STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

No mês passado, o decreto foi suspenso após votação do Congresso. Após a deliberação, o PSOL, o PL e a Advocacia-Geral da União (AGU) entraram com ações na Corte e levaram a discussão do caso para o Supremo.

O decreto fazia parte de medidas elaboradas pelo Ministério da Fazenda para reforçar as receitas do governo e atender às metas do arcabouço fiscal. No fim de maio, o presidente Lula editou um decreto que aumentava o IOF para operações de crédito, de seguros e de câmbio.

Diante da pressão do Congresso, o governo editou, no início de junho uma medida provisória com aumento de tributos para bets (empresas de apostas) e para investimentos isentos.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A medida provisória também prevê o corte de R$ 4,28 bilhões em gastos obrigatórios neste ano. Em troca, o governo desidratou o decreto do IOF, versão que foi derrubada pelo Congresso.

Decisão

Na mesma decisão, Moraes decidiu manter suspensa uma regra prevista do decreto do IOF que prevê a incidência do imposto sobre operações de risco sacado. Contudo, o restante do decreto permanece válido.

A decisão do ministro também confirma a suspensão do decreto legislativo do Congresso que derrubou o decreto de Lula.

Ao manter a maior parte do decreto do IOF válido, Moraes disse que o trecho que prevê a incidência do imposto sobre entidades abertas de previdência complementar e entidades financeiras está de acordo com a Constituição.

“Não houve desvio de finalidade e, consequentemente, não há mais necessidade de manutenção da cautelar, pois ausente o risco irreparável decorrente de eventual exação fiscal irregular em montantes vultosos”, afirmou.

No entanto, o ministro entendeu que a parte que trata da incidência de IOF sobre operações de risco sacado extrapolou os limites da atuação do presidente da República e deve ser suspensa.

“As equiparações normativas realizadas pelo decreto presidencial das operações de risco sacado com operações de crédito feriram o princípio da segurança jurídica, pois o próprio poder público sempre considerou tratar-se de coisas diversas”, completou.

Conciliação

A decisão final do ministro foi proferida após o governo federal e o Congresso não chegarem a um acordo durante audiência de conciliação promovida ontem (15) pelo STF.

No início deste mês, Moraes decidiu levar o caso para conciliação e suspendeu tanto o decreto de Lula como a deliberação do Congresso que derrubou o ato do presidente.

Nesta quinta, a 25ª Fenearte conta com programação dentro e fora do Centro de Convenções. Confira

Nesta quinta-feira (17), o *Circuito Fenearte* inaugura a *exposição “Casa de Farinha – Mandioca, o Pão da Terra”*, às 19h, no Mercado Eufrásio Barbosa. Essa é uma mostra multimídia que tem curadoria do antropólogo e jornalista Bruno Albertim e da gastróloga e assessora de Gastronomia da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Dianne Sousa. A mostra fica em cartaz até 24 de agosto e a visitação é gratuita.

A exposição trata dos aspectos socioculturais e históricos da farinha de mandioca como um dos ingredientes de maior importância identitária na cultura pernambucana e brasileira. Será reproduzida uma casa de farinha tradicional no pavilhão central do mercado, incluindo os utensílios históricos e tradicionais para a produção da farinha. Toda a estrutura cenográfica da mostra foi de responsabilidade dos arquitetos Isac Filho, Amanda Piquet, Lucio Omena e Peu Carneiro.

No Centro de Convenções, os portões abrem a partir das 14h para o pavilhão. A partir das 15h, o *Palco Pernambuco Meu País* inicia a sua programação com o Maracatu Leoa da Serra, de Lagoa do Itaenga, seguido pelo Afoxé Povo de Ogunté, do Recife. A Mestra Cleonice e a Ciranda Rainha da Mata vem de Nazaré da Mata colocar o público para cirandar às 17h. O Baixinho dos Oito Baixos, de Vicência, dá continuidade à festa e Zé Barreto de Assis, de Bezerros, vem logo em seguida. Quem encerra a programação do palco é o recifense Vinícius Barros.

A *Cozinha Fenearte* retoma suas atividades nesta quinta com o chef Thiago das Chagas e seu “Sommelier de Farofa”, às 16h, e a Confeitaria do Oliveira marca presença com a “Tríade da Farinha”, às 18h. As receitas são transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Fenearte e acontecem no mezanino da feira, onde também ocorrem as *oficinas*.

No Espaço Janete Costa, as *Conversas Instigantes* continuam discutindo saberes tradicionais. Sob mediação da jornalista Valentine Herold, às 17h, o painel “As influências ciganas nas artes manuais e festas populares – A história das La Ursas” com o ativista cigano Sinti-Manush e o escritor Nicolas Ramanush. O bate-papo vai contar sobre como as manifestações culturais ciganas foram incorporadas e popularizadas na cultura brasileira.

Às 19h, o painel “Inteligência manual: a arte e o software de letristas e abridores de letra”, que conta com Fernanda Martins, designer e pesquisadora nas áreas de Tipografia e História do Design, em especial na Amazônia, e diretora geral do Instituto Letras que Flutuam; e a designer e pesquisadora do projeto Letras da Ilha, em Itamaracá, Lili Nascimento. A conversa traz um olhar atento, objetivo e artístico para esse saber e fazer cotidiano que é típico de comunidades ribeirinhas e pesqueiras em toda região do país.

Os serviços de *acessibilidade* da feira seguem disponíveis, com visita guiada recebendo agendamentos via whatsapp — através do (81) —, bem como a Casa das Asas também está com a programação infantil durante todo o horário da feira. O *Traslado Fenearte* sai a cada 15 minutos dos shoppings Recife, Riomar, Plaza, Tacaruna e Patteo das 13h às 23h.

*25ª FENEARTE | PROGRAMAÇÃO 17 DE JULHO*

*EXPOSIÇÃO CASA DE FARINHA – MANDIOCA, O PÃO DA TERRA* | _Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda_

16 de julho a 24 de agosto

*Visitação:* terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

*Local:* Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa — Largo do Varadouro, Olinda.

*PALCO PERNAMBUCO MEU PAÍS* | _Praça de Alimentação_

15h – Maracatu Leão da Serra (Lagoa de Itaenga)

16h – Afoxé Povo de Ogunté (Recife)

17h – Mestre Cleonice e a Ciranda Rainha da Mata (Nazaré da Mata)

18h – Baixinho dos Oito Baixos (Vicência)

19h – Zé Barreto de Assis (Bezerros)

20h30 – Vinícius Barros (Recife)

*COZINHA FENEARTE* | _Mezanino Fenearte_

16h — Thiago das Chagas (Recife) — “Sommelier de Farofa”

18h — Confeitaria do Oliveira (Recife) — “Tríade da Farinha”

*OFICINAS* | _Mezanino Fenearte_

*Horários:* terça a sexta-feira, das 14h30 às 17h30 e das 18h às 21h.

Sábados e domingos, das 13h às 16h e das 17h às 20h

1. Rimas e métricas para Cordéis – com Poeta Altair Leal

2. OMaia Ensina: Mãos que Moldam o Couro – com Robson Rodrigues

3. Do Cais ao Sertão: Oficina de Gravura Popular com Materiais Recicláveis – com Tatiane Renata

4. Vivenciando a Arte da Olaria – com Ateliê Micaella Alcantara

5. MangueTech, Do Resíduo Eletrônico à Arte Popular – Com Artec (Arte com Resíduos Eletrônicos)

6. Bonecos de Mamulengo Salvaguardando a Tradição – com Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória

7. Técnicas com Linhas Pingouin

*CONVERSAS INSTIGANTES* | _Espaço Janete Costa_

MEDIAÇÃO: Valentine Herold, jornalista

*17h – As influências ciganas nas artes manuais e festas populares – A história das La Ursas*

*CONVIDADO*

Nicolas Ramanush – ativista cigano Sinti-Manush e escritor

*19h – Inteligência manual: a arte e o software de letristas e abridores de letra*

*CONVIDADOS*

Fernanda Martins – designer e pesquisadora nas áreas de Tipografia e História do Design, em especial na Amazônia. É doutora em História do Design e fundadora e diretora geral do Instituto Letras que Flutuam

Lili Nascimento – designer, desenvolve a pesquisa Letras da Ilha, que investiga a tipografia vernacular dos letreiros de embarcações da Ilha de Itamaracá

*FENEARTE 25 ANOS – “A FEIRA DAS FEIRAS”*

Política pública que já marcou a história do artesanato brasileiro e que continua vibrante e aguardada por mestres, artesãos e toda a gente que reverencia a cultura popular, a *Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato* chega à 25ª edição envolta por uma atmosfera de festa. Neste ano, a Maior Feira de Artesanato da América Latina fará uma celebração à própria memória, com o tema *“A Feira das Feiras”*. Será de 09 a 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.

Ao mesmo tempo em que valoriza a própria história, a *25ª Fenearte* fará a sua comemoração evocando as feiras livres de todo o Estado. Foram nelas onde primeiro os artesãos puderam mostrar as suas artes e delas sobreviverem, como os mestres do barro em Caruaru, os loiceiros e os seus utilitários; os artesãos da cestaria em palha, do vestuário em couro e dos brinquedos de madeira e de pano; as rendeiras que resistem na Feira da Renascença de Pesqueira.

Realizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, a *25ª Fenearte* já está com ingressos à venda pelos sites da Fenearte e Adepe e em pontos físicos.

*25ª Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato*

*Quando:* 09 a 20 de julho de 2025

*Onde:* Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda)

*Horários:*

Segunda a sexta-feira — 14h às 22h

Sábado e domingo — 10h às 22h

*Ingressos:*

Segunda a quinta-feira — R$ 12 (entrada inteira) e R$ 6 (meia-entrada)

Sexta-feira a domingo — R$ 16 (entrada inteira) e R$ 8 (meia-entrada)

À venda pelos sites www.fenearte.pe.gov.br, www.adepe.pe.gov.br e www.evenyx.com/25a-fenearte, além de pontos de venda nos shoppings *Boa Vista* (quiosque Ticket Folia); *Plaza* (loja Crabolando); *RioMar* (quiosque Ingresso Prime) e *Tacaruna* (lojas Club da Miçanga). Além das unidades da *Casa do Pará* (Boa Viagem, Casa Forte, Caxangá, Espinheiro, Imbiribeira, Olinda, Piedade, Pina, Porto de Galinhas e também em João Pessoa) e da *Trois Barbearia* (Boa Viagem, Parnamirim, shoppings Recife e RioMar, além de Caruaru).

Caruaru vive um novo tempo: o tempo da inclusão verdadeira

Por Jorge Quintino.

A sensibilidade do prefeito Rodrigo Pinheiro marcou o início de uma nova era em Caruaru — uma era de inclusão verdadeira. Sua visão humanizada da gestão pública tornou possível a chegada do CAMPI (Centro de Atendimento Multidisciplinar Pedagógico e Interdisciplinar) à nossa cidade. Este projeto se tornou um divisor de águas no cuidado com crianças e famílias atípicas, que por tanto tempo foram invisibilizadas pelo poder público.

O CAMPI representa mais do que um equipamento público: é um símbolo de respeito, acolhimento e justiça social. Em Caruaru, agora essas famílias não estão mais sozinhas. Encontraram respaldo, escuta e um serviço que entende suas necessidades com profundidade e compromisso.

Para isto buscamos apoio federal em Brasília. Ao lado do deputado federal Fernando Monteiro, do vereador Hugo Chaves e do CEO do CAMPI, Humberto Bassin, discutimos caminhos para expandir essa política pública tão necessária. A atuação do deputado Fernando Monteiro tem sido essencial para garantir recursos e consolidar essa rede de apoio. Já o vereador Hugo Chaves tem sido um parceiro incansável, somando forças e contribuindo com sua dedicação para fortalecer esse movimento.

Nosso compromisso segue firme: onde houver uma demanda esquecida, haverá a nossa luta por visibilidade, cuidado e respeito. Continuaremos trabalhando para que Caruaru siga sendo referência em inclusão, atenção às diversidades e políticas públicas de verdade. Porque inclusão não pode ser só discurso: tem que ser ação, tem que ser realidade.

Jorge Quintino é vereador de Caruaru.

Rodrigo Pinheiro tira 15 dias de férias e passa o comando da prefeitura para a vice-prefeita Dayse Silva

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, sai oficialmente de férias nesta quarta-feira (16). Durante o período, a vice-prefeita, Dayse Silva, assumirá a Prefeitura. O Chefe do Executivo ficará afastado até o dia 31 de julho.

“Depois de intensos dias de trabalho e cuidando desta cidade que amo, vou me ausentar por 15 dias para cuidar de assuntos pessoais e ter um breve descanso. Prometo voltar com mais energia e força para continuar cuidando de todos os caruaruenses”, disse o prefeito.

Anderson Correia se reúne com diretoria da CDL para discutir políticas para o Comércio de Caruaru

Nesta quarta-feira (16), o vereador Anderson Correia (PP) participou de uma importante reunião com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL), a convite da própria instituição. O encontro teve como objetivo debater questões estruturais, sociais e econômicas que afetam o centro da cidade, buscando soluções para os desafios enfrentados pelo comércio local.

Recepcionado pelo presidente da CDL, Rossini Batista, e pelo 3° vice-presidente, Almir Bezerra, Anderson ouviu atentamente as demandas apresentadas pelos representantes do setor. Entre as principais preocupações estão questões relacionadas à mobilidade urbana, infraestrutura, limpeza, segurança e meio ambiente, fatores essenciais para o fortalecimento do comércio de Caruaru. Durante a reunião, o parlamentar propôs a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal, com o objetivo de envolver autoridades, instituições públicas e privadas, além da sociedade civil, na construção de políticas públicas voltadas para a melhoria do setor.

“Temos um mandato plural, capaz de discutir e contribuir com todas as demandas do nosso município. Por isso, estamos à disposição da CDL para buscarmos estratégias capazes de solucionar os desafios enfrentados por todos que fazem o Comércio, visando o impulsionamento do setor. Iniciaremos isso buscando a realização de uma audiência pública no Poder Legislativo, para reunir ideias de pessoas e entidades que possam contribuir para o levantamento de políticas voltadas para o nosso comércio. Minha gratidão à diretoria da CDL pelo convite e vamos em frente buscar melhorias para nossa Caruaru”, destacou Anderson.

A iniciativa reforça o compromisso de Anderson Correia em atuar de forma colaborativa para o desenvolvimento de Caruaru, promovendo ações que possam impulsionar o comércio e melhorar a qualidade do local em todas áreas.

GRS Incorporadora é destaque em evento da Trinus sobre inovação arquitetônica no setor imobiliário

O arquiteto e empresário Rafael Souza, da GRS Incorporadora, será um dos principais palestrantes do evento promovido pela Trinus, na próxima quinta-feira, 17 de julho. O encontro, voltado à alta incorporação de Pernambuco, discutirá caminhos inovadores para a arquitetura no setor imobiliário. A participação de Rafael trará ao debate as soluções práticas da GRS para transformar empreendimentos em experiências únicas, aliando inovação técnica, sensorial e estratégias de posicionamento de marca.

Com o tema “Repensando Arquitetura: Criando Produtos que Trazem Uma Nova Experiência para o Cliente”, a palestra será conduzida por Rafael Souza e Silvia de Castro, executiva regional da Trinus. A proposta central é provocar uma reflexão sobre o papel da arquitetura na geração de valor, no fortalecimento da identidade dos empreendimentos e na diferenciação estratégica no mercado atual.

A programação abordará cinco eixos principais: a arquitetura como ativo emocional, a valorização da identidade local e regional, a integração de tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis alinhadas aos princípios ESG e a construção de narrativas arquitetônicas que conectem propósito, memória e experiência.

O evento também marca um passo importante na trajetória de expansão da GRS Incorporadora, que passa a contar com o suporte estratégico da Trinus. Com foco em inovação, qualidade técnica e valorização do território, a GRS busca consolidar sua presença no Nordeste com projetos que aliam responsabilidade social e experiências marcantes para o cliente final.

“Mais do que prédios, queremos entregar produtos inesquecíveis. Com a Trinus ao nosso lado, o mercado vai perceber que estamos propondo uma nova forma de fazer e viver arquitetura”, afirma Rafael Souza.

A presença dos principais players da construção civil em Pernambuco reforça o caráter estratégico do encontro, que será realizado no Espaço XP Recife, localizado na Avenida Domingos Ferreira – 2589, em Boa Viagem, a partir das 18h30. Mais informações estão disponíveis no perfil oficial da incorporadora: @inc_grs.

Sindloja Caruaru promove a 2ª Corrida do Comércio, no próximo domingo

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) promoverá no próximo domingo (20), a partir das 6h30, a 2ª Corrida do Comércio, no bairro São Francisco, com largada em frente à sede da entidade. O evento esportivo reúne corrida de 5 km e caminhada de 3 km, abrangendo diferentes perfis: categorias gerais, pessoas com deficiência (PCD) e trabalhadores do comércio.

As inscrições seguem abertas no valor de R 124,90, com descontos especiais: R$ 20 para comerciários e associados do Sindloja, 50% para idosos e PCD, e 10% para grupos com dez ou mais atletas. Restando pouco kits ainda disponíveis, as inscrições são feitas no link https://www.ticketsports.com.br/e/2-corrida-do-comercio-72715. Os kits que serão entregues aos participantes incluirão camisa, número de peito, chip (somente para corrida), viseira, sacola, medalha e brindes de patrocinadores.

Com forte ênfase à saúde, solidariedade e sustentabilidade, a Corrida do Comércio exige a doação de um quilo de alimento não perecível na inscrição. Todo o alimento arrecadado será destinado a instituições filantrópicas de Caruaru, enquanto os resíduos coletados no evento seguirão para o Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco (Imoa), reforçando o compromisso ambiental da iniciativa.

A competição visa não apenas promover bem-estar físico, mas também integrar trabalhadores do comércio ao espírito de equipe e prática esportiva. A premiação em dinheiro contempla os três primeiros lugares nas categorias geral, PCD e comércio para o percurso de 5 km. Troféus serão entregues aos vencedores por faixa etária, além das três equipes com maior número de participantes presentes. Ainda haverá sorteio de brindes para todos os inscritos.

Segundo o presidente do Sindloja, Augusto Costa, o evento é em comemoração ao aniversário do sindicato, celebrado em 21 de julho. “Eventos como este reforçam o vínculo comunitário por meio do esporte, demonstrando que o comércio pode assumir um papel ativo na melhoria da qualidade de vida da população caruaruense”, afirma Augusto Costa.

A 2ª Corrida do Comércio conta com apoio da Rota Atletas, Clube Totchi Caruaru, Fecomércio-PE, Movie Comunicação e diversos patrocinadores locais.

Em artigo no NY Times, Jorge Messias defende STF e soberania do Brasil

Brasília (DF), 13/06/2025 - O ministro Jorge Messias, Advogado-Geral da União, participa do programa A Voz do Brasil. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Advogado-Geral da União, Jorge Messias, escreveu um artigo no jornal estadunidense New York Times rebatendo as justificativas do presidente norte-americano Donald Trump para aplicar tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros que chegam àquele país. Messias ainda afirmou que o Brasil não aceita interferências externas no Poder Judiciário.

“Como Advogado-Geral da União, devo enfatizar que o governo brasileiro rejeita categoricamente quaisquer esforços de partes externas para interferir em nossos processos judiciais. Os processos legais em andamento contra indivíduos acusados de tentar subverter nossa democracia em 8 de janeiro de 2023 são de domínio exclusivo do poder Judiciário do Brasil”, disse.

A declaração de Messias responde à alegação de Trump de que o Supremo Tribunal Federal (STF) está promovendo uma “caça às bruxas” por julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

“Nenhum governo estrangeiro tem o direito de ditar ou questionar a administração da justiça em nosso país. A defesa da legalidade e a autonomia de nossas instituições são pilares inegociáveis de nossa democracia”, acrescentou.

No artigo publicado no jornal novaiorquino, o Advogado-Geral da União citou também a atuação das big techs – as gigantes que controlam as plataformas digitais – na propagação de fake news e discursos de ódio, o que motivou a atuação do Supremo Tribunal Federal.

“No Brasil, o direito à liberdade de expressão é protegido, mas não deve ser confundido com o direito de incitar a violência, cometer fraudes ou minar o Estado de Direito, limitações amplamente reconhecidas nas sociedades democráticas”.

A corte brasileira tem fechado perfis em redes sociais no Brasil de radicais de direita e determinado a responsabilização dessas plataformas por conteúdo criminoso. Tais providências têm feito Trump, através de suas empresas, acionar o ministro Alexandre de Moraes na Justiça dos EUA.

Comércio

O Advogado-Geral da União reiterou os argumentos do governo brasileiro de que, comercialmente falando, as tarifas recém-anunciadas por Trump não encontram fundamento. Ele lembrou que os Estados Unidos têm acumulado superávit na relação com o Brasil nos últimos 15 anos. Além disso, afirmou que a tarifa anunciada pelo presidente norte-americano vai contra as regras do comércio justo.

“Tais medidas prejudicam a segurança jurídica para empresas e investidores, interrompem as cadeias de suprimentos globais e violam o espírito de cooperação que definiu nosso relacionamento”, disse.

“No Brasil, respondemos a esses desafios com respeito à lei, às normas internacionais e ao nosso mandato constitucional de defender o interesse nacional. Inclusive, se necessário, por meio de medidas recíprocas”, completou.

Câmaras de comércio nos EUA e no Brasil pedem suspensão de taxas

A U.S. Chamber of Commerce e a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) divulgaram nota conjunta na qual pedem para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a suspensão das tarifas de 50% imposta aos produtos brasileiros.

A taxação às exportações brasileiras está prevista para entrar em vigor a partir de 1º de agosto. A nota das entidades destaca que a medida unilateral do governante dos Estados Unidos vai afetar “produtos essenciais às cadeias produtivas e aos consumidores norte-americanos, elevando os custos para as famílias e reduzindo a competitividade de setores produtivos estratégicos dos Estados Unidos”.

As duas câmaras de comércio defenderam que Estados Unidos e Brasil “se engajem em negociações de alto nível a fim de evitar a implementação da tarifa de 50%”. Além disso, as entidades alertam que as taxações podem estabelecer um precedente “preocupante” nas relações econômicas mais importantes dos Estados Unidos”.

As entidades apontam que mais de 6,5 mil pequenas empresas dos Estados Unidos dependem das importações brasileiras e outros 3,9 mil empreendimentos norte-americanos contam com investimentos no Brasil.

“O Brasil está entre os dez principais mercados para exportações dos Estados Unidos e é destino, a cada ano, de cerca de US$ 60 bilhões em bens e serviços norte-americanos”, destaca o comunicado.

A seguir, a íntegra da nota das U.S. Chamber of Commerce e a AmCham:

“A U.S. Chamber e a Amcham Brasil solicitam aos governos dos Estados Unidos e do Brasil que se engajem em negociações de alto nível a fim de evitar a implementação da tarifa de 50%. A imposição dessa medida como resposta a questões políticas mais amplas tem o potencial de causar danos graves a uma das relações econômicas mais importantes dos Estados Unidos, além de estabelecer um precedente preocupante.

A tarifa proposta de 50% afetaria produtos essenciais às cadeias produtivas e aos consumidores norte-americanos, elevando os custos para as famílias e reduzindo a competitividade de setores produtivos estratégicos dos Estados Unidos.

Mais de 6.500 pequenas empresas nos Estados Unidos dependem de produtos importados do Brasil, enquanto 3.900 empresas norte-americanas têm investimentos naquele país. O Brasil está entre os dez principais mercados para exportações dos Estados Unidos e é destino, a cada ano, de cerca de US$ 60 bilhões em bens e serviços norte-americanos.

Uma relação comercial estável e produtiva entre as duas maiores economias das Américas beneficia consumidores, sustenta empregos e promove prosperidade em ambos os países. A U.S. Chamber e a Amcham Brasil seguem à disposição para apoiar iniciativas que favoreçam uma solução negociada, pragmática e construtiva — que evite a escalada da atual situação e garanta a continuidade de um comércio bilateral mutuamente vantajoso.”

Agronegócio teme perda de safras e apoia negociação do governo com EUA

Brasília (DF) 15/07/2025 - O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, tendo ao lado o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participa de reunião com representantes do setor do agronegócio para discutir medidas à tarifa de 50% dos EUA. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Representantes do setor agropecuário reuniram-se nesta terça-feira (15) com ministros e secretários do governo federal para debater a decisão do Estados Unidos de taxar os produtos brasileiros em 50%. Durante o encontro, eles manifestaram apoio e confiança nos esforços do governo em reverter a decisão, mas apresentaram um panorama preocupante de perdas caso o tarifaço se consolide a partir do dia 1º de agosto.

A reunião em Brasília foi liderada pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e também contou com a participação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Entre os setores produtivos presentes estavam a pesca, pecuária, frutas e café. Mais cedo, Alckmin esteve à frente da reunião com empresários do setor industrial.

Em coletiva de imprensa, o presidente da Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Roberto Perosa, garantiu que a taxa imposta pelos EUA tornaria inviável a exportação de carne bovina para o país. De acordo com ele, diversos frigoríficos já suspenderam a produção, mas cerca de 30 mil toneladas estão neste momento em portos ou embarcadas com destino ao território norte-americano.

“Nossa sugestão de imediato é a prorrogação do início da taxação. Existem contratos em andamento. Precisamos de prorrogação ou retorno à situação anterior. O setor já é taxado em cerca de 36%. Esse 50% seriam inviáveis para a exportação”, destacou Perosa.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, relatou o clima de pânico entre os produtores de manga.

Segundo ele, a safra foi planejada há seis meses e já foram contratados 2,5 mil contêineres para o transporte das exportações encomendadas pelos Estados Unidos. Coelho defendeu que os alimentos sejam deixados de fora do tarifaço.

“Quero aqui parabenizar a iniciativa rápida do vice-presidente Geraldo Alckmin, do governo brasileiro, do ministro Fávaro. Uma hora dessa não podemos pegar essa manga e jogar na Europa. Não tem logística para isso”, explicou o presidente da Abrafrutas.

“Não podemos colocar essa manga no Brasil porque vai colapsar o mercado. Urge uma definição, urge o consenso, a flexibilidade, um pensamento global, para não ter que deixar a fruta no pé, o desemprego em massa.”

Laranja e café

Os produtores de laranja também apresentaram ao governo as preocupações do setor, que tem 40% das suas exportações com os EUA como destino. Pelos cálculos do presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Ibiapaba Netto, 70% do suco de laranja importado pelos norte-americanos são de origem brasileira.

“Ainda tem tempo para negociação. Temos confiança de que o governo vai alcançar um bom resultado. Precisamos de diálogo, negociação e pragmatismo”, ressaltou Netto.

As associações do setor de café também participaram da reunião com o governo federal. O presidente do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), Marcio Ferreira, disse que 33% de todo o café consumido nos EUA é produzido no Brasil.

“O café brasileiro é o mais competitivo. Traz o corpo e a doçura que o café de outras origens não tem. O consumidor está satisfeito e feliz com o café do Brasil”, descreveu Ferreira. “Agradecemos ao governo por tudo que tem feito no Brasil e no exterior, inclusive para abertura de mercados. Vamos achar uma solução e ela será benéfica para todos.”