhas para tarefas internas como redigir resumos, traduzir materiais, planejar agendas e tarefas administrativas.

Raffiê recebe apoio da Associação dos Atiradores Civis de Pernambuco

O pré-candidato a deputado estadual Raffiê Dellon (PL), consolidou um importante apoio político em sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). A Associação dos Atiradores Civis de Pernambuco (APC), expressiva entidade que reúne cerca de 4 mil associados em todo o estado, declarou oficialmente suporte à sua pré-candidatura. O anúncio chancela o alinhamento de Dellon com as pautas de segurança pública, direito à legítima defesa e fomento ao esporte do tiro prático na região.

O presidente da APC, Luiston Santos, destacou que a escolha pelo nome de Raffiê Dellon se baseia no compromisso real do pré-candidato com as demandas da categoria. Segundo a liderança, a associação enxerga em Raffiê a voz necessária para defender os interesses dos atiradores desportivos, caçadores e colecionadores (CACs) no âmbito estadual, desmistificando o setor e promovendo debates técnicos na legislação. A força dos 4 mil membros da entidade promete impulsionar a mobilização da campanha em diversas cidades pernambucanas.

Raffiê Dellon recebeu o apoio com entusiasmo e reforçou a relevância de representar um segmento expressivo e cumpridor das leis. O pré-candidato afirmou que seu mandato será um canal aberto para dialogar sobre segurança, liberdades individuais e o fortalecimento de clubes de tiro como ambientes familiares e esportivos. Com essa aliança, Dellon ganha musculatura política e consolida uma base de apoiadores altamente engajada e presente em todo o território estadual.

Prefeitura entrega Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i) no Indianópolis

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta quinta-feira (28), a entrega do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i). O novo equipamento representa um avanço importante na política pública de saúde mental de Caruaru, garantindo acolhimento humanizado, acompanhamento multiprofissional e cuidado integral para crianças e adolescentes com sofrimento psíquico intenso e persistente, incluindo aqueles relacionados aos transtornos mentais e ao uso de álcool e outras drogas.

O novo serviço passa a atuar como referência no atendimento infantojuvenil em saúde mental, promovendo cuidado territorializado, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além da articulação com escolas, assistência social e demais serviços da rede de proteção.

A unidade contará com equipe multiprofissional composta por psiquiatra, psicólogo(a), assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro(a), técnicos de enfermagem, arte-educador, profissionais de apoio e demais trabalhadores comprometidos com a promoção da saúde mental e da cidadania.

Serviço

Entrega do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i)
Data: 28/05/2026
Horário: 9h30
Local: Rua Maria Clemente da Soledade, nº 22 – Indianópolis

Prefeitura de Caruaru promove ação de sensibilização e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes nesta quinta (28)

A Prefeitura de Caruaru realiza, nesta quinta-feira (28), das 8h às 17h, no Marco Zero da cidade, a ação “Proteção em Ação, Cuidado também é Tradição – Ano I”. A iniciativa integra as mobilizações alusivas ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e tem como objetivo fortalecer a cultura de proteção e prevenção às violências.

Ao longo do dia, serão desenvolvidas atividades educativas, culturais e de orientação à população, com foco na prevenção das violências contra crianças e adolescentes, fortalecimento da rede de proteção e divulgação dos canais de denúncia e acolhimento. A programação contará ainda com espaços lúdicos, oficinas, apresentações culturais e orientações realizadas por equipes técnicas e instituições parceiras.

A ação reúne serviços e instituições do Sistema de Garantia de Direitos, reforçando a importância da atuação integrada entre poder público e sociedade no cuidado e proteção da infância e adolescência. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome de Caruaru, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA)

Thayse Dias e Klever Lemos dão voz ao jingle do São João de Caruaru 2026 Além dos artistas caruaruenses, outros artistas da terra também participam do clipe

O jingle do São João de Caruaru ganhou uma nova roupagem para a edição 2026. Já interpretada por nomes consagrados como Batista Lima, Solange Almeida, Petrúcio Amorim e Santanna, a música oficial da festa ganha, desta vez, as vozes dos cantores caruaruenses Thayse Dias e Klever Lemos, que vão embalar os forrozeiros durante o Maior e Melhor São João do Mundo. A composição é assinada por Carlinhos Pompom, Herlon Cavalcanti, Paulo Long e Thiago Azevedo e foi produzida no estúdio do também caruaruense Juninho Vanerão, reforçando um dos pilares da festa: a valorização dos artistas da terra e das tradições culturais nordestinas. A música já está disponível em todas as plataformas digitais.

Com o tema deste ano, “Tecido de tradições, costurando gerações”, o clipe foi pensado para traduzir, em imagens e sentimentos, a essência da identidade cultural caruaruense. As gravações aconteceram no Alto do Moura, na Feira de Artesanato e no São João na Roça, reunindo elementos marcantes da festa, como os bacamarteiros, a banda de pífanos, a gastronomia regional e o artesanato produzido por famílias que mantêm vivas tradições passadas entre gerações.

O enredo acompanha três gerações de mulheres ligadas à costura na vida real, reforçando a conexão com o tema do São João 2026. A produção também mostra figurinos confeccionados manualmente por artesãos locais e destaca a cultura que segue sendo costurada todos os dias por diferentes gerações.

“É muito importante ver a nossa música oficial sendo interpretada por artistas da nossa terra, que conhecem e vivem a cultura do São João de Caruaru. O clipe traduz muito bem o sentimento do tema deste ano e valoriza as tradições que fazem da nossa festa algo único”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Dólar sobe para R$ 5,06; bolsa cai com IPCA-15 e recuo do petróleo

Notas de dólar
16 de maio de 2016
REUTERS/Kham

O dólar subiu e a bolsa brasileira recuou nesta quarta-feira (27), num pregão marcado pela prévia da inflação acima das expectativas e pela queda dos preços do petróleo no mercado internacional.

O dólar atingiu o maior valor em oito dias, enquanto o índice Ibovespa caiu pressionado pelas ações da Petrobras e pela cautela com os juros no Brasil.

A moeda estadunidense encerrou esta quarta-feira (27) vendida a R$ 5,061, com alta de R$ 0,033 (+0,66%). Em alta durante toda a sessão, a cotação chegou a R$ 5,07 na máxima do dia, pouco antes das 11h30.

O dólar está no maior valor de fechamento desde o último dia 19. A divisa sobe 2,18% em maio, mas acumula queda de 7,79% em 2026.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, recuou 0,48%, aos 175.744 pontos, em sua segunda sessão consecutiva de perdas.

Câmbio
O avanço do dólar refletiu o fortalecimento global da moeda norte-americana, além do aumento da cautela dos investidores em relação ao cenário externo.

As negociações entre Estados Unidos e Irã e a possibilidade de reabertura do Estreito de Ormuz provocaram forte oscilação nos preços do petróleo e ampliaram a aversão ao risco em mercados emergentes.

No caso do Brasil, exportador de petróleo, a queda na cotação diminui a entrada de moeda estrangeira no país, pressionando para cima o dólar.

Prévia da inflação
O Ibovespa foi pressionado principalmente pela queda das ações da Petrobras, acompanhando o recuo do petróleo no exterior, mas também reagiu negativamente ao resultado da prévia da inflação oficial.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor-15 (IPCA-15) subiu 0,62% em maio, acima das projeções do mercado. No acumulado de 12 meses, o índice alcançou 4,64%, acima do teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central.

O resultado reforçou a percepção de que o Banco Central poderá manter juros elevados por mais tempo ou reduzir a Selic de forma mais lenta. Taxas mais altas tendem a diminuir o interesse por ações.

Em relação à Petrobras, papel com o maior peso no Ibovespa, as ações ordinárias (com voto em assembleia de acionistas) caíram 1,62%. Os papéis preferenciais (com preferência na distribuição de dividendos) recuaram 1,43%.

Petróleo despenca
Os preços do petróleo registraram forte queda após notícias sobre um possível avanço nas negociações entre Estados Unidos e Irã. O barril do Brent, referência nas negociações internacionais, caiu 4,57%, encerrando o dia a US$ 92,25. O WTI, do Texas, recuou 5,55%, para US$ 88,68.

Mais cedo, a TV estatal iraniana informou que havia um esboço preliminar de acordo entre Teerã e Washington para restabelecer o tráfego comercial de navios pelo Estreito de Ormuz. A Casa Branca negou a informação, mas o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as negociações seguem avançando.

Mesmo sem confirmação oficial de um acordo, investidores passaram a apostar em menor risco de interrupção no fluxo global de petróleo, o que pressionou os preços da commodity.

*Com informações da Reuters.

STF: shoppings devem ter espaços de amamentação para funcionárias

Brasília - Nádia Costa amamenta a filha Rafaela Costa. A secretaria de Saúde do DF e o Metrô-DF promovem atividades para incentivar a amamentação em público e estimular o aleitamento materno (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (27) que os shoppings devem garantir espaços de amamentação para funcionárias das lojas.

Por unanimidade, a Corte validou a norma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que obriga empresas que possuem mais de 30 mulheres a terem locais apropriados para as empregadas amamentarem seus filhos.

Pelo entendimento, a regra da CLT deve ser cumprida pela administradora dos shoppings, e não pelos lojistas. Os shoppings terão prazo de até um ano para implementarem a decisão.

O caso chegou ao Supremo por meio de recurso apresentado por um shopping de Natal, que foi condenado pela Justiça do Trabalho a garantir o espaço para as empregadas das lojas.

O empreendimento sustentou que a obrigação trabalhista não pode ser transferida para a administradora do centro comercial.

Segundo a administradora, cabe aos lojistas, que são os empregadores, o dever legal de garantir os direitos das funcionárias.

Votos
O relator do caso, o ministro Gilmar Mendes, reconheceu que os shoppings devem disponibilizar os locais para amamentação, mas ponderou que os custos devem ser repassados aos lojistas.

“Por se tratar de uma transferência de obrigações que está sendo promovida, mediante interpretação ampliativa da CLT, penso que deve ser reconhecido, no mínimo, o direito do centro comercial de repassar, aos seus condôminos lojistas e efetivos empregadores das profissionais beneficiadas, os custos com a implantação e manutenção da estrutura”.

O ministro Flávio Dino rebateu as alegações de prejuízos financeiros e disse que o setor de shoppings vive um momento econômico de “grande pujança” e não há empreendimento hipossuficiente.

O ministro citou também que o próprio Supremo possui um espaço amamentação.

“Todos nós caminhamos pelas dependências do tribunal e encontramos nossas funcionárias com seus bebês no colo. As comerciárias dos shoppings centers não são menos do que as nossas servidoras”, completou.

Moraes acrescentou que não tem sentido obrigar cada lojista a ter um espaço de amamentação.

“Pouquíssimos lojistas têm 15 mulheres [funcionárias]. Só as lojas âncora têm. A administração do shopping facilmente consegue um local tranquilo. Não há necessidade de grandes investimentos”, completou.

Cármen Lúcia, única ministra da Corte, afirmou que a Constituição garante proteção à maternidade.

“O que a mãe quer nesta fase é o direito ao sossego. Ela não quer ficar desesperada no trabalho. Ela prefere abrir mão do trabalho, é isso que tem acontecido, inclusive na magistratura”, comentou.

Os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Fux, Dias Toffoli e Edson Fachin completaram o placar unânime.

Câmara aprova, em dois turnos, PEC pelo fim da escala 6×1

Câmara aprova fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27), em dois turnos, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/19 que acaba com a escala de trabalho 6×1. Foram 461 votos favoráveis e 19 contrários, no segundo turno.

O texto segue para votação no Senado.

A PEC determina a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem perda salarial. A proposta ainda garante duas folgas semanais, sendo uma preferencialmente aos domingos. As mudanças entrarão em vigor 60 dias após a promulgação do texto.

O texto aprovado hoje foi apresentado pelo relator, Leo Prates (Republicanos-BA), para duas propostas de emenda à Constituição que já tramitavam: a PEC 221/19, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que estabelecia 36 horas semanais após um período de 10 anos, e a PEC 8/25, da deputada Erika Hilton (Psol-SP), que introduzia a escala 4×3 (quatro dias de trabalho e três de descanso), com limite de 36 horas semanais, depois de um ano.

Após o fim do primeiro turno de votação, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse que a Casa deu um passo importante para “uma mudança fundamental para os trabalhadores e trabalhadoras do país desde a Constituição de 1988”.

“Assumi esta condução com todo o equilíbrio, responsabilidade e, principalmente, compromisso com os brasileiros. Por isso, já no início do debate, tratei três pilares como inegociáveis para esta Casa e para o governo federal: a redução da jornada para 40 horas semanais, dois dias de descanso e a manutenção dos salários dos trabalhadores”, disse Motta.

“Essa aprovação ficará registrada na história desta legislatura e na trajetória de cada parlamentar, que compreendeu que desenvolvimento econômico e dignidade humana precisam caminhar juntos”, completou.

Transição
De acordo com o texto aprovado, após 60 dias, a jornada será reduzida de 42 horas semanais para 40 horas. Doze meses após a entrada em vigor das 42 horas, a duração do trabalho será reduzida para 40 horas semanais, com o máximo de 8 horas diárias de trabalho.

A transição foi incluída após um acordo do governo com o presidente da Câmara dos Deputados.

Depois do prazo de 60 dias e dentro do período de redução da jornada, o texto prevê a possibilidade de ampliar a duração diária do trabalho normal. Essa ampliação deverá ser feita por negociação em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

>> Veja as regras de transição da PEC que acaba com a escala 6×1:

– escala de 5 dias de trabalho com 2 dias de descanso (após 60 dias);
– redução da jornada de 44 horas para 42 horas semanais (após 60 dias)
– jornada de 42 horas para 40 horas semanais, mantida a escala 5×2 (em 14 meses).

Antes da votação em plenário, o texto foi aprovado na comissão especial que analisou a matéria. Pela manhã, Motta realizou uma sessão protocolar de oito minutos para que fosse liberada a votação do texto na comissão especial. Dos 38 membros da comissão, 34 votaram a favor e 4, contra. Na sequência, a PEC foi incluída na Ordem do Dia da Câmara, ou seja, na pauta de votações no plenário.

A aprovação da PEC foi comemorada pelos parlamentares da base governista e criticada pela oposição.

“Vamos fazer história mostrando em que lado nós estamos. Nós estamos do lado do povo mais sofrido, das pessoas que mais precisam”, comemorou o líder do governo na Câmara, Paulo Pimenta (PT-RS).

A deputada Dandara (PT-MG), que trabalhou como caixa de loja de departamento em escala 6×1, recordou a rotina desgastante e afirmou que a redução vai dar tempo para os trabalhadores poderem viver.

“Eu conheço o barulho do busão [sic] lotado às 5h, o café corrido, o uniforme vestido ainda no escuro. Eu conheço o pé inchado de tanto ficar em pé: oito, 10, 12 horas. Eu conheço porque eu vivi. Eu sei que a escala 6×1 não cabe no calendário. Não cabe, porque não é sobre tempo, somente, é sobre a vida”, disse.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) lembrou que a iniciativa é uma pauta de várias centrais sindicais.

“Essa é uma luta que começou há muito tempo. Mas, no Brasil, essa batalha não evoluiu, a cultura escravocrata, a visão colonialista, a visão racista, prevaleceu, mas nós vamos derrubar a escala seis por um. Hoje, aqui, vamos fazer história”, afirmou.

Durante a sessão, deputados da oposição se posicionaram contra a redução da jornada de trabalho.

O deputado Kim Kataguiri (Missão-SP) afirmou que a proposta não vai melhorar a vida do trabalhador.

“Eu não vou mentir para o trabalhador dizendo para ele que com a aprovação dessa PEC vai acabar a escala 6×1”, disse.

O deputado Sérgio Turra (PP-RS) chamou a proposta do governo de eleitoreira. “Estamos tratando do futuro de um país e da dignidade dos trabalhadores”, afirmou.

>> Entenda mais pontos da PEC pelo fim da escala 6×1:

.- Jornada de trabalho não deverá ser superior a oito horas diárias e 40 horas semanais, podendo haver compensação e redução de jornada mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

– Lei ordinária irá tratar da jornada e descanso de regimes diferenciados, como trabalhadores com seis horas diárias de trabalho.

– Nova regra não se aplica: a quem tem jornada igual ou inferior a 40 horas semanais, a empregados com nível superior e com remuneração mensal igual ou superior a R$ 8.475,55 (equivalente a duas vezes e meia o limite máximo dos benefícios do INSS)

– Lei complementar poderá adotar medidas de transição para os microempreendedores individuais, as microempresas e as empresas de pequeno porte.