Samuel Rosa e Paralamas do Sucesso estão confirmados no Rock Rec Festival

 

O line-up do Rock Rec Festival 2025 está ainda mais forte. Samuel Rosa, em carreira solo após décadas à frente do Skank, e os lendários Paralamas do Sucesso são os novos nomes confirmados para o festival, que será realizado no dia 13 de setembro, na área externa do Centro de Convenções.

Os dois se juntam a um time que já reúne grandes ícones do rock nacional: Titãs, Frejat, Ira!, Marcelo Falcão e Biquini. A proposta é reunir diferentes gerações em um único dia de shows, celebrando a trajetória de algumas das bandas e artistas mais importantes da música brasileira.

Além das atrações principais, o Rock Rec também valoriza a produção local. O palco Downtown Pub será dedicado exclusivamente a bandas pernambucanas, com acesso liberado para todos os setores. A iniciativa amplia a programação e reforça o compromisso do festival com a cena independente do estado, destacando a diversidade do rock feito em Pernambuco.

Com produção da Festa Cheia Produções, o festival aposta em uma estrutura de grande porte, com palcos, áreas de alimentação, bares e setores variados para garantir conforto e boa experiência ao público.

Os ingressos custam a partir de R$ 90 e estão à venda no site www.bilheteriadigital.com. Também é possível comprar presencialmente nas lojas Esposende dos shoppings RioMar e Tacaruna, ou no quiosque da Bilheteria Digital, no Shopping Recife. Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do evento: @rockrecfestival.

Primeiro dia da 56ª Festa das Marocas celebra tradição e cultura de Belo Jardim

A 56ª Festa das Marocas, realizada pela Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, começou nesta sexta-feira (4). Considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, a festa encerra o ciclo junino no estado. Este ano, o evento conta com cinco polos: Principal, Cultural, Tradicional, Alternativo e Maroquinhas.

Seguindo a tradição, a festa teve início com o Café da Manhã das Marocas. Com concentração no Complexo Cultural da Estação Ferroviária, o povo se reuniu às 5h da manhã e seguiu em cortejo pelas principais ruas do centro até a prefeitura, onde o café foi servido. A animação ficou por conta da Banda Contemporânea de Pífanos, dos Bacamarteiros de Santa Luzia e do Grupo Idoso Ativo, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Durante o café, foram distribuídos mais de dois mil kits com comidas típicas de milho.

Ao longo do dia, a programação se estendeu pelos demais polos, com apresentações teatrais, homenagens, rodas de ciranda, shows de rock, forró, vaquejada e muito mais. No Polo Principal, quem comandou o palco foi o conterrâneo Jadson Matuto, seguido pela banda Arreio de Ouro. Encerrando a noite em grande estilo, o cantor Dilsinho fez sua estreia em Belo Jardim e levantou o público ao som de grandes hits como “Péssimo Negócio” e “Refém”.

“O povo de Belo Jardim espera o ano inteiro para viver a tradição da Festa das Marocas, e nós encerramos esse primeiro dia com o sentimento de dever cumprido. Parabenizo o secretário de Cultura, Filipe Vieira, e sua equipe pela organização da festa. Vamos fazer história mais uma vez”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.

Confira a programação em todos os polos deste sábado (5):

*Polo Principal*

20h – Maciel Melo

22h – Banda Styllus

00h – Priscila Senna

*Polo Maroquinhas*

15h – Apresentações teatrais “Escola de Artes Integradas”

16h30 – Apresentação teatral “Histórias da Terra” (Sesc Ler Belo Jardim)

17h30 – Apresentação “Núcleo de Pesquisa em Dança”

18h – Espetáculo “De lá do mar pra cá” – Teatro para as infâncias (Sesc Ler Belo Jardim)

19h – Apresentação musical “Grupo Percussivo da Escola de Artes Integradas”

*Polo Cultural*

14h – Ciranda

16h – Mostra de Quadrilhas

19h – Quadrilhas

*Polo Alternativo*

21h – Ramon Angel

23h – Maéve

Ministro Silvio Costa Filho e senador Humberto Costa participam do mutirão da saúde do Governo Federal em Pernambuco

Representando o Governo Federal numa ação integrada pelo país para promover a saúde pública, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o senador Humberto Costa, coordenaram juntos, neste sábado (05), o mutirão da saúde, em Pernambuco, no Hospital das Clínicas.

Acompanhados do reitor da UPE, Alfredo Gomes; do coordenador de gestão da atenção hospitalar da Ebserh, Aristides de Oliveira Neto, Silvio e Humberto acompanharam os atendimentos de cirurgias gerais e urológicas.

O mutirão contemplou ainda consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, em um esforço coordenado de todos os 45 Hospitais Universitários federais da Rede Ebserh.

A ação, coordenada pelo Ministério da Saúde, integra o Dia E do Programa Ebserh em Ação, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera nas filas do SUS. A ação foca em levar mais saúde para a população brasileira, ampliando o acesso a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

_”Tenho trabalho muito ao lado do presidente Lula para trazer ações e investimentos que possam melhorar a qualidade de vida do povo de Pernambuco. A saúde pública para mim é uma das prioridades do nosso estado. Por isso, que quero, ao lado do ministro Padilha e de todos profissionais da saúde, continuar trazer ações que possam ampliar o atendimento a saúde pública de Pernambuco”, avaliou Costa Filho._

_”Essa é uma ação estratégica. A ampliação das cirurgias eletivas na rede pública resolve demandas históricas da população e aproveita a capacidade instalada do SUS. O Agora Tem Especialistas enfrenta, de forma concreta, um dos maiores desafios do SUS: a espera por procedimentos especializados”, completou o senador._

Em Pernambuco, mais de 100 pacientes foram beneficiados. No Brasil, são esperados mais de 7 mil atendimentos, 1 mil cirurgias eletivas, 5.600 exames e 1.200 consultas neste mutirão nas 45 unidades hospitalares federais que integram a rede Ebserh no país.

O atendimento foca em serviços de Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da mulher. A Ebserh já promoveu 166 mutirões em todo o país.

Ainda integraram o mutirão a diretora-geral de Articulação Estratégica da Secretaria Estadual de Saúde, Noemy Gomes; o

superintendente Estadual do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Rosano Freire Carvalho; o vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), Zelma Chaves Pessoa; e o ex-secretário de Saúde do Estado, André Longo.

Foto: Wesley D’Almeida

Belo Jardim recebe, neste fim de semana, a Mostra Sesc de Quadrilhas

A cidade de Belo Jardim vivencia, de 4 a 8 de julho, uma das festividades regionais mais tradicionais de Pernambuco. Nesse período, será realizada a 56ª Festa das Marocas. E a programação conta com a participação do Sesc. No sábado, dia 5, o público vai conferir a Mostra Sesc de Quadrilhas, uma iniciativa conjunta com a Fequajupe (Federação das Quadrilhas Juninas e Similares de Pernambuco). As apresentações serão no Polo Cultural da Estação, a partir das 15h, com acesso gratuito.

A Mostra terá dez quadrilhas e um batalhão de bacamarteiros. As performances terão duração de 20 minutos. Participam as quadrilhas do Grupo Girassol da Pessoa Idosa do Sesc Ler, Escola der Referência em Ensino Médio de Belo Jardim, a EREM Bento Américo, Grupo 60+ da Fundação Bitury, Escola Maria Antonieta Gomes Barros, Flô de Trapiá (Alagoinha), São João (Tacaimbó), Fenômeno Junino (Pesqueira), Brincantes do Sertão (Caruaru), Imaginário Popular (Jucati) e o Batalhão De Bacamarteiros 75 de Santa Luzia.

“A Mostra Sesc de Quadrilhas é um projeto da atividade de Artes Cênicas que acolhe grupos de quadrilha juninas do estado de Pernambuco em uma ação que envolve fruição relacionada à dança popular e aos folguedos juninos, como parte da cultura nordestina e brasileira, oferecendo ao público uma oportunidade de acessar esses bens culturais”, explica Marília Azevedo, professora de Artes do Sesc Ler Belo Jardim.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

*Serviço: Mostra Sesc de Quadrilhas, em Belo Jardim*

Realização Sesc PE e Fequajupe

Data: sábado, 5 de julho

Horário: a partir das 15h

Local: Polo Cultural da Estação de Belo Jardim

Entrada gratuita

Informações: (81) 3726-1576 / (81) 99805-0071 (Whatsapp)

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE anuncia novos investimentos em Garanhuns

Uma noite de anúncios de investimentos em Garanhuns. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, aproveitou a entrega da reforma e ampliação da unidade do Senac na cidade e a Noite de Queijos e Vinhos, na quinta-feira (03/07), para divulgar a construção de um mirante, que deve ser inaugurado em dezembro deste ano, e de um novo prédio com 53 apartamentos no Hotel do Sesc.

“Hoje é um dia de festa. São vários investimentos que estamos anunciando, além da inauguração da escola, que foi reformada para oferecer melhores condições aos nossos alunos. E Garanhuns merece muito mais”, destacou o presidente.

A unidade do Senac em Garanhuns recebeu investimentos de R$ 1,2 milhão para a reforma e ampliação. O prédio ganhou uma nova Biblioteca, que dobrou de espaço e passou a contar com sala para estudos em grupo, computadores para pesquisa, sistema de autoatendimento e um acervo atualizado com cerca de 2.405 volumes. O empresário Guilherme Ferreira da Costa foi homenageado e seu nome será usado para identificar o espaço.

A nova Sala de Inovação também prestou homenagem ao empresário João de Barros e Silva, que foi diretor da Fecomércio PE. Para descerrar a placa de inauguração junto com o presidente Bernardo Peixoto, foi convidada a diretora da Fecomércio e conselheira do Senac, Ana Maria Caldas, viúva do empresário.

Antes da reforma, a unidade de Garanhuns possuía 776,00 m² de área construída, e, com a reestruturação e ampliação, o local passou a ter 935,83 m². Além das obras no espaço interno, a área externa também ganhou um visual mais arrojado, com uma ampla área de convivência projetada para proporcionar mais conforto e integração entre os usuários da unidade.

*Noite de Queijos e Vinhos*

Depois da solenidade de entrega da reforma e ampliação da unidade do Senac, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE recebeu cerca de 300 convidados, entre empresários e autoridades de Garanhuns, para a 22ª edição da Noite de Queijos e Vinhos, no Centro Cultural Sesc Garanhuns.

O evento já faz parte do calendário da cidade, sempre antecipando o clima festivo do Festival de Inverno, sendo um momento em que a gastronomia estimula momentos de confraternização e negócios.

Na ocasião, Bernardo Peixoto agradeceu o apoio dos diretores da Fecomércio e dos conselheiros do Sesc e Senac. “Estamos avançando muito nesta gestão e realizando vários investimentos que melhoram a qualidade de vida da população. E, sem vocês, nada disso seria possível”, disse.

O prefeito, Sivaldo Albino, agradeceu os investimentos do Sistema Fecomércio, enaltecendo como eles contribuem para o desenvolvimento do município. “Eu entendo que uma cidade como Garanhuns possui vários caminhos para buscar crescimento e desenvolvimento. Sempre defendi que o município merece ser um local mais justo, mais próspero, mais igualitário, com mais oportunidades e mais desenvolvido. O caminho para isso é o turismo, é o polo educacional”, destacou.

Juntos pela Segurança: com melhores resultados da série histórica, Pernambuco tem redução de 11% nos crimes violentos e 6% nos roubos no primeiro semestre de 2025

Durante o primeiro semestre de 2025, Pernambuco teve uma queda de 11% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs). Este é o segundo menor resultado deste tipo de crime de toda a série histórica, quando comparado com os primeiros seis meses dos anos anteriores. O registro de roubos apresentou redução de 6,3%, sendo o menor resultado do primeiro semestre em toda a série histórica. Os dados demonstram o avanço do planejamento das forças operacionais por meio do Juntos pela Segurança.

“O Governo de Pernambuco tem priorizado a segurança pública desde o primeiro momento. As reduções consecutivas na violência no Estado demonstram a capacidade de trabalho das nossas polícias. Através do Juntos pela Segurança, estamos fazendo investimentos para equipar nossas polícias e, muito em breve, teremos mais de 7 mil novos profissionais da segurança pública nas ruas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social (SDS), os primeiros seis meses deste ano registraram 16.102 Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs), sendo a menor quantidade de toda a série histórica. Desde 2023, os números estão abaixo das 20 mil ocorrências. Foram 17.187 em 2024 e 18.548 em 2023. Quando comparados os períodos de 2024 e 2025, a redução é de 6,3%.

Da mesma forma, este semestre apresentou o segundo menor resultado nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) com 1.619 registros, perdendo apenas para o ano de 2013 (1.599). Quando comparado com 2024, que contabilizou 1.837 mortes violentas, a redução é de 11,8% nesse tipo de crime.

“Os resultados refletem uma política pública consistente, implementada com o programa Juntos pela Segurança. Estamos colhendo os frutos de um planejamento estratégico que prioriza integração, inteligência e ações focadas na preservação de vidas”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

As regiões Metropolitana, Agreste e Zona da Mata também apresentaram os menores números de MVIs de toda a série histórica, com 473, 344 e 250 registros, respectivamente. Ainda no recorte de mortes violentas, vale destacar que o segundo trimestre deste ano foi o melhor de toda a série histórica, com o menor número de registros, 763.

A produtividade das forças de segurança do Estado também merece destaque no primeiro semestre de 2025. Foram presos em flagrante 15.175 suspeitos; cumpridos 4.900 mandados de prisão; e apreendidas 2.559 armas. “Além dos avanços nos indicadores, nosso foco permanece no fortalecimento do planejamento operacional. Reunimos todas as regiões para avaliar os dados do semestre e alinhar as ações que vão guiar o trabalho no segundo semestre de 2025”, explicou a secretária executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti.

Os indicadores foram apresentados durante a reunião de monitoramento dos dados criminais, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), com a presença de representantes das polícias Civil e Militar de todas as regiões. A reunião marcou a consolidação do balanço do semestre e definiu as prioridades operacionais para o segundo semestre de 2025.

Fundação de Cultura divulga resultado de análise documental de edital para artistas de graffiti

Está disponível o resultado da primeira etapa do edital para artistas de graffiti, realizado pela Fundação de Cultura de Caruaru. A fase inicial é voltada para análise documental e os interessados podem apresentar recursos entre os dias 4 e 6 de julho. A lista de habilitados e inabilitados está disponível na plataforma do Mapa Cultural de Caruaru.

O processo visa selecionar artistas que desenvolverão obras em dez pontos da cidade, incluindo viadutos das BRs 104 e 232, Via Parque, Centro Multicultural do Alto do Moura, Casa Museu Mestre Galdino, Quadra do Monte Bom Jesus e Mercado Cultural Casa Rosa. Os selecionados receberão entre R$ 5 mil e R$ 25 mil e irão produzir artes com temas como a Feira de Caruaru, Arte em Barro, Música e Gastronomia, Meio Ambiente e Multiculturalidade.

Os interessados em apresentar recursos podem realizar o processo no site do Mapa Cultural: https://mapacultural.caruaru.pe.gov.br/SCGA/. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail projetos.fcc@caruaru.pe.gov.br.

*Copa X3 do Ney Silva será realizada em Caruaru a partir da segunda-feira (07)

Será realizada, com o apoio da Prefeitura de Caruaru, a partir das 18h da segunda-feira (7), a Copa das Cidades de Pernambuco – X3 do Ney Silva – Edição 2025. Ney é um influenciador digital pernambucano, fenômeno no mundo do esporte e que tem mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais.

O evento acontece no Ginásio Municipal Poliesportivo Prof. Erlandsen Rodrigues da Silva, na Rua Visconde de Inhaúma, no bairro Maurício de Nassau, até a quarta-feira (9), e deve atrair aproximadamente 5 mil pessoas. O influenciador participará do evento todos os dias, animando o público presente. Os ingressos para as partidas estão disponíveis por meio do site Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/x3-etapa-caruaru/3015782).

A competição é formada por 32 equipes representantes das cidades do estado. Cada equipe pode ter até 8 jogadores. Os jogos são divididos em quatro regionais. Os vencedores das etapas locais se enfrentam nas semifinais e final da disputa.

Para o secretário Executivo de Esportes, Adson Leonel, o evento é importante e a parceria firmada com a organização fortalece ainda mais o cenário esportivo da Capital do Agreste.

“Nossa secretaria está mobilizada, pronta para auxiliar na execução do evento que será realizado neste importante equipamento da cidade, o Ginásio Municipal. Tenho certeza que a quadra estará lotada de participantes que vão torcer pelo time caruaruense”, ressaltou.

As partidas serão realizadas às 18h, 19h, 20h e 21h. No primeiro dia, quatro jogos; no segundo dois; e, no último, uma partida.

*Confira lista das equipes que vão se enfrentar em Caruaru:*

Bombos x Caruaru

Vitória de Santo Antão x Belo Jardim

Cupira x Parnamirim

Petrolina x Gravatá

Prefeitura de Caruaru participa da construção do PlaNAU, Plano Nacional de Arborização Urbana

A Prefeitura de Caruaru participou, na sexta-feira (4/7), da elaboração do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), promovido pelo Governo Federal. O evento foi realizado na capital pernambucana e o município foi representado pelo secretário executivo de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), Alexandre Leite, pelo gerente de Sustentabilidade, João Gilberto, e pelo biólogo e assessor técnico da SSB, Basílio Maciel.

A ação integra o Programa Cidades Verdes Resilientes, instituído pelo Decreto nº 12.041/2024, com o objetivo de fortalecer e ampliar as ações de arborização urbana no Brasil. O PlaNAU tem caráter estratégico e busca oferecer diretrizes, metas e orientações para estados e municípios, promovendo cidades mais sustentáveis, resilientes e preparadas para os desafios ambientais e climáticos.

Atualmente, 87% da população brasileira vive em áreas urbanas, e mais de 90% dos municípios já foram afetados por desastres naturais. A arborização urbana é considerada uma solução baseada na natureza, que contribui para a melhoria da qualidade do ar, do solo e da água, proporciona conforto térmico, reduz riscos ambientais e valoriza os espaços públicos.

Durante o encontro, o secretário executivo Alexandre Leite destacou a importância da participação de Caruaru na construção de políticas públicas em nível nacional.

“Fazer parte da construção do PlaNAU é reafirmar o compromisso de Caruaru com a sustentabilidade e o bem-estar da população. Temos investido em ações concretas de arborização urbana e essa troca com outras cidades e com o Governo Federal fortalece ainda mais nossas estratégias locais”, afirmou o gestor.

A participação de Caruaru reforça o compromisso do município com políticas públicas sustentáveis e alinhadas às metas nacionais de enfrentamento às mudanças climáticas. A expectativa é que o PlaNAU sirva como um guia de boas práticas e ações coordenadas entre os entes federativos, fortalecendo o protagonismo das cidades na construção de um futuro mais verde e saudável.

Seis meses de gestão: Toritama acelera com obras, avanços sociais e investimentos sob o comando do prefeito Sérgio Colin

A Prefeitura de Toritama, sob a liderança do prefeito Sérgio Colin (MDB), completa os primeiros seis meses de gestão com a execução de ações estruturantes em diversas áreas da administração pública. O período foi marcado por entregas, ampliação de serviços e implementação de novos projetos com foco na melhoria da qualidade de vida da população e na eficiência da máquina pública.

“Nossa gestão atua com foco, planejamento e responsabilidade. Cada ação é pensada para gerar resultados concretos e melhorar a vida da população. Esses primeiros seis meses mostram que, com compromisso e seriedade, é possível avançar com equilíbrio e eficiência. Seguimos firmes, porque Toritama não pode parar”, afirmou o prefeito Sérgio Colin.

Uma das primeiras medidas da atual gestão foi a criação da Secretaria da Mulher, responsável por promover políticas específicas e ações como o evento “Mulher Destaque” e o Programa Dignidade Menstrual, voltado a estudantes da rede municipal.

Na Educação, foram distribuídos 8 mil kits escolares e 16 mil fardamentos, além de materiais pedagógicos destinados a todos os professores. Houve também reajuste no piso salarial dos educadores, em percentual acima do definido pelo Governo Federal. A gestão ampliou a oferta de vagas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e deu início à construção da maior escola da região, com entrega prevista para o final de 2025.

Na área da Saúde, a prefeitura renovou a frota de ambulâncias, automatizou o sistema de marcação de TFD, zerou a fila de cirurgias eletivas, com mais de 400 procedimentos realizados, e ampliou o número de especialistas, com destaque para as especialidades de cardiologia e urologia. O hospital municipal passou a contar com um quarto médico plantonista, reforçando o atendimento de urgência.

Em Infraestrutura, as ações incluem o início da construção da nova Feira de Gado, obras de pontes e a implantação de área de lazer no CMEI Príncipe da Paz. Até o momento, foram pavimentadas 25 ruas em bairros como Novo Alvorecer, Coqueiral, Novo Coqueiral, Independente, Areal, Jairo e Arlindo. A previsão é lançar a pavimentação de mais 50 ruas até o fim do ano. O programa de asfaltamento contemplou vias nos bairros Independente, Cohab, Fazenda Velha e Centro, incluindo o entorno do Parque Biblioteca Maria dos Anjos, que sediou pela primeira vez o São João da Torre, com programação cultural e decoração temática.

No campo da economia criativa e do desenvolvimento local, foi realizado o maior Festival do Jeans da história da cidade. Outras ações relevantes incluem o reforço da segurança na Feira do Jeans, a instalação de novas câmeras de videomonitoramento, o fortalecimento da agricultura familiar com o programa aração de terra, criação do projeto Base Performance de Futebol, com foco no incentivo ao esporte e formação de jovens atletas, a aquisição de um veículo 0 km para a casa de apoio no Recife, que atende pacientes da cidade em tratamento médico.

A valorização dos servidores públicos também teve destaque, com reajustes salariais concedidos no primeiro semestre. Na Assistência Social, a gestão realizou a maior entrega de peixes da história do município durante a Semana Santa e ampliou as ações voltadas à população idosa.