Memorial Mestre Luiz Antônio será inaugurado em Caruaru nesta terça-feira (20)

Caruaru contará com um novo museu a partir desta terça-feira (20). Localizado no Alto do Moura, o Memorial Mestre Luiz Antônio será inaugurado às 19h, em uma cerimônia especial com a presença do artista, que é Patrimônio Vivo de Caruaru desde 2019 e de Pernambuco desde 2021.

O espaço, que reunirá obras que retratam a trajetória do artesão, é fruto de uma parceria público-privada, na qual a Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, irá ceder apoio técnico e reforço para equipe de atendimento e manutenção do local.

Nascido em 1935, o Mestre Luiz Antônio é um artesão renomado, filho do Alto do Moura. Sua obra destaca-se por representar cenas do cotidiano nordestino e chegou a ser apresentada no Japão, com mais de 300 peças produzidas em 1986.

O Memorial Mestre Luiz Antônio fica localizado na Rua Mestre Vitalino.

Evento de adoção de cães e gatos acontece no Shopping Patteo Olinda

No dia 24 de maio, o Shopping Patteo Olinda promove a campanha “Adote um Amigo”, um evento especial para incentivar a adoção de cães e gatos resgatados. A ação acontece no Parcão do centro de compras, localizado no piso L2, das 10h às 18h

As ONGs Mundo do Marley e Associação de Proteção de Animais de Igarassu (Apaig) estarão presentes com cerca de 20 animais esperando por um novo lar. Além da adoção, o público também poderá contribuir levando doações de ração para cães e gatos, ajudando a garantir alimento para os animais resgatados.

Para adotar um pet, é necessário atender a alguns critérios: ter mais de 18 anos, apresentar comprovante de residência, documentos pessoais (RG e CPF) e passar por uma triagem realizada no local.

Livros salvam vidas – Além de levar animais resgatadas para adoção, a ONG Mundo do Marley também estará com uma ativação para coleta de doações de livros, cadernos e papéis usados. Todo material arrecadado será reciclado e o valor revertido para ajudar os animais do abrigo. O ponto de coleta já está instalado no Parcão do Shopping Patteo Olinda.

Serviço:

Evento “Adote um Amigo”

Data: 24 de maio

Horário: 10h às 18h

Local: Parcão (piso L2) – Shopping Patteo Olinda

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém deve virar Patrimônio Imaterial do Brasil nos próximos dias

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o maior teatro ao ar livre do mundo, está prestes a receber o devido reconhecimento nacional. O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 4409/2021, de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB), que declara o evento como Patrimônio Imaterial do Brasil. A proposta, que já havia sido analisada pela Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial.

Realizado anualmente na Semana Santa, desde 1968, o espetáculo acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no distrito de Fazenda Nova, município do Brejo da Madre de Deus (PE). A encenação atrai milhares de visitantes todos os anos, movimentando o turismo, a economia local e promovendo o intercâmbio cultural.

Para o deputado Felipe Carreras, o reconhecimento é uma conquista histórica. “A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é um patrimônio do nosso povo. Mais do que um espetáculo, ela representa fé, tradição e identidade. Essa conquista é de todo o povo pernambucano”, destacou o parlamentar. Com a sanção presidencial, o espetáculo será oficialmente incorporado ao conjunto de bens imateriais protegidos pelo Estado brasileiro, assegurando maior visibilidade e apoio à sua continuidade.

Blog do Magno

Pernambuco lidera número de adoções no Nordeste e permanece entre os estados que mais adotam crianças no país

O mês em que se comemora o Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, data sancionada pela Lei nº 10.447/2002, traz desafios e conquistas sobre o tema para avaliar mudanças e celebrar avanços. Segundo o último levantamento do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há hoje no Brasil 5.240 crianças e adolescentes aptos à adoção, e 33.389 pretendentes habilitados. No estado, são 879 candidatos à adoção e 134 crianças e adolescentes disponíveis para serem inseridos numa nova família.

No Nordeste, Pernambuco está em primeiro lugar em número de adoções. Em 2024, foram realizadas pelo Sistema Nacional de Adoção (SNA), 230 adoções no estado das 5.381 promovidas no Brasil. No país, Pernambuco continua entre os estados que mais realizam adoções. Dentro do contexto dos 26 estados e do Distrito Federal, ocupa a sétima posição geral.

A conta entre o número de pretendentes e crianças e adolescentes aptos à adoção como sempre não fecha, principalmente por um fator específico: a preferência por crianças mais novas. As faixas etárias com maior número de busca dos habilitados à adoção são às referentes a crianças com idades entre 2 e 4 anos, com 10.591 pretendentes, ou seja 31,7% do total, e dos 4 a 6 anos, 10.317, que corresponde a 30,8%.

Em contrapartida, dos 33.389 pretendentes, apenas 1.280 aceitam adotar crianças de 8 a 10 anos, o que equivale a 3,8% do todo. Só 2,3%, 163 pessoas, adotam adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos. Oitenta e quatro pretendentes habilitados no SNA consideram a possibilidade de se tornarem pais de jovens com idade entre 14 e 16 anos, ou seja, 0,2%.

Após os 16 anos, ser adotado no Brasil continua sendo uma tarefa quase impossível, conforme apontam as estatísticas. No país, dos pretendentes habilitados, só 72 aceitam adotar adolescentes nessa faixa etária, o que corresponde a 0,02%.No Brasil, a faixa etária entre 8 e 16 anos é que concentra o maior número de crianças e adolescentes aptos à adoção com 3.681 pessoas das 5.240 inseridas no SNA.

Pernambuco

No estado, o quadro permanece quase o mesmo do restante do país. Crianças nas faixas etárias entre 2 e 4 anos e de 4 a 6 anos representam a preferência daqueles que buscam a adoção. Dos 879 candidatos, 323 aceitam adotar crianças de 2 a 4 anos, o que equivale a 36,7%, e crianças entre 4 e 6 anos são a opção de 256 pessoas, ou seja, 29,1%.

Com idade entre 8 a 10 anos, o quadro de adoção começa a cair, quando se constata que 23 pessoas adotam crianças nessa faixa etária, um percentual correspondente a 2,6%. Acima de 16 anos, só quatro pretendentes adotariam, ou seja, 0,4%. Em Pernambuco, das 134 crianças e adolescentes aptos à adoção, 97 se encontram na faixa etária de 8 a 16 anos.

Revelando rostos e sonhos

Para tentar tornar visível a história de crianças e adolescentes numa faixa etária mais elevada, buscando essa ponte entre pretendentes e crianças e adolescentes aptos à adoção, programas foram desenvolvidos no TJPE para dar voz e imagem para esses meninos e meninas que vivem em instituições de acolhimento.

Um dos projetos pioneiros, desenvolvido pelo coordenador da Infância e Juventude do TJPE, desembargador Élio Braz, quando era juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude da Capital, foi a campanha “Adote um Pequeno Torcedor”, iniciada em 2015, desenvolvida em parceria com o Sport Club do Recife. Vídeos e desenhos das crianças eram veiculados no site do time, do TJPE, e nas partidas de futebol. A iniciativa inspirou vários clubes no país, que adotaram a mesma metodologia.

Hoje, em Pernambuco, a campanha “Adote um Pequeno Torcedor” não atua mais, mas a ação permanece ampliada com a prática da ferramenta Busca Ativa, reformulada em novembro de 2016 – por meio da veiculação de posts humanizados com perfis de cada menino e menina que vive em instituição de acolhimento – no Instagram e Facebook, promovendo, desde que foi criada, 400 adoções. Confira o perfil das crianças e adolescentes inseridos na busca ativa em nossas redes sociais: Instagram: @ceja_pe e Facebook: Ceja-PE.

“O Tribunal de Justiça de Pernambuco sempre se destacou no país pelas iniciativas de trabalhar com adoção de jovens com idade mais avançada, o que comumente se chama adoção tardia, um termo não muito próprio, mas que reflete a dificuldade das famílias em querer adotar crianças maiores. Quebramos o estigma e o preconceito de mostrar essas crianças mais velhas e jovens. Esses adolescentes têm personalidade, podem exercer o seu protagonismo, não precisam ficar escondidos. Hoje, eles podem falar, dizer o que querem, falar do desejo de encontrar uma família e ser feliz. Esse é o papel do Poder Judiciário, de colaborar no sentido de garantir uma família para todas as crianças e adolescentes que se encontram acolhidos e impossibilitados de voltar para sua família natural porque já passaram pelo processo de destituição familiar”, pontua o desembargador Élio Braz.

Atualmente, a ferramenta está inserida no Programa Ciranda Conviver, que tem por principal objetivo assegurar o direito à convivência familiar e comunitária às crianças e aos adolescentes que vivem sob acolhimento institucional, partindo da premissa de que todos darão as mãos em favor dessas crianças “invisíveis” aos olhos de muitos. O Eixo Familiar, na “roda” Buscando Famílias, desenvolve a busca ativa de pretendentes à adoção para as crianças / adolescentes que não foram vinculados a alguma família pelo Sistema Nacional de Adoção, seja em razão da idade ou por questões de saúde.

“A Busca Ativa dos pretendentes à adoção por meio do Ciranda Conviver tem se mostrado muito exitosa, sobretudo porque dá visibilidade às crianças e aos adolescentes que não foram vinculados a pretendentes pelo SNA, de modo que cada adoção realizada pela busca ativa deve ser muito celebrada. Além disso, é um canal de contato direto da população com o Judiciário, tendo em vista o alcance das redes sociais, o que representa maior abertura para a sociedade, fazendo com que, por exemplo, recentemente tenhamos recebido a manifestação de interesse de quase 400 pretendentes à adoção conjunta de cinco irmãos, o que é extraordinário”, revela a secretária da Ceja/PE, juíza Ana Carolina Avelar.

A magistrada informa que antes da capacitação para adotar uma criança ou um adolescente no TJPE, processo que não precisa de advogado ou defensor público, os pretendentes participam de reuniões com Grupos de Apoio à Adoção. “Participar desses encontros é primordial porque desmistifica conceitos e esclarece dúvidas quanto à adoção de crianças e adolescentes com diferentes perfis”, avalia.

O presidente da Associação Pernambucana de Grupos de Apoio à Adoção (Apega), Charles Leite, explica o trabalho da instituição e aborda a parceria com o TJPE. “A Apega é uma instituição formada por voluntários (as) engajados (as) com a causa, que conta com várias instituições parceiras, dentre as quais o TJPE, que realiza ações para quem busca a adoção ou já adotou. Promovemos ainda cursos e oficinas para servidores do Tribunal sobre o tema”, destaca.

Charles Leite fala sobre o significado da adoção e especifica o que é abordado nos encontros dos (as) cidadãos (âs) com os grupos de adoção e a associação. “Adotar uma criança ou um adolescente é muito mais do que um ato de amor, representa também o compromisso com a transformação de quem sonha ter uma família. Desenvolvemos com o TJPE um trabalho de escuta, de acolhimento, refletimos sobre quebra de expectativas idealizadas e focamos na construção de vínculos reais. A adoção não se encerra na sentença, ela se constrói no dia a dia com muito afeto, paciência e diálogo. É importante destacar que esse trabalho não seria possível sem o apoio incondicional do desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, coordenador da Infância e Junvetude de 2010 a 2020, do desembargador Élio Braz, além da juiza Hélia Viegas, que atuou no cargo”, observa.

Grupos de irmãos – A busca por desinstitucionalizar a criança ou o adolescente é um trabalho contínuo da Infância e Juventude do Tribunal. Adotar um grupo de irmãos também não é uma escolha comum entre os pretendentes à adoção. Visando manter os laços dos irmãos que vivem em instituições de acolhimento, a 2ª Vara da Infância e Juventude da Capital, desenvolve o Programa Famílias Solidárias, através da equipe do Núcleo de Apoio ao Cadastro Nacional de Adoção (Nacna).

A ação surgiu com a finalidade de viabilizar adoções de crianças e adolescentes pertencentes a um mesmo grupo de irmãos, quando há impossibilidade de adoção conjunta, permitindo que sejam adotados por famílias diferentes que se comprometem a manter o vínculo afetivo/fraterno entre eles. A primeira experiência ocorreu em agosto de 2012.

A iniciativa fez do TJPE referência no âmbito da conservação de laços entre irmãos em famílias acolhedoras diferentes. De seu início até o momento, acompanhou 103 crianças e adolescentes inseridos em 75 lares, formando mais de 50 grupos fraternos. São centenas de pessoas envolvidas nessa cadeia.

“A proposta leva em consideração o conceito ampliado de vínculo, estabelecendo que a manutenção do laço fraterno não está diretamente relacionada à permanência em uma mesma família. Nesse caso, estar em lares diferentes e fazer parte de famílias diferentes não significa que haverá uma fragilização ou ainda um rompimento do vínculo entre os irmãos. Tal pressuposto atende o que preconiza o artigo 28 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), alterado pela Lei 12.010/09, quando autoriza esta modalidade adotiva, destacando que na adoção de grupos de irmãos deverá se evitar “o rompimento definitivo dos vínculos fraternos”, enfatiza Élio Braz, idealizador do projeto.

O magistrado fala, ainda, dos desafios e das conquistas na área da adoção no Tribunal. “A nossa principal meta sempre foi a de conseguir buscar uma família para a criança ou o adolescente que vive numa instituição de acolhimento. Vencemos muitos desafios e críticas ao longo dos anos para implantar e implementar esses projetos, mas hoje sabemos que estávamos no caminho certo, pois estamos entre os primeiros em números de adoções no país, e continuamos nessa busca incessante pela possibilidade de um lar para essas meninas e meninos, que precisam acalentar o sonho do acolhimento, do amor, de laços de afeto, de sonhos realizados”, conclui.

Adotar é amor – Saiba mais sobre o passo a passo para o ato da adoção

O primeiro passo que a pessoa interessada em adotar uma criança e/ou adolescente no Brasil deve efetivar é acessar e fazer o pré-cadastro no site do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça. Ao finalizar esse procedimento, deve anotar/salvar o código fornecido pelo Sistema.

Na sequência, os interessados e interessadas devem buscar informações sobre os documentos e procedimentos necessários na Vara da Comarca onde você reside (por telefone ou pelo app TJPE Atende). Nas unidades judiciárias são cumpridas todas as etapas para a habilitação dos candidatos a pais e mães. É válido ressaltar que a idade mínima para se habilitar à adoção é 18 anos, independentemente do estado civil, desde que seja respeitada a diferença de 16 anos entre quem deseja adotar e a criança a ser acolhida.

Em seguida, deve ser feita a preparação de pretendentes à adoção.A capacitação de 12 horas/aula pode ser feita no formato de Ensino a distância ou presencial. Outras orientações são fornecidas pela Vara judiciária.

Concluída a preparação, deve ser realizado o requerimento de adoção. Para isso, os requerentes devem anexar o certificado de conclusão do curso e os demais documentos indicados pela unidade judiciária. O protocolo é efetuado no setor de Distribuição de cada comarca.

Após o trâmite processual, se o pedido for acolhido pelo juiz ou juíza, o nome dos requerentes serão inseridos no Sistema Nacional de Adoção. Quando for encontrada uma família para uma criança ou adolescente, inicia-se a fase de aproximação e convivência.

Verificada a viabilidade da adoção pela equipe técnica da unidade judiciária, o juiz ou a juíza dá a sentença, determinando que seja feito um novo registro de nascimento e que seja cancelado o anterior.

General é advertido durante audiência de testemunhas da trama golpista

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF

O general de Exército Marco Antônio Freire Gomes foi advertido nesta segunda-feira (19) no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Alexandre de Moraes durante audiência das testemunhas arroladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelas defesas dos réus do núcleo 1 da trama golpista, formado pelo ex-presidente e mais sete denunciados pela procuradoria. O depoimento terminou por volta das 18h30.

Moraes questionou se Freire Gomes estaria mentindo ao não repetir o trecho do depoimento prestado à Policia Federal no qual afirmou que o almirante Almir Garnier, então comandante da Marinha, teria se colocado à disposição de Bolsonaro durante a reunião na qual um estudo jurídico foi apresentado para embasar a trama golpista que impediria a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.

“O senhor falseou a verdade na polícia ou está falseando aqui.”, afirmou Moraes.

Em seguida, o general disse que “em 50 anos de Exército, jamais mentiria” e esclareceu que Garnier falou que “estava com o presidente”, mas que não caberia a ele interpretar o objetivo da declaração.

Voz de prisão

Freire Gomes negou que tenha dado voz de prisão a Jair Bolsonaro durante reunião na qual teria sido sugerida a adesão das tropas à tentativa de golpe.

O general confirmou que Bolsonaro apresentou na reunião, cuja data não soube precisar, um estudo com propostas de decretação de um Estado de Sítio e de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no país.

“Não aconteceu isso [voz de prisão], de forma alguma. Eu alertei ao presidente que se ele saísse dos aspectos jurídicos, além de não concordamos com isso, ele seria implicado juridicamente”, afirmou.

Circo
Durante a audiência, Moraes se irritou com o advogado Eumar Novak, responsável pela defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Após o advogado repetir o mesmo questionamento sobre a participação de Torres em reuniões com a presença do general Freire Gomes, Moraes disse que a defesa não pode tentar induzir as testemunhas.

“Não estamos aqui para fazer circo. Não vou permitir que Vossa Excelência faça circo no meu tribunal. Não adianta ficar repetindo seis vezes a mesma pergunta”, disse.

Audiência

O depoimento do general foi encerrado por volta das 18h30. A próxima oitiva será na quarta-feira (21), quando o ex-comandante da Aeronáutica Batista Júnior será ouvido pelo ministro.

Entre os dias 19 de maio e 2 de junho, serão ouvidas 82 testemunhas indicadas pela procuradoria, que faz a acusação, e pelas defesas dos acusados.

Após os depoimentos das testemunhas, Bolsonaro e os demais réus serão convocados para o interrogatório. A data ainda não foi definida.

A expectativa é que o julgamento que vai decidir pela condenação ou absolvição do ex-presidente e dos demais réus ocorra neste ano. Eles respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Núcleo 1
Os oito réus compõem o chamado “núcleo crucial” do golpe, o núcleo 1, tiveram a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março. São eles:

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Cerca de 20 milhões ainda não declararam Imposto de Renda em 2025

Brasília (DF), 20/03/2025 - Quem precisa declarar o Imposto de Renda
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A 11 dias do fim do prazo, cerca de 20 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Até as 18h16 desta segunda-feira (19), 26.693.209 contribuintes tinham enviado a Declaração Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal. O número equivale a 57,78% do total esperado para este ano.

Segundo a Receita Federal, 64,9% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 19,2% terão que pagar Imposto de Renda e 15,9% não têm imposto a pagar, nem a receber. A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (83,3%), mas 11% dos contribuintes recorrem ao preenchimento online, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 5,8% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.

Um total de 48,1% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usaram a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 56,4% dos envios.

Desde 1º de abril, a declaração pré-preenchida passou a ser baixada com todos os dados disponíveis. O abastecimento dos dados da declaração pré-preenchida atrasou neste ano por causa da greve dos auditores fiscais da Receita.

O prazo para entregar a declaração começou em 17 de março e termina às 23h59 do dia de 30 de maio. O programa gerador da declaração está disponível desde 13 de março.

Brasília (DF), 21/03/2025 - Arte para matéria sobre Imposto de Renda. Imposto de renda com máscara. Arte/Agência Brasil

A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física neste ano, o que representará acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.

As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, são obrigadas a declarar. As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

Bolsa atinge novo recorde histórico e se aproxima dos 140 mil pontos

São Paulo (SP), 19/05/2025 - Pregão da B3. Foto: B3/Divulgação

Num dia de notícias ruins para os Estados Unidos, a bolsa de valores atingiu um novo recorde histórico, aproximando-se dos 140 mil pontos. O dólar recuou após o rebaixamento da nota da dívida pública norte-americana e com falas do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta segunda-feira (19) aos 139.636 pontos, com alta de 0,32%. Por volta das 14h30, superou a marca de 140,2 mil pontos e atingiu o maior nível da história. No entanto, desacelerou nas horas seguintes, sem deixar de manter a alta e de renovar o recorde de fechamento pela terceira sessão seguida.

O mercado de câmbio teve um dia mais instável. O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,655, com recuo de R$ 0,014 (-0,25%). A cotação chegou a abrir em alta, mas passou a cair após a abertura dos mercados norte-americanos, que ainda refletiam a retirada da nota triplo A da dívida pública dos Estados Unidos pela agência de classificação de risco Moody’s.

Em maio, a moeda norte-americana cai 0,38%. Em 2025, a divisa recua 8,49%.

Tanto fatores internos como externos influenciaram o mercado financeiro. O dólar perdeu força em todo o planeta após o rebaixamento da Moody’s, anunciado na noite de sexta-feira (16), após o fechamento das negociações. No entanto, outras moedas fortes, como o euro e a libra, subiram nesta segunda-feira, refletindo a notícia.

No Brasil, o presidente do Banco Central (BC) disse que o órgão não tem a intenção de reduzir a Taxa Selic, juros básicos da economia, enquanto as expectativas de inflação para o médio prazo não estiverem ancoradas. A declaração ajudou a segurar o dólar porque a diferença entre os juros altos no Brasil e taxas menores no exterior ajuda a atrair fluxo financeiro para o mercado financeiro brasileiro.

Ex-coordenador da PRF confirma ações para barrar eleitores em 2022

Palácio do Supremo Tribunal Federal na Praça dos Três poderes em Brasília

O ex-coordenador de inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Adiel Pereira Alcântara confirmou nesta segunda-feira (19) a realização de ações de “policiamento direcionado” para barrar o trânsito de eleitores petistas durante o segundo turno das eleições de 2022.

Adiel foi ouvido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como testemunha de acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete denunciados.

Segundo o ex-coordenador, houve ordens de ex-diretores da PRF para as blitze de policiamento direcionado e cobrança para que ônibus fossem parados pelos policiais. “Estavam criando uma polícia de governo, e não de Estado”, afirmou.

O ex-coordenador também disse que parte do efetivo da PRF não concordava com o vínculo que foi criado com o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Grande parte do efetivo não via com bons olhos esse vínculo com a imagem do ex-presidente. Ele participava de motociatas com motocicletas da PRF e postava mensagens das apreensões da PRF”, comentou.

Relatórios

O agente de inteligência Clebson Ferreira de Paula Vieira também prestou depoimento. Ele trabalhou no Ministério da Justiça na gestão do ex-ministro Anderson Torres.

Vieira foi responsável pela produção de relatórios de inteligência para embasar as operações da PRF.

Segundo ele, a pesquisa foi solicitada por Marília Alencar, secretária da inteligência do ministério, e denunciada pela trama golpista.

Ao ministro Alexandre de Moraes, Vieira disse que ficou “apavorado” ao tomar conhecimento que os levantamentos eram feitos para embasar as blitze ilegais. “À época, eu fiquei apavorado porque uma habilidade técnica foi utilizada para uma tomada de decisão ilegal”, afirmou.

O depoente também confirmou que foram realizadas operações em cidades “sem relevância de fluxo de trânsito”. “O que aconteceu no segundo turno, eu sabia que ia acontecer. Por raciocínio, não por provas”, comentou.

Depoimentos

Entre os dias 19 de maio e 2 de junho, serão ouvidas 82 testemunhas indicadas pela acusação e as defesas dos acusados.

Após os depoimentos das testemunhas, Bolsonaro e os demais réus serão convocados para o interrogatório. A data ainda não foi definida.

A expectativa é de que o julgamento que vai decidir pela condenação ou absolvição do ex-presidente e dos demais réus ocorra neste ano.

Eles respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Núcleo 1

Os oito réus compõem o chamado núcleo crucial do golpe, o Núcleo 1, e tiveram a denúncia aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF em 26 de março. São eles:

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022;
Augusto Heleno, general de Exército, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Em Brasília, prefeito Sérgio Colin reforça parcerias com a governadora Raquel Lyra em defesa de Toritama

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (MDB), iniciou sua agenda oficial em Brasília com uma reunião estratégica ao lado do vice-prefeito Gil Custódio (PP), com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e com o secretário da Casa Civil Túlio Vilaça, reafirmando a parceria entre o município e o Governo do Estado.

Durante o encontro, o prefeito agradeceu o apoio ao Festival do Jeans de Toritama, considerado o maior de todos os tempos, e destacou o impacto positivo do evento, que consolidou a cidade como referência nacional no setor da moda e do empreendedorismo.

A reunião também foi oportunidade para apresentar demandas prioritárias para o desenvolvimento do município. Sérgio Colin ressaltou a necessidade de reforço no abastecimento de água, a importância da agilidade na construção da nova escola estadual e a viabilidade de uma creche. O gestor também solicitou atenção especial às obras da BR-104 e ao reforço do policiamento na cidade.

“O diálogo com a governadora Raquel Lyra é sempre muito positivo. Temos uma parceira comprometida com o desenvolvimento de Toritama e de Pernambuco. Seguimos juntos, com responsabilidade e planejamento, buscando mais avanços para nossa cidade”, afirmou o prefeito, que cumpre uma extensa agenda de compromissos ao longo da semana na capital federal.

Prefeitura de Caruaru empossa nova formação do Comitê das Crianças

A Prefeitura de Caruaru realizou, nesta segunda-feira (19), a cerimônia de posse da segunda formação do Comitê das Crianças do município. O encontro aconteceu na sala de monitoramento da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Rodrigo Pinheiro e da vice-prefeita Dayse Silva, além de secretários municipais. A ação foi promovida pela Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), em parceria com a Secretaria Executiva da Primeira Infância (SEPI). Vinte crianças, com idades entre 4 e 11 anos e 11 meses, foram escolhidas por sorteio no dia 5 de abril de 2025.

“Mais uma posse do Comitê das Crianças e estamos felizes porque temos políticas públicas aqui, em Caruaru, que, de fato, valorizam a educação. E a gente só consegue valorizar a educação quando a gente enxerga todos os fatores que contribuem para que a gente tenha realmente uma educação valorizada”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Criado a partir do Decreto Municipal nº 066/2023 e renovado pelo Decreto nº 097/2024, o Comitê das Crianças tem como objetivo principal promover a escuta ativa e a participação infantil nas decisões públicas. A iniciativa visa aproximar a gestão pública das demandas do público infantil, ouvindo suas opiniões e propostas para a melhoria da cidade. O comitê representa uma estratégia de valorização do protagonismo infantil e do exercício da cidadania desde a primeira infância.

“Fico feliz com a responsabilidade de gerar expectativa na vida de tanta gente, na vida dessas crianças que aqui estão, que vão poder colaborar, que vão contribuir com a gestão. Sabemos o quanto é desafiador educar e estamos cumprindo diariamente através da Seduc, então vamos continuar com um trabalho dinâmico e tão importante para a vida dessas crianças que estão representando as milhares de crianças caruaruenses”, enfatizou a vice prefeita Dayse Silva.

A criação e manutenção do comitê refletem o compromisso de Caruaru com políticas públicas voltadas à infância. A iniciativa integra o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), estabelecido pela Lei nº 6.994/2023, que prevê ações de curto, médio e longo prazo para garantir um desenvolvimento integral das crianças e construir uma cidade mais inclusiva e participativa para as futuras gerações.