Sinapro-PE e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru discutem implantação do curso técnico de Publicidade e Propaganda

Caruaru pode ganhar Escola Técnica de Publicidade e Propaganda com apoio do Sinapro-PE

Parceria entre o Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caruaru busca a implantação de curso técnico na cidade, fortalecendo o mercado local de comunicação.

O diretor tesoureiro do Sinapro-PE (Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco), Josival Júnior, apresentou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa de Caruaru uma proposta para implantação do curso técnico estadual de Publicidade e Propaganda na cidade. Durante o encontro com o secretário Jaime Anselmo Filho, alternativas viáveis foram discutidas, sinalizando um avanço concreto na qualificação da mão de obra local para o setor de comunicação.

Com um possível apoio articulado entre Prefeitura, Governo do Estado, Sistema S e instituições de ensino, o projeto visa formar profissionais preparados para atuar em um mercado que movimenta cerca de R$ 450 milhões anualmente em Pernambuco, sendo Caruaru o segundo maior polo publicitário do estado.

Educação técnica para fortalecer a economia criativa no interior

A visita do Sinapro-PE à Secretaria marca um passo estratégico na valorização do mercado publicitário do Agreste. A proposta, inspirada no modelo de sucesso da Escola Técnica Estadual no Recife — que oferece curso técnico em Marketing e Publicidade — tem como objetivo suprir uma carência estrutural da cidade, que ainda não conta com uma formação específica na área de Publicidade e Propaganda.

“A busca e capacitação de mão de obra nos dias atuais é um desafio, e esse desafio tem que ser superado por várias mãos”, afirmou o secretário Jaime Anselmo Filho. “Recebemos o diretor Josival Júnior, do Sinapro, aqui na Secretaria, e é uma honra articular a formação de novas turmas com apoio de entes como o Sistema S, Governo do Estado, Prefeitura e o próprio Sinapro, para qualificar nosso mercado.”

Proposta ganha alternativas práticas para Caruaru

A proposta inicial apresentada pelo Sinapro-PE foi bem recebida pela gestão municipal. Segundo Josival Júnior, a reunião gerou encaminhamentos práticos que podem acelerar a implementação de uma solução.

“A visita foi produtiva, e o secretário trouxe uma solução prática: tentar criar um curso de extensão dentro dos cursos técnicos que já existem em Caruaru. A ideia é analisar as cadeiras atuais, identificar o que falta e, com apoio do Sistema S ou do próprio Sinapro, complementar essa formação e já inserir esses profissionais no mercado”, afirmou Josival.

Embora a alternativa não seja exatamente como a proposta original, o dirigente do Sinapro-PE considera que é “uma solução tão eficaz quanto”.

Além disso, Josival aproveitou a oportunidade para solicitar apoio da Secretaria no fortalecimento da relação do mercado publicitário com instituições de ensino superior como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), ampliando as possibilidades de cooperação e formação continuada.

Mercado em expansão exige mão de obra qualificada

Com um crescimento de 12% em 2024, o mercado publicitário brasileiro movimentou R$ 26,3 bilhões, segundo o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão). Caruaru, como principal polo de comunicação fora da capital, sente os efeitos da escassez de mão de obra qualificada — um entrave ao desenvolvimento de agências, produtoras e veículos locais.

A cidade já conta com cursos técnicos em Rádio e TV, Produção Audiovisual e Design, mas a ausência de um curso focado em Publicidade e Propaganda limita a consolidação do setor como vetor da economia criativa.

União de forças para transformar a formação no interior

A iniciativa do Sinapro-PE, somada ao comprometimento da gestão municipal, abre caminho para a criação de um hub educacional de comunicação em Caruaru, capaz de formar talentos e impulsionar a economia local.

A implantação de uma formação técnica — seja em formato tradicional ou por meio de extensão nos cursos existentes — é um passo importante para consolidar Caruaru como referência regional em publicidade, inovação e criatividade. A proposta reforça a importância da articulação entre o setor produtivo e o poder público para transformar a realidade do interior pernambucano com educação, capacitação e oportunidade.

Faculdade Alpha realiza evento de apresentação do novo Polo Caruaru com palestras e presença do Secretário de Educação

A Faculdade Alpha convida toda a comunidade acadêmica, educadores e interessados em inovação na educação para o evento de apresentação do novo Polo Caruaru, que será realizado na próxima sexta-feira, 19 de julho, a partir das 9h da manhã, no auditório do Shopping Difusora, em Caruaru/PE.

O encontro contará com palestras inspiradoras, voltadas à valorização do conhecimento e à construção de novas perspectivas educacionais. Estão confirmadas as presenças da Dra. Jaqueline Moura, com o tema “SOU+EDUCAÇÃO: Conhecimento que Transforma Vidas”, e do Mestre Bruno Marones, que apresentará a palestra “Educar para Transformar: Um Novo Capítulo Começa Aqui”.

Um dos destaques do evento será a participação especial do Secretário de Educação de Caruaru, Kaio Henrique Colaço, que ministrará a palestra “Professores do Amanhã: Construindo um Futuro”.

Todos os participantes receberão certificados de participação.

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem confirmar presença por meio do formulário de inscrição disponível no link:

👉🏻 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSewsQwBAk-OLtOY-egAkjpv2RqE6EWlGLYLqJ7wnksECCWEHg/viewform?usp=dialog

Serviço:

📍 Evento de Apresentação do Novo Polo Caruaru – Faculdade Alpha

📅 Data: 19 de julho

🕘 Horário: A partir das 9h

📌 Local: Auditório do Shopping Difusora – Caruaru/PE

🎓 Certificado incluído

Moraes mantém prisão do general Braga Netto

O ministro da Casa Civil, Braga Netto, fala à imprensa no Palácio do Planalto, sobre os 500 dias de governoO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a prisão do general Walter Braga Netto.

General da reserva e vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, o militar está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro negou pedido de soltura feito pela defesa do general, que ocupou os cargos de ministros da Casa Civil e da Defesa na gestão de Bolsonaro. Segundos os advogados, a ação penal do Núcleo 1 da trama golpista caminha para o julgamento final, e não há motivos para a manutenção da prisão.

Apesar de argumentação apresentada pela defesa, Moraes entendeu que a prisão de Braga Netto deve ser mantida.

“A situação fática permanece inalterada, tendo sido demonstrada a necessidade da manutenção da prisão preventiva para assegurar a aplicação da lei penal e resguardar a ordem pública, em face do perigo gerado pelo estado de liberdade do custodiado e dos fortes indícios da gravidade concreta dos delitos imputados”, decidiu o ministro.

Durante as investigações, a Polícia Federal identificou que o general, réu por ser um dos principais articuladores do plano golpista, tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Após a prisão, a defesa negou que Braga Netto tenha obstruído as investigações.

Trump contra o Pix: entenda o que pode ter motivado críticas dos EUA

Brasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Os Estados Unidos iniciaram na terça-feira (15) uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil que consideram suspostamente “desleais”. Entre elas, o Pix. As críticas ao sistema de pagamento brasileiro podem ser explicadas pela concorrência com Whatsapp Pay e bandeiras de cartão de crédito norte-americanas, e por ter se tornado uma alternativa ao dólar em algumas transações internacionais.

A medida foi anunciada pelo representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, em documento chamado “Investigação da Seção 301 sobre Práticas Comerciais Desleais no Brasil”. Não há menção direta ao Pix, mas o texto cita os “serviços de pagamento eletrônico do governo”.

“O Brasil também parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, entre outras, a vantagem de seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”, diz a única menção ao tema.

Um dos motivos especulados para a medida é de que o Banco Central (BC) teria favorecido o Pix em detrimento do WhatsApp Pay em 2020. O aplicativo é da empresa Meta, do empresário Mark Zuckerberg, aliado de Trump.

Em junho de 2020, o WhatsApp anunciou que o Brasil seria o primeiro país a receber uma funcionalidade nova no aplicativo de mensagens: a possibilidade de enviar e receber dinheiro a partir de cartões cadastrados. Uma semana depois, o BC e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam a função.

As justificativas eram de que seria necessário avaliar riscos, garantir funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e existirem potenciais riscos para a concorrência.

A economista Cristina Helena Mello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), entende que a medida tomada à época foi correta.

“O WhatsApp criou uma forma de transferência de dinheiro de pessoas para pessoas, mas estava fazendo isso fora do sistema financeiro legal. Não estava fazendo com integração com o nosso sistema financeiro. Portanto, escapava da regulação do Banco Central, o que fere regras brasileiras de acompanhamento de transações monetárias”, diz a economista.

O Pix foi lançado oficialmente no Brasil no dia 16 de novembro de 2020, mas os estudos para a implementação do novo sistema de pagamento existiam pelo menos desde maio de 2018. Naquele ano, o BC instituiu um grupo de trabalho chamado “GT – Pagamentos Instantâneos”.

Em dezembro do mesmo ano, o BC divulgou um comunicado com os requisitos fundamentais para o que chamou de “ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro”. O objetivo, segundo o texto oficial, era criar um sistema “de uma perspectiva neutra em relação a modelos de negócio ou participantes de mercado específico”, que fosse “eficiente, competitivo, seguro, inclusivo”.

Alternativa ao dólar
A economista da PUC-SP também entende que o Pix incomoda o governo norte-americano por ter se tornado uma alternativa ao dólar em algumas transações internacionais que envolvem brasileiros.

“Alguns países aceitam pagamentos de brasileiros com Pix. Por exemplo, Paraguai e Panamá. Em alguns comércios, eles têm cartazes dizendo: ‘brasileiros, paguem com Pix’. Comerciantes abriram contas aqui no Brasil, recebem o pagamento aqui. E isso, antigamente, passava pelo dólar. Isso é prejudicial ao interesse de controle norte-americano. Quanto menor a demanda por uma moeda, menos ela vale”, diz.

Para Cristina Helena Mello, operadoras de cartão de crédito norte-americanas também podem se sentir ameaçadas com a nova funcionalidade do “Pix Parcelado”, previsto para começar a funcionar em setembro de 2025. Os usuários brasileiros vão poder parcelar transações de maneira semelhante ao cartão de crédito, enquanto o recebedor continua recebendo o valor total instantaneamente.

Independentemente das críticas e motivações norte-americanas, a economista da PUC-SP defende o Pix como um sistema de pagamento eficaz e inclusivo. Números do Banco Central mostram que o Pix movimentou R$ 26,4 trilhões em 2024.

“Ele, de fato, permitiu que uma série de pessoas de menor renda tivesse acesso a uma forma de transação monetária barata. Os pequenos negócios, as pessoas mais simples mesmo, como pedreiros, faxineiras, mesmo pessoas em situação de rua”, defende a economista.

“O Brasil desenvolveu uma forma de meio de pagamento que oferece uma série de vantagens. O Pix é ágil, promoveu um processo de bancarização, de inclusão de pessoas que não tinham conta. E faz parte da lei de competência e de concorrência oferecer um produto cada vez melhor”, complementa.

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

No mês passado, o decreto foi suspenso após votação do Congresso. Após a deliberação, o PSOL, o PL e a Advocacia-Geral da União (AGU) entraram com ações na Corte e levaram a discussão do caso para o Supremo.

O decreto fazia parte de medidas elaboradas pelo Ministério da Fazenda para reforçar as receitas do governo e atender às metas do arcabouço fiscal. No fim de maio, o presidente Lula editou um decreto que aumentava o IOF para operações de crédito, de seguros e de câmbio.

Diante da pressão do Congresso, o governo editou, no início de junho uma medida provisória com aumento de tributos para bets (empresas de apostas) e para investimentos isentos.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A medida provisória também prevê o corte de R$ 4,28 bilhões em gastos obrigatórios neste ano. Em troca, o governo desidratou o decreto do IOF, versão que foi derrubada pelo Congresso.

Decisão

Na mesma decisão, Moraes decidiu manter suspensa uma regra prevista do decreto do IOF que prevê a incidência do imposto sobre operações de risco sacado. Contudo, o restante do decreto permanece válido.

A decisão do ministro também confirma a suspensão do decreto legislativo do Congresso que derrubou o decreto de Lula.

Ao manter a maior parte do decreto do IOF válido, Moraes disse que o trecho que prevê a incidência do imposto sobre entidades abertas de previdência complementar e entidades financeiras está de acordo com a Constituição.

“Não houve desvio de finalidade e, consequentemente, não há mais necessidade de manutenção da cautelar, pois ausente o risco irreparável decorrente de eventual exação fiscal irregular em montantes vultosos”, afirmou.

No entanto, o ministro entendeu que a parte que trata da incidência de IOF sobre operações de risco sacado extrapolou os limites da atuação do presidente da República e deve ser suspensa.

“As equiparações normativas realizadas pelo decreto presidencial das operações de risco sacado com operações de crédito feriram o princípio da segurança jurídica, pois o próprio poder público sempre considerou tratar-se de coisas diversas”, completou.

Conciliação

A decisão final do ministro foi proferida após o governo federal e o Congresso não chegarem a um acordo durante audiência de conciliação promovida ontem (15) pelo STF.

No início deste mês, Moraes decidiu levar o caso para conciliação e suspendeu tanto o decreto de Lula como a deliberação do Congresso que derrubou o ato do presidente.

Nesta quinta, a 25ª Fenearte conta com programação dentro e fora do Centro de Convenções. Confira

Nesta quinta-feira (17), o *Circuito Fenearte* inaugura a *exposição “Casa de Farinha – Mandioca, o Pão da Terra”*, às 19h, no Mercado Eufrásio Barbosa. Essa é uma mostra multimídia que tem curadoria do antropólogo e jornalista Bruno Albertim e da gastróloga e assessora de Gastronomia da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Dianne Sousa. A mostra fica em cartaz até 24 de agosto e a visitação é gratuita.

A exposição trata dos aspectos socioculturais e históricos da farinha de mandioca como um dos ingredientes de maior importância identitária na cultura pernambucana e brasileira. Será reproduzida uma casa de farinha tradicional no pavilhão central do mercado, incluindo os utensílios históricos e tradicionais para a produção da farinha. Toda a estrutura cenográfica da mostra foi de responsabilidade dos arquitetos Isac Filho, Amanda Piquet, Lucio Omena e Peu Carneiro.

No Centro de Convenções, os portões abrem a partir das 14h para o pavilhão. A partir das 15h, o *Palco Pernambuco Meu País* inicia a sua programação com o Maracatu Leoa da Serra, de Lagoa do Itaenga, seguido pelo Afoxé Povo de Ogunté, do Recife. A Mestra Cleonice e a Ciranda Rainha da Mata vem de Nazaré da Mata colocar o público para cirandar às 17h. O Baixinho dos Oito Baixos, de Vicência, dá continuidade à festa e Zé Barreto de Assis, de Bezerros, vem logo em seguida. Quem encerra a programação do palco é o recifense Vinícius Barros.

A *Cozinha Fenearte* retoma suas atividades nesta quinta com o chef Thiago das Chagas e seu “Sommelier de Farofa”, às 16h, e a Confeitaria do Oliveira marca presença com a “Tríade da Farinha”, às 18h. As receitas são transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Fenearte e acontecem no mezanino da feira, onde também ocorrem as *oficinas*.

No Espaço Janete Costa, as *Conversas Instigantes* continuam discutindo saberes tradicionais. Sob mediação da jornalista Valentine Herold, às 17h, o painel “As influências ciganas nas artes manuais e festas populares – A história das La Ursas” com o ativista cigano Sinti-Manush e o escritor Nicolas Ramanush. O bate-papo vai contar sobre como as manifestações culturais ciganas foram incorporadas e popularizadas na cultura brasileira.

Às 19h, o painel “Inteligência manual: a arte e o software de letristas e abridores de letra”, que conta com Fernanda Martins, designer e pesquisadora nas áreas de Tipografia e História do Design, em especial na Amazônia, e diretora geral do Instituto Letras que Flutuam; e a designer e pesquisadora do projeto Letras da Ilha, em Itamaracá, Lili Nascimento. A conversa traz um olhar atento, objetivo e artístico para esse saber e fazer cotidiano que é típico de comunidades ribeirinhas e pesqueiras em toda região do país.

Os serviços de *acessibilidade* da feira seguem disponíveis, com visita guiada recebendo agendamentos via whatsapp — através do (81) —, bem como a Casa das Asas também está com a programação infantil durante todo o horário da feira. O *Traslado Fenearte* sai a cada 15 minutos dos shoppings Recife, Riomar, Plaza, Tacaruna e Patteo das 13h às 23h.

*25ª FENEARTE | PROGRAMAÇÃO 17 DE JULHO*

*EXPOSIÇÃO CASA DE FARINHA – MANDIOCA, O PÃO DA TERRA* | _Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda_

16 de julho a 24 de agosto

*Visitação:* terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

*Local:* Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa — Largo do Varadouro, Olinda.

*PALCO PERNAMBUCO MEU PAÍS* | _Praça de Alimentação_

15h – Maracatu Leão da Serra (Lagoa de Itaenga)

16h – Afoxé Povo de Ogunté (Recife)

17h – Mestre Cleonice e a Ciranda Rainha da Mata (Nazaré da Mata)

18h – Baixinho dos Oito Baixos (Vicência)

19h – Zé Barreto de Assis (Bezerros)

20h30 – Vinícius Barros (Recife)

*COZINHA FENEARTE* | _Mezanino Fenearte_

16h — Thiago das Chagas (Recife) — “Sommelier de Farofa”

18h — Confeitaria do Oliveira (Recife) — “Tríade da Farinha”

*OFICINAS* | _Mezanino Fenearte_

*Horários:* terça a sexta-feira, das 14h30 às 17h30 e das 18h às 21h.

Sábados e domingos, das 13h às 16h e das 17h às 20h

1. Rimas e métricas para Cordéis – com Poeta Altair Leal

2. OMaia Ensina: Mãos que Moldam o Couro – com Robson Rodrigues

3. Do Cais ao Sertão: Oficina de Gravura Popular com Materiais Recicláveis – com Tatiane Renata

4. Vivenciando a Arte da Olaria – com Ateliê Micaella Alcantara

5. MangueTech, Do Resíduo Eletrônico à Arte Popular – Com Artec (Arte com Resíduos Eletrônicos)

6. Bonecos de Mamulengo Salvaguardando a Tradição – com Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória

7. Técnicas com Linhas Pingouin

*CONVERSAS INSTIGANTES* | _Espaço Janete Costa_

MEDIAÇÃO: Valentine Herold, jornalista

*17h – As influências ciganas nas artes manuais e festas populares – A história das La Ursas*

*CONVIDADO*

Nicolas Ramanush – ativista cigano Sinti-Manush e escritor

*19h – Inteligência manual: a arte e o software de letristas e abridores de letra*

*CONVIDADOS*

Fernanda Martins – designer e pesquisadora nas áreas de Tipografia e História do Design, em especial na Amazônia. É doutora em História do Design e fundadora e diretora geral do Instituto Letras que Flutuam

Lili Nascimento – designer, desenvolve a pesquisa Letras da Ilha, que investiga a tipografia vernacular dos letreiros de embarcações da Ilha de Itamaracá

*FENEARTE 25 ANOS – “A FEIRA DAS FEIRAS”*

Política pública que já marcou a história do artesanato brasileiro e que continua vibrante e aguardada por mestres, artesãos e toda a gente que reverencia a cultura popular, a *Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato* chega à 25ª edição envolta por uma atmosfera de festa. Neste ano, a Maior Feira de Artesanato da América Latina fará uma celebração à própria memória, com o tema *“A Feira das Feiras”*. Será de 09 a 20 de julho, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.

Ao mesmo tempo em que valoriza a própria história, a *25ª Fenearte* fará a sua comemoração evocando as feiras livres de todo o Estado. Foram nelas onde primeiro os artesãos puderam mostrar as suas artes e delas sobreviverem, como os mestres do barro em Caruaru, os loiceiros e os seus utilitários; os artesãos da cestaria em palha, do vestuário em couro e dos brinquedos de madeira e de pano; as rendeiras que resistem na Feira da Renascença de Pesqueira.

Realizada pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe, a *25ª Fenearte* já está com ingressos à venda pelos sites da Fenearte e Adepe e em pontos físicos.

*25ª Fenearte — Feira Nacional de Negócios do Artesanato*

*Quando:* 09 a 20 de julho de 2025

*Onde:* Pernambuco Centro de Convenções (Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda)

*Horários:*

Segunda a sexta-feira — 14h às 22h

Sábado e domingo — 10h às 22h

*Ingressos:*

Segunda a quinta-feira — R$ 12 (entrada inteira) e R$ 6 (meia-entrada)

Sexta-feira a domingo — R$ 16 (entrada inteira) e R$ 8 (meia-entrada)

À venda pelos sites www.fenearte.pe.gov.br, www.adepe.pe.gov.br e www.evenyx.com/25a-fenearte, além de pontos de venda nos shoppings *Boa Vista* (quiosque Ticket Folia); *Plaza* (loja Crabolando); *RioMar* (quiosque Ingresso Prime) e *Tacaruna* (lojas Club da Miçanga). Além das unidades da *Casa do Pará* (Boa Viagem, Casa Forte, Caxangá, Espinheiro, Imbiribeira, Olinda, Piedade, Pina, Porto de Galinhas e também em João Pessoa) e da *Trois Barbearia* (Boa Viagem, Parnamirim, shoppings Recife e RioMar, além de Caruaru).

Caruaru vive um novo tempo: o tempo da inclusão verdadeira

Por Jorge Quintino.

A sensibilidade do prefeito Rodrigo Pinheiro marcou o início de uma nova era em Caruaru — uma era de inclusão verdadeira. Sua visão humanizada da gestão pública tornou possível a chegada do CAMPI (Centro de Atendimento Multidisciplinar Pedagógico e Interdisciplinar) à nossa cidade. Este projeto se tornou um divisor de águas no cuidado com crianças e famílias atípicas, que por tanto tempo foram invisibilizadas pelo poder público.

O CAMPI representa mais do que um equipamento público: é um símbolo de respeito, acolhimento e justiça social. Em Caruaru, agora essas famílias não estão mais sozinhas. Encontraram respaldo, escuta e um serviço que entende suas necessidades com profundidade e compromisso.

Para isto buscamos apoio federal em Brasília. Ao lado do deputado federal Fernando Monteiro, do vereador Hugo Chaves e do CEO do CAMPI, Humberto Bassin, discutimos caminhos para expandir essa política pública tão necessária. A atuação do deputado Fernando Monteiro tem sido essencial para garantir recursos e consolidar essa rede de apoio. Já o vereador Hugo Chaves tem sido um parceiro incansável, somando forças e contribuindo com sua dedicação para fortalecer esse movimento.

Nosso compromisso segue firme: onde houver uma demanda esquecida, haverá a nossa luta por visibilidade, cuidado e respeito. Continuaremos trabalhando para que Caruaru siga sendo referência em inclusão, atenção às diversidades e políticas públicas de verdade. Porque inclusão não pode ser só discurso: tem que ser ação, tem que ser realidade.

Jorge Quintino é vereador de Caruaru.

Rodrigo Pinheiro tira 15 dias de férias e passa o comando da prefeitura para a vice-prefeita Dayse Silva

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, sai oficialmente de férias nesta quarta-feira (16). Durante o período, a vice-prefeita, Dayse Silva, assumirá a Prefeitura. O Chefe do Executivo ficará afastado até o dia 31 de julho.

“Depois de intensos dias de trabalho e cuidando desta cidade que amo, vou me ausentar por 15 dias para cuidar de assuntos pessoais e ter um breve descanso. Prometo voltar com mais energia e força para continuar cuidando de todos os caruaruenses”, disse o prefeito.

Anderson Correia se reúne com diretoria da CDL para discutir políticas para o Comércio de Caruaru

Nesta quarta-feira (16), o vereador Anderson Correia (PP) participou de uma importante reunião com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL), a convite da própria instituição. O encontro teve como objetivo debater questões estruturais, sociais e econômicas que afetam o centro da cidade, buscando soluções para os desafios enfrentados pelo comércio local.

Recepcionado pelo presidente da CDL, Rossini Batista, e pelo 3° vice-presidente, Almir Bezerra, Anderson ouviu atentamente as demandas apresentadas pelos representantes do setor. Entre as principais preocupações estão questões relacionadas à mobilidade urbana, infraestrutura, limpeza, segurança e meio ambiente, fatores essenciais para o fortalecimento do comércio de Caruaru. Durante a reunião, o parlamentar propôs a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal, com o objetivo de envolver autoridades, instituições públicas e privadas, além da sociedade civil, na construção de políticas públicas voltadas para a melhoria do setor.

“Temos um mandato plural, capaz de discutir e contribuir com todas as demandas do nosso município. Por isso, estamos à disposição da CDL para buscarmos estratégias capazes de solucionar os desafios enfrentados por todos que fazem o Comércio, visando o impulsionamento do setor. Iniciaremos isso buscando a realização de uma audiência pública no Poder Legislativo, para reunir ideias de pessoas e entidades que possam contribuir para o levantamento de políticas voltadas para o nosso comércio. Minha gratidão à diretoria da CDL pelo convite e vamos em frente buscar melhorias para nossa Caruaru”, destacou Anderson.

A iniciativa reforça o compromisso de Anderson Correia em atuar de forma colaborativa para o desenvolvimento de Caruaru, promovendo ações que possam impulsionar o comércio e melhorar a qualidade do local em todas áreas.

GRS Incorporadora é destaque em evento da Trinus sobre inovação arquitetônica no setor imobiliário

O arquiteto e empresário Rafael Souza, da GRS Incorporadora, será um dos principais palestrantes do evento promovido pela Trinus, na próxima quinta-feira, 17 de julho. O encontro, voltado à alta incorporação de Pernambuco, discutirá caminhos inovadores para a arquitetura no setor imobiliário. A participação de Rafael trará ao debate as soluções práticas da GRS para transformar empreendimentos em experiências únicas, aliando inovação técnica, sensorial e estratégias de posicionamento de marca.

Com o tema “Repensando Arquitetura: Criando Produtos que Trazem Uma Nova Experiência para o Cliente”, a palestra será conduzida por Rafael Souza e Silvia de Castro, executiva regional da Trinus. A proposta central é provocar uma reflexão sobre o papel da arquitetura na geração de valor, no fortalecimento da identidade dos empreendimentos e na diferenciação estratégica no mercado atual.

A programação abordará cinco eixos principais: a arquitetura como ativo emocional, a valorização da identidade local e regional, a integração de tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis alinhadas aos princípios ESG e a construção de narrativas arquitetônicas que conectem propósito, memória e experiência.

O evento também marca um passo importante na trajetória de expansão da GRS Incorporadora, que passa a contar com o suporte estratégico da Trinus. Com foco em inovação, qualidade técnica e valorização do território, a GRS busca consolidar sua presença no Nordeste com projetos que aliam responsabilidade social e experiências marcantes para o cliente final.

“Mais do que prédios, queremos entregar produtos inesquecíveis. Com a Trinus ao nosso lado, o mercado vai perceber que estamos propondo uma nova forma de fazer e viver arquitetura”, afirma Rafael Souza.

A presença dos principais players da construção civil em Pernambuco reforça o caráter estratégico do encontro, que será realizado no Espaço XP Recife, localizado na Avenida Domingos Ferreira – 2589, em Boa Viagem, a partir das 18h30. Mais informações estão disponíveis no perfil oficial da incorporadora: @inc_grs.