Governo de Pernambuco anuncia interdição de ponte na PE-145

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), informa que o trecho da PE-145, no Km 15, em Caruaru, está totalmente interditado em caráter emergencial a partir deste domingo (03) até o dia 10 de maio.

A medida foi adotada após inspeção técnica constatar comprometimento estrutural grave na ponte existente no local, com risco à segurança dos usuários.

Desde o dia 15 de abril, equipes atuavam com ações emergenciais, como sinalização, operação em sistema “Pare e Siga” e escoramento da estrutura.
No entanto, devido às fortes chuvas recentes, houve agravamento da situação, tornando necessária a interdição total imediata.

O DER-PE informa que já está em elaboração o projeto executivo para a recuperação definitiva da ponte.

Compesa intensifica serviços de manutenção para reestabelecer abastecimento d´água em cidades atingidas pelas chuvas

A Compesa está mobilizada para restabelecer o mais rápido possível os sistemas de abastecimento de água afetados pelas chuvas desde sexta-feira (01) nas regiões da Mata Norte, Sul e Agreste. Nesse período foram registradas ocorrências envolvendo as cidades de Aliança, Itaquitinga, Timbaúba, Vicência, Chã de Alegria, Timbaúba, Nazaré da Mata, Ferreiros, Bom Jardim, João Alfredo, Orobó, Glória do Goitá, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Escada, Sirinhaém e Bezerros.

Em Aliança, o fornecimento de água está suspenso após a balsa do conjunto de bombas ser submersa pela água. Equipes estão trabalhando e a expectativa é que ainda hoje consigam restabelecer a operação do sistema.

Na cidade de Itaquitinga, Timbaúba, Vicência e Chã de Alegria, a elevada turbidez da água dos mananciais que atendem os quatro municípios impossibilitou o tratamento e provocou a suspensão do abastecimento. Além disso, em Timbaúba, a unidade de bombeamento está inundada. A expectativa é que o retorno do abastecimento ocorra o mais rápido possível. Cinco caminhões-pipa serão enviados à localidade para atender emergencialmente a população.

Em Nazaré da Mata, a forte correnteza do manancial arrastou equipamentos da captação. Equipes estão atuando para restabelecer o fornecimento o mais breve possível.

No município de Ferreiros, a estação elevatória (sistema de bombeamento) foi inundada provocando a paralisação do sistema. A expectativa das equipes é também retomar o abastecimento o mais breve possível.

Em Bom Jardim, João Alfredo (parcialmente) e Orobó, os equipamentos da estação elevatória estão com as tensões desbalanceadas. A Neoenergia foi acionada para resolver a situação.

Na cidade de Glória do Goitá, foi identificado um vazamento da adutora provocado pelo desacoplamento da tubulação. A equipe está atuando para concluir o serviço ainda hoje.

Em Limoeiro, o sistema está operando com vazão reduzida devido a um vazamento na adutora de Bizarra. Ao longo deste sábado, os serviços devem ser finalizados.

Mata Sul

Em Vitória de Santo Antão e em Escada, as estações elevatórias (sistema de bombeamento) Jussara e Pata Choca, respectivamente, estão paradas devido ao alto risco de inundação das unidades. Equipes estão monitorando o nível dos mananciais.

Na cidade de Sirinhaém, foi registrado estouramento da adutora. A equipe está avaliando o nível do manancial para que os serviços possam ser executados.

Agreste –

Em Bezerros, o Sistema Brejão/Araçá está parado desde ontem (1) por falta de energia. A previsão é que o fornecimento retorne ainda hoje. O município está sendo atendido exclusivamente pela Adutora do Agreste.

A menos de um mês do fim do prazo, 59% não enviaram declaração do IR

Brasília (DF), 19/03/2026 - Imposto de Renda 2026. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A menos de um mês do fim do prazo, quase 60% dos contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Até às 17h27 deste sábado (3), a Receita Federal recebeu 18.380.905 Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2026 (ano-base 2025).

O número equivale a 41,8% do total de declarações previstas para este ano. Em 2026, o Fisco espera receber 44 milhões de declarações. Tradicionalmente, o ritmo de entrega aumenta nas últimas semanas do prazo.

Segundo a Receita Federal, 70,3% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, 16,9% terão que pagar Imposto de Renda e 12,8% não têm imposto a pagar nem a receber.

Entenda as novidades da declaração do Imposto de Renda 2026

A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (73,7%), mas 17,4% dos contribuintes recorrem ao preenchimento online, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 8,9% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.

Um total de 60% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 55,3% dos envios.

O prazo para entregar a declaração começou em 23 de março e termina às 23h59min59s de 29 de maio. O programa gerador da declaração está disponível desde 19 de março.

Quem não enviar a declaração no prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 177.920, são obrigadas a declarar. As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais em 2025 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

 

Regiões Nordeste e Sul têm alertas de temporais e ventos intensos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de grau laranja, neste sábado (2), que sinalizam perigo devido às chuvas intensas para áreas de riscos nos seguintes estados:

Ceará: regiões Norte, Noroeste, Metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe e Sertões cearenses;
Maranhão: regiões Leste, Norte e Oeste maranhense;
Paraíba: regiões Agreste Paraibano, Mata Paraibana e Borborema;
Pernambuco: regiões Metropolitana de Recife, da Mata Pernambucana e Agreste pernambucano;
Piauí: região Norte piauiense;
Rio Grande do Norte: regiões Oeste, Central, Leste e Agreste potiguar;
Rio Grande do Sul: regiões Serrana, Nordeste, Noroeste rio-grandense;
Santa Catarina: Vale do Itajaí e regiões Serrana, Oeste e Norte catarinense;
Paraná: regiões Serrana, Sudoeste, Sudeste, Oeste, Centro-Sul paranaense.
O aviso para as áreas afetadas do Nordeste é valido para todo o sábado e indica chuvas que podem atingir 100 milímetros (mm) por dia, com ventos intensos – de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h).

Já o alerta para os estados da região Sul teve início às 10h deste sábado e tem vigência de 24 horas.

Ventos costeiros
O terceiro aviso laranja deste sábado está relacionado a ventos costeiros na Região Sul e no estado de São Paulo (litoral Sul).

No Rio Grande do Sul, o alerta abrange as regiões Noroeste, Nordeste, Sudeste, Centro Ocidental e Centro Oriental rio-grandense e região metropolitana de Porto Alegre.

Em Santa Catarina, atenção para os moradores das regiões Norte e Sul do estado, além do Vale do Itajaí. Por fim, no Paraná, a área de atenção é a região metropolitana da capital, Curitiba.

Este alerta de ventos costeiros para os estados da região Sul teve início às 10h de hoje e terminará em 24 horas.

Previsão do tempo
Para o fim de semana, o Inmet prevê temporais na Região Sul do Brasil; chuvas intensas no Norte e Nordeste; e tempo seco no Centro-Oeste.

No Sul, a atuação de uma frente fria provoca temporais com ventos fortes e possibilidade de granizo até este sábado, no Rio Grande do Sul.

No domingo (3), com o avanço da frente fria, é prevista a entrada de uma massa de ar seco pelo Rio Grande do Sul, diminuindo as temperaturas mínimas para valores entre 0 e 4 graus Celsius (°C).

A partir de amanhã, as chuvas intensas avançam em direção aos estados de Santa Catarina, Paraná e litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os acumulados de chuvas podem chegar a 60mm por dia e, pontualmente, podem ultrapassar os 100mm no Rio Grande do Sul.

A umidade relativa mínima do ar deverá ficar em torno de 35% na região.

Nas regiões Norte e Nordeste do país, ainda há previsão de chuvas intensas. São previstos acumulados expressivos, em torno de 70 mm/dia, principalmente entre os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco e entre os estados do Amapá e Pará.

Para hoje, há previsão de volumes expressivos de chuvas no litoral da Paraíba, que avançará para o interior do estado, com destaque para as cidades de Campina Grande, Sapé e Areia, com volumes que podem alcançar até 80 mm/dia.

O governador da Paraíba, já decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelas chuvas no estado.

No restante do litoral do Nordeste, a previsão é de chuvas fracas, que não devem acumular 10 mm.

Para o fim de semana, nas áreas centrais do Brasil, o que inclui as regiões Centro-Oeste e Sudeste, não há previsão de chuva ao longo dos próximos dias, diz o Inmet.

São esperadas baixa umidade relativa do ar – variando entre 30% e 40% no período vespertino – e altas temperaturas. As máximas podem chegar 34°C e 36°C, especialmente nos estados do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso.

Temporal no RS deixa desalojados, provoca danos e uma morte

Brasília (DF), 02/05/2026 - Chuvas no Rio Grande do Sul
Foto: Defesa Civil-RS
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul da tarde de sexta-feira (1º) à madrugada deste sábado (2) provocaram uma morte e uma série de transtornos em ao menos 19 municípios, com alagamentos, bloqueios de rodovias, quedas de árvores e centenas de pessoas desalojadas.

O Corpo de Bombeiros confirmou nesta tarde o resgate do corpo de um pescador após um naufrágio na Lagoa dos Patos, na região de Pelotas, na noite de sexta. Segundo a Marinha, outros três tripulantes continuam desaparecidos.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o cenário ainda exige atenção devido ao risco de deslizamentos em diversas regiões.

A situação mais grave foi registrada em Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, onde o volume de chuva chegou a 324 milímetros em apenas sete horas. O impacto foi imediato, com 225 residências foram atingidas por alagamentos e 512 pessoas desalojadas, buscando abrigo com familiares e amigos.

As autoridades investigam duas mortes que podem estar relacionadas ao temporal. Uma delas envolve um homem de 24 anos, que teria sido atingido por uma descarga elétrica em Canguçu.

O outro caso é o de uma mulher de 25 anos, atingida pela queda de um eucalipto na zona rural de Bom Retiro do Sul.

Há também busca por três pescadores desaparecidos na região de Pelotas.

Apesar da gravidade, não houve necessidade de disponibilizar abrigos públicos até o momento. Equipes da Defesa Civil foram enviadas ao município para avaliar a possibilidade de decretação de situação de emergência.

Principais números do temporal:

19 municípios afetados em diferentes regiões do estado;
Mais de 500 desalojados, principalmente em Rosário do Sul;
Até 324 mm de chuva em poucas horas;
225 casas alagadas em uma única cidade;
Rajadas de vento acima de 80 km/h em alguns municípios.
Outras cidades também registraram impactos significativos. Pelo menos três cidades, São Gabriel, Caçapava do Sul e Vila Nova do Sul, registraram mais de 200 mm de chuva.

Em São Gabriel, 21 famílias deixaram as casas. Houve alagamentos em Santa Maria, Uruguaiana, Encruzilhada do Sul e Alegrete. Em Nova Palma e Júlio de Castilhos, houve registro de granizo.

Na capital Porto Alegre, o volume de chuva superou 100 mm em 24 horas em bairros como Guarujá e Lami. A Defesa Civil municipal contabilizou ao menos 14 ocorrências, incluindo alagamentos em vias, danos em telhados e a queda de uma árvore sobre uma residência no bairro Vila Nova. Não houve registro de feridos.

Rodovias afetadas
O temporal também comprometeu a mobilidade em rodovias estaduais e federais. A RS-348 foi totalmente bloqueada entre Faxinal do Soturno e Ivorá, após a elevação do Arroio Guarda-Mor destruir um desvio provisório.

Em outro trecho da mesma rodovia, entre Faxinal do Soturno e Dona Francisca, o asfalto cedeu, exigindo operação de trânsito em sistema de pare e siga.

Já a BR-290 chegou a ser completamente interditada no km 353, entre Vila Nova do Sul e São Gabriel, devido à elevação do Arroio Bossoroca. O trecho foi liberado durante a madrugada deste sábado.

Alertas e riscos
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul mantém alerta para risco moderado de deslizamentos, especialmente em áreas de encosta. Em Caxias do Sul, Muçum, Parobé e Três Coroas, o aviso se estende até a madrugada de domingo (3).

Na sexta-feira (1º), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta vermelho de “grande perigo” para tempestades em quase todo o estado, com previsão de chuvas superiores a 100 mm por dia, ventos acima de 100 km/h e possibilidade de granizo.

O órgão alerta para risco elevado de alagamentos, danos estruturais, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.

Orientações à população
Diante da continuidade do risco climático, autoridades recomendam que a população evite áreas alagadas ou de encosta, desligue aparelhos elétricos em caso de instabilidade e busque abrigo seguro durante tempestades.

Em situações de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Embora a chuva tenha perdido intensidade na manhã deste sábado, a previsão indica possibilidade de novos temporais isolados ao longo do fim de semana, mantendo o estado em alerta.

Pernambuco confirma sexta morte relacionada a temporais

Brasília (DF), 02/05/2026 - O Governo do Estado segue atuando sem pausa nas regiões mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem boa parte de Pernambuco.
Foto: Defesa Civil-PE

Subiu para seis o número de mortos em Pernambuco por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Nesta tarde, o Corpo de Bombeiros Militar informou ter encontrado o corpo de um homem de 34 anos desaparecido desde a noite de sexta-feira (1º).

A vítima foi localizada no bairro Capibaribe, em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife. Mais cedo, a Defesa Civil do estado havia confirmado a quinta morte no Recife, no bairro Dois Unidos.

O novo balanço das ocorrências aponta um total de 1.605 pessoas desabrigadas e 1.089 desalojadas em todo o estado.

Áreas mais afetadas

Os municípios afetados com maior gravidade em Pernambuco incluem:

  • Goiana, com 510 desabrigados e 994 desalojados;
  • Recife, com 671 desabrigados;
  • Olinda, com 170 desabrigados;
  • Jaboatão dos Guararapes, com 127 desabrigados;
  • Timbaúba com 42 desabrigados e 52 desalojados;
  • Igarassu com 27 desabrigados e 21 desalojados;
  • Paulista 32 desabrigados e 11 desalojados;
  • Camaragibe 5 desabrigados e 11 desalojados;
  • Limoeiro 9 desabrigados; e
  • Glória do Goitá 12 desabrigados.
  • Situação de emergência

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra decretou na tarde deste sábado (2) situação de emergência em Pernambuco e a medida será publicada em edição extra do Diário Oficial do estado.

Em entrevista coletiva, a governadora destacou que a decretação da situação de emergência vai acelerar ações e obras do Estado nos municípios atingidos e permitir buscar investimentos necessários do governo federal para reconstruir o que foi destruído pelas chuvas.

A medida foi adotada após reuniões no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), no Recife, com representantes da Defesa Civil Nacional, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), representantes das defesas civis municipais e demais órgãos estaduais envolvidos. Também foi realizada reunião online com os prefeitos dos municípios atingidos para alinhar estratégias e definir as próximas ações.

Ajuda humanitária

Ao todo, 29 abrigos foram ativados para acolhimento da população atingida.

Paralelamente, o Governo do Estado intensificou a distribuição de ajuda humanitária para as cidades atingidas. Em Goiana, foram entregues 150 colchões, 300 lençóis, 38 kits de limpeza e 38 kits de higiene.

Paraíba

Na Paraíba, também atingida pelos temporárias das últimas 48 horas, os impactos concentram-se principalmente nos municípios de Conde, João Pessoa, Bayeux, Campina Grande, Ingá, Itabaiana, Mogeiro, Patos, São José dos Ramos, Sousa, Cajazeiras, Pilar e Cabedelo.

De acordo com informações preliminares da Defesa Civil estadual, há registro de 1,5 mil famílias desalojadas, 300 pessoas desabrigadas, cerca de 9 mil afetados e dois óbitos.

Um comitê de crise foi instalado pelo governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, com os órgãos paraibanos envolvidos para tomar as providências necessárias nos municípios afetados pelas chuvas intensas.

Recursos

A Defesa Civil Nacional informou neste sábado que vem orientando os municípios afetados pelas chuvas em Pernambuco sobre como acessar recursos federais.

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), estados e municípios que tiverem o reconhecimento de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar recursos para ações de defesa civil.

Os pedidos devem ser feitos pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir dos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil avalia as metas e valores propostos. Após aprovação, os repasses são formalizados em portarias a serem publicadas no Diário Oficial da União, liberando os valores correspondentes.

Paulista registra 242,09 mm de chuvas em 48 horas e mantém ações de resposta e acolhimento

A Prefeitura do Paulista segue mobilizada para atender as demandas provocadas pelas chuvas intensas que atingem o município. Nas últimas 48 horas, o volume acumulado chegou a 242,09 mm, mantendo o cenário de atenção em diversas áreas da cidade.

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas 60 ocorrências, das quais 40 já foram atendidas pelas equipes. Entre as ações realizadas pelas equipes estão 8 colocações de lonas em áreas de risco realizadas durante a madrugada, além de 5 atendimentos por quedas de árvores e 3 resgates de animais.

No âmbito social, o município contabiliza 20 pessoas desalojadas, que estão temporariamente em casas de parentes ou amigos, e 45 pessoas desabrigadas, organizadas em 20 famílias. Essas famílias estão sendo acolhidas no abrigo estruturado pela Prefeitura, no Clube Municipal do Paulista, onde recebem alimentação, suporte social e acompanhamento das equipes.

A gestão municipal mantém equipes em campo atuando de forma integrada, com monitoramento constante das áreas de risco, atendimento às ocorrências e ações preventivas para reduzir danos e proteger a população.

A Prefeitura do Paulista orienta que, durante o período de chuvas, a população evite áreas de encostas, barreiras e locais com histórico de alagamento. Em caso de sinais de risco, como rachaduras em imóveis, inclinação de árvores ou postes e aumento do nível da água, a recomendação é deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil. Moradores que precisarem sair de suas residências podem ser encaminhados, por meio da Defesa Civil, para o abrigo no Clube Municipal do Paulista.

Serviços e contatos:

Defesa Civil: 153
WhatsApp Defesa Civil: (81) 99784-0270
SAMU: 192
Corpo de Bombeiros: 193
Plataforma Monitora Paulista: monitora.paulista.pe.gov.br

Semobi e DER intensificam ações nas rodovias para garantir segurança durante chuvas

Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), segue com equipes em campo realizando o monitoramento contínuo das rodovias estaduais e federais sob sua circunscrição, em decorrência das chuvas registradas no Estado.

Durante este sábado, na BR-232, no município de Vitória de Santo Antão, foi identificada uma erosão ao lado da pista. Após vistoria técnica, constatou-se que o problema foi ocasionado pelo entupimento de uma tubulação de drenagem pertencente a uma empresa privada.

A empresa já foi notificada e informou que está adotando as providências necessárias para execução dos reparos e normalização da situação.

Em outro trecho da BR-232, foi registrado o deslizamento de uma rocha, que permanece no acostamento da rodovia. Equipes do DER-PE atuam na remoção do material. Não há necessidade de interdição da via no momento, porém o tráfego segue sendo orientado no local para garantir a segurança dos condutores.

Adicionalmente, no km 67 da BR-232, no município de Gravatá, no sentido Recife–Interior, equipes do DER-PE realizam o reforço da sinalização de segurança após desmoronamento de rochas que obstruíram parcialmente o acostamento da rodovia.

O DER-PE destaca que os demais trechos da BR-232 permanecem livres, com tráfego fluindo normalmente.

A Semobi e o DER-PE reforçam que seguem em alerta, com equipes mobilizadas para atender prontamente quaisquer ocorrências e g

Chuva causa interdição em rua do bairro do Salgado

NOTA INFORMATIVA

A Prefeitura de Caruaru informa que, por conta das chuvas das últimas horas, um trecho da Rua Cônego Júlio Cabral, no bairro Universitário, na altura da ponte próxima ao posto de combustíveis, necessitou de interdição para reparos.

A gestão municipal já acionou a empresa privada responsável e a COMPESA para que os reparos sejam iniciados imediatamente, buscando conter os transtornos e restabelecer a normalidade no local o mais rápido possível.

Equipes da Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) também foram acionadas para realizar a interdição da área e organizar os desvios no trânsito.

Os condutores que chegarem à altura da intervenção (pelas Avenidas Brasil e Portugal) no sentido subúrbio/centro deverão acessar a Avenida Suécia e depois entrar à esquerda na Avenida Amazonas para seguir o trajeto habitual da via.

Já os condutores que estiverem no sentido centro/subúrbio, via Rua Tupy, deverão retornar no acesso próximo ao posto de combustíveis.

A AMC reforça que os condutores redobrem a atenção e que, logo após todas as medidas de segurança tomadas e a conclusão dos reparos, o trânsito retornará ao fluxo normal.

Elifas Júnior e Josildo Sá contagiam público com shows eletrizantes no São João na Roça de Cachoeira Seca, em Caruaru

O clima do Maior e Melhor São João do Mundo tomou conta de Cachoeira Seca, na zona rural de Caruaru, nesta quinta-feira (30). O São João na Roça levou ao público uma programação com nomes marcantes da música regional, que mantêm viva a identidade nordestina.

Logo no começo da noite, o público já entrou no clima junino com as apresentações itinerantes do Batalhão de Bacamarteiros 56 e da Quadrilha Brincantes do Sertão. No palco, o Forró Vumbora abriu a programação musical, seguido por Josildo Sá, que colocou todo mundo para dançar ao som do autêntico forró pé de serra.

Encerrando a programação, Elifas Jr. garantiu a energia até o fim, animando o público com um repertório contagiante. Moradora de Cachoeira Seca, Janne Firmino comemorou a oportunidade de ver de perto um artista que admira. “Eu amo Elifas Jr., já fui pra show dele em várias cidades e, agora, poder ver aqui, praticamente na porta de casa, foi bom demais”, contou.