Estação Ferroviária se despede do São João com muito forró, poesia e cultura popular

O fim de junho chegou e trouxe consigo a saudade na bagagem. O Maior e Melhor São João do Mundo, com o tema “De fazenda à Capital do São João”, realizou 65 dias de festejos, mais de 1.400 apresentações em 27 polos e recorde de público. A Estação Ferroviária, durante todo mês, recebeu muitos caruaruenses e turistas para visitar a cidade cenográfica, aproveitar a gastronomia e o autêntico forró pé de serra. No Polo Juarez Santiago, o forró começou com o Trio Feira de Mangaio, a festa seguiu com os trios Boa Sorte, São João e Galego de Tapera.

No Polo do Repente Lídio Cavalcanti, a programação contou com palestra e roda de conversa sobre a História do Polo do Repente, com o Professor Urbano e Ivson Trio. Os forrozeiros ainda ouviram o declamador Espingarda do Cordel, além dos emboladores de coco Barra Mansa e Curió de Bela Rosa. Na sequência, foi a vez dos repentistas Rogério Menezes e João Lídio. O Polo finalizou a última noite de festa com os shows de Baião de Dois Nordestino e Yngrid Bintencourt.

Outro Polo que se despediu com muito forró foi o Camarão. O arrasta-pé já com gosto de saudade contou com a Companhia do Forró, Robson Estiloso, Forró na Mídia e Ricardo França. “Celebramos nossa história com orgulho, acolhendo cada turista como um irmão e exaltando a cultura que pulsa em cada canto da cidade. Que a lembrança desse São João permaneça acesa até o próximo. E que em 2026 a gente se reencontre, de braços abertos e com o coração batendo no compasso do forró!”, falou emocionado o caruaruense Herton Alves dançando forró no Polo Camarão.

O pipoco da emoção no Polo dos Bacamarteiros ficou com os batalhões 139, 20, 95 e 27 Serra dos Cavalos. Já o Polo dos Pífanos Sebastião Biano teve a emoção das apresentações da Banda de Pífanos da Inclusão, Princesa do Agreste e Nossa Senhora das Graças. A noite ainda contou com as apresentações itinerantes da Junina Molecodrilha, Quadrilha Junina Balancê, Batalhão 333 e Cia de Dança Flávio Barbosa.

São João Sustentável: Caruaru inova com transparência e sustentabilidade

Caruaru faz o São João mais sustentável do mundo e inova este ano, divulgando, em tempo real, os números das ações de sustentabilidade, através de um painel de Led gigante, instalado na entrada da Central de Sustentabilidade, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

De acordo com a Gerente do Transforma Caruaru, Christianny Magalhães, são três iniciativas sociais trabalhando juntas: o Instituto do Meio Ambiente, o Instituto Mãos Amigas e a Associação de Catadores de Recicláveis de Caruaru, que atuam com mais de 100 agentes ambientais, contando com EPIs, coletes, jantar, água, refrigerante e suco para desenvolverem o trabalho.

Durante todos os dias de festa foram recolhidos materiais recicláveis, dentre latinhas, pets, plásticos, vidros, papelão e alumínio, além de alimentos não-perecíveis doados pelo ingresso social do Camarote Exclusive.

“Estamos bastante felizes com o resultado do São João Sustentável, e só temos a agradecer aos parceiros e patrocinadores, e ao prefeito Rodrigo Pinheiro pelo incentivo. Além de cuidar do meio ambiente, estamos fazendo a economia circular , conscientizando sobre a importância da coleta seletiva e ajudando com alimentos a diversas instituições. Esse painel de Led, com apoio da Solar/Coca-cola, foi a grande novidade esse ano, proporcionando transparência, em tempo real, na divulgação dos números e do impacto das ações de sustentabilidade”, afirmou a Gerente do Transforma Caruaru, Christianny Magalhães.

Arraiá dos Bebês foi destaque no encerramento do Polo Infantil na despedida do São João de Caruaru*

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, em parceria com o Instituto Pipa, realizou, neste sábado (28), no Polo Infantil, mais uma ação do projeto Paternidade Positiva: Juntos à Gente Cresce, o Arraiá dos Bebês, que tem como objetivo ampliar o envolvimento dos pais, homens, responsáveis e demais cuidadores no contexto educacional e afetivo das crianças.

O Arraiá dos Bebês reuniu mais de 50 famílias, que, de forma encantadora, realizaram uma quadrilha saindo da Bebeteca até o Polo Infantil (Polo Camarão). As crianças foram acompanhadas pelos pais. Promover a paternidade positiva é reconhecer que a presença afetiva, ativa e participativa de uma figura masculina contribui significativamente para o fortalecimento dos vínculos familiares, melhora do desenvolvimento infantil e construção de uma cultura de cuidado mais justa e acolhedora. A festa contou com as atrações Arraialzinho Brincante e Contação de Historias com Thays Avelino.

“Ao investir na primeira infância, estamos construindo um alicerce sólido para um futuro promissor e garantindo o bem-estar e o desenvolvimento pleno de nossas crianças, que são os protagonistas do amanhã. Tradicionalmente, a figura da mãe tem sido a mais presente nas atividades escolares e no cotidiano das crianças, mas é urgente e necessário ampliar o envolvimento dos pais, homens responsáveis e demais cuidadores no contexto educacional e afetivo das crianças”, detalhou a secretária executiva da Primeira Infância de Caruaru, Iracleide Araujo.

A Secretaria Executiva da Primeira Infância de Caruaru segue dando continuidade ao Projeto Paternidade Positiva, com ações mensais voltadas à valorização da presença paterna, estimulando a participação dos pais e cuidadores homens em momentos significativos com os filhos. Por meio dessas ações, busca-se sensibilizar, envolver e valorizar os pais como figuras essenciais no processo educativo e afetivo das crianças.

*Instituto Pipa*

Tem como propósito acelerar a transformação da sociedade através da primeira infância. Considerada a maior iniciativa não governamental do estado de Pernambuco no trabalho de apoio ao desenvolvimento infantil de crianças de zero a três anos, o Pipa foi fundado em 2018. Ao longo dos 6 anos de jornada, impactou a vida de mais de 1.600 famílias nordestinas, gerando transformação no ato de cuidar e apoiando o desenvolvimento do máximo potencial das crianças beneficiadas.

Casa Rosa celebra São Pedro com forró, tradição e brega romântico

O último fim de semana do São João na Casa Rosa está repleto de emoção, encontros marcantes e muita música boa. Localizada no coração do Parque 18 de Maio, em Caruaru, a Casa Rosa, que é um dos polos mais autênticos do Maior e Melhor São João do Mundo, encerra sua programação junina com um clima de celebração e afeto, reunindo caruaruenses e turistas em um ambiente acolhedor, gratuito e cheio de tradição.

Na véspera de São Pedro (28), o forró começou ao meio-dia com o Trio Pedrinho do Acordeon, seguido pela dupla Ricarte e Rivaldo. Fechando o dia com chave de ouro, o carismático Marcão Noventa colocou o público para dançar com toda energia e muito forró.

A caruaruense Telma Novaes, que reside em São Paulo há alguns anos, era uma das mais animadas. “Voltar à minha Caruaru no São João é como abraçar a minha própria história. Estar na Casa Rosa, sentindo esse cheiro de comida típica, ouvindo o som da sanfona e vendo tanta gente feliz… é impossível segurar a emoção. Aqui, cada canto me lembra de quem eu sou e de onde eu vim”, disse, emocionada.

*Domingo tem mais*

Neste domingo (29), a partir das 12h, a festa continua com a sanfona arretada de Pereira do Acordeon, a pegada contagiante de Luiz Adriano e o romantismo marcante da banda recifense Faringes da Paixão, que promete emocionar corações apaixonados.

A Casa Rosa abre às 11h e oferece uma estrutura completa com quiosques de comidas típicas, como buchada, tripa, sarapatel e até tanajura, além de um espaço infantil com recreadores, brinquedos e guloseimas, garantindo alegria e segurança para toda a família.

Secretaria da Mulher encerra atividades no São João de Caruaru com apresentação do “Sanfona para Elas”

Na noite deste sábado (28), último dia da programação do São João de Caruaru, o projeto “Sanfona para elas” se apresenta, a partir das 18h30, no palco do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. A apresentação do projeto, que é desenvolvido pela Secretaria da Mulher de Caruaru (SEMU), abre os festejos da noite no maior palco do maior e melhor São João do mundo e marca o encerramento das atividades da SEMU no período junino.

O projeto é o primeiro, em todo o país, a dar aulas gratuitas de sanfona a mulheres de todas as idades. A apresentação vai marcar a conclusão das inúmeras atividades desenvolvidas pela secretaria para fortalecimento da mulher nos mais diversos espaços do São João de Caruaru.

Ainda em abril, no São João na Roça, a SEMU esteve presente com campanhas de sensibilização e enfrentamento à violência contra a mulher. Na zona urbana, a SEMU contou com a Casa da Mulher e a Feira da Mulher Empreendedora, na Estação Ferroviária, uma sala de atendimento exclusivo para as mulheres dentro do Centro de Operações Integradas (COI) e campanhas de sensibilização em todos os polos da festa.

“Em comparação com o ano passado, tivemos redução dos registros de crimes de violência contra a mulher no São João. Tudo isso é fruto de um trabalho integrado entre a SEMU, a Delegacia da Mulher, as forças operativas de segurança e tantos componentes da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, voluntários, servidoras e servidores da Prefeitura de Caruaru que abraçaram, mais uma vez, a luta pelo fim da violência de gênero. Todas têm o direito de curtir a festa de forma segura e feliz”, destacou a secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco.

Estação Pipa promove educação emocional e ambiental no São João de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) e da Secretaria Executiva da Primeira Infância (SEPI), realizou, nesta sexta-feira (27), no Polo do Repente da Estação Ferroviária, uma programação repleta de cultura, aprendizado e sensibilização com a “Estação Pipa”. O espaço foi palco da peça teatral “A Quadrilha dos Bichos”, uma contação de história lúdica e educativa que encantou o público ao abordar, de forma leve e criativa, as tradições juninas, o reconhecimento das emoções e o cuidado com o meio ambiente.

“Acreditamos que o São João também é um espaço de cuidado, escuta e aprendizagem. A Estação Pipa nasceu com essa proposta: levar arte, emoção e reflexão para as crianças e suas famílias, sempre com muito carinho e propósito”, destacou Iracleide Araújo, secretária executiva da Primeira Infância.

Durante o evento, foram distribuídos kits educativos sobre emoções, doados pelo Instituto PIPA — parceiro importante na promoção do desenvolvimento emocional na infância. O material tem como objetivo fortalecer os vínculos entre crianças, famílias e educadores, oferecendo ferramentas para trabalhar habilidades socioemocionais desde a primeira infância, ampliando o impacto pedagógico da ação.

Paralelamente, no Galpão da Estação Criativa, os visitantes puderam conferir uma exposição com produções das crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com o tema “O que você sonha para o futuro do planeta?”. A atividade deu voz à percepção infantil sobre sustentabilidade e compõe o calendário do São João Sustentável, reforçando o compromisso do município em aliar cultura popular, infância e educação ambiental.

Juntos pela Segurança: Governo de Pernambuco convoca mais de 300 candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros

Mais 317 candidatos da segunda chamada dos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), ocorrido em 2024, estão sendo convocados pelo Governo do Estado para realizar a matrícula no Curso de Formação Profissional. O chamamento, conforme previsto no edital, é direcionado para o cargo de soldado. Desta forma, os futuros integrantes da Corporação devem se inscrever no período de 14 a 17 de julho, inclusive os casos de empates, reclassificados e sub judices. Nos casos excepcionais, a data prevista é 18 de julho.

“O compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública é inabalável, por isso desde o início da nossa gestão nós consideramos imprescindível a realização de um concurso público para a Secretaria de Defesa Social. A cada convocação que fazemos, a cada turma que é iniciada, mais perto o Estado fica de ver novos militares nas ruas, e até o fim de 2026 serão mais 7 mil bombeiros, policiais militares e civis fazendo desse chão um lugar muito mais seguro para se viver”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A matrícula deve ser realizada na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (EGAPE), localizada na Rua Tabira, 252, Boa Vista, onde os candidatos devem apresentar toda a documentação exigida. O edital de convocação para a matrícula nos cursos de formação profissional foi publicado nesta sexta-feira (27), no site da organizadora do concurso, o Instituto AOCP (https://www.institutoaocp.org.br).

“O Governo de Pernambuco segue empenhado em reforçar a segurança pública em todas as regiões do Estado, realizando uma série de investimentos em capacitação, equipamentos, recompletamento das tropas e tecnologias diversas, visando ampliar ainda mais a nossa capacidade de ação na proteção da população pernambucana. Esses fatores, somados ao planejamento estratégico, integração das forças policiais e uso da inteligência, além das ações de prevenção de desastres e defesa civil, estão contribuindo sobremaneira para a redução dos índices de criminalidade do Litoral ao Sertão, reafirmando o impacto das ações do Juntos pela Segurança”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Em dezembro de 2023, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, realizou as inscrições do concurso para recomplementar as forças policiais do Estado. As provas foram aplicadas em janeiro de 2024 e, até o final de 2026, mais de 7 mil novos servidores estarão atuando nas fileiras das Corporações. Serão 5.250 na Polícia Militar de Pernambuco, 890 na Polícia Civil de Pernambuco, 660 no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e 213 na Polícia Científica de Pernambuco. Deste total, mais de 3.500 já estão em curso de formação profissional, última etapa antes de ingressar efetivamente na Corporação.

Governadora Raquel Lyra entrega novos ônibus escolares em Bom Conselho, no Agreste

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta sexta-feira (27), a entrega de cinco ônibus escolares ao município de Bom Conselho, no Agreste Meridional, por meio do programa Juntos pela Educação. A iniciativa foi uma resposta imediata do Governo do Estado ao incêndio, no último dia 20 de junho, que atingiu parte da frota desse tipo de veículo da cidade.

“Quando soubemos do incêndio que atingiu os ônibus aqui em Bom Conselho, não pensamos duas vezes. Sabemos da importância da educação e por isso trouxemos cinco novos ônibus para reforçar a frota. Esse gesto faz parte do maior programa de transporte escolar da história de Pernambuco. Já entregamos quase mil ônibus e tem mais chegando, tudo para garantir que nossos estudantes sigam com dignidade e segurança”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os cinco ônibus entregues são modernos e adaptados: quatro do modelo ORE 3, com capacidade para 59 estudantes, e um do tipo ORE 1 4×4, com capacidade para 29 estudantes. Todos os veículos possuem Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), assegurando acessibilidade a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, e são aptos a circular tanto em áreas urbanas quanto rurais.

A medida reforça o Regime de Colaboração entre Estado e municípios, um dos eixos centrais da política educacional da atual gestão estadual. “Este regime de colaboração não só se materializa na colaboração em si, mas também no regime de solidariedade. E é dentro desse sistema que a gente traz esses ônibus aqui como a reposição justa e digna para os nossos estudantes, professores e toda a comunidade escolar”, disse o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.

A atual entrega se soma a outras ações do Juntos pela Educação, que já contemplou o município com cinco ônibus escolares entre janeiro de 2023 e maio de 2025. “Num tempo hábil e tão pequeno, conseguir a recuperação dessa frota é dar um sentimento de segurança para as crianças e os pais. Tivemos que antecipar o nosso recesso escolar, mas hoje a gente traz essa notícia tão boa para o povo do município”, comemorou o prefeito de Bom Conselho, Edézio Ferreira.

O deputado estadual Claudiano Filho elogiou a rápida resposta do Governo do Estado. “O povo de Bom Conselho merece educação e atendimento digno, como acontece com essa iniciativa”, registrou. Durante a solenidade, a governadora, os deputados e secretários também acompanharam a assinatura das ordens de serviço para a construção da Escola em Tempo Integral no distrito de Rainha Isabel e da nova Creche Escola no bairro do Cigano, ambas unidades municipais.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; a deputada estadual Débora Almeida; e os prefeitos Dr. Henrique Gois (Paranatama) e Saulo Maruim (Brejão).

Governadora Raquel Lyra entrega novos ônibus escolares em Bom Conselho, no Agreste

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta sexta-feira (27), a entrega de cinco ônibus escolares ao município de Bom Conselho, no Agreste Meridional, por meio do programa Juntos pela Educação. A iniciativa foi uma resposta imediata do Governo do Estado ao incêndio, no último dia 20 de junho, que atingiu parte da frota desse tipo de veículo da cidade.

“Quando soubemos do incêndio que atingiu os ônibus aqui em Bom Conselho, não pensamos duas vezes. Sabemos da importância da educação e por isso trouxemos cinco novos ônibus para reforçar a frota. Esse gesto faz parte do maior programa de transporte escolar da história de Pernambuco. Já entregamos quase mil ônibus e tem mais chegando, tudo para garantir que nossos estudantes sigam com dignidade e segurança”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os cinco ônibus entregues são modernos e adaptados: quatro do modelo ORE 3, com capacidade para 59 estudantes, e um do tipo ORE 1 4×4, com capacidade para 29 estudantes. Todos os veículos possuem Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), assegurando acessibilidade a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, e são aptos a circular tanto em áreas urbanas quanto rurais.

A medida reforça o Regime de Colaboração entre Estado e municípios, um dos eixos centrais da política educacional da atual gestão estadual. “Este regime de colaboração não só se materializa na colaboração em si, mas também no regime de solidariedade. E é dentro desse sistema que a gente traz esses ônibus aqui como a reposição justa e digna para os nossos estudantes, professores e toda a comunidade escolar”, disse o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro.

A atual entrega se soma a outras ações do Juntos pela Educação, que já contemplou o município com cinco ônibus escolares entre janeiro de 2023 e maio de 2025. “Num tempo hábil e tão pequeno, conseguir a recuperação dessa frota é dar um sentimento de segurança para as crianças e os pais. Tivemos que antecipar o nosso recesso escolar, mas hoje a gente traz essa notícia tão boa para o povo do município”, comemorou o prefeito de Bom Conselho, Edézio Ferreira.

O deputado estadual Claudiano Filho elogiou a rápida resposta do Governo do Estado. “O povo de Bom Conselho merece educação e atendimento digno, como acontece com essa iniciativa”, registrou. Durante a solenidade, a governadora, os deputados e secretários também acompanharam a assinatura das ordens de serviço para a construção da Escola em Tempo Integral no distrito de Rainha Isabel e da nova Creche Escola no bairro do Cigano, ambas unidades municipais.

Raquel Lyra assina ordem de serviço para novo sistema de abastecimento de água em Brejão e Terezinha, no Agreste

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta sexta-feira (27), o início das obras do novo sistema adutor que vai garantir água tratada para os municípios de Brejão e Terezinha, no Agreste Meridional. O convênio foi firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, e a Prefeitura de Brejão. A ação integra o programa estadual Águas de Pernambuco e receberá investimento estaduais na ordem de R$ 14,1 milhões.

“As cidades de Brejão e Terezinha vivem há décadas esperando por água de qualidade nas torneiras. Agora a Barragem do Cajueiro vai poder servir também a esses dois municípios. Vamos melhorar a qualidade de vida da população, na condição de higiene, para lavar roupas, produzir. Nós queremos ver as cidades crescendo”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, acrescentando que a Prefeitura de Brejão licitou a obra.

A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em até 6 meses, beneficiando diretamente mais de 10 mil moradores dos dois municípios. “Tínhamos aqui um abastecimento muito precário e agora temos uma barragem próxima, de Cajueiro, com capacidade de abastecer a população. A partir da barragem será feita a captação, a Adutora, o tratamento da água, e essa água vai chegar com mais vazão às duas cidades”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

O prefeito de Brejão, Saulo Maruim, destacou a prioridade do investimento. “É uma importância muito grande para o povo, que vai ter dignidade com uma água que possa cozinhar, lavar com qualidade”, disse. Já o prefeito de Terezinha, Arnóbio Gomes, registrou a mudança que vai chegar. “Sei da dificuldade que o povo de Terezinha tem com água, mas essa realidade vai mudar. Nossa terra vai ter água de qualidade nas torneiras”, afirmou.

O novo sistema vai ampliar a vazão atual de 7,41 para 22,07 litros por segundo, triplicando a oferta de água tratada. As obras incluem captação, estações elevatórias, unidade de tratamento, reservatório e rede de distribuição.

O deputado estadual Dannilo Godoy destacou que a obra “tira do papel um sonho do povo de Brejão e Terezinha”. Para a deputada Débora Almeida, “o Governo de Pernambuco só anuncia quando está tudo certo, fazendo com que as obras comecem de verdade.”

Moradora de Terezinha, a beneficiária Jéssica Maria comemorou a notícia. “A gente sempre sofreu com a falta de água. Agora, saber que vai chegar nas torneiras muda tudo. Dá até esperança”, contou.