Ancelotti garante que empate na estreia da Copa não abala confiança

São Paulo (SP), 09/06/2025 - Técnico da seleção brasileira de futebol, Carlo Ancelotti, durante entrevista coletiva. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O técnico Carlo Ancelotti foi sucinto na entrevista coletiva que concedeu no MetLife Stadium, em Nova Jersey, após o empate da seleção brasileira com Marrocos, por 1 a 1, na estreia da Copa do Mundo. Apesar da cara fechada e de respostas mais curtas que o usual, o italiano garantiu que a confiança do elenco segue inabalada.

“O primeiro tempo foi difícil. A equipe estava ansiosa, com muitas bolas perdidas. Fizemos um segundo tempo muito melhor. O resultado não é mau. A Copa não se ganha no primeiro jogo”, comentou o treinador.

“A confiança é total. No futebol, nem tudo sai perfeitamente. A estreia, por muitas razões, pode não sair como se quer. O objetivo é classificarmos, passarmos da fase de grupos e melhorarmos com o tempo”, acrescentou.

Durante a entrevista, Ancelotti foi questionado sobre as escolhas de Ibañez (que é zagueiro de ofício) para a lateral direita e Igor Thiago para o comando do ataque no time titular. Ele também teve de responder sobre a opção por manter o atacante Endrick no banco. O treinador optou por não entrar em detalhes.

“Não estou aqui para falar individualmente de jogadores. Falei que a escalação inicial não é a que termina o jogo. E quem entrou fez um bom jogo”, avaliou o italiano.

O próximo compromisso do Brasil será na sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Haiti, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pela segunda rodada do Grupo C, que tem jogos nos Estados Unidos e ainda conta com a Escócia. Segundo Ancelotti, há possibilidade de a formação titular ser diferente da que encarou Marrocos.

“[A escalação] Pode mudar, dependendo das características do rival”, resumiu.

O técnico aguarda, ao longo da semana, a presença de Neymar aos treinos. O atacante se recupera de uma lesão na panturrilha direita e ainda não foi a campo desde a convocação para a Copa.

Brasil sofre com Marrocos e estreia na Copa do Mundo com empate

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group C - Brazil v Morocco - New York/New Jersey Stadium, East Rutherford, New Jersey, U.S. - June 13, 2026 Brazil's Marquinhos in action with Morocco's Achraf Hakimi REUTERS/John Sibley

A caminhada em busca do hexa da Copa do Mundo iniciou dramática para o Brasil. Neste sábado (13), a seleção verde e amarela empatou por 1 a 1 com Marrocos no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Essa foi a partida de abertura do Grupo C, que ainda tem Haiti e Escócia. As duas seleções ainda se enfrentam na rodada.

A expectativa era de um confronto difícil. Se a equipe brasileira ocupa o sexto lugar do ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a marroquina aparece logo atrás e vem de uma semifinal no último Mundial, no Catar.

A seleção de Carlo Ancelotti foi dominada na maior parte da etapa inicial e sofreu o gol, em contra-ataque veloz dos africanos. O time brasileiro não se encontrava em campo e errava muito. Vinícius Júnior, porém se destacava. Parecia mais à vontade no jogo e em jogada individual empatou com um belo gol.

O Brasil até teve maior presença ofensiva nos 45 minutos finais, mas sem eficiência suficiente. Mudanças no time no segundo tempo melhoraram a saída de bola e deram mais volume de jogo para a Seleção, mas não o suficiente para virar o jogo. Em um confronto que prometia ser muito equilibrado, a lógica prevaleceu.

Fim do mistério

Ancelotti fez mistério ao longo da semana e evitou dar pistas da escalação nos 15 minutos diários aos quais a imprensa tinha acesso nos treinos. As maiores dúvidas foram sanadas cerca de uma hora e meia antes de a bola rolar, com a divulgação dos titulares. A opção foi por Ibañez no lugar de Wesley, cortado por lesão, e de Igor Thiago no comando do ataque.

Primeiro tempo no lucro

A partida iniciou com Marrocos no controle das ações. A seleção africana ocupou o campo de ataque e pressionou a saída de bola, aproveitando o nervosismo do Brasil, que encontrava dificuldades para trocar passes e cometia erros em sequência. Em 15 minutos, os Leões do Atlas (como é conhecido o time marroquino) já tinham seis chutes, ainda que nenhum de grande perigo, e mais de 55% de posse.

Quando os brasileiros pareciam se encontrar no jogo, veio o gol marroquino. Aos 20 minutos, Bilal El Khannous desarmou Lucas Paquetá, que não conseguiu dominar o passe forte de Ibañez, e deu início ao contra-ataque. O também meia Brahim Diaz recebeu pelo meio e lançou Ismael Saibari. O atacante superou a dupla de zaga na velocidade e tocou por cobertura, na saída de Alisson.

O gol deixou o Brasil ainda mais tenso em campo, sem conseguir ajustar a marcação, frágil e lenta. Marrocos aproveitou e sufocou o time de Ancelotti na defesa. Para complicar, Ibañez e Casemiro receberam cartões amarelos e ficaram pendurados, sob risco de expulsão.

Parecia que somente a qualidade individual recolocaria a seleção brasileira no jogo. E ela veio com Vinícius Júnior. Aos 31, o camisa 7 recebeu do volante Bruno Guimarães na área pela esquerda, driblou o meia Neil El Aynaoui e bateu forte e cruzado para deixar tudo igual. Um belo gol em Nova Jersey.

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Group C - Brazil v Morocco - New York/New Jersey Stadium, East Rutherford, New Jersey, U.S. - June 13, 2026 Morocco's Achraf Hakimi embraces Brazil's Vinicius Junior after the match REUTERS/Dylan Martinez
Melhor do Brasil no jogo, Vinícius Júnior buscou empate com golaço. Empate refletiu o equilíbrio dos dois times. Foto: REUTERS/Dylan Martinez/Proibida reprodução

Mais calmos, os brasileiros conseguiram equilibrar o jogo e trocar mais passes. Marrocos não abdicou do ataque, mas a partida perdeu intensidade. A melhor chance antes do intervalo foi um voleio de Lucas Paquetá, dentro da área pela direita, após cruzamento de Douglas Santos pela esquerda, que o goleiro Yassine Bono defendeu.

Brasil melhora

Para o segundo tempo, Ancelotti trocou os amarelados Ibañez e Casemiro para entradas de Danilo e Fabinho. Mais ligado, o Brasil voltou do intervalo se lançando a frente, conseguindo diminuir o espaço de Marrocos. Aos seis minutos, na sequência de uma cobrança de lateral rápida pela esquerda, Igor Thiago recebeu na área e chutou forte, em cima de Bono, que espalmou no susto. Foi o único lance de perigo do camisa 25 na partida.

Atrás de mais mobilidade no setor ofensivo, o técnico italiano fez outras duas mudanças, tirando Igor Thiago, que errou praticamente tudo no jogo, e Lucas Paquetá. No lugar deles, entraram Matheus Cunha e Luiz Henrique. Por fim, Bruno Guimarães deu lugar a Danilo Santos.

Com as alterações, o Brasil tomou conta do campo marroquino, mas sem conseguir acertar o último passe, ou seja, concluir com efetividade. Rafinha, outro que acertou pouco na partida, ainda teve a chance da redenção na reta final do jogo. Recebeu de Vinícius Júnior na grande área, com espaço, mas não acertou em cheio o chute, que parou nas mãos de Bono.

Nos instantes finais, os Leões do Atlas ainda obrigaram Alisson a duas grandes defesas. Primeiro, em chute de El Aynaoui de fora da área. Depois, antecipando-se ao atacante Ayoube Amaimouni no rebote na pequena área, salvando a seleção canarinho da derrota.

O próximo compromisso será na sexta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Haiti, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. No mesmo dia, mas às 19h, Marrocos pega a Escócia no Gillette Stadium, em Boston.

São João e Copa do Mundo se encontram em Caruaru com transmissão da estreia do Brasil no Pátio de Eventos e Polo Azulão

O clima de São João e a paixão pelo futebol vão se encontrar neste sábado (13) no Maior e Melhor São João do Mundo, em Caruaru. A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo será transmitida em telões instalados no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga e também no Polo Azulão, permitindo que o público acompanhe a partida sem deixar a festa.

No Pátio de Eventos, a programação começa com o show de Zé Vaqueiro. Em seguida, os forrozeiros e torcedores poderão assistir juntos à estreia do Brasil na competição mundial. Logo após o apito final, a festa continua com Bell Marques, Alok e Guilherme Topado.

No Polo Azulão, a programação também será adaptada para receber os torcedores. A cantora Riáh abre a noite, seguida da transmissão da partida da Seleção Brasileira. Após o jogo, a programação musical continua com apresentações do mestre Azulão e convidados, Anastácia e Daniel Gonzaga, Marcos Mercury e Mestrinho.

Com transmissão simultânea em dois dos principais polos da festa, caruaruenses e visitantes poderão acompanhar a estreia do Brasil sem abrir mão da programação do Maior e Melhor São João do Mundo.

IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz primeiro teste preparatório do Censo Demográfico 2022, na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.©

As inscrições para o processo seletivo simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram abertas nesta sexta-feira (12) para contratação temporária de pessoal para as atividades do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola.

Ao todo, são oferecidas 8.238 vagas para pessoas com nível médio, distribuídas em cinco funções:

Agente censitário administrativo 1.110 vagas
Agente censitário de informática 1.089 vagas
Agente operacional regional 948 vagas
Agente censitário regional 948 vagas
Agente censitário supervisor 4.143 vagas

Os contratos temporários dos aprovados terão duração de até 12 meses, podendo ser prorrogados conforme a necessidade da operação censitária.

O certame terá as seguintes modalidades de concorrência de vagas: ampla concorrência, pessoas com deficiência, pretos ou pardos, indígenas e quilombolas.

O procedimento de confirmação complementar à autodeclaração de pessoas pretas ou pardas será realizado de forma telepresencial e aplicado exclusivamente aos candidatos que, no ato da inscrição, se declararem desta forma e forem aprovados na prova objetiva.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame. O prazo se encerra às 23h59 de 1º de julho de 2026.

No ato de inscrição, o candidato deverá escolher o município onde deseja realizar a prova objetiva, conforme a previsão de vagas ofertadas e detalhadas no edital do processo seletivo.

Taxa de inscrição

O valor da taxa de inscrição é de R$ 53. O edital especifica que podem pedir a isenção da taxa os doadores de medula óssea com atestado ou laudo emitido por médico de entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, que comprove a doação; e também os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que sejam membros de família de baixa renda. Neste caso, não é necessário o envio de documentação.

Remuneração dos convocados

As remunerações dos aprovados convocados variam de R$ 2.128 a R$ 4.008, conforme a função exercida.

Os contratados também terão direito a benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e décimo terceiro salário proporcional.

Provas

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada e uma resposta correta, distribuídas pelas disciplinas por função.

Para ser aprovado, o candidato precisa ter acertado, no mínimo, 18 pontos no total da prova objetiva; e ter alcançado, no mínimo, um ponto em cada disciplina.

De acordo com o editala data prevista da prova objetiva é 27 de setembro, com duração de quatro horas.

A previsão de publicação do resultado final do processo seletivo simplificado é 18 de dezembro.

Mais de 4,3 mil crianças foram tiradas do trabalho infantil em 2025

Brasília (DF), 10/06/2025- Trabalho Infantil
Foto: CNJ

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou nesta sexta-feira (12), Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, que 4.318 crianças e adolescentes foram afastados do trabalho infantil em todo o país, em 2025.

Os afastamentos foram resultado de 10.234 ações fiscais no ano passado – o maior número da última década no enfrentamento a esse tipo de violação de direitos.

Nos primeiros quatro meses de 2026, 1.108 crianças e adolescentes foram afastados de situações de trabalho infantil.

Nos casos identificados em 2025 e nos primeiros meses de 2026, mais de 70% das crianças e adolescentes estavam inseridos em formas de trabalho infantil com graves riscos à saúde, à segurança, à moralidade e ao desenvolvimento físico e psicológico.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, as fiscalizações concentraram-se em setores tradicionalmente associados à utilização de mão de obra infantil, como comércio varejista, serviços ambulantes de alimentação, restaurantes, lanchonetes, supermercados, oficinas mecânicas e algumas atividades ligadas à indústria.

Entre as unidades da Federação que registraram os maiores números de crianças e adolescentes afastados do trabalho infantil em 2025 destacam-se Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro.

Já nos primeiros quatro meses de 2026, os maiores quantitativos de afastamentos foram registrados em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Espírito Santo.

“Os resultados alcançados ao longo de 2025 e nos primeiros meses de 2026 evidenciam que a atuação da Inspeção do trabalho constitui um instrumento essencial para a identificação, a interrupção e a prevenção do trabalho infantil, contribuindo de forma decisiva para a proteção e a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes em todo o território nacional, destacou o coordenador de Erradicação e Fiscalização do Trabalho Infantil da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Roberto Padilha Guimarães.

Para denúncias de casos de trabalho infantil, o ministério disponibiliza um cana

Cuidado, respeito e amor pelos animais marcam edição do Pet Day no bairro do Salgado

A Praça João Cabeludo, no bairro do Salgado, recebeu, nesta sexta-feira (12), mais uma edição do Pet Day, iniciativa realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. O evento reuniu serviços gratuitos voltados à saúde e à proteção dos animais, beneficiando tutores e seus pets com consultas veterinárias, vacinação, castração, feira de adoção e entrega de brindes.

A feira de adoção do Projeto Meu Amigão apresentou, no Dia dos Namorados, animais à espera de um novo amor, de um novo lar, reforçando a importância da adoção responsável e do compromisso com o bem-estar animal.

A dona de casa Raiane Maria participou da ação e levou seu pet para receber atendimento. Para ela, iniciativas como essa fazem a diferença na vida das famílias e dos animais. “Trouxe meu pet para a consulta e também para a castração. É uma ação muito importante porque ajuda quem nem sempre tem condições de arcar com esses serviços. Fui muito bem atendida e saio daqui feliz por saber que meu animal recebeu todo o cuidado necessário”, destacou.

Mais uma vez, o Pet Day reforçou o compromisso da gestão municipal com a causa animal, promovendo saúde, conscientização e qualidade de vida para os pets e seus tutores.

Governadora Raquel Lyra inaugura creche, entrega dessalinizadores para distribuir água potável e leite para população de Paranatama, no Agreste Meridional

Em mais um importante avanço na educação infantil na rede pública, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (12), o Centro de Educação Infantil Maria Silvestre da Silva, a chamada creche, em Paranatama, município do Agreste Meridional. Com investimento superior a R$ 5 milhões em infraestrutura adequada e mobiliário, a unidade vai atender crianças desde os quatro meses de idade até os cinco anos e 11 meses. Foram entregues ainda cinco sistemas de dessalinização para acesso de moradores à água potável no meio rural, em parceria com o governo federal, além da inauguração do programa Leite para Todos, beneficiando 264 famílias em situação de vulnerabilidade social no município. A gestora ainda realizou o repasse de dois ônibus escolares, totalizando 11 unidades na cidade, com investimento de R$ 4 milhões.

“Chegamos aqui em Paranatama com um pacote de ações que incluem educação, segurança alimentar e hídrica. Nesta creche, as crianças terão a oportunidade de se desenvolver, ter cinco refeições por dia, aprender com segurança e garantia do cuidado todos os dias. Celebramos ainda a retomada do Programa Leite Para Todos, chegando em mais uma cidade e retornando assim a liderança de Pernambuco como o maior produtor de leite do Nordeste. Além disso, entregamos cinco dessalinizadores que trarão a dignidade das pessoas em beber uma água limpa e de qualidade”, pontuou a governadora Raquel Lyra.

A creche conta com dez salas de aula, sendo duas destinadas ao berçário, três ao maternal e cinco à pré-escola com capacidade para atender até 324 alunos. Construída em uma área de 60 metros por 40 metros, a unidade dispõe ainda de bloco administrativo, playground, refeitório, horta e demais espaços planejados para oferecer conforto, segurança e qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, contou das oportunidades que surgem com a chegada da creche. “A ampliação de vagas na educação infantil representa novas chances das crianças crescerem em um ambiente seguro, moderno e preparado”, disse. Já o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira, contou do andamento das obras das creches no estado. “Temos imprimido um ritmo acelerado para entregar creches para a população, priorizando a qualidade e a educação da primeira infância”, destacou.

O prefeito de Paranatama, Henrique Góis, agradeceu os investimentos no município. “A creche vai ultrapassar gerações e levar qualidade na educação para muitas crianças, moldando a história de Paranatama significativamente”, disse. “Celebramos mais que uma obra, e sim um espaço que traz oportunidades e um futuro melhor para todos os nossos”, relatou a beneficiária Alexandra Lopes, que matriculou a filha na nova creche.

Na ocasião, a chefe do Executivo estadual entregou também cinco sistemas de dessalinização do Programa Água Doce, parceria com o governo federal que garante o acesso à água potável e de qualidade para comunidades rurais. Os equipamentos beneficiarão diretamente cerca de 500 famílias das comunidades de Olho d’Água, Catimbau, Mocóis, Mulungu e Umbuzeiro, promovendo mais saúde, dignidade e desenvolvimento sustentável para a população atendida. Com esta ação, o Governo de Pernambuco alcançou a marca de 72 dessalinizadores já entregues por meio do programa.

Além desta entrega, foi ampliado o Programa Leite para Todos, priorizando a promoção da segurança alimentar. Cerca de 264 famílias em situação de vulnerabilidade social passam a ser beneficiadas com o leite no município. Ao todo, serão distribuídos 1.848 litros de leite de vaca por semana. Com a ação, o Estado também beneficia os pequenos produtores de leite, ao comprar o produto diretamente a eles.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Moraes, explicou o impacto que as ações trazem. “Estamos trazendo duas políticas públicas indispensáveis para Paranatama: o Leite para Todos, que garante a suplementação alimentar de qualidade na mesa das famílias e fortalece o pequeno produtor, e os cinco sistemas de dessalinização que asseguram dignidade no acesso à água potável para a população”, finalizou.

O senador Fernando Dueire destacou que “com a ajuda do povo, pode-se materializar sonhos e compromissos para o futuro”. Por sua vez, o deputado federal Fernando Monteiro disse que “hoje tem fruto de uma gestão estadual que ama e cuida das suas pessoas”. Também presente, o deputado estadual Jarbas Filho falou do alcance do Governo de Pernambuco. “Essa obra a gente vê o futuro para mais de 300 crianças que vão ser impactadas diretamente”, frisou. O deputado estadual Claudiano Filho ressaltou que agradece “pelo dia de hoje, dia muito importante para Paranatama”.

Estiveram presentes no evento o deputado estadual Izaías Régis; além dos prefeitos Dr. Elton Martins (Águas Belas), Rogério Ferreira (Jatobá), Saulo Maruim (Brejão), Edson Quebra Santo (Lagoa do Ouro), Camila Souza (Iati), Júnior de Audálio (Manari), Wilson Lima (São João), Edézio Ferreira (Bom Conselho) e Arnóbio Gomes (Terezinha), e outras lideranças locais.

No Agreste Central, governadora Raquel Lyra entrega mais uma creche e fortalece educação infantil em Ibirajuba

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (12), mais um Centro de Educação Infantil (CEI) para Pernambuco, desta vez no município de Ibirajuba, no Agreste Central. Localizada na Vila do Alto São Francisco, a nova unidade que recebe o nome da educadora Arcila Ricardo de Andrade, conta com estrutura moderna e recebeu um aporte de mais de R$ 2,6 milhões.

“É muito simbólico estar aqui, na zona rural de Ibirajuba, entregando uma creche de qualidade para a população. Esse é um investimento que transforma a vida das crianças, apoia as famílias e fortalece a educação desde os primeiros anos. Estamos garantindo que o desenvolvimento chegue a todas as regiões de Pernambuco”, ressaltou a governadora Raquel Lyra que também entregou dois ônibus escolares para a gestão municipal.

A creche possui cinco salas de aula, além de ambientes pedagógicos, administrativos e de apoio, ampliando a oferta de vagas para crianças do município e contribuindo para o fortalecimento da rede pública de educação infantil. A unidade tem capacidade para atender até 162 alunos.

A entrega faz parte do programa Juntos pela Educação, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). “Pernambuco vive um momento extraordinário na educação. A entrega dessa creche representa dignidade e prosperidade para a nossa educação”, destacou Nathanael Silva, secretário executivo de Educação.

A prefeita de Ibirajuba, Maria Izalta, ressaltou a importância da entrega para a cidade. “Este é um equipamento que nunca existiu em Ibirajuba. Para se ter uma ideia, os alunos estudavam em um antigo posto de saúde construído há mais de 50 anos. Hoje, eles recebem uma creche nova”, comemorou.

Para Leidjane Ferreira, de 24 anos, moradora do Alto São Francisco, a chegada do centro de educação representa uma oportunidade especial. Ela é mãe de um menino de dois anos que será atendido pela unidade. “Estou muito feliz. Estou tendo uma grande oportunidade de trabalhar aqui e ver meu filho crescer nesse ambiente. Aqui, nós temos qualidade, segurança e conforto. Me sinto realizada”, afirmou.

Presente na solenidade, o senador Fernando Dueire afirmou que “a entrega dessa creche é mais um investimento concreto feito pela gestão estadual”, disse. A deputada estadual Débora Almeida complementou: “O Governo de Pernambuco governa para todos os municípios pernambucanos”. Por fim, o deputado estadual Jarbas Filho destacou a importância da iniciativa. “É muito trabalho, muita entrega e muitas melhorias para a população. Essa creche é a prova disso”, finalizou.

Acompanharam a entrega a diretora-presidente interina da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberta Andrade, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, os prefeitos Pité (Quipapá), Beto do Sargento (Belém de Maria), André Raimundo (Cachoeirinha) e Branco do Geraldo (Jurema), além de vereadores e lideranças da região.

Mais experiente, Vini Jr. afirma que Brasil “chega para ser campeão”

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Brazil Press Conference - New York/New Jersey Stadium, East Rutherford, New Jersey, U.S. - June 12, 2026  Brazil's Vinicius Junior during the press conference REUTERS/Dylan Martinez

A dura eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, em 2022, com gol de empate sofrido nos instantes finais da prorrogação e derrota nos pênaltis, não foi esquecida por Vinícius Júnior.

Para o atacante, a experiência negativa de quatro anos atrás serve de lição para a caminhada no Mundial que começa neste sábado (13), às 19h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey.

“Acredito que a Copa do Mundo é diferente de outras competições. E a última nos ensinou que temos de estar preparados até o último minuto do jogo. Os pequenos detalhes definem o rumo na competição. Esperamos fazer diferente e que, nesses pequenos detalhes, possamos sair na frente”, disse o camisa 7 do Brasil, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (12), no palco da estreia.

Um dos principais nomes do grupo que foi à Copa passada, Vinícius Júnior ocupou o espaço deixado pelo também atacante Neymar – fora de boa parte do atual ciclo por conta de lesões – para se tornar o protagonista do futebol brasileiro.

Decisivo para conquistas do Real Madrid (Espanha) nos últimos anos, ele ainda não conseguiu replicar o desempenho na Amarelinha.

“Este é o momento mais especial da minha carreira. Estou no meu nível físico e técnico que sempre sonhei. Eu me preparei muito bem para chegar a este momento. O [Carlo] Ancelotti [técnico] me dá tranquilidade e confiança para fazer o que fiz pelo Real aqui na seleção. Temos oito jogos para mudar essa história para o nosso país”, afirmou.

Confiante, o camisa 7 rechaçou a ideia de que o Brasil esteja abaixo de seleções apontadas como favoritas, como França, Espanha e Argentina. Nas palavras dele, “zera tudo” quando a bola rola na Copa.

“A gente chega para ser campeão. Estamos no nível das grandes equipes. Temos grandes jogadores, estamos evoluindo nos últimos meses. E o que importa é o que vai acontecer a partir de amanhã [sábado]”, projetou Vinícius Júnior, que não espera um jogo fácil diante de Marrocos, semifinalista do Mundial do Catar.

“Sem dúvidas, Marrocos melhorou muito nos últimos anos e o futebol mudou muito. Quem planeja bem os jogos, consegue competir bem. Eles têm uma excelente equipe e grandes jogadores, que estão nas grandes equipes. O [atacante] Brahim Díaz joga comigo, o [lateral Achraf] Hakimi acabou de vencer de novo a Liga dos Campeões da Europa [pelo Paris Saint-Germain, da França]. Será um grande jogo, mas o Brasil está preparado”, concluiu o atacante.

Ancelotti destaca bola parada e garante Brasil competitivo na Copa

Soccer Football - FIFA World Cup 2026 - Brazil Press Conference - New York/New Jersey Stadium, East Rutherford, New Jersey, U.S. - June 12, 2026  Brazil coach Carlo Ancelotti during the press conference REUTERS/Dylan Martinez

O técnico Carlo Ancelotti passou a semana sem dar pistas de quem vai a campo neste sábado (13), às 19h (horário de Brasília), contra Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey (Estados Unidos). Não foi diferente nesta sexta-feira (12). O italiano, porém, admitiu que a bola parada será uma arma importante do Brasil para a estreia na Copa do Mundo.

“Há uma estatística de que 30% dos gols saem de bola parada. Este é um aspecto importante no futebol moderno. Temos bons cobradores de escanteios e bons cabeceadores. Podemos aproveitar”, disse o treinador, em entrevista coletiva realizada no palco da partida de sábado, válida pelo Grupo C, que ainda tem Haiti e Escócia.

A última temporada europeia deixou evidente a importância do fundamento. O Arsenal fez 69 gols na campanha do título do Campeonato Inglês, sendo que 28 deles, ou seja, cerca de 40% do total, surgiram em lances de bola parada, principalmente em cobranças de escanteio: foram 18 gols dessa maneira.

O zagueiro Gabriel Magalhães, titular do Arsenal e do Brasil, anotou três gols e deu outras quatro assistências na temporada inglesa, sempre aproveitando escanteios ou faltas na área. Portanto, sete gols do Arsenal surgiram com participação direta dele. Além disso, alcançou uma média de 0,8 finalização por jogo – quase uma por partida – mesmo atuando no setor defensivo.

Sem confirmar a escalação titular de sábado, Ancelotti garantiu um Brasil competitivo para enfrentar o Marrocos. O técnico italiano afirmou que será necessário um “jogo completo” se quiser superar o time africano, semifinalista da última Copa do Mundo, no Catar.

“Marrocos é uma equipe muito bem organizada, de qualidade. Não podemos deixar nada passar defensivamente, ofensivamente ou em transição. Precisamos da bola parada forte, porque temos qualidade aí. Não há equipe pequena no futebol moderno”, ponderou o comandante, que não prometeu título, mas assegurou que a seleção brasileira pode enfrentar qualquer adversário do Mundial.

“Estamos convencidos que podemos competir contra todos. Nosso sentimento atual é positivo. Estamos confiantes para a Copa do Mundo”, afirmou.

Na coletiva, Ancelotti também foi questionado sobre Neymar. O atacante é o único dos 26 convocados por Ancelotti que não treinou com o grupo, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. O jogador segue tratando uma lesão grau dois na panturrilha direita.

“Neymar está trabalhando muito forte para se recuperar o mais rápido possível. A expectativa é que possa voltar ao grupo na semana que vem. Ele tem uma qualidade técnica indiscutível, experiência e o exemplo que apresenta ao grupo”, resumiu o técnico.

Ele espera contar com o camisa 10 no segundo jogo do Grupo C, diante do Haiti, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, na próxima sexta-feira (19), às 21h30.