INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) restabeleceu a necessidade de autorização judicial para novas contratações de empréstimos consignados contraídos em benefícios pagos pela autarquia por representantes legais de titulares considerados civilmente incapazes.

A decisão foi regulamentada pela Instrução Normativa (IN) 190/2025, do INSS, assinada pelo presidente da entidade, Gilberto Waller Júnior.

Com isso, bancos e instituições financeiras estão impedidos de aceitar novos contratos firmados apenas com a assinatura do representante legal, sem autorização judicial.

O INSS informou, por meio de nota, que os empréstimos contratados antes da vigência da IN 190/2025 não serão anulados.

Decisão judicial

A medida do INSS cumpre decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), de junho deste ano, a partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o instituto.

O desembargador federal Carlos Delgado, da Terceira Turma do TRF3, julgou que a eliminação da exigência de autorização judicial prévia para a contratação de empréstimos consignados por representantes de pessoas incapazes, tutelados ou curatelados era ilegal e ultrapassava o poder regulamentar da autarquia.

“Os atos normativos editados pelo Poder Executivo não podem inovar na ordem jurídica, sob pena de padecerem do vício da ilegalidade. Assim, a Instrução Normativa (IN) PRES/INSS 136/2022 extrapolou a tarefa de apenas regulamentar os procedimentos operacionais descritos no artigo 6º, parágrafo 1º, da Lei 10.820/03”, frisou o magistrado, em junho.

Pela decisão judicial, o INSS foi obrigado a comunicar a decisão às instituições financeiras com as quais mantém convênio para realizar o desconto em folha de empréstimo consignado, quando solicitado pelo representante legal do titular do benefício previdenciário.
Em nota, o INSS informou que essas instituições já foram comunicadas sobre a decisão.

Nova norma

A nova norma anula trechos de flexibilização da contratação de empréstimos consignados por representantes legais em nome de pessoas incapazes previstos na Instrução Normativa nº 138/2022.

Pelo novo texto, além da necessidade de autorização judicial para novas contratações, o termo de autorização para acesso a dados deve ser preenchido pelas instituições financeiras que concedem os empréstimos.

Esse formulário padronizado pelo INSS também deverá ser assinado pelo beneficiário ou seu responsável legal, para autorizar a consulta aos dados de elegibilidade (se o benefício pode, legalmente, ser usado para contratar um empréstimo) e a verificação da margem consignável (valor máximo da parcela que pode ser descontado diretamente do benefício do INSS) para pagar o empréstimo.

Bia Haddad vence a terceira e avança às oitavas de final do US Open

USA- 31/08/2025 - Bia Haddad vence a terceira e avança às oitavas de final do US Open. Foto:  USTA/Divulgação

A paulista Beatriz Haddad Maia está nas oitavas de final do torneio feminino de simples do US Open, um dos quatro principais do circuito mundial de tênis, os Grand Slams. Neste domingo (31), a brasileira não teve dificuldades para derrotar a grega Maria Sakkari por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2, em uma hora e dez minutos de jogo.

Este foi o quinto encontro entre Bia e Sakkari e a quinta vitória da brasileira. A próxima adversária será a norte-americana Amanda Anisimova, vice-campeã de Wimbledon, no Reino Unido, outro dos quatro Grand Slams da temporada, em julho. A previsão é que o confronto ocorra nesta segunda-feira (1º), em horário a ser definido pela organização.

Bia volta a jogar ainda neste domingo, pela segunda rodada do torneio de duplas femininas. A parceria da paulista com a alemã Laura Siegmund enfrenta a ucraniana Marta Kostyuk e a romena Elena Ruse. O duelo está previsto para ocorrer depois das 15h (horário de Brasília), na quadra 12 do complexo que recebe o US Open, em Nova York, nos Estados Unidos.

Na mesma quadra, logo após o jogo de Bia, será a vez de Fernando Romboli buscar um lugar nas oitavas de final, mas do torneio de duplas masculinas. O carioca, que atua ao lado do australiano John-Patrick Smith, encara os indianos Anirudh Chandrasekar e Vijay Prashanth.

Outros dois brasileiros também estarão em ação neste domingo pela segunda rodada dos respectivos torneios de duplas. Na quadra 5, pela chave feminina, a carioca Ingrid Martins e a norte-americana Quinn Gleason enfrentam a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe. Já pela masculina, na quadra 11, o gaúcho Orlando Luz, que joga ao lado do francês Albano Olivetti, duela com o alemão Constantin Frantzen e o holandês Robin Haase. Os jogos começam depois das 14h30.

As duplas com tenistas brasileiros que já foram a quadra neste domingo venceram. Pelo torneio feminino, a paulista Luísa Stefani e a húngara Tímea Babos superaram as norte-americanas Iva Jovic e Clervie Ngououe por 2 sets a 0 (duplo 6/4), em uma hora e 37 minutos. Nas oitavas, elas terão pela frente as chinesas Yifan Xu e Zhaoxuan Yang. O duelo ainda será agendado pela organização.

No torneio masculino, a dupla 100% brasileira, formada pelo mineiro Marcelo Melo e pelo gaúcho Rafael Matos, estreou no US Open com vitória por 2 sets a 0 sobre a do croata Ivan Dodig com o britânico Jamie Murray, parciais de 6/4 e 6/3, após uma hora e 15 minutos de partida. O próximo compromisso será diante dos Sadio Doumbia e Fabien Reboul, valendo lugar nas oitavas de final, em dia e horário a serem definidos.

Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões; saiba tudo aqui

Brasília (DF), 26/03/2025 - Ex-presidente Jair Bolsonaro durante declaração a imprensa após virar Réu no STF. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Cerca de dois anos e meio após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, a Corte realizará um julgamento histórico, que pode levar para a prisão um ex-presidente da República e generais do Exército pela acusação de golpe de Estado, medida inédita após a redemocratização do país.

Para garantir a tranquilidade do julgamento, o Supremo preparou um esquema especial de segurança para restringir a circulação de pessoas nos edifícios da Corte, além de varredura com cães farejadores em busca de bombas e uso de drones.

O julgamento terá ampla cobertura jornalística. A Corte recebeu 501 pedidos de credenciamento de profissionais da imprensa nacional e internacional interessados em noticiar o julgamento.

Em um procedimento inédito, o Supremo também fez o credenciamento de pessoas interessadas em acompanhar a deliberação de forma presencial. Segundo a Corte, foram 3.357 inscrições de interessados, entre advogados e cidadãos.

Apesar do grande número de inscritos, somente os primeiros 1.200 pedidos serão atendidos, devido à limitação de espaço.

Os contemplados vão acompanhar o julgamento na sala da Segunda Turma da Corte, por meio de um telão, e não poderão ficar na Primeira Turma, onde o será o julgamento. O espaço será destinado somente aos advogados dos réus e aos profissionais de imprensa.

Foram disponibilizados 150 lugares para cada uma das oito sessões de julgamento, marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.

Nos dias 2,9 e 12, as sessões serão realizadas no período da manhã e da tarde, com pausa para o almoço. Nos dias 3 e 10, o julgamento ocorrerá somente pela manhã.

Saiba os horários das sessões
2 de setembro – 9h e 14h;
3 de setembro – 9h;
9 de setembro – 9h e 14h;
10 de setembro –9h;
12 de setembro – 9h e 14h.

Quem são os réus?
Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;

Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

Almir Garnier- ex-comandante da Marinha;

Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;

Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);

Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;

Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;

Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;

Rito

O rito que será adotado no julgamento está previsto no Regimento Interno do STF e na Lei 8.038 de 1990, norma que regulamenta as regras processuais do tribunal.

No dia 2 de setembro, às 9h, primeiro dia de julgamento, a sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin.

Em seguida, o ministro chamará o processo para julgamento e dará a palavra a Alexandre de Moraes, que fará a leitura do relatório com o resumo de todas as etapas percorridas no processo, desde as investigações até a apresentação das alegações finais, última fase antes do julgamento.

Após a leitura do relatório, Zanin passará a palavra para a acusação e as defesas dos réus.

Acusação

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, será responsável pela acusação. Ele terá a palavra pelo prazo de até duas horas para defender a condenação dos réus.

Defesas

Após a sustentação da PGR, os advogados dos réus serão convidados a subir à tribuna para as sustentações orais em favor dos acusados. Eles terão prazo de até uma hora para suas considerações.

Crimes

Todos os réus respondem no Supremo pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A exceção é o caso do ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, que, atualmente, é deputado federal. Ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e responde somente a três dos cinco crimes. A regra está prevista na Constituição.

A suspensão vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Ramagem continua respondendo pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Votos

O primeiro a votar será Alexandre de Moraes, relator da ação penal. Em sua manifestação, o ministro vai analisar questões preliminares suscitadas pelas defesas de Bolsonaro e dos demais acusados, como pedidos de nulidade da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonardo e um dos réus, alegações de cerceamento de defesa, pedidos para retirar o caso do STF, além das solicitações de absolvição.

Moraes poderá solicitar que a turma delibere imediatamente sobre a questões preliminares ou deixar a análise desses quesitos para votação conjunta com o mérito.

Após a abordagem das questões preliminares, Moraes se pronunciará sobre o mérito do processo, ou seja, se condena ou absolve os acusados e qual o tempo de cumprimento de pena.

Sequência de votação

Após o voto do relator, os demais integrantes da turma vão proferir seus votos na seguinte sequência:

Flávio Dino;
Luiz Fux;
Cármen Lúcia;
Cristiano Zanin;

A condenação ou absolvição ocorrerá com o voto da maioria de três dos cinco ministros da turma.

Pedido de vista

Um pedido de vista do processo não está descartado. Pelo regimento interno, qualquer integrante da Corte pode pedir mais tempo para analisar o caso e suspender o julgamento. Contudo, o processo deve ser devolvido para julgamento em 90 dias.

Prisão

A eventual prisão dos réus que forem condenados não vai ocorrer de forma automática após o julgamento e só poderá ser efetivada após julgamento dos recursos contra a condenação.

Em caso de condenação, os réus devem ficar em alas especiais de presídios ou nas dependências das Forças Armadas.

Oficiais do Exército têm direito à prisão especial, de acordo com o Código de Processo Penal (CPP). O núcleo 1 tem cinco militares do Exército, um da Marinha e dois delegados da Polícia Federal, que também podem ser beneficiados pela restrição.

Núcleos

A denúncia da trama golpista foi dividida pela PGR em quatro núcleos. O núcleo crucial, ou núcleo 1, formado por Jair Bolsonaro, será o primeiro ser julgado. As demais ações penais estão em fase de alegações finais, última etapa antes do julgamento, que deverá ocorrer ainda este ano.

Em São Joaquim do Monte, governadora Raquel Lyra prestigia a 32ª edição da Romaria de Frei Damião

A governadora Raquel Lyra prestigiou, neste domingo (31), a 32ª Romaria de Frei Damião, em São Joaquim do Monte, no Agreste Central. Durante a procissão, a governadora percorreu as ruas do município, cumprimentando os fiéis presentes. A programação da festa religiosa teve início na última quinta-feira (28) e terminou neste domingo. Além de missas, o evento contou com as tradicionais procissões, shows de artistas católicos e apresentações culturais. A celebração recebeu apoio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

“Estou aqui mais uma vez na Romaria de Frei Damião, venho todos os anos para cá não só para agradecer a Deus, pedir bênçãos e a proteção de Frei Damião, mas também para reafirmar o nosso compromisso com o interior do nosso Estado. Apoiamos as manifestações religiosas e culturais, que são um traço muito forte da cultura pernambucana e nordestina. Durante a caminhada, nós encontramos pessoas do Nordeste inteiro, que vem para professar a sua fé e prestigiar essa festividade que é um marco para São Joaquim do Monte”, ressaltou Raquel Lyra.

Considerada um dos maiores eventos religiosos do Nordeste, a Romaria do Venerável Frei Damião chega a receber durante os três dias de programações cerca de 300 mil fiéis devotos do frade capuchinho, de acordo com a organização da celebração. A Romaria já é realizada há 30 anos pela Paróquia de São Joaquim. O evento é promovido pela paróquia, por meio da Pastoral da Romaria e da Diocese de Caruaru, com apoio do Governo de Pernambuco.

Anfitrião da Romaria, o prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha, ressaltou a importância da parceria com o Governo de Pernambuco. “A nossa governadora Raquel Lyra tem ajudado bastante a cidade de São Joaquim do Monte e toda a região. Ela vem fazendo estradas, creches, entregando ônibus escolares e implantando cozinhas comunitárias. Estamos muito felizes e gratos à governadora por investir aqui na região. São Joaquim do Monte tem um potencial muito forte para o turismo, especialmente o religioso”, disse o gestor.

O deputado estadual Joãozinho Tenório acompanhou a caminhada e pontuou que a cidade recebeu mais infraestrutura para celebrar a festa. “Agora, com as estradas recuperadas e a segurança reforçada em um evento gigante que mobiliza a cidade, toda essa infraestrutura aquece a economia”, afirmou.

Seguindo a Romaria, Margarida Silva, de 78 anos, que participa da celebração há oito anos, enalteceu sua fé em Frei Damião. “Eu venho todo ano porque confio em Padre Frei Damião. Eu tenho muita fé nele, muitas promessas que eu fiz foram alcançadas”, comentou a romeira.

Acompanharam a agenda os secretários Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura). O deputado federal André Ferreira, o ex-deputado federal Anderson Ferreira e os prefeitos André Raimundo (Cachoeirinha), Dona Graça (Catende), Lucielle Laurentino (Bezerros) e Ridete Pellegrino (Jaqueira) também marcaram presença.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Governadora Raquel Lyra anuncia reforma de grandes hospitais da RMR e batalhão da Polícia Militar no Cabo de Santo Agostinho

O Governo de Pernambuco promove, nesta segunda (1º), a última rodada do Ouvir para Mudar, desta vez na Região Metropolitana do Recife. Durante o evento, que será realizado no bairro da Macaxeira, na capital pernambucana, a governadora Raquel Lyra anunciará investimentos de mais de R$ 105 milhões para reforma de grandes hospitais como Otávio de Freitas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena e Restauração (nova etapa) e será dada ordem de serviço para a construção da maternidade de Igarassu, com investimento de R$ 56,4 milhões.

Também será autorizada a licitação para construção de um batalhão da Polícia Militar no município do Cabo de Santo Agostinho sob aporte de R$ 12,2 milhões. Além disso, serão feitos novos anúncios para as áreas de mobilidade, habitação, educação, recursos hídricos e saneamento, ciência e tecnologia, turismo e criança e juventude.

O programa Ouvir para Mudar percorreu todo o Estado no último mês, passando por 11 municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata e, desta vez, vai escutar as prioridades da população para o próximo ano e anunciar obras e entregas para a Região Metropolitana.

*AGENDA DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA | Segunda-feira, 1º de setembro de 2025*

*10h* – Ouvir para Mudar Recife

Local: ETE Miguel Batista – Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 7487, Macaxeira – Recife

Mapa do Turismo: Bezerros é destaque mais uma vez

Por mais um ano, o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, recebeu a certificação do “Mapa do Turismo Brasileiro”, registrada no Sistema de Informações do Ministério do Turismo, através do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT. A inclusão facilita o acesso a recursos federais, estaduais e privados destinados ao desenvolvimento do turismo local, permitindo a implementação de políticas públicas de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, além de fortalecer a preservação cultural e o bem-estar da população.

“Cada vez mais, ao passar dos dias, nosso município mostra sua força e potencial turístico para quem vem nos conhecer e visitar, por isso receber essa certificação do Ministério do Turismo nos faz ter ainda mais certeza de que Bezerros é o lugar certo para vivenciar experiências inesquecíveis, contemplando paisagens paradisíacas, riqueza cultural, gastronômica e turística, além da hospitalidade e aconchego que só esse pedacinho do Brasil pode oferecer. Bezerros está de braços abertos para quem ama nossa terra”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.

O Conselho Municipal do Turismo também foi reconhecido e certificado pelo Ministério do Turismo e a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, dentro do Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. Ambas as certificações são válidas por um ano. A iniciativa reúne as cidades e destinos ‘que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no país’. Em Pernambuco, a cidade de Bezerros é um dos destinos mais procurados pelos turistas e visitantes.

“Receber esse reconhecimento do Ministério do Turismo só aumenta nossa responsabilidade em promover um turismo cada dia mais responsável, atrativo, plural, sustentável e voltado para conscientização sobre o meio ambiente e sua colaboração para o desenvolvimento social e econômico de nossa região. Agradeço imensamente a prefeita Lucielle e a vice-prefeita Socôrro Silva pela confiança em nosso trabalho e a todo o time da secretaria que faz tornar essas conquistas realidade”, enfatizou Eudes Mateus, secretário de Turismo e Cultura de Bezerros.

Dentro do Programa de Regionalização do Turismo, o município de Bezerros faz parte da “Região Serras e Artes”, que compreende ainda as cidades de Gravatá, Caruaru, Brejo da Madre de Deus e Chã Grande. A iniciativa tem como objetivo destacar as potencialidades turísticas encontradas na região, tanto nas serras quanto nas artes características dos municípios que compõem o mapa do turismo brasileiro.

Autenticidade no centro da comunicação digital marca palestra com Igor 3K no Rolê REC’n’Play Caruaru

O último dia do Rolê REC’n’Play Caruaru foi marcado por uma das palestras mais aguardadas da programação: “Como construir conexões e conteúdo de valor na comunicação digital”. O encontro, mediado por Willame Souza (Grupo Asa Branca), reuniu grandes nomes da cena digital, entre eles Igor Coelho, o Igor 3K — cofundador do Flow Podcast —, Eduardo Breckenfeld, da agência Ampla, e João Henrique, fundador do Portal Caruaru no Face.

A conversa trouxe à tona os desafios e oportunidades de um mercado em constante transformação, com destaque para a necessidade de autenticidade na produção de conteúdo digital, especialmente diante do avanço das tecnologias de Inteligência Artificial (IA).

Igor 3K foi o grande destaque da mesa. Fundador do Flow Podcast, projeto que revolucionou o formato de entrevistas no Brasil, ele relembrou a trajetória do programa, que alcançou o auge em 2020, ano em que o formato explodiu no país e o Flow chegou a ser o podcast mais pesquisado do mundo. Segundo Igor, o sucesso se deve ao DNA de autenticidade do Flow. Para ele, esse será o diferencial para os próximos anos, sobretudo em um cenário onde a IA tende a gerar conteúdos repetitivos e padronizados.

“Todos que estão produzindo conteúdo hoje são vanguarda. É aprender fazendo, somos aventureiros nesse universo. O futuro é imprevisível, mas a autenticidade sempre vai definir o que é relevante”, destacou. Ele ainda comparou a chegada da inteligência artificial ao impacto inicial da internet: “Quando a internet surgiu, ninguém sabia exatamente o que ela causaria nas nossas vidas. Estamos vivendo algo semelhante com a IA”.

Complementando a discussão, Eduardo Breckenfeld, da agência Ampla — que atende grandes marcas como Pitú, Baterias Moura, Tintas Iquine e Biscoitos Treloso —, trouxe o olhar das empresas sobre a comunicação digital. Ele lembrou que cada pessoa é impactada por mais de 10 mil marcas diariamente e, nesse contexto, se destacar exige criatividade, estratégia e proximidade com o público certo.

“Para a marca ficar na cabeça das pessoas, ela precisa estar atenta às plataformas em que seu público está. Não adianta forçar uma conexão que não existe. É preciso ser relevante e verdadeiro”, afirmou.
Já João Henrique, fundador do Portal Caruaru no Face, compartilhou a experiência de criar, em 2012, uma página que começou com fotos da cidade e rapidamente se transformou em um dos principais canais de informação do interior pernambucano. 

Com mais de 500 milhões de acessos em 2024, o portal consolidou-se como referência regional, tendo sido a primeira empresa a se instalar no Armazém da Criatividade, em Caruaru. “Eu sempre fui apaixonado por comunicar. No portal, buscamos mostrar a notícia acontecendo, e não apenas reportá-la. Essa autenticidade foi essencial para nos aproximar do público”, destacou João.

A palestra mostrou que, seja no universo dos grandes podcasts, das marcas consolidadas ou da comunicação local, o futuro da internet depende da construção de conexões reais e que a comunicação digital não é apenas sobre números ou visibilidade, mas sim sobre relevância, autenticidade e capacidade de gerar impacto verdadeiro

Gabi da Pele Preta participa de bate-papo inspirador sobre gestão de carreira musical e ancestralidade no Rolê REC’n’Play

A artista Gabi da Pele Preta e a produtora cultural Stephany Metódio participaram, na tarde deste sábado (30), da palestra “Tua Voz Vai se Pronunciar: Saberes e Estratégias na Construção de Carreiras Musicais com Stephany e Gabi da Pele Preta”, onde compartilharam vivências e estratégias de gestão de carreira musical a partir do olhar de mulheres negras do Agreste.

Gabi apresentou sua trajetória como cantora e compositora em ascensão e destacou a importância da música na construção de sua identidade. “A música não pede licença, né? A música chega. Então foi através dela que eu entendi que tinha um papel muito importante em fazer essa mensagem chegar às pessoas”, afirmou.

Já Stephany trouxe reflexões sobre os bastidores, desafios e ferramentas que sustentam uma trajetória artística sólida. “Estamos propondo estratégias a partir das nossas próprias vivências, e o afeto e o respeito ao trabalho são fundamentais para enfrentar as dificuldades deste mercado”, concluiu.

Juntas, as duas promoveram uma troca inspiradora sobre como construir caminhos profissionais com propósito, voltados para uma carreira musical de resistência e potência criativa.

Matrizes da produção de áudio independente é tema de oficina no Rolê REC’n’Play

Na tarde deste sábado (30), terceiro dia de programação do Rolê REC’n’Play, o multiartista e educador Valdemar Neto conduziu a oficina “Solte o Rec – Primeiros passos no estúdio: gravação, edição e mixagem”, voltada para quem deseja compreender o funcionamento de um estúdio e aprender os fundamentos da produção de áudio — seja para música, podcast, rádio ou audiovisual.

Com uma abordagem dinâmica e descontraída, Valdemar compartilhou sua trajetória no cenário artístico. Um dos principais responsáveis pelo Canto da Patativa, em Caruaru — coletivo que reúne projetos e espetáculos musicais independentes —, ele destacou os desafios desse universo e reforçou a importância de uma produção autossuficiente e independente para quem está iniciando a carreira.

A oficina, com duração de duas horas, foi dividida em dois encontros que exploraram, em linguagem acessível, temas como gravação, interfaces de áudio e noções básicas de edição e mixagem, entre outras ferramentas essenciais, sempre com foco na experiência prática e no diálogo com os participantes.

Documentário resgata participação de mulheres artesãs no Alto do Moura durante o Rolê REC’n’Play

Produzido pela jornalista Rosangela Araújo, o documentário “O Alto dos Mouras, das Louceiras, dos Mestres do Barro” foi tema de palestra na tarde deste sábado (30). A obra destaca a relação da autora com o audiovisual e traz uma narrativa que resgata a história e a contribuição das mulheres na consolidação do Alto do Moura como referência nas artes figurativas.

Promovida pela Prefeitura de Caruaru, a palestra abordou o processo de criação do primeiro documentário de Rosangela e as motivações que a levaram a escolher esse tema. Com depoimentos das artesãs Nicinha Otília, D. Deta e Terezinha Gonzaga, o filme tem previsão de exibição na Cultural Livraria & Cafeteria, em Caruaru.

A produção também relembra a confecção de louças utilitárias feita por mulheres antes mesmo da obra de Vitalino e ressalta como artesãs com mais de 50 anos continuam sendo um importante símbolo de resistência na produção artística local.

Empreendedorismo em cena com a ACIC é tema de palestra no Rolê REC’n’Play

Na tarde deste sábado (30), a gestora de negócios do Porto Digital Caruaru, Pâmela Dias, conduziu a palestra “Conexão Empreendedora – Protagonismo em Cena”, que reuniu membros da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC). Fernando Bezerra, Paulo Cesar e Marcela Souto Maior participaram do encontro, discutindo práticas de empreendedorismo local voltadas para jovens empresários e mulheres.

A ACIC se destaca por oferecer oportunidades de capacitação e por atuar como importante aliada no fortalecimento do ecossistema empreendedor de Caruaru. Com a proposta de transformar ideias em ação, a associação promove canais de conexão entre empreendedores, valorizando as particularidades de cada negócio e incentivando o diálogo coletivo. Os núcleos ACIC Jovem e ACIC Mulher reforçam a relevância do empreendedorismo jovem e feminino na cidade.

“Iniciativas como essas, oferecidas pelo Armazém da Criatividade, são muito importantes para ajudar no enfrentamento dos principais desafios encontrados hoje no mercado. É um verdadeiro intercâmbio de conhecimentos”, destacou Paulo Cesar, diretor financeiro da ACIC.

Samuel Andrade fala de planos e metas do Republicanos para 2026 em Pernambuco

2026 já começou! Ao menos para os principais dirigentes do Republicanos de Pernambuco. O partido tem metas, prioridades a serem alcançadas em uma eleição que promete ser uma das mais acirradas de toda a história do estado.

Segundo Samuel Andrade, a montagem de chapas e a definição de estratégias já foram iniciados na legenda. Samuel é atualmente superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) e também atua como secretário geral do Republicanos em Pernambuco.

“Já iniciamos o processo de montagem das chapas proporcionais, nos próximos dias o ministro Sílvio Costa Filho anunciará os nomes que disputarão mandatos pelo partido em 26”, disse ele a coluna, revelando que a meta do partido é eleger quatro deputados federais ano que vem. Quanto à disputa por vagas na Alepe, Samuel afirmou que Silvio Costa Filho delegou uma comissão, formada pelos deputados Mário Ricardo e Augusto Coutinho, para a montagem da chapa.

Governadora Raquel Lyra prestigia Festival do Frio do Vitorino, em Riacho das Almas, que recebe palco do Pernambuco Meu País

As festividades se uniram para movimentar a economia, o turismo e celebrar a cultura pernambucana no interior do Estado

O Festival Pernambuco Meu País se uniu ao Festival do Frio do Vitorino, que foi palco de uma grande celebração em Riacho das Almas, no Agreste pernambucano. Na noite desse sábado (30), a governadora Raquel Lyra esteve no município para acompanhar o evento. A integração das festas contribuiu para movimentar hotéis, pousadas e restaurantes, além de oferecer apresentações musicais, gastronomia, artesanato e outros atrativos. A programação segue até este domingo (31), com atividades multiculturais.

“É importante trazer a marca do Pernambuco Meu País, como fizemos em outros eventos pelo Estado e que também receberam nosso apoio cultural, a exemplo do Festival do Café em Taquaritinga. A certeza é que estamos no caminho certo, que é interiorizar o desenvolvimento e garantir empregos por meio do turismo e da cultura”, destacou a governadora Raquel Lyra.

No palco do Pernambuco Meu País, neste sábado, apresentaram-se Rota 232, Conde Só Brega e Vanessa da Mata. A programação continua neste domingo (31), com shows da banda Nuwe e da cantora pernambucana Priscila Senna.

Criado em 2005, o Festival do Frio do Vitorino movimenta a economia local da zona rural com apresentações culturais que atraem turistas para curtir a festa em um clima marcado por baixas temperaturas.

Anfitrião da festa, o prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho, ressaltou os investimentos em infraestrutura realizados pelo Governo do Estado. “No ano passado tivemos o apoio do Governo do Estado, foi uma grande festa, mas não havia uma infraestrutura necessária. Neste ano, a gestão pôde garantir atividades culturais, valorização da economia criativa e incentivo ao turismo de aventura”, comentou o gestor.

Com mais de R$ 30 milhões investidos pelo Governo de Pernambuco, o Pernambuco Meu País reafirma seu papel na valorização cultural e no desenvolvimento regional. A programação ainda passará por Caruaru, entre os dias 5 e 7 de setembro, prometendo movimentar a Capital do Agreste.