A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), iniciou ontem a campanha global dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Em Caruaru, a programação segue até o dia 12 de dezembro com palestras, oficinas, rodas de diálogo e apresentações culturais em diversos locais do município. Nesta quinta-feira (21) um dos destaques é a aula de defesa pessoal para mulheres que será realizada no CRAS Centenário às 15h30. Para participar, basta se dirigir ao local, o acesso é gratuito. Outra ação inusitada é uma formação sobre enfrentamento à violência contra as mulheres em bares e restaurantes que será realizada no Bar Metal Beer, às 16h30. As mobilizações têm o objetivo de conscientizar e compartilhar conhecimentos sobre a prevenção da violência contra as mulheres. A primeira atividade foi realizada no Residencial Alto do Moura com uma formação sociopolítica para as mulheres da comunidade.
Em quase todo o mundo a campanha inicia no dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até dez de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A ação também passa pelo seis de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. No ano de 2003 o Brasil aderiu à campanha, porém ela inicia no dia 20 de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra, destacando os quesitos de raça e gênero por conta das mulheres negras no Brasil serem as maiores vítimas de violência machista e racista.
Nos 16 dias, a SPM irá proporcionar diversos eventos com o intuito de combater a violência contra a mulher como a roda de diálogo “Mulheres Negras e o desafio de superar a Violência” e também a primeira formação sobre enfrentamento à violência contra as mulheres junto a bares e restaurantes. No bar Metal Beer, por exemplo, serão oferecidas aulas de defesa pessoal. Outro destaque da programação é a oficina de teatro que será oferecida pelo ator Bruno Goya, o caruaruense que participou da supersérie “Onde Nascem os fortes”, exibida pela Rede Globo.
16 Dias de Ativismo
A campanha dos 16 Dias de Ativismo começou em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Desde sua primeira edição, em 1991, a campanha dos 16 Dias de Ativismo, conquistou, segundo as Nações Unidas (ONU), a adesão de cerca de 150 países.