Prefeitura de Caruaru realiza quase 2 mil atendimentos nas vilas do Rafael, Lajes e Malhada de Barreiras Queimadas com a Caravana da Saúde e Cidadania

 

A Caravana da Saúde e Cidadania iniciou, esta semana, nas vilas do Rafael, Lajes e Malhada de Barreiras Queimadas, zona rural de Caruaru, com quase 2 mil atendimentos. Foram ofertados serviços de saúde como consultas, exames, vacinação, atendimentos odontológicos, distribuição de medicamentos e visitas à imóveis para controle de arboviroses.

Também foram realizados atendimentos de assistência social, com atualização do CadÚnico, emissão de documentos e orientações sobre programas sociais.

“Muitos de nós não temos condições de ir até a cidade para realizar exames e ter esse atendimento perto de casa faz toda a diferença. Quando recebi a ligação informando que seria atendida aqui mesmo, fiquei muito feliz”, afirmou a dona de casa, Cícera Belarmino.

A Caravana segue o calendário, que encontra-se no site www.prefeituradecaruaru.gov.br, levando serviços essenciais para outras localidades rurais do município até o dia 19 de maio.

Prefeito Gena Lins celebra aniversário em dia histórico: inauguração da PE-130 em Taquaritinga do Norte

 

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, realiza nesta sexta-feira (10), às 16h, a cerimônia de inauguração da restauração da Rodovia PE-130, no trecho que liga o entroncamento com a PE-090, em Vertentes, até a BR-104, passando por Taquaritinga do Norte. A obra, com 19,5 km de extensão, recebeu investimento de aproximadamente R$ 20 milhões.

Os serviços de engenharia incluíram recuperação da pavimentação, melhorias na infraestrutura viária e implantação de dispositivos de drenagem, medidas que garantem mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para o Agreste Setentrional. A solenidade acontece no Campo do Silva de Baixo, em Taquaritinga do Norte.

O prefeito Gena Lins ressaltou a relevância da entrega para o município: “É dia de conquista, é dia de avanço, é dia histórico! A tão esperada inauguração da PE-130 representa muito mais que uma estrada… é desenvolvimento chegando, é mobilidade, é oportunidade e mais qualidade de vida para o nosso povo. Um marco que conecta, impulsiona e transforma realidades.”

Além da inauguração, a data marca também o aniversário do prefeito Gena Lins, que celebra em dobro: a entrega da rodovia requalificada e mais um ano de vida. “Comemorar meu aniversário em um dia tão simbólico para Taquaritinga é motivo de orgulho e gratidão”, afirmou.

A obra contou com articulação do prefeito Gena Lins e do deputado estadual Kaio Maniçoba, junto ao Governo de Pernambuco e à governadora Raquel Lyra, reforçando o compromisso da gestão estadual com a melhoria da malha viária e desenvolvimento regional.

Fagner dos Animais avança na causa animal com aprovação do Cartão Ração e descentralização da Ame

 

A Câmara de Vereadores de Caruaru aprovou, na sessão de hoje (9), três requerimentos voltados à causa animal, todos de autoria do vereador Fagner dos Animais. Entre as propostas, o destaque foi para a criação do programa “Cartão Ração”, que visa garantir suporte alimentar para animais resgatados por protetores independentes.

O requerimento propõe que o município desenvolva um programa específico para auxiliar financeiramente na compra de ração, reconhecendo o papel essencial desempenhado por quem atua voluntariamente no resgate e cuidado de animais em situação de abandono.

Segundo Fagner, a iniciativa nasce a partir do diálogo com quem vive a realidade da causa animal no dia a dia. “Esse pedido nasce da escuta dos protetores, que enfrentam dificuldades para manter a alimentação dos animais. Nosso objetivo é justamente atender essa solicitação e fortalecer esse trabalho tão importante”, destacou.

Além do Cartão Ração, também foram aprovados outros dois requerimentos importantes: a criação de uma Patrulha Ambiental e Animal dentro da Guarda Municipal, voltada ao combate de maus-tratos e crimes ambientais, e a implantação de Unidades Básicas Veterinárias (UBVs), com o objetivo de descentralizar o atendimento e ampliar o acesso aos serviços de saúde animal em bairros e distritos.

Sobre essas iniciativas, o vereador também reforçou a importância das medidas para o município. “A patrulha vai garantir uma atuação mais rápida e efetiva no combate aos maus-tratos, enquanto as UBVs vão aproximar o atendimento veterinário da população, especialmente de quem mais precisa”, afirmou.

As propostas seguem agora para o poder Executivo.

Real Time Big Data divulgou pesquisa para Governado Senado em Pernambuco

Gazeta – O instituto Real Time Big Data divulgou nesta quarta-feira (8) uma pesquisa que mostra como está a intenção de voto para o governo de Pernambuco nas eleições de 2026.

O ex-prefeito de Recife, João Campos (PSB), lidera os dois cenários apresentados. Em um eventual segundo turno contra a atual governadora Raquel Lyra (PSD), Campos aparece com 52% das intenções de voto. Lyra também aparece com a maior rejeição ao governo entre os entrevistados.

Para o Senado, a ex-deputada federal Marília Arraes (PDT) é a mais citada. A segunda cadeira aparece indefinida, com mais de um nome empatado tecnicamente.

Pesquisa para o governo de Pernambuco em 2026

O instituto Real Time Big Data apresentou um quadro de pesquisa espontânea (quando a pergunta é aberta, sem apresentação prévia de nomes) e um cenário estimulado (quando o eleitor recebe uma lista com os nomes dos políticos para escolha).

João Campos e Raquel Lyra são os mais citados em cenário espontâneo

  • João Campos (PSB): 21%
  • Raquel Lyra (PSD): 18%
  • Eduardo Moura (Novo): 1%
  • Outros: 3%
  • Branco/Nulo: 9%
  • Não sabe: 48%

João Campos lidera primeiro cenário estimulado

  • João Campos (PSB): 50%
  • Raquel Lyra (PSD): 33%
  • Eduardo Moura (Novo): 8%
  • Ivan Moraes (PSOL): 2%
  • Branco/Nulo: 4%
  • Não sabe: 3%

Pesquisa de segundo turno para governador de Pernambuco

João Campos x Raquel Lyra

  • João Campos (PSB): 52%
  • Raquel Lyra (PSD): 40%
  • Branco/Nulo: 4%
  • Não sabe: 4%

Pesquisa de rejeição para governador de Pernambuco

O instituto Real Time Big Data perguntou em quais candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum.

  • Raquel Lyra (PSD): 39%
  • Ivan Moraes (PSOL): 33%
  • João Campos (PSB): 30%
  • Eduardo Moura (Novo): 25%
  • Poderia votar em todos: 3%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Pesquisa para senador por Pernambuco em 2026

O instituto Real Time Big Data apresentou também os resultados sobre como está a intenção de voto do eleitor de Pernambuco para as duas cadeiras em disputa ao Senado pelo estado. Os resultados abaixo apresentam o consolidado do primeiro e do segundo votos indicados, e reduzidos para 100%.

Marília Arraes é a mais citada e segunda cadeira fica indefinida em primeiro cenário

  • Marília Arraes (PDT): 27%
  • Miguel Coelho (União Brasil): 20%
  • Anderson Ferreira (PL): 18%
  • Humberto Costa (PT): 17%
  • Mendonça Filho (PL): 12%
  • Branco/Nulo: 3%
  • Não soube responder: 3%

Segundo cenário tem Marília Arraes como a mais citada e segunda cadeira indefinida

  • Marília Arraes (PDT): 29%
  • Anderson Ferreira (PL): 19%
  • Humberto Costa (PT): 17%
  • Mendonça Filho (PL): 15%
  • Eduardo da Fonte (PP): 11%
  • Branco/Nulo: 4%
  • Não soube responder: 5%

Marília Arraes lidera terceiro cenário e segunda cadeira segue indefinida

  • Marília Arraes (PDT): 28%
  • Miguel Coelho (União Brasil): 21%
  • Anderson Ferreira (PL): 19%
  • Humberto Costa (PT): 17%
  • Tadeu Gadelha (PSD): 8%
  • Branco/Nulo: 3%
  • Não soube responder: 4%

Metodologia: 1.600 entrevistados pelo instituto Real Time Big Data em Pernambuco, entre os dias 6 e 7 de abril de 2026. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Real Time Midia Ltda. Registro no TSE nº PE-05363-2026.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

Real Time: Disputa pelo Senado mostra Marilia Arraes e Miguel Coelho na dianteira

Marília Arraes (PDT) e Miguel Coelho (União) aparecem como os nomes mais bem colocados na pesquisa Real Time/Big Data, divulgada nesta quarta (08). A trabalhista alcança 28% das intenções de voto, seguida por Miguel, que aparece com 21%. Anderson Ferreira (PL) fica com 19 pontos e Humberto Costa (PT), tem 17. Já Túlio Gadelha (PSD) foi citado por 8% dos entrevistados.

Nestas eleições há duas vagas para o Senado e o Real Time mediu o chamado “segundo voto” dos pernambucanos. Neste cenário, Miguel Coelho lidera, com 23%. Marília tem 21%. Anderson mantém os 19 e Humberto vai a 17%. Túlio Gadelha (PSD) marca 9% das intenções.

Bruno França assume presidência do Ceasa

O Governo de Pernambuco anunciou, hoje, o novo presidente do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE). Ex-vice-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Bruno França assume o posto.

Natural de Caruaru, França possui formação em Gestão de Recursos Humanos e acumula diversas experiências na prefeitura da cidade do Agreste Central, onde foi diretor administrativo, secretário executivo de Serviços Públicos, secretário de Serviços Públicos, secretário de Desenvolvimento Rural e presidente da Central de Abastecimento (Ceaca).

No Governo do Estado, o novo presidente do Ceasa foi secretário executivo de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca; assessor especial da Casa Civil e vice-presidente do IPA.

Unicef mobiliza adolescentes a tirar o título de eleitor

Do site da Unicef Brasil

Eleitores têm até o dia 6 de maio para fazer ou regularizar o cadastro eleitoral e garantir o direito de votar nas eleições de outubro. Por isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) convoca adolescentes de 16 e 17 anos de todo o país a tirarem o título de eleitor, dando o primeiro passo para que suas vozes sejam ouvidas no pleito deste ano. Quem tem 15 anos e vai completar 16 até o primeiro turno, em 4 de outubro, também pode solicitar o documento.

O Brasil tem 5,8 milhões de adolescentes entre 16 e 17 anos. E dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, até fevereiro, quase 1,8 milhão de adolescentes de 15, 16 e 17 anos haviam tirado o título de eleitor. Ou seja, apenas dois em cada 10 jovens aptos já fizeram o cadastro eleitoral.

Ainda que o voto nessa faixa etária seja facultativo, e não obrigatório, o Unicef defende que é responsabilidade de famílias, governos e de toda a sociedade incentivar a participação dos adolescentes nas eleições nacionais.

“Tirar o título é o primeiro passo para garantir que as demandas de adolescentes sejam consideradas nas eleições de outubro”, explica Gabriela Mora, especialista em Desenvolvimento e Participação de Adolescentes no Unicef. “E ninguém melhor que os próprios adolescentes para mobilizar seus pares sobre a importância de participar do exercício democrático do país”, afirma.

Para ampliar essa mobilização, o Unicef se une ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na divulgação de uma campanha sobre a importância do voto adolescente. A iniciativa será disseminada durante o mês de abril nas redes sociais, imprensa e em outros meios de comunicação em todo o país.

Além disso, considerando a atuação do Unicef em 18 estados, especialmente do Norte e Nordeste, será lançado um desafio que busca premiar coletivos de adolescentes que conseguirem engajar mais jovens a tirarem o título de eleitor. A gincana digital será voltada aos Núcleos de Cidadania do Adolescente (NUCAs), presentes em mais de 2.300 municípios que fazem parte do Selo Unicef. Os grupos que mais aumentarem, proporcionalmente, o número de novos títulos entre adolescentes de 16 e 17 anos, e que criarem os conteúdos mais criativos e virais, irão a Brasília conhecer a sede do TSE, além de receber brindes e certificados.

O Unicef atua historicamente para garantir e apoiar o direito de meninos e meninas à participação cidadã. Só no ano passado, graças à atuação da agência, mais de 50 mil adolescentes participaram de ações de incentivo à cidadania e à liderança em suas cidades, por meio de cerca de 1,9 mil NUCAs.

Mobilização

Em todo o país, coletivos, movimentos e grupos de adolescentes e jovens já têm se mobilizado para incentivar outros meninos e meninas a tirarem o Título de Eleitor. É o caso do NUCA de Pocinhos, na Paraíba.

O grupo de 18 adolescentes conseguiu fazer uma parceria entre uma escola estadual da cidade e o cartório eleitoral local, o que garantiu que mais de 100 adolescentes fizessem o pré-cadastro eleitoral. A ação incluiu ainda palestras em sala de aula, realizadas pelos próprios adolescentes. “A gente não estava só divulgando, estava despertando consciência. Eu mesmo também tirei meu título de eleitor. Participar desse movimento me fez perceber que a nossa voz tem poder. Foi mais do que uma ação, foi a prova de que o jovem pode, sim, ocupar seu espaço e fazer a diferença na sociedade”, diz Gledson Venâncio Martins, de 17 anos.

A 312 km dali, na cidade de Serra Talhada (PE), outro grupo de adolescentes também agiu para incentivar colegas a tirarem o título de eleitor. Nas conversas em três escolas na cidade, o principal desafio foi desmentir mitos sobre como fazer o cadastro. “Nossa iniciativa surgiu quando percebemos que a maioria dos adolescentes nem sequer sabiam que já podiam tirar o título. Na maioria das vezes, o que falta não é vontade, é informação. E como queremos mudança se nem conhecemos nosso próprio poder?”, diz Ana Clara Melo, de 15 anos, que faz parte do NUCA da cidade.

Estatísticas

O número de adolescentes com título de eleitor tem variado nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, quando os brasileiros votaram para presidente, governadores, senadores e deputados – como será em 2026 -, mais de 2 milhões de adolescentes haviam tirado o título de eleitor, o equivalente a 34% de todos os adolescentes aptos. Quatro anos antes, em outra eleição presidencial, foram 1,4 milhão de meninos e meninas de 16 e 17 anos com título, ou cerca de 21% de todos aqueles que podiam se cadastrar para votar.

Há ainda diferenças regionais no número de adolescentes cadastrados para votar. Rondônia, Tocantins e Piauí são os estados nos quais mais adolescentes aptos a votar fizeram o título: 40,4%, 39,2% e 36,7% do total, respectivamente, se cadastraram para votar. Já no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro estão os menores porcentuais de cadastro de adolescentes, também segundo dados de fevereiro de 2026 do TSE.

Procon Caruaru divulga ranking de empresas mais reclamadas em 2025

Serviços financeiros lideram as principais demandas dos consumidores
O Procon Caruaru divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas referente ao ano de 2025, reunindo as principais queixas registradas pelos consumidores no município ao longo do ano.
O levantamento aponta que os serviços financeiros estão entre os setores com maior número de reclamações, além de áreas como fornecimento de energia, abastecimento de água, educação e compra de produtos.
Entre as empresas mais reclamadas em 2025, estão:
1.Banco Bradesco
2.Paulista Serviços
3.Banco BMG
4.Neoenergia Pernambuco
5.Ser Educacional
6.Compesa
7.Assupero Ensino Superior
8.Banco Santander
9.Caixa Econômica Federal
10.Samsung
De acordo com a gerente geral do Procon Caruaru, Cynthia Nunes, o levantamento funciona como um importante instrumento de orientação para a população. “Esse relatório permite que o consumidor tenha mais clareza na hora de contratar um serviço ou adquirir um produto, além de estimular as empresas a melhorarem a qualidade do atendimento e a resolução das demandas”, destacou.
Para mais informações ou registro de reclamações, o atendimento pode ser feito pelo WhatsApp (81) 9 8384-5909, telefone (81) 3101-0088 ou pela plataforma Caruaru Digital. O atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Silvino Macêdo, nº 71, no bairro Maurício de Nassau.

STF determina que PMDF declare perda de cargo de oficiais condenados pelos atos de 8 de janeiro

Foto aérea da lateral do prédio do STF. Ao fundo, anexo IV da Câmara dos DeputadosFoto: Antonio Augusto/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) declare a perda dos cargos públicos de cinco ex-integrantes da cúpula da corporação condenados pela Primeira Turma da Corte por omissão nos eventos que resultaram na depredação dos prédios na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.    

A decisão do ministro foi tomada na Ação Penal (AP) 2417, em resposta a um questionamento da PMDF sobre como implementar a decisão do STF relativa à perda de postos e patentes dos oficiais militares, diante de regras constitucionais aplicáveis à categoria e por se encontrarem na reserva remunerada.

Segundo o relator, com base na jurisprudência do STF, não há controvérsia sobre a possibilidade de perda do posto e da patente de oficial como consequência de condenação criminal, seja por crime militar ou comum.

O ministro destacou que os réus foram condenados a penas superiores a quatro anos por crimes comuns e que suas condutas, “marcadas pela omissão deliberada no cumprimento do dever funcional”, revelam “manifesta incompatibilidade com a permanência no serviço público”.

O grupo é formado pelos coronéis Fábio Augusto Vieira, então comandante-geral da PMDF, Klépter Rosa Gonçalves, então subcomandante-geral da corporação, Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-chefe do Departamento de Operações, Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra e Marcelo Casimiro Vasconcelos.

Todos foram condenados a 16 anos de prisão pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Além disso, foi decretada a perda dos cargos públicos.

Leia a íntegra da decisão.

Caruaru registra saldo positivo de mais de 600 empregos formais no primeiro bimestre de 2026

 

Mês de fevereiro deste ano é o melhor da série histórica iniciada em 2012

Caruaru registrou a criação de 225 novos empregos formais no mês de fevereiro de 2026, acumulando um saldo positivo de 658 vagas no primeiro bimestre do ano, de acordo com dados do Caged.

Do total das 225 novas vagas de trabalho, 109 foram do segmento educacional e 41 da área de saúde. Sobre a faixa etária, 101 novos vínculos formais estão entre pessoas de 18 a 24 anos, enquanto 66 novas vagas têm a população de 40 a 49 anos.

Este desempenho empregatício é o melhor mês de fevereiro desde 2012. Já na comparação com o primeiro bimestre de 2025, o município apresentou uma expansão expressiva de 564,6% na geração de empregos formais, o que reforça a condição de Caruaru como a cidade do interior de Pernambuco que mais gera empregos formais.

“É muito bom ver Caruaru nesse ritmo. Mais do que números, estamos falando de centenas de pessoas que agora têm a segurança de um emprego formal. Esse destaque na educação e na saúde mostra que nossa cidade está crescendo onde mais importa. O melhor de tudo é ver tanto o jovem começando quanto o pessoal mais experiente voltando ao mercado. É Caruaru mostrando sua força”, comemorou o secretário da Sedetec, Jaime Anselmo.