Reunião do Conselho Empresarial da FIEPE debate segurança do trabalho

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Com o objetivo de debater a importância da prevenção nas empresas, a Unidade Regional Agreste da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) recebeu, nesta terça-feira (08), o auditor do Ministério do Trabalho Francisco Reginaldo. O tema foi abordado durante reunião do Conselho Empresarial.

Francisco Reginaldo ressaltou ser imprescindível ter um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para identificar, avaliar e eliminar probabilidades de acidentes no ambiente de trabalho. O especialista também frisou a necessidade do documento ser elaborado por um profissional legalmente habilitado em Segurança ou Engenharia do Trabalho.

O auditor do Ministério do Trabalho ainda destacou a relação direta entre produtividade e um ambiente laboral seguro. “Sabemos que segurança tem um custo, mas o maior patrimônio de uma empresa é o trabalhador. Um ambiente seguro é mais produtivo. Por isso, é fundamental contratar bons profissionais e manter um diálogo franco com o setor. A fiscalização está cada vez mais presente, e a prevenção é o melhor caminho”.

O diretor regional da FIEPE, João Bezerra, agradeceu a presença do auditor e pontuou que o diálogo foi relevante para manter as empresas cada vez mais atualizadas quanto às medidas de prevenção. “A orientação é extremamente necessária para evitar infrações. Francisco Reginaldo tem muitos anos de experiência e sempre se mostra muito solícito às nossas demandas. Com essa relação institucional fortalecida, empresas e trabalhadores da nossa cidade só têm a ganhar”, finalizou.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 32 milhões

Bilhetes de aposta da mega-sena

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.885 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (8). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 32 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 10 – 25 – 28 – 36 – 37 – 56

41 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 63.448,68 cada
3.377 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.100,46 cada
Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de quinta-feira (10), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A partir desta quarta-feira (9), as apostas da Mega-Sena passarão a custar R$ 6. Segundo a Caixa, a atualização tem como objetivo manter a sustentabilidade das modalidades, ampliar os valores das premiações e aumentar os repasses sociais.

Cesta básica tem custo menor em 11 capitais, mostra Dieese

Supermercado

A Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revelou que o custo da cesta básica diminuiu em 11 localidades e aumentou em seis capitais. O levantamento foi feito entre os meses de maio e junho.

O estudo do Dieese apontou que as maiores baixas foram nas capitais Aracaju (-3,84%), Belém (-2,39%), Goiânia (-1,90%), São Paulo (-1,49%) e Natal (-1,25%). As maiores altas foram registradas em Porto Alegre (1,50%) e Florianópolis (1,04%).

Apesar de ter caído o custo, a cesta básica em São Paulo continua sendo a mais cara do país, com o valor de R$ 831,37. Na sequência estão Florianópolis (R$ 867,83), Rio de Janeiro (R$ 843,27) e Porto Alegre (R$ 831,37).

As capitais com os valores da cesta básica mais baixos, porém com a composição diferente de produtos e com menores valores médios, foram Aracaju (557,28), Salvador (R$ 623,85), Joao Pessoa (R$ 636,16) e Natal (R$ 636,95).

Aumento

Na comparação dos valores da cesta entre junho do ano passado e junho de 2025, quase todas as capitais tiveram aumentos de preço. Nesse caso, as variações foram de 1,73% em Salvador e 9,39% no Recife. A redução ocorreu em Aracaju, com -0,83%.

No acumulado do ano, entre dezembro de 2024 e junho de 2025, todas as capitais incluídas na pesquisa mostraram alta nos preços da cesta, com índices que oscilaram, por exemplo, em mais 0,58% em Aracaju e 9,10% em Fortaleza.

Produtos

Entre os produtos que tiveram baixas está a batata, que diminuiu nas capitais do centro-sul nos meses de maio e junho. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, por exemplo, as quedas ficaram em em -12,62% e -0,51%, respectivamente.

O açúcar, por sua vez, diminuiu em 12 cidades no período, ficando estável no Recife e aumentando em quatro capitais, sendo o mais alto em Campo Grande (1,75%). As maiores reduções no preço do açúcar ocorreram em Brasília (-5,43%), Vitória (-3,61%), Goiânia (-3,27%) e Belém (-3,15%).

No mesmo período aferido pela pesquisa, o preço do leite integral diminuiu em 11 capitais, casos de Brasília (-2,31%) e Curitiba (-0,65%). Já em cinco cidades, os valores se elevaram, como aconteceu em Aracaju (2,11%). A maior alta foi no Recife (8,93%), sendo que em outras 12 houve retração no preço médio do produto, com variações, por exemplo, em Campo Grande (-7,99%) e São Paulo (-0,71%).

O tomate aumentou em dez capitais entre maio e junho, sendo registradas variações no Rio de Janeiro (0,29%) e Porto Alegre (16,90%). Em outras sete, o preço caiu, com a maior variação em Aracaju (-21,43%).

No período de 12 meses, o tomate baixou de preço em 16 capitais, sendo que o valor médio diminuiu, por exemplo, em Aracaju (-25,29%), Salvador (-19,72%) e no Rio de Janeiro (-14,48).

Haddad: bets ganham fortuna, mas mandam dinheiro para fora do país

Brasília, 30.10.2023, O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva de imprensa para anunciar os Indicados para diretoria do Banco Central.
Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu nesta terça-feira (8) que as bets paguem mais impostos no país. Para ele, as casas de apostas virtuais (bets) devem pagar taxas mais elevadas, a exemplo do que ocorre com os cigarros e as bebidas alcoólicas.

“O governo anterior tratou as bets como se fosse a Santa Casa de Misericórdia, sem cobrar um centavo de impostos das bets durante quatro anos”, disse ele, em entrevista. “Os caras estão ganhando uma fortuna no Brasil, gerando muito pouco emprego, mandando para fora o dinheiro arrecadado aqui, e que vantagem a gente leva?”, questionou o ministro.

“Para mim, tem que tratar as bets na linha do que é o cigarro e a bebida alcoólica. É uma coisa difícil de administrar e há vários casos na história de que, quando proíbe, piora. Temos que enquadrar esse setor de uma vez por todas”, defendeu.

De acordo com o ministro, medidas como essa que preveem maior taxação das bets são importantes para o governo.

“Nosso objetivo é um só: depois de 10 anos estamos buscando resultados fiscais robustos para garantir que a economia continue crescendo, com baixo desemprego e inflação em queda. Mas a impressão que dá é que tem algumas pessoas querendo sabotar o crescimento econômico do país a troco da eleição do ano que vem”.

IOF

Em entrevista na manhã de hoje (8) ao portal Metrópoles, o ministro falou ainda que o impasse entre o governo e o Congresso Nacional pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não pode ser encarado como um “Fla x Flu”, disputa clássica do futebol carioca entre Flamengo e Fluminense. “Esse Fla-Flu não interessa a ninguém. Não vejo as coisas assim. Prefiro pensar institucionalmente”, disse ele.

Recentemente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu tanto os decretos do Executivo que elevam o IOF quanto o decreto que foi aprovado pelo Congresso Nacional e que derruba essa medida. Para resolver o impasse, Moraes determinou a realização de uma audiência de conciliação entre o governo federal e o Congresso Nacional sobre o tema para o próximo dia 15 de julho, em Brasília.

Na entrevista de hoje, Haddad disse que não pode se antecipar à decisão que será tomada pelo Supremo em relação ao IOF, mas informou que o governo está trabalhando para que essa questão seja resolvida.

Ele ressaltou ainda que o governo está buscando manter o diálogo com o Congresso e afirmou que, em breve, ele deverá se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

“Quando um não quer, dois não brigam. E nós não vamos brigar porque, no caso, nenhum dos dois quer brigar. Não tenho nem o direito de ter as relações estremecidas porque ele é o presidente da Câmara. Ele é um poder institucional e o Brasil depende da boa condução dos trabalhos dele. Eu sou um ministro, não tenho mandato. Mas ele é poder constituído. Nunca saí de uma mesa de negociação. E só saio com acordo”, afirmou Haddad.

Imposto de Renda

Durante a entrevista, o ministro disse ainda acreditar que o projeto sobre o Imposto de Renda e que prevê isenção para os que ganham até R$ 5 mil será aprovado.

Segundo Haddad, o deputado Arthur Lira, que é o relator do projeto sobre o Imposto de Renda, tem se reunido frequentemente com o governo, seja presencialmente ou de forma virtual. “Eu acredito que esse projeto será aprovado com larga margem de apoio”, falou.

Câmara proíbe aproximação de agressor com consentimento da vítima

Violência contra a mulher, criança e adolescente. Violência doméstica. Foto: Freepick

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) o Projeto de Lei (PL) 6020/23, que estabelece descumprimento de medida judicial a aproximação do agressor de áreas delimitadas pelo juiz para proteção de vítima de violência contra a mulher, mesmo com o seu consentimento. A proposta segue para avaliação no Senado.

O projeto altera Lei Maria da Penha, no trecho em que trata das medidas protetivas. Nos casos em que ocorra a aproximação voluntária do agressor às áreas delimitadas por decisão judicial, ele poderá ser punido com reclusão de 2 a 5 anos e multa.

A relatora da proposta, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) incluiu no projeto que os casos também podem ser aplicados nos casos de aproximação do agressor da residência ou do local de trabalho da vítima.

Furto de cabos

Os deputados rejeitaram as emendas do Senado a um Projeto de Lei (PL) 5845/2016 que aumenta as penas aplicadas ao furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equipamentos utilizados para fornecimento ou transmissão de energia elétrica ou de telefonia. O texto agora segue para sanção presidencial.

Com a rejeição das emendas no Senado, o projeto determina a pena de reclusão de 2 a 8 anos e multa, se a subtração for de fios, cabos ou equipamentos utilizados para fornecimento ou transmissão de energia elétrica ou de telefonia ou para transferência de dados, bem como equipamentos ou materiais ferroviários ou metroviários.

Nos casos em que a subtração for cometida contra quaisquer bens que comprometam o funcionamento de órgãos da União, de Estado ou de Município ou de estabelecimentos públicos ou privados que prestem serviços públicos essenciais, a pena é de reclusão de 6 a 12 anos e multa.

As penas serão aplicadas em dobro se o crime for cometido por ocasião de calamidade pública ou mediante a subtração, dano ou destruição de equipamentos utilizados na prestação de serviços de telecomunicações.

Hospital Mestre Vitalino abre vaga para assistente administrativo

O Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, está com inscrições abertas para o processo seletivo (edital 33_2025) destinado ao cargo de Assistente Administrativo. A seleção visa à contratação imediata e à formação de cadastro reserva, sob regime celetista, com carga horária de 44 horas semanais. 

Ao todo, estão sendo ofertadas três vagas imediatas. Os profissionais aprovados poderão atuar como feristas, em regime plantonista diurno, noturno ou diarista, de acordo com a necessidade da instituição. Entre os requisitos exigidos estão o ensino médio completo, além de curso técnico em Administração e experiência prévia na área administrativa como diferenciais.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de julho de 2025, exclusivamente por e-mail. Os candidatos devem enviar currículo e documentação comprobatória em formato PDF para o endereço eletrônico processoseletivo@hospitalmestrevitalino.com.br, informando no assunto o nome completo e o cargo pretendido.

O processo seletivo será composto por três etapas: análise curricular, prova de conhecimentos, prevista para o dia 16 de julho, e entrevista técnica comportamental, marcada para 22 de julho. O resultado final será divulgado no site oficial do hospital no dia 24 de julho.

Todas as informações detalhadas, incluindo cronograma completo, critérios de avaliação e conteúdos programáticos das provas, estão disponíveis no site do Hospital Mestre Vitalino:www.hospitalmestrevitalino.com.br

Polo UAB Garanhuns e UFRPE abrem 71 novas vagas de cursos de licenciatura

O Polo UAB Garanhuns, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, abriu nesta terça-feira (08) as inscrições para cinco cursos de Licenciatura. São 71 novas vagas para os cursos de Artes Visuais com Ênfase em Digitais, Física, História, Letras e Pedagogia. As aulas acontecem na modalidade semipresencial.

O Edital 30/2025 está disponível no site ead.ufrpe.br. A inscrição pode ser feita até o dia 15 deste mês. As vagas são para quatro modalidades de ingresso: Transferência interna (Reopção de Polo ou de Curso), Reintegração, Transferência Externa ou Portador de Diploma. O candidato só poderá realizar sua inscrição uma única vez e em apenas uma modalidade. Caso seja verificada mais de uma inscrição do mesmo candidato, a última inscrição realizada será considerada para fins deste processo seletivo.

O candidato com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita; que cursou o ensino médio completo em escola da rede pública, ou como bolsista integral em escola da rede privada, pode solicitar a isenção da taxa de inscrição até esta quarta-feira (09).

Os cursos são na modalidade semipresencial, ou seja, o aluno precisa comparecer presencialmente ao polo aos sábados. As aulas são realizadas no Colégio Municipal Padre Agobar Valença, localizado na Avenida Caruaru, s/ número, Heliópolis.

Encerramento da 56ª Festa das Marocas reúne multidão na levada do Trio Asas da América sob comando da dupla Sirano e Sirino

A 56ª edição da tradicional Festa das Marocas foi encerrada com chave de ouro nesta terça-feira (8), em Belo Jardim, com a energia contagiante do Trio Asas da América e a irreverência da dupla Sirano e Sirino, que retornaram ao evento após 13 anos. O repertório da noite misturou sucessos consagrados da carreira da dupla com músicas adaptadas ao forró, garantindo a animação do público até o último momento da festividade.

O encerramento reuniu uma multidão que acompanhou com entusiasmo o percurso do trio elétrico pelas principais ruas do centro da cidade. A concentração teve início na Ponte França Cirino, nas proximidades do bairro Santo Antônio, e seguiu até a Cohab I, arrastando uma verdadeira onda de forrozeiros pelas ruas de Belo Jardim.

Mais do que um evento festivo, a Festa das Marocas representa um marco cultural e econômico para o município. Preservando tradições, promovendo a cultura popular e impulsionando o comércio local, a festa movimenta a cidade, gera emprego e renda, além de fortalecer o sentimento de pertencimento da população belo-jardinense.

Para o secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Filipe Vieira, o sentimento é de gratidão e missão cumprida. “Encerramos mais uma edição da Festa das Marocas com muita alegria no coração. Agradeço à equipe incansável que esteve à frente dessa realização, aos nossos patrocinadores que acreditaram no projeto e, principalmente, ao povo de Belo Jardim, que fez da festa um verdadeiro sucesso. Entregamos uma celebração segura, organizada e do jeito que nossa cidade merece”, destacou.

Na Mata Norte, governadora Raquel Lyra anuncia obras para ampliar a oferta de água em Timbaúba, restaurar a PE-082 e requalificar o mercado público de São Vicente Férrer

Após um dia intenso de agendas na Zona da Mata Norte nesta terça-feira (8), a governadora Raquel Lyra encerrou o dia anunciando uma série de ações estruturadoras que vão beneficiar vários municípios da região. Entre os investimentos apresentados pela gestora, que estava acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, estão a abertura de licitações para aquisição e instalação de uma estação de tratamento de água em Timbaúba e para a reativação da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) Capibaribe Mirim, no mesmo município. As ações têm o objetivo de ampliar o acesso dos timbaubenses à água.

“Nós, do Governo de Pernambuco, temos um compromisso muito forte com a questão da água. Aqui em Timbaúba assinamos duas autorizações de obras para acabar com o rodízio da cidade, porque ter acesso à água nas torneiras é um sonho antigo do povo dessa região. Isso é levar dignidade à população, nosso objetivo maior”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Ao todo, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o Governo de Pernambuco vai investir R$ 12,6 milhões nas duas intervenções. “Vamos instalar uma das ETAs móveis mais sofisticadas do Brasil, além de retomar a captação no Capibaribe Mirim, abandonada há anos. Estamos retomando a eficiência do sistema com tecnologia de ponta e controle remoto”, celebrou o presidente da Compesa, Alex Campos.

*PE NA ESTRADA* – Na ocasião, a governadora também anunciou a abertura da licitação para a requalificação da PE-082, mais uma ação do programa PE na Estrada. A via é estratégica para o escoamento da produção agrícola e a mobilidade entre os municípios da Mata Norte. Serão requalificados 23,06 quilômetros, divididos em três trechos principais, beneficiando diretamente as cidades de Timbaúba, Ferreiros, Camutanga e Goiana.

“Nosso dia de hoje começou na PE-062, onde entregamos uma obra de R$ 88 milhões. Agora, damos início ao processo da PE-082. Em breve estaremos aqui de novo para acompanhar de perto esse avanço. É hora de acelerar”, enfatizou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

“Toda a Mata Norte vai ser beneficiada com essa estrada. Hoje, ela é uma das piores que a gente tem, mas isso vai mudar. Agora, Pernambuco vive um dos melhores momentos da sua história”, afirmou o deputado estadual Antônio Moraes.

A vice-prefeita de Timbaúba, Arleide Guerra, comemorou os anúncios. “Essas ações certamente irão contribuir de forma muito positiva para a vida dos timbaubenses. Especialmente a água, que sempre foi um problema da nossa cidade”, disse.

*DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO —* Ainda nesta terça-feira, em Macaparana, a governadora autorizou um convênio entre o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), e a prefeitura de São Vicente Férrer para reforma, requalificação e ampliação do mercado público municipal. A ação vai garantir a modernização de 50 boxes comerciais e a expansão do espaço em mais 244 m².

A agenda também incluiu a oficialização de incentivos fiscais, via Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind), para a indústria de beneficiamento de frutas Paraíso das Frutas. “Estamos vivendo uma década de trabalho intenso, realizando diversas obras em parceria com os municípios, e essa será mais uma conquista”, pontuou o diretor-geral de infraestrutura da Adepe, Rodrigo Miranda.

Governadora Raquel Lyra inaugura mais duas cozinhas comunitárias na Mata Norte e alcança a marca de 208 unidades em funcionamento no Estado

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (8), mais duas cozinhas comunitárias em municípios da Zona da Mata Norte. Os novos equipamentos, implantados nas cidades de Condado e Macaparana, integram o programa Bom Prato e vão garantir refeições gratuitas e de qualidade à população em situação de vulnerabilidade social dos municípios. Com essas entregas, o Governo do Estado alcança a marca de 28 estruturas abertas apenas em 2025, somando 153 equipamentos implantados desde o início da atual gestão e 208 unidades em funcionamento em todo o Estado. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou as entregas.

“Entregamos hoje duas novas cozinhas comunitárias, em Condado e em Macaparana. Agora são 208 unidades, em locais onde podemos cuidar de quem mais precisa. Hoje todos os pernambucanos podem contar com a presença do Governo do Estado. É muito bom vir aqui para que a gente possa fazer essa nova entrega para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Desde 2023, o Bom Prato já distribuiu mais de 15 milhões de refeições em todo o Estado, consolidando-se como uma das principais estratégias de enfrentamento à fome em Pernambuco. “Temos expandido cada vez mais essa parceria com as prefeituras. Este é um trabalho realmente fantástico no combate à fome. Os resultados já estão sendo obtidos, por exemplo, no enfrentamento à desnutrição e na diminuição da evasão escolar”, enfatizou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas, Carlos Braga.

Em Condado, foi inaugurada pela manhã a Cozinha Comunitária Eunice Marinho Andrade de Melo, a segunda em funcionamento no município. Localizada na Avenida 7 de Setembro, a unidade oferece almoços gratuitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, com equipe composta por nutricionista, cozinheiro(a), auxiliares de cozinha e auxiliar de serviços.

O prefeito de Condado, Albino Silva, destacou que no espaço serão distribuídas 500 refeições por dia. “Agradeço em nome do nosso povo, principalmente das famílias que mais precisam desse equipamento. O que a gestão estadual tem feito pela nossa região não era visto há muitos anos”, frisou.

Moradora do município, Edjane Maria da Silva, de 53 anos, recebeu a primeira refeição das mãos da governadora Raquel Lyra. Ela ressaltou que as refeições irão contribuir para que a sua família tenha uma alimentação de qualidade. “Eu moro com sete pessoas e, no momento, eu dependo do Bolsa Família. Essa refeição que estou recebendo chegou na hora certa”, celebrou.

À tarde, foi a vez do distrito de Pirauá, em Macaparana, receber a Cozinha Comunitária Josefa Sergio da Silva, também a segunda unidade da cidade. O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, oferecendo jantares gratuitos à população cadastrada.

“Macaparana é muito grata por tudo o que o Governo de Pernambuco tem feito. A nossa parceria vai continuar”, afirmou o prefeito de Macaparana, Paquinha.

Segundo a coordenadora da nova unidade, Delma Maria, a cozinha vai servir 200 refeições diárias. “Nossa meta é atender a população mais carente daqui do distrito. Vai ser muito gratificante atender essas famílias”, disse.

Cada nova cozinha recebe R$ 50 mil de investimento inicial para estruturação e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil, por meio de cofinanciamento estadual, garantindo a sustentabilidade e o pleno funcionamento da política. “Este é um governo que faz, ajuda os municípios e está mudando a história de Pernambuco”, afirmou o deputado estadual Antônio Moraes, que também estava na solenidade.

Estiveram presentes nas inaugurações os prefeitos Éder Waltter (Vicência), Pedro Freitas (Aliança), Marcone Santos (São Vicente Férrer), Dió Filho (Riacho das Almas) e Armando Pimentel (Itambé), além do vice-prefeito de Macaparana, Giva Leite. Também participaram os secretários estaduais Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Alessandro Carvalho (Defesa Social) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura).