No primeiro dia do Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste II (Muticom), nesta sexta (19), cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia de abertura no Santuário da Graça. O momento contou com a presença do bispo da Diocese de Caruaru, Dom Bernardino Marchió; da coordenadora da Pascom do Regional Nordeste II, Márcia Marques; e do bispo referencial para a comunicação, Dom Manoel Delson da Cruz.
Na conferência foi realizado um breve momento cultural, com o artista Espingarda do Cordel. O artista preparou uma declamação sobre a programação do evento e a cultura de Caruaru. O momento seguiu com uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrada pelos cristãos católicos no dia 12 de outubro.
Para Dom Delson, o Mutirão é uma oportunidade para reunir comunicadores e agentes de pastoral de comunicação para debater sobre a vida, o amor e a esperança. Segundo ele, a comunicação é um instrumento de comunhão entre as pessoas e a verdade transmitida por Jesus.
“Nós comunicamos porque vivemos e porque estamos cheios de vida, somos capazes de transbordar esse amor de Deus. Não podemos desvincular a nossa comunicação da pessoa de Jesus Cristo. A nossa comunicação deve realizar, nos dias de hoje, aquilo que Jesus Cristo fez. É instrumento e sinal do amor de Cristo na atualidade”, afirmou Dom Delson.
Na oportunidade, Márcia Marques declarou que o Muticom serve para unir agentes de comunicação e transformar as rotinas deles. Márcia é responsável pela Pastoral da Comunicação nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.
“Chegar à realização do sétimo mutirão de comunicação para o regional é um marco. Das 21 dioceses que fazem parte do nosso regional, 18 delas estão representadas aqui. É a marca do fortalecimento da Pascom. Uma pastoral mais atuante e mais firme na missão de Deus”, concluiu.
Neste sábado (20), segundo dia do evento serão realizadas oficinas e conferências na Fafica. Dentre os convidados estão os jornalistas Francisco José e Jô Mazzarolo, da TV Globo Nordeste. Na programação serão abordadas temáticas como fake news e assessoria de imprensa para pastorais de comunicação. Durante a noite haverá um momento cultural com cordel e forró pé de serra.