300 policiais militares  reforçam combate ao Aedes aegypti 

A Secretaria de Saúde de Caruaru iniciou nesta terça-feira (15) uma série de capacitações com os Policiais Militares ligados ao IV Batalhão da PM de Caruaru. O objetivo é melhor orientá-los sobre o combate ao mosquito Aedes e a distinção entre os vírus da dengue, febre chikungunya e zica. As atividades devem envolver mais de 300 policiais e seguem até a próxima sexta-feira (18). As palestras ocorrerão na própria sede do IV BPM, sempre a partir das 8h.

Eles vão atuar orientando em todas as ocorrências em sua rotina de trabalho com a população a fim de que possíveis focos do vetor sejam eliminados. De acordo com Paulo Florêncio, Diretor de Vigilância em Saúde, a ajuda é muito importante e veio em boa hora. “Os policiais são formadores de opinião. A iniciativa partiu do próprio comando. Durante as palestras apresentamos todo o histórico de como o mosquito chegou, como ele se mantém e, principalmente, os pontos onde a gente pode intervir para eliminar esse ciclo reprodutivo do mosquito.”, explicou.

Ainda de acordo com Paulo Florêncio, os policiais também ajudaram em ocorrências de casas fechadas ou de difícil acesso. “É importante frisar que eles sempre trabalharam dando um apoio muito grande à Vigilância em Saúde. Então, até por ventura, em questão de imóveis fechados, nós vamos trabalhar em parceria com eles.”, declarou.

 
Caruaru já tem confirmado até a última semana 491 casos de dengue; 2.288 foram descartados e notificados foram 4.679. Quanto à Febre Chikungunya foi confirmado um caso e outro está sob investigação. Já em relação ao Zica Vírus, Caruaru não tem, até o momento, caso confirmado da doença.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *