Flávio ‘perdeu a condição de poder ganhar a eleição’, diz Ronaldo Caiado sobre disputa pela Presidência

Pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (PSD) afirmou que o senador Flávio Bolsonaro (PL) ‘perdeu a condição’ de vencer o presidente Lula (PT) na eleição de outubro e se colocou como pré-candidato com mais chances de vencê-lo em um eventual 2º turno.

Segundo o ex-governador de Goiás, as pesquisas de intenções de voto divulgadas nesta semana apresentam queda do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações são do g1.

“Eu posso dizer o que os números estão mostrando: o Flávio perdeu essa condição de poder ganhar a eleição do presidente Lula em decorrência de tudo que vem vendo mostrado em números pelas pesquisas”, afirmou Caiado em entrevista à Jovem Pan News.

Pesquisa Quaest divulgada no dia 10 mostrou que Lula lidera com 44% das intenções de voto em um eventual 2º turno contra Flávio Bolsonaro, que aparece com 38%.

A mesma pesquisa mostra que Lula possui 45% das intenções de voto em eventual 2º turno contra Caiado, que soma 35%.

“Eu sou, hoje, a melhor condição de bater o Lula no 2º turno”, disse. “Não sou eu que estou dizendo, são as pesquisas: tem pesquisa que eu estou empatado, tem pesquisa que eu estou dentro da margem de erro e em condições para ter um debate, não tem distanciamento”, disse o pré-candidato.

Não há mais empate técnico entre eles, como ocorria em levantamento anteriores: em maio, Lula tinha 42%, e Flávio Bolsonaro, 41%. Em abril, era o senador quem aparecia numericamente à frente, com 42% contra 40% de Lula.

“Eu estou avaliando os dados concretos, o que nós temos que avaliar hoje é a realidade. A realidade é essa. Até onde vai a queda, eu não sei dizer”, disse.

Relação de Flávio Bolsonaro com Vorcaro, do Banco Master
Questionado sobre a relação de Flávio Bolsonaro com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, Caiado afirmou que não se limita a criticar possíveis casos de corrupção apenas para políticos de esquerda.

“Cada um que responda pelos seus atos, eu respondo pelos meus. Eu tenho autoridade moral para falar. Agora, eu não vou fazer o pré-julgamento de ninguém, mas a opinião pública já deu nove pontos de diferença nas pesquisas”, disse, alegando “não ter nada” com Vorcaro.
“Cabe a mim dizer o que eu disse: você vai se explicar para o seu partido, você vai se explicar para o eleitor no Brasil. Essa que é a situação”, disse, ao citar que Flávio sofreu impacto nas pesquisas.

Questionado sobre soluções para a segurança pública, o ex-governador citou um caso de prédio invadidos pelo Comando Vermelho no Rio de Janeiro e disse que “é só colocar o Caiado na Presidência que vamos mudar o Brasil e eu vou devolver a cidadania” dos moradores em detrimento do crime organizado.

Candidatos ao Enem 2026 devem pagar taxa de inscrição até quarta-feira

professor, sala de aula, ensino médio

O prazo para os candidatos ao Exame Nacional do ensino Médio (Enem) de 2026 pagarem a taxa de inscrição termina nesta quarta-feira (17).

O valor é de R$ 85, e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento da taxa de inscrição está disponível na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É preciso usar a senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários, por pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança.

Devolução
O Inep avisa que o valor referente à taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem, assim como o pagamento em caso de duplicidade.

O edital do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

A inscrição será confirmada somente após o processamento da taxa pelo Banco do Brasil.

Isentos
O participante concluinte do ensino médio em escola da rede pública em 2026 é isento da taxa de inscrição e, por isso, não será gerada guia para pagamento.

O mesmo vale para os participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC) que terminam o ensino médio em 2026.

Também não pagam taxa de inscrição os participantes do Enem 2026 que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que tenham convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Relacionadas

Lula tem encontros com presidentes da França e da Suíça

Évian-les-Bains, 15/06/2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Reunião bilateral com o Presidente da França, Emmanuel Macron. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira (15), de encontros bilaterais com os presidentes da Suíça, Guy Parmelin, em Genebra; e da França, Emmanuel Macron, ao chegar na cidade francesa de Évian, onde participa da Cúpula do G7 – fórum que reúne as sete maiores economias do mundo.

Na reunião com Macron, que durou cerca de 40 minutos, os líderes destacaram a cooperação bilateral, especialmente na área de defesa, com ênfase no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Trataram também do fortalecimento da cooperação entre a Guiana Francesa e o Amapá, bem como do interesse francês em apoiar o Brasil na área de supercomputadores.

Lula ainda relembrou a criação da Unitaid, organização internacional voltada à saúde global, criada em 2006 com o objetivo de ampliar o acesso de países do Sul Global a medicamentos e tecnologias da saúde.

Suíça

No encontro com Parmelin, quando Lula estava a caminho da França, o foco da reunião foi a ampliação do comércio bilateral e a diversificação das exportações.

Segundo o Planalto, os dois presidentes concordaram que o acordo Mercosul-EFTA representa uma “oportunidade para ampliar o comércio, em um cenário global marcado pelo aumento do protecionismo e do unilateralismo”.

15.06.2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com o Presidente da Confederação Suíça, Guy Parmelin.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula em reunião com Guy Parmelin – Ricardo Stuckert / PR

O EFTA reúne países europeus que estão fora da União Europeia – Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Entre as decisões tomadas por Lula e Parmelin durante o encontro está a de expandir a cooperação em áreas como inteligência artificial, energia, saúde e defesa.

O presidente suíço elogiou o Brasil pela realização da COP30 e pelos avanços no combate ao desmatamento.

G7

Lula participa como convidado da Cúpula do G7, entre os dias 15 e 17 de junho. O grupo é formado por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão.

Durante o encontro, ele deve defender a ampliação da ajuda internacional a países em desenvolvimento e a reforma da governança global, com ênfase em instituições como a Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial do Comércio.

Lula também participará de debates sobre crescimento econômico equilibrado e inteligência artificial, abordando oportunidades e riscos da tecnologia.

A cúpula discutirá ainda temas como proteção digital de crianças, combate ao narcotráfico, migração, câncer e minerais críticos.

O presidente busca reforçar o multilateralismo em meio a tensões comerciais globais, incluindo críticas recentes dos Estados Unidos ao Brasil.

Neymar faz novo exame e segue sem treinar na seleção brasileira

Neymar em sessão de fisioterapia em 06/06/2026 - seleção brasileira - Copa do Mundo 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que o atacante Neymar foi submetido, nesta segunda-feira (15), a outro exame de controle. O procedimento faz parte do processo de recuperação do camisa 10, que trata uma lesão grau dois na panturrilha direita que o impossibilita de ir a campo – mesmo para treinar – desde a convocação para a Copa do Mundo, nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

O atleta de 34 anos ficou novamente fora de um trabalho de campo da seleção brasileira no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, em Morristown. A presença do atacante no jogo de sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Haiti, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C, é incerta e cada vez mais improvável, apesar da expectativa, reconhecida pelo técnico Carlo Ancelotti na última semana, de poder contar com o jogador.

Desde que se apresentou à seleção brasileira, no último dia 27 de maio, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), Neymar realizou apenas sessões de fisioterapia e atividades de fortalecimento e preparação física. Quando questionados sobre o estágio da recuperação do atacante, CBF e Ancelotti têm dito apenas que ele está “evoluindo bem”.

Ainda em Teresópolis, Neymar realizou um exame de ressonância magnética que confirmou a gravidade da lesão na panturrilha. No último dia 17, ou seja, dez dias antes de ele se apresentar na Granja Comary, o Santos informou que o atacante tinha somente um edema, por conta de uma “leve pancada” sofrida na derrota por 3 a 0 para o Coritiba, na Neo Química Arena, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

Posteriormente, o clube paulista comunicou que Neymar estaria “apto a voltar às atividades” até 31 de maio. O médico da CBF, Rodrigo Lasmar, porém, informou que o camisa 10 ainda precisaria de um tempo de recuperação entre duas e três semanas. O prazo termina nesta quarta-feira (17).

O Brasil estreou na Copa do Mundo com um empate por 1 a 1 com Marrocos no sábado (13), em Nova Jersey. As duas seleções somam um ponto. Na ocasião, Neymar ficou no banco de reservas e apoiou os companheiros durante a partida.

A liderança do Grupo C é da Escócia, que, no mesmo dia, venceu o Haiti por 1 a 0 em Boston. Os europeus têm três pontos, enquanto os caribenhos permanecem zerados.

Governadora Raquel Lyra inaugura núcleo que vai impulsionar negócios de tecnologia e capacitar empreendedores

O Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD) integra o INOVA PE e visa formar 400 empreendedores, acelerar startups e promover mais de 500 conexões de negócios já no primeiro ano

Nesta segunda-feira (15), a governadora Raquel Lyra inaugurou o Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD), no Recife, iniciativa fruto de uma parceria com o Porto Digital e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Governo Federal. Com investimento total de R$ 18,5 milhões, o Governo do Estado entrou com uma contrapartida de R$ 4,7 milhões. O NERD integra o programa Inova PE, pacote de ações do Governo de Pernambuco voltado à ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa é destinada à conexão entre profissionais em formação e as demandas do mercado de tecnologia, promovendo inclusão, sustentabilidade e equidade, além da formação de novos empreendedores e da aceleração de empresas já existentes em Pernambuco. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a cerimônia.

“Valorizamos ações como esta, que dialogam com o futuro e geram mais empregos por meio de atividades de alto valor agregado, no coração do Recife. Aqui, vamos estimular a criação de novos negócios, fortalecer a formação empreendedora e impulsionar o surgimento de startups a partir das conexões que serão construídas neste espaço. Fico feliz que o Governo de Pernambuco esteja presente nesta iniciativa”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com área total de 2.500 m², o equipamento será voltado à criação e aceleração de startups, à geração de empregos de alto valor agregado e à conexão entre estudantes, empreendedores e empresas de tecnologia, além de fortalecer o ecossistema de inovação de Pernambuco. Com quatro andares, o empreendimento conta com auditório para 200 pessoas, duas salas de formação, arena para eventos e painéis, além de ambientes destinados a cursos, workshops e encontros.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, destacou a importância do espaço. “O NERD é um ambiente que vai concentrar e impulsionar toda a política de empreendedorismo inovador de Pernambuco. Aqui será possível acompanhar a jornada completa de uma startup, desde a fase da ideia até a internacionalização dos negócios”, afirmou.

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Danielle Jar Souto, destacou o impacto da chegada do equipamento: “Temos aqui dois elementos fundamentais para o desenvolvimento do Estado: a valorização da nossa história e o incentivo à inovação. Este é um equipamento voltado para o futuro”.

No primeiro ano, a plataforma tem como objetivos formar 400 novos empreendedores e lideranças executivas por ano; requalificar 300 pessoas para empregabilidade em tecnologia, por meio de academias de reskilling (requalificação); qualificar 120 startups por ano e abrigar mais de 200 startups em estágio inicial; apoiar mais de 100 empresas de tecnologia de médio e grande porte; apoiar a transformação digital de mais de 150 empresas de mercado tradicional; e promover mais de 500 conexões de negócios.

Laboratório Mais Exames celebra aniversário como referência em Caruaru e destaque em liderança feminina

Instituição celebra 13 anos de história com programação especial e ações promocionais para os pacientes

O Laboratório e Clínica Mais Exames comemora mais um ano de história consolidado como uma das principais referências em exames laboratoriais de Caruaru e de todo o Agreste pernambucano. Ao longo de sua trajetória, a instituição conquistou a confiança da população através da alta precisão nos diagnósticos, modernização de processos e um atendimento humanizado focado no bem-estar das pacientes e dos pacientes. Um dos grandes diferenciais do laboratório é a sua estrutura organizacional, sendo uma empresa integralmente liderada e gerida por mulheres em todos os seus cargos de alta direção, unindo sensibilidade e excelência na gestão de saúde.

Para celebrar este marco e retribuir o carinho, a Mais Exames preparou uma programação especial de aniversário que se estende durante todo este mês. Os clientes que visitarem a unidade poderão desfrutar de um acolhedor café junino, além de terem acesso a combos promocionais exclusivos de exames de rotina e check-ups de saúde. A festividade também inclui o sorteio de diversos brindes para os pacientes, reforçando o compromisso da clínica em cuidar da comunidade não apenas com os serviços de saúde, mas também com proximidade, escuta acolhedora e celebração desse momento especial com quem vivencia esse momento no cotidiano.

“Ver o Mais Exames se tornar essa força na nossa região é a realização de um sonho que construímos com muito suor e ética. O fato de sermos uma empresa com direção 100% feminina traz um olhar minucioso e acolhedor para a nossa gestão, provando que o protagonismo das mulheres transforma o mercado da saúde na região”, destaca a fundadora e empreendedora, a biomédica Annaic Huyara.

Estação Ferroviária consolida diversidade cultural do São João de Caruaru com opções para todas os públicos

Enquanto o som do forró ecoava pelos palcos e o público circulava entre os diversos polos da Estação Ferroviária, a noite deste domingo (14) mostrou que o São João de Caruaru reúne diferentes formas de arte e encanta pessoas de todas as idades em um mesmo espaço. Entre apresentações musicais, manifestações da cultura popular e experiências interativas, cada canto oferece um novo motivo para ficar mais um pouco.

Um dos destaques da programação foi o Polo Audiovisual, que vem atraindo caruaruenses e turistas com uma programação gratuita composta por oficinas, apresentações teatrais, exibição de filmes e documentários, incluindo atividades voltadas para o público infantil. O espaço tem se consolidado como uma alternativa para quem busca uma experiência mais tranquila em meio à intensidade da festa.

Foi justamente essa diversidade que chamou a atenção de Elen, que aproveitou a programação ao lado da filha Giovana, de 8 anos. “Eu tô gostando muito da programação audiovisual e, pra mim, foi um bônus ter a pintura para entreter ela nesse tempo antes de começar o filme. Acho ótimo ter essa opção mais tranquila, é um refúgio no meio da festa. Amei ficar sabendo e com certeza virei novamente”, destacou.

Quem prefere a agitação, como o casal Elaine e Rubilara, do Rio Grande do Sul, tem uma estratégia para aproveitar cada minuto. “Chegamos cedo e já fomos em todos os cantos por aqui. Estamos achando maravilhoso, tudo colorido, música boa, comida gostosa e pessoal simpático”, contou Elaine. Quando perguntados sobre o que mais estavam gostando, Rubilara respondeu sem hesitar: “Sem dúvidas o forró. A gente gosta de dançar o vanerão e aqui trocamos pelo forró de vocês. Foi uma ótima experiência”.

Ao longo da noite, um grande público acompanhou as atrações espalhadas pelos polos culturais, incluindo manifestações tradicionais como o Boi Malhado, o Polo Sebastião Biano e o Polo do Repente. Entre os espectadores estavam nomes consagrados da cultura popular nordestina, como João do Pife e o maestro Mozart Vieira, que prestigiaram as apresentações como admiradores da arte e da tradição que eles ajudaram a construir.

Move SUAS: governadora Raquel Lyra entrega veículos para todos os municípios de Pernambuco e fortalece rede de assistência social com investimento superior a R$ 15 milhões

Ação inédita garante mais mobilidade às equipes do SUAS e amplia a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade em todo o Estado

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira (15), 185 veículos destinados ao fortalecimento da rede de assistência social em Pernambuco. Por meio do programa Move SUAS PE, o Governo do Estado contemplou os 184 municípios pernambucanos e Fernando de Noronha, com investimento superior a R$ 15 milhões. A iniciativa reforça a estrutura dos serviços socioassistenciais e amplia a capacidade de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do Estado.

“Nosso trabalho tem sido garantir o fortalecimento da assistência em Pernambuco. Quadruplicamos o valor de cofinanciamento, financiamos abrigos e, agora, entregamos um carro novo para que cada município pernambucano tenha direito garantido na área de Assistência Social. Temos trabalhado juntos, garantindo recursos e apoio parar poder chegar na vida de quem mais precisa, seja com os R$ 300 do Mães de Pernambuco, seja servindo a cada dia 65 mil pratos nas cozinhas comunitárias, seja com carro para que equipes possam visitar essas famílias e cuidar delas melhor”, destacou Raquel Lyra.

A cerimônia foi realizada no Palácio do Campo das Princesas e reuniu prefeitos contemplados de todas as regiões do Estado, além profissionais da assistência social. Os veículos serão incorporados às estruturas municipais responsáveis pela execução das políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), fortalecendo o trabalho desenvolvido por Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e unidades de acolhimento.

“Escrevemos um novo capítulo na história da assistência social em Pernambuco. Nosso propósito está nas pessoas que não foram vistas nem enxergadas ao longo da história, e que, agora, não são mais invisíveis. Estão sendo vistas, acolhidas e cuidadas. Não é só um carro, são políticas públicas chegando na vida das pessoas”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.

O Move SUAS PE integra o conjunto de ações do Governo de Pernambuco voltadas ao fortalecimento da assistência social. Com a entrega dos automóveis, as equipes poderão ampliar visitas domiciliares, realizar busca ativa de famílias, transportar insumos e fortalecer o acompanhamento contínuo dos usuários da rede de proteção social. A medida beneficia diretamente públicos prioritários, como famílias inscritas no Cadastro Único, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos, pessoas com deficiência, crianças da primeira infância e população em situação de rua.

“Estes carros são exclusivos à assistência social para que estes municípios possam trabalhar na zona rural e também nas demandas da zona urbana. Para que as equipes municipais dos CRAS, CREAS, serviço de convivência, CadÚnico, para que consigam chegar aos cidadãos”, explicou a secretária de Assistência Social e Combate à Fome e Política Sobre Drogas, Andreza Pacheco.

A ação responde a uma demanda histórica dos municípios, que enfrentam desafios relacionados à mobilidade das equipes técnicas e ao acesso a comunidades mais distantes. Além dos 184 veículos destinados aos municípios, o arquipélago de Fernando de Noronha recebeu um carro elétrico em dezembro, em conformidade com as diretrizes ambientais adotadas no arquipélago.

Representando os gestores municipais, o prefeito de Aliança e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Pedro Freitas, falou da importância do apoio. “Quem é de um município pequeno sabe das dificuldades que temos. Mas, graças à postura que o Governo do Estado tem tido de atenção e cuidado, essa chave virou”, disse.

Presente na cerimônia, o deputado federal Túlio Gadêlha elogiou as entregas da gestão. “Isso é sinal de que estamos caminhando no caminho certo. São essas políticas públicas que fazem com que o Estado cresça, que entregue na ponta o que as pessoas precisam”. Na mesma linha, o deputado estadual Joãozinho Tenório, destacou a descentralização das ações. “Eu não conheço um município pernambucano que não tenha recebido investimentos dessa gestão. A prioridade número um do Governo de Pernambuco é cuidar das pessoas”, acrescentou.

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também reconheceu as políticas do Governo de Pernambuco. “Entregando carros para todos os municípios, quem vai receber é o povo pernambucano. Em todas as regiões que passamos, o reconhecimento pelo trabalho do Governo do Estado é o mesmo”, declarou.

Estiveram presentes na entrega os secretários estaduais ⁠Nathali Ribeiro (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e o ⁠Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); os deputados federais ⁠France Hacker, Luciano Duque⁠, ⁠Antônio Moraes, ⁠Izaías Régis, ⁠João de Nadegi, ⁠Socorro Pimentel, ⁠Edson Vieira, ⁠Romero Sales Filho, ⁠Aglailson Victor e ⁠William Brígido.

Bélgica e Egito ficam em 1 a 1 na abertura do grupo G da Copa do Mundo

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group G - Belgium v Egypt - Seattle Stadium, Seattle, Washington, U.S. - June 15, 2026 Belgium's Jeremy Doku in action with Egypt's Mohanad Lashin REUTERS/Lee Smith

Com um gol em cada tempo, Bélgica e Egito empataram em 1 a 1 no duelo que abriu o grupo G da Copa do Mundo de 2026, na tarde desta segunda-feira (15), em Seattle (Estados Unidos). Os egípcios saíram na frente no primeiro tempo com Ashour e sofreram o empate em um gol contra de Mohamed Hany na segunda etapa. Cada uma das seleções soma um ponto e aguarda o resultado do outro duelo da chave, entre Irã e Nova Zelândia, também nesta segunda (15), a partir das 22h 22h (horário de Brasília), em Los Angeles (EUA).

O lance da primeira etapa foi exatamente o gol do Egito. Aos 20 minutos, o craque da seleção Mohammed Salah tocou para Ashour fuzilar de fora da área, não dando chances de defesa para o goleiro Courtois, da Bélgica.

No segundo tempo, a partida ficou mais aberta, com a Bélgica intensificando a busca pelo gol de empate e o Egito procurando os espaços deixados pelo adversário.

De Bruyne acertou a trave direita do Egito em uma cobrança de falta bem próxima à entrada da área. Pouco depois, após cruzamento pela esquerda, Salah cabeceou para defesa de Courtois e no rebote Ashour finalizou forte, cruzado, procurando um desvio que nunca aconteceu.

O gol de empate belga chegou enfim aos 21 minutos. Após jogada pela direita e cruzamento rasteiro, o zagueiro Hany dividiu com o atacante Lukaku (que havia acabado de entrar) e acabou marcando contra.

Dali até o fim, ambas as equipes seguiram atacando e levando perigo aos goleiros Courtois e Shobeir. No entanto, o placar não se alterou mais.

Na próxima rodada, a Bélgica encara o Irã, em Los Angeles, no domingo (21). No mesmo dia, em Vancouver (Canadá), o Egito enfrenta a Nova Zelândia.

AGU vai pedir para atuar em processo contra Moraes nos EUA

Brasília - DF - 16/12/2025 - Julgamento da Ação Penal 2693- Núcleo 2.  Na foto o ministro Alexandre de Moraes. Foto: Rosinei Coutinho/STF

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta segunda-feira (15) que vai pedir à Justiça dos Estados Unidos para atuar no processo movido pelas redes sociais Rumble e Trump Media contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em nota à imprensa, a AGU disse que o pedido de habilitação no processo vai permitir que o Estado brasileiro possa fazer a defesa de sua soberania na Justiça da Flórida, onde o caso está em tramitação.

“A medida tem por objetivo promover a defesa dos interesses do Estado Brasileiro e sustenta, sobretudo, que decisões judiciais proferidas pela Suprema Corte de nosso país não podem ser questionadas perante tribunais de Estados estrangeiros”, declarou o órgão.

No entendimento da AGU, agentes públicos não podem ser alvo direto do Judiciário de outros países sem o consentimento do Estado brasileiro.

“O Brasil não consentiu e não consentirá com a apreciação de decisões de nossa Suprema Corte por juízes de outro país. Decisões judiciais brasileiras devem ser cumpridas ou questionadas perante nossos próprios tribunais, de acordo com a lei processual vigente no Brasil”, disse a AGU.

No processo que tramita nos Estados Unidos, as redes Rumble e Trump Media acusam Moraes de determinar a suspensão de perfis de brasileiros que moram nos Estados Unidos, entre eles o blogueiro Allan dos Santos.

As plataformas alegam que a Constituição dos Estados Unidos garante a liberdade de expressão irrestrita de ideias e opiniões. Dessa forma, medidas contra cidadãos e residentes para determinar a retirada de postagens configurariam censura.

As medidas foram determinadas porque os alvos são acusados de ataques antidemocráticos contra o Supremo.

Notificação
No mês passado, a Justiça norte-americana determinou que Moraes seja intimado por e-mail para se defender no processo.

A medida foi tomada após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negar um pedido do Rumble para notificar Moraes por meio de uma carta rogatória, instrumento jurídico usado para notificar quem mora no exterior. Por lei, cabe ao STJ autorizar esse tipo de procedimento.