Atividades reforçam a importância da segurança viária no município
A cada dia, o número de motocicletas aumenta nas vias e ações voltadas para a segurança no trânsito tornam-se ainda mais importantes. Por isso, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade (AMC), realiza mais uma edição do curso gratuito de Pilotagem Defensiva para Motociclistas – Módulo 1, neste mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, das 8h às 17h.
O objetivo é qualificar os motociclistas para as diversas atividades exercidas no dia a dia, com prioridade para a segurança no trânsito. A formação é uma parceria da autarquia com a Honda Motoparts.
O curso contará com momentos teóricos e práticos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário on-line disponível neste link:
https://forms.gle/ntTMVmHbtACavoqK7
É importante destacar que os inscritos no curso devem comparecer com a motocicleta própria.
No dia 25 de fevereiro, o curso será realizado no auditório da Escola de Governo, que fica na rua Silvino Macedo, n° 71, 5º andar, bairro Maurício de Nassau. Já no dia 28, as atividades serão no Porto Digital/Armazém da Criatividade, localizado na rua Jornalista Aníbal Fernandes (em frente à Praça da Criança), no centro da cidade.
Atletas e paratletas de Caruaru têm até as 23h59 deste domingo (22) para realizar a inscrição no programa Bolsa Atleta 2026. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Executiva de Esportes, oferece suporte financeiro para esportistas que representam o município em competições regionais, nacionais e internacionais.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site: selecoes.caruaru.pe.gov.br. Para participar, o candidato deve preencher o formulário eletrônico e anexar a documentação exigida no edital, conforme sua categoria (base ou rendimento).
Investimento
O Bolsa Atleta é um dos pilares que sustenta o título de Caruaru como Cidade Americana do Esporte. O auxílio é destinado à manutenção da rotina de treinamentos, aquisição de equipamentos e despesas com viagens para competições, garantindo que o talento local não seja interrompido por falta de recursos.
O secretário executivo de Esportes, Adson Leonel, reforça a importância de não deixar a inscrição para a última hora. “Este é um investimento direto no capital humano do nosso esporte. O programa garante que nossos atletas levem o nome de Caruaru para os pódios de todo o mundo com as condições de preparação adequadas”, destaca o secretário.
Serviço
O quê: Inscrições para o Programa Bolsa Atleta 2026.
Prazo: Até domingo, 22 de fevereiro, às 23h59.
Inscrições: selecoes.caruaru.pe.gov.br.
Público: Atletas e paratletas de categorias de base e rendimento residentes em Caruaru.
Estado encerrou o último ano com redução de 25% na taxa de desocupação, na comparação com 2024
Pernambuco encerrou 2025 com o menor percentual de desocupação desde 2014. O estado registrou 8,7% da força de trabalho desocupada no ano passado, resultado 25% inferior ao observado em 2024. O índice representa uma queda de 2,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O resultado da PNAD Contínua é o espelho de um Estado que só avança. Fechamos o ano de 2025 com a menor taxa de desocupação em mais de uma década, e isso não é por acaso. Esse quadro é fruto do trabalho de uma equipe engajada em garantir que Pernambuco seja uma terra atrativa para empreendedores e geradora de oportunidades. Hoje temos menos pessoas desempregadas e o maior crescimento médio da renda no Brasil. Isso materializa a transformação na vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti, “os dados confirmam que Pernambuco está no caminho certo”. E completa: “Temos trabalhado para fortalecer o ambiente de negócios, atrair investimentos e ampliar as oportunidades de qualificação profissional. A redução do desemprego é resultado de uma política consistente de desenvolvimento econômico e geração de empregos”,observou.
O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca, ressaltou o que a evolução dos números representa na vida prática da população. “Os dados da PNAD mostram que Pernambuco está reagindo com força. Reduzimos o desemprego de 16% para 8,7% — a maior queda do Brasil — e isso significa milhares de pernambucanos voltando a ter dignidade, renda e esperança. Esse resultado é fruto do trabalho sério do Governo de Pernambuco, com qualificação profissional alinhada ao mercado, apoio ao empreendedorismo e políticas públicas que colocam as pessoas no centro”, disse.
De acordo com a pesquisa, o número de pessoas desocupadas no Estado teve redução de 16,9% no último ano, entre o quarto trimestre de 2024 e o quarto trimestre de 2025. Em números absolutos, isso representa aproximadamente 74 mil pernambucanos a menos em situação de desemprego em relação ao ano anterior.
Ao longo de 2025, a tendência de melhora se confirmou trimestre a trimestre. Nos últimos três meses do ano, a taxa ficou 2,8 pontos percentuais abaixo da registrada no primeiro trimestre, o que representa uma redução acumulada de 24% ao longo do ano.
OCUPAÇÃO – Segundo o IBGE, o número de pessoas ocupadas em Pernambuco passou de 3.637.000 no quarto trimestre de 2024 para 3.768.000 no quarto trimestre de 2025. O aumento representa 130.980 pessoas a mais com emprego formal ou informal no período.
RENDIMENTO – O rendimento médio habitual também apresentou avanço. Em 2025, o salário médio no Estado foi de R$ 2.666,00, um crescimento de 6% (R$ 152,00 a mais) em relação ao ano anterior.
Na comparação com o início da gestão, o crescimento acumulado chega a 31% — o maior do Brasil — representando R$ 633,00 a mais no rendimento médio dos pernambucanos. A PNAD também revela queda no número de pessoas que haviam desistido de procurar emprego por falta de oportunidades. Esse contingente caiu 8,6% em relação ao ano anterior, passando de 225.874 para 207.927 pessoas.
PNAD CONTÍNUA – Conforme define o IBGE, a pesquisa acompanha as flutuações trimestrais e a evolução da força de trabalho no curto, médio e longo prazos, além de produzir informações essenciais para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país. A unidade de investigação é o domicílio, e os dados geram indicadores trimestrais sobre o mercado de trabalho, além de informações anuais sobre temas suplementares permanentes.
O Governo de Pernambuco convocou 727 analistas de psicologia educacional aprovados em seleção simplificada para atuar nas escolas da rede estadual, garantindo a presença de um psicólogo em cada unidade de ensino. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20). Com a chegada dos profissionais, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) amplia as ações do projeto EntreLaços, voltado à promoção da saúde mental e à prevenção e ao enfrentamento das diferentes formas de violência no ambiente escolar.
Com a convocação, a rede estadual de ensino salta de 361 para 1.088 psicólogos, distribuídos entre as escolas da rede estadual, os Núcleos de Atenção Psicossocial às Escolas (Napse), o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) e a sede da SEE. “Esse é mais um importante investimento do programa Juntos pela Educação e toda escola da nossa rede vai contar com um psicólogo à disposição para ajudar os estudantes, professores e todos os profissionais de educação no seu desenvolvimento e bem-estar. Nós, do Governo do Estado, damos às boas-vindas aos novos servidores que ajudarão a fazer a educação de Pernambuco ainda melhor”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Os psicólogos atuarão diretamente na criação de espaços de escuta, orientação e prevenção, apoiando estudantes, famílias e equipes escolares em situações de vulnerabilidade ou conflitos. As escolas indígenas, que adotam modelo de gestão próprio, serão contempladas conforme manifestação de interesse, com a designação de analistas de psicologia educacional apenas às unidades escolares que considerarem necessária a atuação desse profissional.
“Os profissionais convocados vêm fortalecer a rede estadual em mais uma ação do Programa Juntos pela Educação e serão distribuídos nas escolas de todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado”, reforçou a secretária executiva de Gestão de Pessoas da SEE, Rafaela Ramos.
Os candidatos convocados deverão comparecer à GRE para a qual realizaram a inscrição, em até cinco dias úteis, para apresentação da documentação de contratação, descrita no edital de seleção. Os convocados que não apresentarem a documentação no prazo estabelecido serão considerados desistentes, sendo automaticamente excluídos do processo seletivo simplificado.
A seleção foi realizada por meio de Avaliação de Títulos e Experiência Profissional, conforme critérios estabelecidos no edital, publicado em outubro de 2025. A iniciativa integra o programa Juntos pela Educação, que contempla um investimento de mais de R$ 5,5 bilhões no setor e tem como foco a ampliação e qualificação do quadro de profissionais da rede estadual.
Foto 1 – Laura Martins/SEE Foto 2 – Divulgação/SEE
À frente da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, o secretário Renato Lyra consolida uma gestão marcada por responsabilidade, eficiência e compromisso com a causa animal. Aliando organização administrativa e sensibilidade social, tem conduzido transformações relevantes, fortalecendo políticas públicas estruturantes e garantindo resultados concretos para o município.
Entre os avanços históricos está a reestruturação da AME Animal, que conseguiu zerar uma fila antiga de castrações, representando um marco no controle populacional responsável e na prevenção de zoonoses. Soma-se a isso a implantação inédita de plantão emergencial durante o feriado de Carnaval, assegurando atendimento mesmo em período festivo e ampliando a proteção aos animais.
Mesmo diante das atribuições administrativas da pasta, o secretário mantém presença ativa nas ruas, acompanhando denúncias e, em diversas situações, participando pessoalmente de resgates de animais em situação de vulnerabilidade. Segundo a secretaria, essas iniciativas demonstram que Caruaru constrói uma base sólida para avanços ainda maiores na política pública de proteção e bem-estar animal.
Mudança ocorre dentro da linha sucessória do Executivo municipal
O vereador Jorge Quintino (PODE) assumirá, de forma interina, a Presidência da Câmara Municipal de Caruaru no período de 26 de fevereiro a 1º de março. A medida ocorre em razão do afastamento temporário do presidente da Casa, Bruno Lambreta, que estará à frente da Prefeitura de Caruaru durante esses dias.
A mudança se insere na linha sucessória do município. O prefeito Rodrigo Pinheiro estará em recesso, enquanto a vice-prefeita Dayse Silva cumprirá missão institucional no Chile, representando oficialmente a gestão municipal. Diante desse cenário, Bruno Lambreta será conduzido ao comando do Executivo e, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara, o 1º vice-presidente assume automaticamente a Presidência do Legislativo.
Durante o período de interinidade, Jorge Quintino, que é professor universitário e atual membro da Mesa Diretora, ficará responsável por conduzir as sessões plenárias, coordenar os trabalhos legislativos e administrativos e assegurar o pleno funcionamento da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A transição acontece de forma automática.
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, entrará em recesso de oito dias, a partir deste sábado (21). Durante o período, a gestão municipal será conduzida pela vice-prefeita Dayse Silva.
Dayse assumirá interinamente o comando do Executivo no período de 21 a 25 de fevereiro. No dia 26, ela cumprirá agenda internacional no Chile, em parceria com a URBAN-95, acompanhada pela secretária executiva da Primeira Infância, Iracleide de Araújo.
Em razão da missão oficial no exterior, o presidente da Câmara Municipal, Bruno Lambreta, assumirá interinamente e de forma inédita a Prefeitura de Caruaru por quatro dias, permanecendo no cargo até o retorno do prefeito Rodrigo Pinheiro, previsto para o dia 2 de março.
Ao final do expediente desta sexta-feira (20), o prefeito Rodrigo Pinheiro oficializou em seu gabinete a transição de cargos. E na próxima quarta-feira (25), está prevista na sede do palácio municipal, a assinatura da ata que oficializará o atual presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru como prefeito interino.
Atividades reforçam a importância da segurança viária no município
A cada dia, o número de motocicletas aumenta nas vias e ações voltadas para a segurança no trânsito tornam-se ainda mais importantes. Por isso, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade (AMC), realiza mais uma edição do curso gratuito de Pilotagem Defensiva para Motociclistas – Módulo 1, neste mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, das 8h às 17h.
O objetivo é qualificar os motociclistas para as diversas atividades exercidas no dia a dia, com prioridade para a segurança no trânsito. A formação é uma parceria da autarquia com a Honda Motoparts.
O curso contará com momentos teóricos e práticos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário on-line disponível neste link:
https://forms.gle/ntTMVmHbtACavoqK7
É importante destacar que os inscritos no curso devem comparecer com a motocicleta própria.
No dia 25 de fevereiro, o curso será realizado no auditório da Escola de Governo, que fica na rua Silvino Macedo, n° 71, 5º andar, bairro Maurício de Nassau. Já no dia 28, as atividades serão no Porto Digital/Armazém da Criatividade, localizado na rua Jornalista Aníbal Fernandes (em frente à Praça da Criança), no centro da cidade.
As micro e pequenas empresas (MPEs) atendidas pelo Banco do Nordeste (BNB) contrataram R$ 6,3 bilhões em 2025, distribuídos em mais de 44 mil operações. O valor representa crescimento de 3,5% em relação ao ano anterior. A média por contrato alcançou R$ 142 mil, aumento de 12,3% frente a 2024. Os dados correspondem a operações em toda área de atuação do Banco, que engloba estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Em Pernambuco, as MPEs contrataram mais de R$ 1 bilhão em quase seis mil operações.
Para o diretor de Negócios do BNB, Vandir Farias, o desempenho reflete maior confiança do empresariado no ambiente econômico regional. “Houve uma expansão do uso dos fundos garantidores FGO, FGI e FAMPE, que ampliaram o acesso das MPEs ao crédito. Além disso, o Nordeste cresceu acima da média nacional em 2025, e o Banco do Nordeste atuou como um dos principais vetores desse movimento”, afirma.
Os fundos garantidores tiveram papel decisivo no avanço das contratações, ao ampliar a cobertura de risco e facilitar a liberação de financiamentos.
“O fortalecimento desses mecanismos contribuiu diretamente para o bom resultado anual do Banco no segmento de MPEs e reforça nossa estratégia de ampliar o acesso ao crédito e apoiar o desenvolvimento produtivo da região. Entre as fontes desses fundos estão o Governo Federal e parceiros como o Sebrae”, completa o diretor.
Segundo o superintendente de MPE e Pessoa Física do BNB, André Bernard Ponte Lima, os setores de comércio (R$ 2,36 bilhões) e serviços (R$ 2,2 bilhões) lideraram as contratações.
“Esses segmentos seguem como os principais demandantes de crédito na região, acompanhando a estrutura econômica predominante nos municípios atendidos pelo Banco. Foram mais de 24 mil empresários beneficiados, contribuindo para geração de emprego e renda”, explica.
Ele destaca ainda que o Banco do Nordeste se consolidou como um dos principais financiadores das atividades de MPE em sua área de atuação por oferecer taxas competitivas, prazos ampliados e linhas especializadas, como FNE Inovação, FNE Saúde e FNE Franquia.
Formandos concluem licenciatura e bacharelado no mesmo período e ampliam possibilidades de atuação no mercado
Nesta quinta-feira (19), o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) realizou a colação de grau da primeira turma de Educação Física com dupla diplomação, licenciatura e bacharelado. O momento é histórico para o curso e para os estudantes, que passam a atuar com formação completa nas duas habilitações.
Ao todo, cerca de 15 alunos receberam os diplomas com emoção e sensação de missão cumprida. Para muitos, a formatura não representa um ponto final, mas o início de uma nova etapa.
É o caso de Marcos André, que já trabalha como educador físico e, ao mesmo tempo, se prepara para concursos na área de docência. Com a dupla formação, ele amplia as oportunidades e já planeja investir em uma pós-graduação. “Hoje eu me sinto totalmente preparado para o mercado de trabalho nas duas áreas. Então eu tenho muito a agradecer à Asces-Unita, a todos os meus professores e a todos que me ajudaram durante a minha formação. O sentimento é de gratidão por tudo que eu vivi nesses quatro anos”, afirma.
A possibilidade de concluir licenciatura e bacharelado em quatro anos passou a ser oferecida aos ingressantes a partir de 2022, conforme a Resolução 06 de 2018. A estrutura do curso é dividida em duas etapas.
Até o quarto período, os estudantes seguem uma formação comum. A partir do quinto, iniciam a etapa específica da Licenciatura e podem cursar disciplinas adicionais para também conquistar o título de bacharel.
Na prática, isso significa mais oportunidades. A Licenciatura habilita para atuar na educação básica, da educação infantil ao ensino médio. Já o Bacharelado prepara para o mercado de saúde, esportes, academias e gestão esportiva.
Para conquistar a dupla diplomação, os alunos assumiram uma carga horária maior ao longo da graduação. O esforço, segundo eles, valeu a pena.
Com quase vinte anos de história, o curso de Educação Física da Asces-Unita consolida, com essa turma pioneira, um novo capítulo. Para a coordenadora Roberta Granville, a cerimônia simboliza a entrega de profissionais ainda mais preparados à sociedade.
“Para nós da Asces-Unita é um prazer muito grande poder realizar esse rito de passagem e entregar à sociedade profissionais formados com um maior leque de possibilidades de atuação, ao mesmo tempo com maior nível de competência que o mercado pode ter e que nossa sociedade merece”, destaca.