Mudança de data: Limão com Mel se apresentará na primeira noite do Festival Café Cultural 2025 em Taquaritinga do Norte

A banda Limão com Mel, uma das atrações mais aguardadas do Festival Café Cultural 2025, terá sua apresentação antecipada e agora fará o seu show na primeira noite do evento, na quinta-feira (07/08). Com a antecipação, o show da cantora Tayara Andreza será realizado na sexta-feira (08/08).

A mudança na programação foi motivada por ajustes na agenda do grupo, e anunciada com entusiasmo pela própria banda nas redes sociais. Em nota, Limão com Mel agradeceu à cantora Tayara Andreza, à sua equipe e à Prefeitura de Taquaritinga do Norte pela parceria e compreensão.

O Festival Café Cultural acontece entre os dias 04 e 10 de agosto, com uma programação repleta de shows, feiras, exposições e manifestações culturais.

Jovens do Quilombo de Conceição das Crioulas desfilam peças de Thiago Amaral em Salgueiro

A história de resistência de mulheres da comunidade quilombola Conceição das Crioulas, carregada de simbolismos e significados ancestrais também traduzidos em uma estética autoral, é o que tem movido e inspirado as atividades que acontecem no País das Conexões Criativas do Festival Pernambuco Meu País 2025. Neste sábado (26/07), o polo da moda promoveu um desfile assinado pelo criativo Thiago Amaral e o protagonismo foi todo voltado para jovens quilombolas, de todos os gêneros, que após participarem de aulas práticas de passarela desfilaram com as peças do estilista no Centro de Vocação Tecnológico (CVT) de Salgueiro.

“A gente veio com um projeto muito especial, direcionado pro Quilombo Conceição das Crioulas, que é um quilombo local que eu conheci ano passado durante a Fenearte, através da Mestra Lurdinha, que excepcionalmente é uma mulher muito potente. Lurdinha conseguiu reunir uma meninada, entre meninos e meninas muito jovens do quilombo, para uma série de atividades que começamos ontem, com o Fórum da Cadeia Produtiva Cultural, onde conseguimos discutir um pouco nossos processos criativos estruturais. Conseguimos ter aulas de postura, de andamento, de mercado de trabalho. Então um sonho foi prospectado desde o ano passado e justamente por essa potência feminina que o quilombo tem, de mulheres que plantam o próprio algodão, produzem o próprio tecido, bordam e costuram as próprias peças que trazem uma sabedoria ancestral né, politizada, porque são mulheres completamente engajadas dentro de culturas de empoderamento, poderes econômicos, poderes culturais. Todas as peças sempre trazem uma poesia abordada, sempre trazem uma mensagem de esperança, de afeto e por que não dizer assim: Conceição das Crioulas realmente é o que há de mais precioso em Salgueiro!”, expressa Nestor Mádenes, diretor criativo e editor de moda.

Maria de Lurdes da Silva, mais conhecida como Mestra Lurdinha do Quilombo de Conceição das Crioulas, é uma das grandes lideranças políticas e afetivas da comunidade, e foi quem articulou o grupo de jovens para participarem atividades de moda. “Gostaria de agradecer muito o projeto Pernambuco Meu País e dizer que dessa forma a gente tem se inserido nessas programações, porque a gente acha que é muito propício. A gente carrega não só a história de Conceição das Crioulas, mas de Salgueiro, de Pernambuco, do nosso País, né? Então lá no quilombo a gente trabalha há muito tempo, somos um grupo de mulheres que trabalha cortando o tecido, costurando e bordando. A gente trabalha com peças que têm a história da comunidade escrita nas saias, vestindo a gente. Fazemos questão de valorizar nossa cultura. Mostrar para as nossas crianças, para as pessoas, que em primeiro lugar precisamos falar de nós, falar de nós e mostrar para o mundo. E a dinâmica que eu trouxe para o fórum foi inspirada numa música que fala ‘Eu não posso mudar o mundo, mas eu balanço’, né? Então é essa dinâmica de ir observando, fazendo a contextualização do poder que as artes têm, da capacidade de criar. Então se uma peça é de uma forma, eu posso transformar, eu posso ir mudando”, ressalta Lurdinha, semeando sabedoria.

“A coleção que os jovens do quilombo desfilaram é inspirada no DNA upcycling, uma transformação criativa. A gente pega peças ou resíduos e transforma em outras peças para dar uma vida mais longa a ela e a coleção é sobre isso. É basicamente feita todas de t-shirts reutilizadas, criando looks diferentes, formas, volumes. Eu também vou ministrar neste domingo (27) um workshop para mostrar as técnicas de upcycling, o que é o conceito, falar mais sobre esse tema que é tão importante pra gente debater, ressignificar as coisas e dar uma vida útil elas”, explica o criativo Thiago Amaral.

Eduarda Collier, assessora de Design e Moda da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), comentou um pouco sobre a experiência de troca com as mulheres e jovens do Quilombo de Conceição das Crioulas. “A gente trouxe um workshop de passarela e o nosso maior público veio do quilombo. Foram 15 modelos, 14 do quilombo. Desde ontem, a gente estava nesse processo, de elas aprendendo a desfilar todo o conceito, a autoestima, a postura, tudo isso. Aí, hoje aconteceu o desfile, foi lindo. E Thiago Amaral conseguiu desenvolver uma coleção linda, com reaproveitamento, com essa consciência ambiental. De você pensar no futuro, mas preocupado com o passado também. E neste domingo (27) a gente vai ter outro desfile, desta vez, de uma coleção do Quilombo de Conceição das Crioulas, que também é uma história de resistência do artesanato, das manualidades”, lembra Eduarda Collier.

*História do Quilombo de Conceição das Crioulas* – De acordo com relatos das pessoas mais velhas, a comunidade de Conceição das Crioulas teve início em meados do século XVIII, quando seis mulheres negras chegaram e fixaram suas moradias na localidade. Alguns historiadores da comunidade dizem que elas vieram de um lugar chamado Panela D’água, outros dizem que elas conseguiram fugir ao desembarcarem no porto de Salvador, na Bahia. Portanto, não teriam sido escravizadas. O mais presente nas narrativas de seus descendentes, é que, aquelas mulheres plantavam e fiavam algodão e iam vender na cidade de Flores (PE). Com isso conseguiram comprar três léguas em quadra de terra.

Resistência, Dança e Performance no País das Conexões Urbanas

O Festival Pernambuco Meu País 2025 segue reafirmando sua potência como território de encontros, trocas e reinterpretações da cultura popular. Na tarde deste sábado (26), a programação do espaço País das Conexões Urbanas ofereceu ao público um mergulho profundo na tradição, sem abrir mão da ousadia e da reinvenção, que são marcas registradas da arte produzida em Pernambuco.

Entre os destaques da programação, o Grupo Danças, Arte e Movimento levou à Praça de Santo Antônio uma apresentação envolvente de xaxado, homenageando a resistência cultural do Sertão com passos marcados pela história, identidade e pertencimento.

Em seguida, a performance “Flor de Urtiga”, da atriz e performer Renna Costa, natural de Buíque, arrebatou o público com sua força simbólica, cênica e poética. A montagem, dirigida por Gabi Benedita, de Arcoverde, e com trilha ao vivo assinada pela mestra de maracatu Manu Souza, também de Arcoverde, apresentou uma releitura da figura de Catirina, que é personagem tradicional dos autos natalinos e folguedos populares.

“Essa Catirina que eu trago à cena cansou da língua do boi. Cansou da submissão. Ela larga o Pai Francisco e parte pelo mundo em busca de outras Catirinas, de mulheres livres que conhecem seus desejos, que sabem cuidar, curar, plantar. Mulheres como nossas avós, mães, parteiras, rezadeiras. A ‘Flor de Urtiga’ nasce como esse chamado ancestral à liberdade e à autonomia”, expressa a artista Renna Costa.

A performance evoca a palhaça de rua, a Catita popular, que sempre existiu nos bastidores da cultura tradicional, mas agora ganha voz e corpo feminino, saindo do campo da caricatura e assumindo um discurso libertador. É uma obra que convida o público a brincar, não apenas no sentido infantil, mas como exercício de imaginação, liberdade e reconstrução.

Segundo a curadoria do festival, a escolha da performance para o País das Conexões Urbanas se deu por seu poder de deslocar a cultura popular para novos corpos e narrativas, propondo uma reflexão sobre o papel da mulher no enredo ancestral brasileiro. Renna Costa retorna à programação neste domingo (27), com o espetáculo “O Problema é a Cerca”, na Casa da Cultura, evidenciando sua versatilidade cênica e o compromisso artístico com as urgências do nosso tempo.

A cultura viva pulsa onde há coragem de reinventar as raízes. E, como aponta a “Flor de Urtiga”, “a cada esquina a gente encontra uma Catirina!”.

Em Salgueiro, governadora Raquel Lyra retoma obras do Complexo de Polícia Científica e entrega nova Cozinha Comunitária

Durante extensa agenda no Sertão Central, a governadora Raquel Lyra também autorizou, nesta sexta-feira (25), a retomada das obras do Complexo de Polícia Científica (CPC) de Salgueiro, paralisadas há mais de uma década. A iniciativa representa um investimento de R$ 4,9 milhões e integra o programa Juntos pela Segurança, promovendo a descentralização dos serviços periciais e garantindo mais celeridade nas investigações de crimes na região.

“Hoje a gente entrega aqui a cozinha comunitária número 210. São 210 cozinhas comunitárias que juntas servem mais de 43 mil refeições por dia em Pernambuco, matando a fome de quem tem fome. Também assinamos a ordem de serviço para fazer o Complexo de Polícia Científica de Salgueiro. São quase R$ 5 milhões para acabar com décadas de espera da população. A gente acredita muito na força do trabalho e da união e que nada é capaz de resistir a isso. Então, vamos em frente, que o trabalho está só começando”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A estrutura do complexo vai reunir os serviços do Instituto de Medicina Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC). O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explica que o novo centro vai evitar que moradores de Salgueiro e municípios vizinhos precisem se deslocar até Petrolina para realização de necropsias, exames de corpo de delito, perícias em vítimas de violência e exames toxicológicos.

“É uma mudança de chave para Salgueiro e todo o povo das cidades vizinhas. Quem falecer por acidente ou por morte violenta, vai ser necropsiado aqui em Salgueiro mesmo. Mulheres que passem por violência, o exame será realizado aqui em Salgueiro também. As investigações serão mais céleres e mais efetivas. É o Juntos pela Segurança fazendo Pernambuco mais seguro”, afirmou o secretário.

Além de Salgueiro, o Governo de Pernambuco já autorizou a construção de outros cinco complexos em Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Ouricuri, Arcoverde e Petrolina, ampliando a interiorização da Polícia Científica. Também está em andamento um concurso público para a contratação de 213 profissionais entre peritos criminais, médicos legistas e auxiliares.

Ainda durante a agenda no município, a governadora Raquel Lyra inaugurou a Cozinha Comunitária Auta Dantas de Sá Nunes, no bairro Nossa Senhora das Graças. A nova unidade integra o programa Bom Prato e eleva para 210 o número de cozinhas comunitárias em funcionamento no Estado. Juntas, elas já serviram mais de 15,5 milhões de refeições à população em situação de vulnerabilidade.

A unidade homenageia Dona Autinha, mulher salgueirense que criou sete filhos cozinhando em seu restaurante popular. O secretário de Assistência Social, Carlos Braga, reforçou a importância do equipamento.

“É uma alegria muito grande porque atende a população mais vulnerabilizada da região. A partir de agora, Salgueiro passa a entregar um mínimo de 400 refeições por dia para essa população referenciada pelo Cras. E, a nível de Estado, nós passamos agora de 44 mil pratos de comida por dia, são mais de 15 milhões de pratos entregues desde o início desse programa e a tendência é crescer”, disse o secretário.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 13h30, com almoço servido entre 11h e 13h30. Durante o Festival Pernambuco Meu País, a equipe também fará atendimentos noturnos, demonstrando a versatilidade do programa.

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, celebrou as medidas. “Temos um governo que respeita todos os pernambucanos. Só quem já teve que esperar cinco ou seis dias para velar um ente querido entende a importância dessa obra. O Governo do Estado está olhando para as pessoas, cuidando de quem mais precisa”, disse o prefeito.

O deputado estadual Joãozinho Tenório destacou o alcance social da iniciativa: “É inadmissível que as pessoas em Pernambuco ainda almocem e não saibam se vão ter a refeição seguinte, e o Governo de Pernambuco consegue fazer isso entregando, em apenas dois anos e seis meses, 210 cozinhas comunitárias”, ressaltou o deputado.

Também participaram da solenidade os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Hercílio Mamede (Casa Militar); os deputados estaduais Débora Almeida e Luciano Duque; e os prefeitos Calby Carvalho Cruz (Belém de São Francisco), Pollyanna Abreu (Sertânia), Dr. Evaldo Carvalho (Mirandiba), Dinha Mororó (Terra Nova), Xicão Tavares (Verdejante), Elizinho (Carnaubeira da Penha) e Duguinha (São Joaquim do Monte).

Governo de Pernambuco publica licitação para obras de restauro da Igreja de São Pedro Mártir de Verona, em Olinda

A Igreja de São Pedro Mártir de Verona, localizada no Sítio Histórico de Olinda, irá receber intervenções estruturais e de conservação. A licitação para contratação de empresa responsável pela execução da obra foi publicada na edição do Diário Oficial deste sábado (26). A obra de preservação será conduzida Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC, com valor de R$ 1,2 milhão.

“A Igreja de São Pedro Mártir faz parte da identidade histórica do município de Olinda. Através da Fundarpe, o Estado tem restaurado importantes patrimônios que não receberam a devida conservação ao longo do tempo. Agora, estamos cuidando dos nossos bens para preservar a memória, a cultura e a identidade do povo pernambucano”, celebrou a governadora Raquel Lyra.

A licitação marca um novo capítulo para um dos mais importantes símbolos religiosos e arquitetônicos de Olinda. Fechada desde 2015, a igreja passará por serviços de requalificação para que seja reaberta à população. As intervenções incluem a recuperação das fachadas, pisos, esquadrias e coberta, além da renovação das instalações elétricas, sistema de iluminação, acessibilidade, e infraestrutura de prevenção e combate a incêndio. A previsão é que a obra seja executada em oito meses, a partir da ordem de serviço.

“A requalificação da Igreja de São Pedro Mártir é mais um passo no compromisso da gestão com a valorização do nosso patrimônio histórico. Iremos devolver à população um espaço de fé, de memória e de história. Sua reabertura, após uma década fechada, representará o reencontro de Olinda com parte essencial de seu patrimônio afetivo e simbólico”, afirmou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.

A restauração da Igreja de São Pedro Mártir de Verona integra um conjunto de ações que o Governo de Pernambuco tem realizado por meio da Fundarpe para valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural do Estado. Entre os projetos em andamento estão as obras no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Santo Antônio, a requalificação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco e do Cine Theatro Guarany, o restauro e requalificação do Cinema São Luiz, além dos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha.

*Sobre a igreja* – A Igreja de São Pedro Mártir de Verona é um dos templos mais emblemáticos de Olinda, localizada no Amparo, próximo à Praça do Carmo. A irmandade de São Pedro Mártir foi instituída em 1711, e a atual construção data da segunda metade do século XVIII, após o desabamento da antiga matriz. De estilo predominantemente barroco, o templo possui nave simples e abriga imagens sacras de valor artístico e devocional. Ao longo do tempo, tem sido palco de celebrações religiosas e manifestações culturais, sendo parte integrante da identidade histórica e espiritual de Olinda.

Festival Pernambuco Meu País: governadora Raquel Lyra dá largada à maratona cultural com programação em 10 cidades

“Gente de todas as idades, hotéis lotados, restaurantes, o povo feliz podendo apreciar a nossa cultura”, foi o que constatou a governadora Raquel Lyra ao abrir, nesta sexta-feira (25), a segunda edição do Festival Pernambuco Meu País, em Salgueiro, no Sertão Central. Esta é a primeira parada da nova edição da itinerância cultural promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundarpe.

“Muitas vezes, a população que está aqui não tem acesso à cultura. Então a gente reúne, por meio do Festival Pernambuco Meu País, gastronomia, música, artesanato, todo mundo junto, fazendo um evento lindo que começa hoje aqui em Salgueiro. É um prazer poder estar aqui e inaugurar esse festival que no ano passado foi um sucesso. Temos mais de 80% da grade contratada através de edital, pagando em dia, todo mundo podendo trabalhar num momento que normalmente seria de baixa na cultura e a gente poder permitir que essas pessoas possam viver da sua arte”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com mais de 15 polos distribuídos, Salgueiro recebe, até o domingo (27), shows de artistas como Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos, Xanddy Harmonia, Limão com Mel, Mastruz com Leite e Anjo Azul, além de grupos de circo, dança, literatura, moda, cultura popular e teatro. A cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú, também integra a programação nesta primeira semana, com atrações dentro da tradicional Festa dos Estudantes.

Segundo a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, o festival representa a consolidação de uma política cultural descentralizada. “Isso reafirma o sucesso que foi a edição de 2024. Esse ano chegando em dez cidades, neste final de semana estamos aqui em Salgueiro, e em Triunfo junto à 67ª Festa dos Estudantes. Desde a quinta-feira, começou uma mobilização, a cultura aqui na cidade e a nossa cultura popular como a grande protagonista”, disse a secretária.

Além da agenda artística, o festival oferece uma série de ações formativas com o programa Forma PE, que promove oficinas, rodas de conversa e ações práticas voltadas à profissionalização de artistas e produtores culturais. Outro destaque é o espaço Rede PE, que reúne serviços públicos para o público do festival, com atendimento de órgãos como Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Funcultura, Detran, Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (Sedepe), Secretaria da Mulher e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA).

De acordo com Renata Borba, presidente da Fundarpe, o sucesso da iniciativa se deve à escuta ativa dos territórios. “É o Governo de Pernambuco descentralizando as políticas públicas do Estado, também na área de cultura. Estamos chegando em Salgueiro com dança, com moda, circo, literatura, com gastronomia e muita cultura popular. É para o pernambucano conhecer a nossa cultura”, afirmou a gestora.

Após Salgueiro e Triunfo, o festival seguirá para outras cinco regiões do Estado, passando por dez cidades, promovendo, até o início de setembro, uma maratona cultural inédita em alcance e diversidade. Um dos impactos mais notáveis do festival é no turismo. De acordo com o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, a expectativa é das melhores.

“Já passamos de 90% de ocupação só aqui em Salgueiro. Isso mostra que nós estamos no caminho certo, trazendo um polo multicultural, mostrando ao povo um Pernambuco diferente, com músicas, com atrações nacionais, atrações locais, mostrando a nossa cultura, resultado da capacidade do Governo do Estado, de investimento turístico na cultura”, ressaltou o secretário.

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, reforçou os impactos positivos da primeira edição recebida pela cidade. “A descentralização do Pernambuco do Meu País une todos os sertões. Demonstra a importância do resgate cultural, mostrando a força que tem a cultura sertaneja. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios, o comércio varejista está com muita gente”, disse o prefeito.

SEGURANÇA – Durante os dias de festa, Salgueiro conta com um esquema especial montado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). São mais de 500 profissionais mobilizados para garantir a tranquilidade do evento, com tecnologia de ponta e atuação integrada das forças policiais.

O policiamento conta com viaturas quatro rodas, motocicletas, drones e plataformas elevadas, além de reforço no patrulhamento ostensivo, com rondas constantes e atuação estratégica nos principais pontos de circulação e no monitoramento aéreo. Equipes da Corregedoria da SDS também estão presentes. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar integra a operação atuando na prevenção.

Vacinação nas férias segue até este domingo (27) em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue promovendo a ação itinerante de vacinação nas férias, com aplicação dos imunizantes contra a Influenza (gripe) e o Papilomavírus Humano (HPV) em pontos estratégicos da cidade.

A iniciativa, iniciada no dia 13 de julho, segue até este domingo (27), com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal principalmente entre crianças e adolescentes, além de facilitar o acesso da população aos imunizantes durante o período de recesso escolar.

Neste sábado (26), a vacinação acontece no Parque de Diversões Santo Antônio, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, das 16h às 20h. No domingo (27), a ação será encerrada na Praça da Unique, das 16h às 19h30.

A vacina contra a Influenza está disponível para os públicos prioritários, crianças, idosos e gestantes. Já a vacina contra o HPV é voltada para adolescentes de 9 a 19 anos que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

Copa Caruaru 2025 encerra com sucesso e consolida evento como um dos maiores do esporte amador de Caruaru

A Copa Caruaru 2025 chegou ao fim na última sexta-feira (25), após 25 dias de intensas disputas, arquibancadas cheias e muita vibração. Realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, a competição foi um verdadeiro sucesso, reunindo 786 atletas e dirigentes em 63 equipes, que disputaram as modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete.

Durante esse período, o Ginásio Municipal Poliesportivo Prof. Erlandsen Rodrigues da Silva, localizado no Complexo Olímpico Rei Pelé e outras quadras de escolas municipais se transformaram em palcos de emoção e superação, com jogos acirrados e grande participação do público. A entrada gratuita permitiu o envolvimento da comunidade e valorizou ainda mais o esporte local.

“Encerrar mais uma edição da Copa Caruaru é celebrar não apenas vitórias em quadra, mas o crescimento de uma cidade que acredita no poder da educação e do esporte como ferramentas de transformação social. Caruaru tem avançado em todas as áreas, e no esporte não tem sido diferente. Estamos formando cidadãos, incentivando o trabalho em equipe, a disciplina e o respeito. O esporte é educação em movimento, e é por isso que seguimos firmes, integrando cada vez mais as nossas ações. Nosso compromisso é seguir fortalecendo cada vez mais os projetos esportivos da cidade, porque acreditamos que investir no esporte é investir em um futuro melhor para todos”, afirmou o secretário de Educação e Esportes de Caruaru, Kaio Colaço.

Além do destaque esportivo, a Copa Caruaru também cumpriu um importante papel social. Cada equipe doou uma cesta básica no ato da inscrição, e mais de uma tonelada de alimentos foi arrecadada e destinada ao São João Solidário, através do Transforma Caruaru.

“A Copa Caruaru é mais que uma competição: é uma celebração do esporte, da solidariedade e do talento local. Tivemos ginásio cheio, jogos emocionantes e, principalmente, um legado positivo para a cidade. Nossa equipe, foca nesse momento, em mais um importante evento promovido pela secretaria, os Jogos Escolares, que vão acontecer em agosto. Será mais uma edição de sucesso, com recorde de inscrições”, ressaltou Adson Leonel, secretário executivo de Esportes de Caruaru.

Governadora Raquel Lyra entrega títulos de propriedade e inicia construção de 112 moradias populares em Salgueiro

Reforçando o compromisso do Governo do Estado com o direito à moradia digna, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (25), 190 títulos de propriedade a famílias do bairro da Cohab, em Salgueiro, no Sertão Central, e autorizou a construção de 112 novas moradias no Residencial Salgueiro 116 – Módulo 1, empreendimento viabilizado por meio da parceria entre o programa Morar Bem PE e o Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

“Quando entregamos uma escritura, não estamos entregando um papel, mas sim reconhecendo um direito. O Governo de Pernambuco chega na vida daqueles que nunca foram vistos e nem sequer foram reconhecidos pelo nome. Muitas pessoas que passaram a vida inteira para construir esse sonho, para colocar cada milheiro de tijolo para poder fazer a obra, que não tiveram sequer o direito de, em vida, receber esse título. Agora colocamos isso como prioridade”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A regularização foi coordenada pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), e integra a modalidade fundiária do Morar Bem PE — maior programa estadual de habitação de interesse social da história de Pernambuco.

Também foi assinada pela governadora Raquel Lyra a autorização para o início da construção do Residencial Salgueiro 116 – Módulo 1, que contará com 112 unidades habitacionais voltadas a famílias de baixa renda. Com investimento total de R$ 17,2 milhões, o projeto terá apoio da Caixa Econômica Federal e aporte do Governo de Pernambuco, que doou o terreno e investiu R$ 124 mil em obras complementares de infraestrutura.

“São moradias para famílias de alta vulnerabilidade aqui de Salgueiro, sem contar no empreendimento, que tem R$ 17 milhões investidos aqui na cidade e que vai gerar emprego de carteira assinada”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

O presidente da Perpart, Francisco Amaral, reforçou o impacto da entrega dos 190 mil títulos de propriedade em Salgueiro. “No ano passado, foram entregues 617 títulos. E hoje, mais 190 famílias foram beneficiadas pelo Programa Morar Bem. Esse título de propriedade representa a dignidade e a segurança jurídica, onde a família, depois de 30, 40 anos que reside nas casas, finalmente vai ter a escritura da casa própria, aquele documento tão sonhado. É um desenvolvimento econômico, é um desenvolvimento sustentável também da população”, afirmou o presidente.

*PAVIMENTAÇÃO* – Ainda nesta sexta-feira (25), foi assinado um convênio entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Salgueiro, viabilizando a pavimentação em paralelepípedos de 20 ruas, distribuídas em oito bairros do município. O investimento total é de R$ 4,08 milhões, sendo R$ 3,87 milhões repassados pelo Estado e R$ 204 mil de contrapartida municipal.

As ruas contempladas estão localizadas nos bairros Santa Margarida, Novo Horizonte, Divino, Cohab, Riachinho, São Vicente, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio. A pavimentação será feita com pedras graníticas extraídas na própria região, garantindo durabilidade e movimentando a economia local com geração de emprego e renda.

As ações em Salgueiro integram o conjunto de 83 contratos retomados pela Seduh com prefeituras de todo o Estado, totalizando R$ 168,5 milhões em investimentos para conclusão de obras estruturantes. “É o resultado de muito trabalho. A independência de Pernambuco parece que só chegou agora, e isso se concretiza aqui hoje. Nossa gratidão e respeito ao Governo de Pernambuco, que tem trabalhado incansavelmente”, comemorou o prefeito do município, Fabinho Lisandro.

“Estivemos aqui em junho do ano passado entregando 617 títulos de propriedade, dando dignidade às pessoas que sonhavam com isso, em receber esse documento para, no futuro, transmiti-lo para o seu filho, para o seu neto. O Governo de Pernambuco fez isso com mais de 11 mil famílias em todo Estado”, disse o deputado estadual Joãozinho Tenório.

*MORAR BEM PE* – Criado pela atual gestão, o Programa Morar Bem PE já superou 33 mil famílias beneficiadas em todo o território pernambucano. Na regularização fundiária, foram mais de 10 mil títulos emitidos apenas nos últimos dois anos.

Também estavam presentes no evento os prefeitos Pollyanna Abreu (Sertânia), Dr. Evaldo Carvalho (Mirandiba), Dinha Mororó (Terra Nova), Xicão Tavares (Verdejante), Elizinho (Carnaubeira da Penha) e Duguinha (São Joaquim do Monte); e os deputados estaduais Luciano Duque e Débora Almeida. Também participaram os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Alessandro Carvalho (Defesa Social) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); assim como o diretor da Cehab, Paulo Lira.

Em Ouricuri, governadora Raquel Lyra entrega 1.088 títulos de regularização fundiária para agricultores e agricultoras do Sertão

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (25), em Ouricuri, 1.088 títulos de regularização fundiária a agricultores e agricultoras da região do Sertão do Araripe e do Sertão do São Francisco. As entregas reforçaram o compromisso da gestão estadual na regularização fundiária, dando a segurança e a garantia para os trabalhadores rurais. A ação é coordenada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco.

“Os agricultores e agricultoras que há décadas moram e produzem na zona rural herdaram as terras dos seus pais e nunca tiveram o direito reconhecido de poder chamar de sua. Agora, o Governo de Pernambuco tem um programa sério, que já entregou 17 mil títulos de propriedades urbanas e rurais, reconhecendo o direito das pessoas e permitindo que elas possam ter a segurança de morar no seu canto. Nosso Governo está trabalhando para chegar aos 50 mil títulos entregues”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Os 1.088 documentos entregues foram destinados a agricultores e agricultoras de Ouricuri (619), Araripina (196), Lagoa Grande (157), Bodocó (80) e Santa Maria da Boa Vista (36). Os títulos são documentos definitivos e registrados em cartório, que garantem segurança jurídica às famílias rurais e permitem ainda o acesso a crédito, programas habitacionais, assistência técnica, entre outras políticas públicas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Moraes, a regularização permite que os beneficiários possam realizar um desenvolvimento mais seguro e sustentável. “Trata-se de uma ação imprescindível para o produtor rural, determinada pelo Governo do Estado, em um intenso trabalho de regularização fundiária. O produtor rural vai receber a sua escritura registrada em cartório sem nenhum custo, o que, além de tudo, vai valorizar sua terra”, contou o secretário.

O prefeito de Ouricuri, Victor Coelho, considera que a entrega na cidade mostra o olhar cuidadoso do Governo com o povo sertanejo. “Essa entrega representa muita segurança para o homem e a mulher do campo que vivem da terra, especialmente para a gente que vive aqui no Sertão. Isso traz uma segurança imensa para a agricultura familiar do nosso município”, afirmou.

De acordo com o presidente do Iterpe, Cleodon Ricardo, o trabalho foi realizado por uma equipe que já entregou mais de 5 mil títulos. “Essa ação representa uma oportunidade concreta. Hoje são entregues 1.088 títulos para pequenos agricultores que estão realizando o sonho de receber a escritura da sua terra” afirmou Cleodon.

Entre as beneficiadas com a ação, está a agricultora Eliziene Tavares, de Ouricuri, que celebrou o recebimento do documento. “É muito importante receber esse título, que vai abrir muitas portas para fazer empréstimo e acessar créditos em bancos, por exemplo, porque com essa declaração, a nossa terra fica valorizada. Há mais de seis anos que espero esse título de propriedade e, agora, graças ao esforço do Governo do Estado, estou sendo contemplada”, contou.

A deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Socorro Pimentel, aponta que as ações mostram a efetividade do Governo em todas as regiões. “O Governo do Estado vem fazendo justiça social, com muitas ações, muitas obras do litoral ao sertão e nós enquanto lideranças, somos contemplados com todas essas ações”, destacou. Já a deputada Roberta Arraes, considerou os títulos como necessários para descentralização da gestão. “É de grande importância para a nossa região aqui do Sertão do Araripe, nossos agricultores e agricultoras. É um sonho antigo e isso mostra a vontade, a descentralização do Governo de Pernambuco”, disse.