“Não faremos um bom julgamento se não ouvirmos a realidade dos gestores”, diz presidente do TCE

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdecir Pascoal, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, dia 16, ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com 42 emissoras interligadas em todo o estado. Ele falou sobre ações do Tribunal, que têm influência direta na vida dos cidadãos.

Segundo o presidente, o TCE tem feito um trabalho planejado e estratégico, com foco no exame de contas, mas também com atuação preventiva na análise de licitações e contratos entre órgãos públicos e empresas privadas. “Esse trabalho que tem gerado uma economia vultosa para o estado. Temos amparado e orientado gestores para que possamos evitar que depois eles ‘chorem o leite derramado’”, disse e emendou, “Os próprios gestores preferem que o Tribunal atue de forma preventiva”.

Valdecir Pascoal frisou ainda que o TCE tem se preocupado em cada vez mais conhecer a realidade dos municípios, para a análise mais criteriosa de contas. “Nosso propósito é dialogar com os gestores, compreendendo suas dificuldades, tendo a maior empatia possível com eles, entendo a realidade deles no dia-a-dia. Não faremos um bom julgamento se não ouvirmos a realidade dos gestores”, falou.

Consulta Pública “Avança Caruaru Itinerante” segue com novas ações nesta sexta (18) e sábado (19)

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, dá continuidade à etapa presencial da consulta pública “Avança Caruaru Itinerante”. Nesta sexta-feira (18), a ação acontecerá no Parque 18 de Maio, e no sábado (19), na Feira do Salgado. Em ambos os dias, a equipe estará disponível das 8h ao meio-dia para ouvir sugestões da população.

A iniciativa teve início no Marco Zero da cidade, no dia 11 de julho, e seguiu no dia 12 com atendimento no Caruaru Shopping. A proposta é ampliar a participação popular no processo de construção das Leis Orçamentárias do município, garantindo que as decisões sobre os investimentos públicos contem com a escuta ativa da população.

As contribuições recebidas vão auxiliar na elaboração do Plano Plurianual 2026–2029 (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 (LDO) e da Lei Orçamentária Anual de 2026 (LOA). A ação também está disponível de forma virtual, até o dia 31 de julho, por meio do site oficial: https://avanca.caruaru.pe.gov.br.

De acordo com a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Andrezza Ribeiro, a escuta direta da população é um instrumento essencial para a construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas às reais necessidades da cidade.

“O Avança Caruaru é um canal de diálogo direto com a população. Estamos indo aos locais de grande circulação para garantir que todos possam contribuir com as decisões que impactam seu dia a dia. Esse processo fortalece a cidadania e orienta melhor a aplicação dos recursos públicos”, destacou Andrezza Ribeiro.

Caruaru Shopping promove “Gessinho Divertido” para a criançada

O Caruaru Shopping estará realizando, nesta sexta, dia 18 de julho, a oficina “Gessinho Divertido”. A atividade acontecerá no corredor do supermercado, das 15h às 18h.

Durante a oficina, os pequenos artistas vão soltar a criatividade pintando diversos modelinhos de peças de gesso, em um ambiente preparado especialmente para eles.

“A oficina promete encantar a criançada, onde, além da diversão, poderá trabalhar também a coordenação motora”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

A participação é totalmente gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia. “Basta chegar, escolher sua peça favorita e colocar a mão na tinta”, concluiu Walace Carvalho, lembrando que a atividade é voltada para crianças a partir dos três anos de idade.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, bairro indianópolis.

Projeto FACES capacita estudantes da rede pública de Caruaru como agentes de comunicação e cultura

Estudantes da rede pública de Caruaru encerraram um ciclo de oficinas de comunicação, arte e cultura com uma mostra coletiva repleta de criatividade e protagonismo. A ação fez parte da primeira edição do projeto Formação de Agentes de Comunicação Comunitária em Escolas (FACES), que capacitou alunos da Escola de Tempo Integral Prefeito João Lyra Filho, no bairro do Salgado, para atuarem em suas escolas e comunidades.

De março a julho, 29 estudantes do ensino fundamental participaram de 13 oficinas temáticas conduzidas por oficineiros fixos e profissionais convidados. As atividades abordaram diferentes linguagens e expressões artísticas, como: escrita criativa, com a jornalista Stephanie Sá; produção de podcast, com Victoria Melo; zines e fotozines, com a fotógrafa Maroca; grafite, com o coletivo AsMinas Colab; teatro, com o ator Rosberg Adonay; audiovisual, com a produtora Dani Leite; e acessibilidade, com Mateus Guardião.

“Eu achei a eletiva maravilhosa. Aprendi sobre teatro, acessibilidade e outras coisas. Achei uma experiência ótima participar de todos os projetos, mas o que eu mais gostei mesmo foi de grafite. Eu me apaixonei pelo grafite”, revela a estudante Letícia Beatriz, do 8º ano da ETI.

Ao fim da formação, os alunos desenvolveram 10 produtos coletivos. Entre eles, três curtas-metragens de ficção, uma peça de teatro, um podcast, uma mostra de cinema, uma exposição fotográfica e dois murais colaborativos de lambe-lambe e grafite na fachada da escola. Também foram criadas produções individuais, como contos, fotozines e imagens com pinhole.

“O FACES foi pensado como um espaço para desenvolver habilidades, mas, principalmente, para mostrar que a comunicação, a arte e a cultura estão ao alcance de todos e podem ser aliadas no estímulo à criatividade desses estudantes e à transformação das comunidades em que vivem”, afirma o professor e idealizador do projeto, Luis Enrique.

Contemplada pelo Edital de Formação em Direitos Humanos da Lei Paulo Gustavo de Pernambuco (2023), a primeira edição do projeto FACES contou com a coprodução e oficinas da comunicóloga Gabriella Ambrósio, consultoria de acessibilidade de Roseelly Ramos, projeto gráfico de Junitti Julio, cobertura fotográfica de Dani Leite e assessoria de imprensa de Gabriela Luna.

Governo de Pernambuco inicia pagamento do Programa Chapéu de Palha para os trabalhadores da cana-de-açúcar

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE), inicia, nesta sexta-feira (18), o pagamento do benefício do segmento da cana-de-açúcar do Programa Chapéu de Palha. Com um investimento total de R$ 18 milhões apenas para trabalhadores dessa área, a gestão estadual pagará a primeira das cinco parcelas de R$ 373,08 que serão disponibilizadas em quatro meses a 9.867 trabalhadores da cana cadastrados em 55 municípios das Zonas da Mata Norte e Sul.

“O governo está completamente empenhado em garantir que os nossos trabalhadores rurais recebam amparo quando estiverem fora do período de colheita da cana, fazendo com que quem trabalha no campo seja visto e cuidado. Este investimento feito no Chapéu de Palha possibilita que mais dignidade e qualidade de vida alcancem uma quantidade muito maior de pernambucanos, fazendo o nosso Estado crescer sem deixar ninguém para trás”, disse a governadora Raquel Lyra.

O benefício tem o objetivo de ajudar trabalhadores rurais no período da entressafra. A bolsa poderá ser retirada com o Cartão Cidadão ou o Caixa Tem em agências da Caixa Econômica Federal. Em 2025, houve uma redução no número de trabalhadores que se cadastraram devido ao movimento das usinas de mantê-los nos seus empregos mesmo no período da entressafra, fazendo com que eles não atendam a um dos requisitos para o cadastramento no programa, que é estar desempregado.

Este é o segundo ano da aplicação do reajuste de 38% nos valores das bolsas dos três segmentos do Chapéu de Palha (Cana-de-Açúcar, Fruticultura Irrigada e Pesca Artesanal) e da inclusão de uma parcela adicional do benefício, medidas implementadas pela gestão da governadora Raquel Lyra para reforçar o programa, que antes era pago em quatro parcelas. O Chapéu de Palha beneficia cerca de 20 mil famílias nos três segmentos, com um investimento total de mais de R$ 30 milhões por ano.

“O pagamento do benefício do Programa Chapéu de Palha é um ganho para o trabalhador, que reforça a renda familiar e também para essas regiões do Estado, já que os trabalhadores beneficiados pelo programa movimentam a economia com gastos com alimentação, aluguel e medicamentos nas cidades onde moram”, declarou o coordenador do Programa Chapéu de Palha e gerente-geral de Articulação Institucional da Seplag-PE, Marcos Alves.

O gestor deu detalhes, ainda, sobre a queda no número de beneficiários no segmento cana-de-açúcar, na comparação com 2024. “Com relação ao ano anterior, houve uma redução de 9% no número de pessoas cadastradas no segmento da cana-de-açúcar. Esse fato ocorreu porque as usinas têm diminuído as demissões desses trabalhadores pela dificuldade de contratação dessa mão-de-obra após o período de entressafra. É um dado positivo”, disse.

Os beneficiários que tiverem dúvidas sobre o pagamento podem ligar para 0800.282.5158 ou enviar mensagem pelo WhatsApp para (83) 99108-0333, ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Inscrições abertas para 2ª edição de evento voltado para gestão condominial em Caruaru

 

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do “Diferencie-se”, ciclo de palestras gratuito voltado para gestores condominiais, síndicos, conselheiros e demais profissionais do setor em Caruaru e região. O evento será realizado no próximo dia 16 de agosto, das 8h às 17h, no Caruaru Park Hotel, a expectativa é reunir 120 participantes.

Promovido pela Diferencial Gestão Condominial, com o apoio da Techmetria, o encontro tem como propósito promover a qualificação profissional e proporcionar atualização sobre temas estratégicos e atuais do universo condominial. O evento reunirá aproximadamente 15 empresas expositoras do segmento, fortalecendo o intercâmbio entre gestores, fornecedores e profissionais da área.

“A demanda por profissionais qualificados é crescente, mas o setor ainda enfrenta importantes defasagens. Além disso, a gestão condominial necessita acompanhar, de forma contínua, as constantes transformações do mercado”, ressalta Renata Rezende, diretora da Diferencial.

A programação do evento incluirá palestras, mesas redondas, sorteios de brindes e uma área de exposição com empresas atuantes no setor condominial. Entre os temas que serão abordados, destacam-se os impactos da chegada dos carros elétricos em edifícios residenciais, bem como os desafios e as regulamentações relacionadas à locação por meio de plataformas digitais, como o Airbnb.

“Nossa proposta é oferecer conteúdos relevantes e atualizados, com um olhar voltado para a realidade regional, contribuindo para o aprimoramento técnico dos profissionais do setor e promovendo a troca de experiências entre empresas e gestores condominiais”, complementa Renata Rezende, diretora da Diferencial.

As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas por meio da plataforma Sympla, onde também está disponível a programação completa do evento:
🔗 sympla.com.br/evento/diferencie-se

Outras informações podem ser acessadas no Instagram oficial da organizadora: @diferencialadmcondominios

 

SERVIÇO:

2ª Edição do DIFERENCIE-SE

Data: 16/08/2025

Horário: 8h às 17h

Local: Caruaru Park Hotel

Especialista alerta para riscos do uso da inteligência artificial como substituto de apoio psicológico

Com o avanço das plataformas de inteligência artificial e a crescente popularização de ferramentas como o ChatGPT, é cada vez mais comum que usuários utilizem esses recursos como forma de desabafo, busca por conselhos ou até mesmo como substitutos de acompanhamento psicológico.

Segundo uma pesquisa realizada em 2025 pelo Sentio University, 48,7% dos usuários de IA que reportam problemas de saúde mental estão usando ChatGPT para suporte terapêutico, compartilhando traumas, desafios e angústias. No Brasil, uma pesquisa realizada pela Talk Inc mostra que 1 em cada 10 brasileiros recorre a chats de inteligência artificial para desabafar, buscar conselhos ou simplesmente conversar.

No entanto, essa prática exige cautela. O alerta é do professor Lucas Glasner, docente do curso de Psicologia da Wyden, psicólogo clínico e pesquisador na área de Psicologia e Humanidades Digitais. “O primeiro ponto é usar com moderação, principalmente quando se trata de desabafos e conselhos, é importante refletir sobre o quanto você está se vinculando emocionalmente a essa plataforma”, afirma Glasner. Para ele, é essencial lembrar que, por mais sofisticada que seja, a inteligência artificial ainda é apenas uma ferramenta e não deve ser confundida com uma figura de escuta terapêutica.

Glasner propõe algumas orientações para quem utiliza plataformas como o ChatGPT em contextos que envolvem saúde mental. “É fundamental entender que a IA não substitui relações humanas nem acompanhamento psicológico, existem pessoas disponíveis para acolher. A IA pode ser uma ponte, mas não deve substituir sua rede de apoio. Pode até facilitar processos, mas ela não é o processo em si, reflita sobre qual é a sua real intenção ao usar essas plataformas”, recomenda.

O psicólogo chama atenção para os riscos do uso indiscriminado da IA, sobretudo em contextos emocionais, considerando preocupante a ideia de ver um chatbot como terapeuta. “A maior preocupação é com a privacidade. Que tipo de dado estou entregando? E o que essa plataforma vai fazer com essas informações?”, questiona. Ele também ressalta os limites da confiança depositada nesses sistemas. “É preciso lembrar que a IA não tem função de acolher, mas de agradar. E são coisas completamente diferentes do ponto de vista psicológico”, afirma.

*IA pode ser aliada, mas não substituta*

Apesar dos riscos, o professor reconhece que a IA pode colaborar com o acompanhamento psicológico, desde que seja mediada por profissionais. “Ela pode facilitar o processo terapêutico, por exemplo, auxiliando entre uma sessão e outra, funcionando como ferramenta de apoio ao psicólogo e ao paciente”, pontua. “Não é mais possível negar a IA. A questão agora é como coexistir com ela. E, principalmente, como usá-la para facilitar processos humanos, e não para substituí-los”, destaca.

Para Glasner, o uso excessivo de IA no campo emocional revela uma crise de saúde mental, mas também uma crise de confiança. “As pessoas estão buscando soluções simplórias para questões complexas. Existe uma desconfiança generalizada em relação ao outro – inclusive aos profissionais de saúde mental. E isso é muito grave”, pondera.

Além da desconfiança, fatores como dificuldade de acesso à terapia também pesam. “No sistema público, as filas são longas. No setor privado, nem todos têm plano de saúde ou conseguem pagar por sessões regulares. Muitas vezes, quando têm, o plano oferece sessões curtas e espaçadas, o que não dá conta da demanda”, exemplifica.

*Sinal de alerta: quando a IA vira dependência*

Segundo o especialista, é importante estar atento ao momento em que o uso da IA se transforma em dependência. “O sinal de alerta é quando a pessoa já não consegue tomar decisões sozinha ou estabelece uma relação de confiança maior com o chatbot do que com outras pessoas”, pontua. “Quando a IA se torna a única fonte de apoio, há um risco muito grande de isolamento. E, nesse caso, reforçar o contato com outras pessoas – ainda que por mediações digitais – é essencial. Somos pessoas, e precisamos de pessoas”, finaliza.

Fernando Monteiro relata projeto que viabiliza indenizações da Caixa para prédios-caixão no Recife

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (16), o Projeto de Lei 5464/23, que obriga o Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), representado pela Caixa Econômica Federal, a assumir as indenizações de seguros antigos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). O texto, relatado pelo deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos), contempla especialmente os casos dos chamados “prédios-caixão”, no Recife, marcados por riscos estruturais.

Com o substitutivo apresentado por Fernando Monteiro, a Caixa, na qualidade de administradora do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), deverá ofertar acordos para encerramento de ações judiciais que tramitam a décadas inclusive em casos nos quais a seguradora original tenha falido. A medida alcança contratos assinados até 1998 e, em algumas situações, até 2009.

O deputado destacou que a aprovação representa um passo decisivo para dar respostas concretas às famílias que vivem em prédios inseguros no Grande Recife. “É um compromisso que temos com essas pessoas. Não se trata apenas de números, mas de vidas que precisam de uma solução definitiva”, afirmou Fernando Monteiro.

IEL-PE abre inscrições para curso de Comunicação e Oratória

O Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco (IEL-PE) está com inscrições abertas para o curso de Comunicação e Oratória, que será realizado entre os dias 18 e 19 de julho, na modalidade presencial na Fiepe – Unidade Regional Agreste. O treinamento tem como objetivo oferecer aos participantes ferramentas práticas e teóricas para a melhoria da comunicação e das interações pessoais e profissionais. A capacitação é aberta para diversos públicos e conta com descontos especiais na inscrição.

O curso será ministrado pelo consultor, especialista em Design de Experiência, Inteligência Comercial e Neurovendas, Joebson Oliveira, que atua como instrutor de negócios do IEL desde 2012. Ao longo dos encontros, que irão contar aulas interativas, estudos de caso, networking e projetos reais, os participantes poderão acompanhar o seguinte conteúdo: Fundamentos da Comunicação, Técnicas de Oratória, Controle do Medo de Falar em Público, Linguagem Corporal, Contação de histórias, Feedback e Melhoria Contínua.

O valor normal da inscrição é de R$ 313 e conta ainda com desconto de até 20% para alunos e ex-alunos do Sesi ou Senai, Pessoas com Deficiência (PCD), indústrias, Micro e Pequenas Empresas (MPE), estudantes e idosos. Para conferir todas as condições, a programação completa e realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site: capacitacao.ielpe.org.br/comunicacao-oratoria-julho-2025/.

*Serviço*

*Comunicação e Oratória*

*Local:* Auditório da Unidade Regional Agreste – Rua Padre Felix Barreto, 79, térreo, Mauricio de Nassau

*Data:* 18 e 19 de julho

*Horário:* das 18h às 22h (dia 18) e das 08h às 12h e das 13h às 17h (dia 19)

Pernambuco celebra 40ª edição da Rodada de Negócios da Moda (RNMP)

A cidade de Caruaru será novamente palco de um dos eventos mais relevantes para o setor de moda do Nordeste. Nos dias 04, 05 e 06 de agosto de 2025, o Polo Caruaru recebe a 40ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco (RNMP), realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e pelo Sebrae-PE. Há 40 edições, o projeto movimenta a economia local, impulsiona marcas e fortalece a imagem do estado como polo estratégico da moda brasileira.

O evento, que reúne centenas de lojistas, fabricantes e compradores de todo o país, contará com 200 empresas expositoras dos estados de Pernambuco, Goiás, Alagoas, Santa Catarina, Paraná, Bahia, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro. Nesta edição, serão apresentados os lançamentos Primavera/Verão 2025/2026, que estarão nas vitrines do comércio brasileiro ainda no segundo semestre do ano.

O presidente da Acic, Cláuston Pacas, destaca a importância da iniciativa que há duas décadas qualifica, fortalece e impulsiona o Polo de Confecções de Pernambuco, juntamente com parceiros e patrocinadores estratégicos. “Duas vezes por ano, os expositores participam de um evento voltado à comercialização, que garante pedidos entre edições e movimenta toda a cadeia da moda nacional. A Associação viabiliza a vinda de compradores de diversas regiões do Brasil, arcando com as despesas, um diferencial do modelo implementado pela Acic na região”.

Para o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, ao longo de seus 20 anos, a Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco tem sido um importante instrumento de transformação para as indústrias de confecções do território, funcionando como um acesso das marcas pernambucanas ao varejo e atacado nacional. “São duas décadas de contribuição para que tenhamos um Polo de Confecções cada vez mais reconhecido pela sua qualidade e diversidade de produtos, e o Sebrae se orgulha disso. Na 40ª RNMP, a instituição apoiará 100 pequenos negócios, subsidiando a participação deles no evento”, ressalta.

*Conexões que geram resultados*

A RNMP é uma iniciativa reconhecida nacionalmente por promover encontros comerciais que resultam em milhões de reais em negócios por edição, fortalecendo não apenas grandes marcas, mas também micro e pequenas empresas.

Nesta 40ª edição, uma série de ativações especiais celebrará as duas décadas de história do evento, como a Linha do Tempo, que contará os principais marcos dessa trajetória de sucesso. Também estão previstas homenagens a expositores e compradores que ajudaram a consolidar a Rodada como referência nacional no setor de moda.

*Participação nacional com realização em Pernambuco*

Mais do que uma feira de moda, a RNMP é uma vitrine da criatividade, inovação e força produtiva de Pernambuco. Mas, sua importância ultrapassa as fronteiras do estado.

Apesar de ser realizada em Caruaru, a Rodada se consolidou como evento nacional, integrando o calendário de compras de lojistas de todo o Brasil. Isso faz com que indústrias de outros estados também participem como expositoras, promovendo suas coleções e ampliando mercados.

Além das confecções e acessórios, o evento também abre espaço para fornecedores de soluções e serviços para a indústria da moda, promovendo conexões em toda a cadeia produtiva.

*InoveTex*

O InoveTex, por exemplo, é um espaço dedicado aos fornecedores da cadeia têxtil, que podem apresentar ao público credenciado novidades em fios, tecidos, aviamentos, tecnologia e soluções financeiras.

O espaço é uma oportunidade estratégica para expandir negócios e alcançar novos mercados, aproveitando o fluxo segmentado de visitantes do evento.

*Pernambuco que Cresce*

A Rodada também se destaca por incentivar a entrada de novas marcas no mercado nacional. O espaço Pernambuco que Cresce é uma iniciativa voltada exclusivamente para micro e pequenas empresas que estão em fase de estruturação, fortalecimento ou expansão no setor da moda.

Criado na 25ª edição da RNMP, o projeto funciona como porta de entrada para a participação tradicional no evento. As empresas são organizadas por segmento e expõem seus produtos em estandes compactos e acessíveis, adequados ao porte do negócio.

Mais informações sobre a 40ª RNMP podem ser obtidas no site oficial: www.rnmp.com.br

*SERVIÇO*

*40ª Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco – RNMP*

📍 Polo Caruaru – Caruaru, PE

📅 04, 05 e 06 de agosto de 2025

🎯 Moda Primavera/Verão 2025/2026