Domingo animado nos polos culturais

O dia de São João já passou, mas isso não quer dizer que a festa acabou. Na realidade, agora é que está quente o forró em Caruru, afinal de contas, aqui é o Maior e Melhor São João do Mundo. Neste domingo, 26, teve programação o dia inteiro, com uma grande diversidade de atrações turísticas, culturais e musicais. O dia foi um dos mais movimentados em todos os polos do São João, além do grande número de turistas e visitantes que circularam nos pontos turísticos do município. No palco principal da festa, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, a noite teve de tudo, desde o forró de raiz, passando pelo sertanejo até o forró estilizado. Segundo a Polícia Militar, o público total foi de 50 mil pessoas.
 
O primeiro a se apresentar foi Erisson Porto, que cantou músicas inéditas que estarão em seu 3º CD, intitulado “De Versos”, que será lançado até o fim do ano. Com um forró do bom, Erisson recebeu o público, que chegou logo cedo para não perde nenhuma atração. Seu repertório mesclou músicas autorais com canções de ícones da música nordestina, como Luiz Gonzaga e Alceu Valença.
 
Na sequência, a dupla Amigos Sertanejos fez um show romântico. Tocando pelo 4º ano na festa, a banda fez todos cantarem os sucessos do momento. No show, uma homenagem ao cantor Cistina Araújo, que no ano passado faleceu em um trágico acidente de carro. Foi exibido um vídeo, enquanto a dupla cantou a música do artista “Cê Que Sabe”. Os vocalistas Luiz e Juarez fizeram questão de ressaltar o peso de se apresentar na festa. “É realmente incrível estar aqui mais uma vez, mas é sempre como se fosse a primeira vez. Temos um carinho enorme pelo público, é tanto que preparamos um show diferenciado para essa noite”, confessou Luís Henrique, que está na banda desde sua primeira formação, em 2008.        
 
Encerrando o domingo, a cantora Márcia Fellipe fez um dos shows mais alto astral do São João. A animação da banda agitou o público, que não parou de dançar e cantar. Essa é a segunda vez que ela se apresenta aqui em careira solo, nas duas ocasiões atraiu um grande público que admira o seu trabalho. Em coletiva à imprensa, Márcia Fellipe foi perguntada sobre o motivo de ser conhecida como “safadão de saias”, e ela explicou: “essa é uma brincadeira que surgiu, pois muita gente me compara com Wesley Safadão. Isso porque fazemos o mesmo estilo musical e levamos muita animação aos palcos Brasil a fora. Eu só tenho que ficar extremamente feliz com essa comparação, pois ele é um grande sucesso”.     
 
Mas a movimentação em Caruaru não ficou só no Pátio. Alto do Moura a movimentação começou a partir das 10h, com apresentações de Verônica Sanfoneira, Derson Luiz, Felipe França e encerrou no comecinho da noite, com a banda Soxote. A tarde teve festa na zona rural, na Vila Rafael, com o Maior Xerém com Galinha do Mundo, que também contou com diversas atrações musicais.
 
No Polo da Estação, onde fica grande parte dos palcos de apresentações culturais e artísticas, a movimentação das famílias foi intensa. No local, o público pôde visitar as casinhas da rezadeira, cartomante, búzios, raiz, cigana, casa do boi e do pífano, as feirinhas de artesanato, Espaço da Economia Criativa, Espaço Dandara, além das exposições. E a Estação foi à escolha de Onildo Gomes da Silva e Elione Fernandes da Silva, que vieram de Goiania – GO, e estão em Caruaru desde o dia 23 e devem ficar até o da 27. Eles já visitaram o Alto do Moura, o Pátio de Eventos e hoje aproveitaram o Polo da Estação. “Estamos achando maravilhoso. A Estação nos encantou bastante, com a cultura do pife e bacamarte, trios pé de serra, declamação e quadrilhas” contou Elione.
 
Também na Estação outra opção foram os bares e restaurantes, que oferecem grande variedade de comidas e bebidas, em especial as que são típicas do período junino. As atrações e shows foram realizados nos seguintes espaços: Polo Forró do Candeeiro, com a Banda Matutos do Forró, Poliana Kelly, Jô Caruaru e Trio Tabajara; Polo Azulão, com Orquestra N’Golo de Berimbal, Kardeck Lima, Gisele Coutinho e Gabi da Pele Preta; Polo das Quadrilhas, com o Arraial da Tv Asa Branca, Quadrilha Mistura Matuta, Balé Popular Avelós, Quadrilha Junina Chapéu de Couro; Polo Metre Vitalino, com os trios Chamego Bom, Verde Aveloz e Asa Branca; e Polo do Repente, com a Banda de Pífanos Cultural de Caruaru, o declamador Hiponax Vila Nova e os repentistas Raulino Silva e Ivanildo Vila Nova. 

Confira as imagens:

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *