Rodrigo Pinheiro celebra início do São João na Roça 2025 com forró raiz e valorização da cultura de Caruaru

Com trabalho, parceria e amor pela cultura de Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro deu início, nessa sexta-feira (25), a mais uma edição do São João na Roça, no Sítio Lajes. Ao lado da população, Rodrigo celebrou o início dos festejos juninos levando segurança, forró raiz e a valorização da cultura popular para a zona rural, ressaltando que a festa mais tradicional do Brasil começa na Capital do Forró, onde o São João é de verdade.

Em sua fala, Rodrigo agradeceu ao Governo do Estado, em nome da governadora Raquel Lyra, e ao Governo Federal, em nome do presidente Lula, pelas parcerias que fortalecem ainda mais o São João de Caruaru. O prefeito também destacou a presença do deputado federal Fernando Monteiro, doa deputados estaduais Rosa Amorim e Wanderson Florêncio, além de agradecer aos vereadores, à imprensa e a toda a equipe da Prefeitura de Caruaru, que trabalham diariamente para que a festa seja um sucesso.

“Caruaru faz o São João de verdade porque valoriza suas raízes e seu povo. Levamos cultura para a zona rural, apostamos nos nossos artistas e mostramos que tradição e inovação caminham juntas aqui. Isso é respeito com nossa história e compromisso com o futuro”, afirmou Rodrigo Pinheiro, após o corte da faixa que marcou o início oficial da festa, que teve como principais atrações da noite, os cantores Geraldinho Lins e Assisão.

O São João na Roça 2025 vai beneficiar 13 localidades da zona rural até o dia 24 de maio, com uma programação 100% composta por atrações de forró e com 65% dos artistas da própria cidade, reafirmando o compromisso da gestão de valorizar o que é da terra, além de alavancar a economia dessas localidades. A próxima parada já acontece neste sábado (26), na Vila Rafael. Já no domingo (27), a festa será em Malhada de Barreira Queimada.

Dia do Profissional da Contabilidade é registrado com palestras

A sede do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco vai estar aberta nesta segunda-feira (28) para a classe contábil participar de um evento especial em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade. Uma data que homenageia aqueles que, com discrição e precisão, sustentam os alicerces da economia nacional. Instituída em 1926 pelo senador João Lyra Tavares, esta comemoração reconhece a importância desses profissionais na gestão financeira e estratégica das organizações. São 99 anos de dedicação à transparência e gestão financeira no Brasil.

Ao longo de quase um século, a contabilidade brasileira passou por transformações significativas. A criação do curso superior de Ciências Contábeis em 1945 marcou o início de uma era de profissionalização e excelência. Em 2010, a Lei nº 12.249 oficializou a terminologia “profissional da contabilidade”, englobando contadores e técnicos, refletindo a modernização e a abrangência da área.

Atualmente, o Sistema CFC/CRCs – Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de Contabilidade – registra mais de 527 mil profissionais em atividade no Brasil, número que cresce anualmente.

Na próxima segunda-feira, esses profissionais vão poder participar de uma manhã de troca de conhecimentos e debates sobre os desafios e oportunidades da profissão, com grandes nomes da área. O presidente do CRCPE, Roberto Nascimento. Logo depois, Eduardo Amorim, à frente da área de Desenvolvimento Profissional do CRCPE, vai mediar uma palestra sobre “Oportunidades e ameaças da Reforma Tributária para o mercado contábil”, com o especialista em Reforma Tributária, Davi Gonçalves.

A partir das 10h30, vai ter uma mesa redonda sobre “IRPF – PL 1.087/2025”, com Fábio Lima, do Conselho de Fiscalização do CRCPE, Érico Xavier, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Pernambuco (SESCAP/PE) e Alexandre Albuquerque – Especialista em Direito Tributário.

Quem tiver interesse em participar, é preciso se inscrever pelo site: crcpe.org.br/sistema-de-cursos

SERVIÇO:

O QUÊ? Evento em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade

QUANDO? Segunda-feira (28)

HORA? 8h30 às 12h30

ONDE? Sede do CRCPE – Rua Carlos Gomes, 481, Prado – Recife

Festival Abril para o Teatro chega ao fim com espetáculos na rua

Últimos dias do Festival Abril para o Teatro em Caruaru. A programação encerra no próximo domingo (27) com apresentações na Praça do bairro Agamenon. A novidade na edição deste ano é uma atração internacional: o cantor português Raphaël Isenutna, que apresentará seu repertório de hip hop, trap e rap.

Para o coordenador do festival, Rafael Amâncio, a nona edição superou as expectativas. “Fechamos uma parceria com a secretaria municipal de educação e estamos com nossa plateia sempre lotada nos espetáculos infantis. O que nos dá uma felicidade imensa porque estamos trabalhando um público para prestigiar o teatro, independente de ser o nosso festival. Agora, traz uma responsabilidade, que é manter esse público no próximo quando completamos 10 edições”, destacou Rafael.

O fim de semana que encerra a programação da nona edição do Festival Abril para o Teatro conta com foco maior em apresentações em praça pública. No sábado, dois espetáculos na Praça do Bairro Agamenon, a partir das 15h: “Um Conto de Amor Nordestino”, com classificação livre, e “A Caravana da Ilusão”, com classificação para 10 anos. Às 20h, o espetáculo adulto “Só pra não Esquecer” será no Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc. No domingo, último dia do festival, a partir das 18h, na Praça do bairro Agamenon terá a premiação e logo depois o show com Raphaël Isenutna, com participação de Mago Mc (Richard Silva) e Walmir Chagas.

Os espetáculos inscritos no festival estão concorrendo nas categorias de Pesquisa e Inovação, Sonoplastia, Direção e Espetáculo, Maquiagem, Iluminação, Figurino, Cenário, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante e Ator/Atriz Revelação. O projeto é um incentivo da Lei Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal, prefeitura de Caruaru e Fundação de Cultura e Turismo, e conta com a parceria do Sesc e da União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru-PE. Fazem parte da equipe do festival Sabrina Santos e Zi Rodrigues, como assistente de produção; Valéria Saboia, que está na coordenação e produção das categorias adulto e teatro infantil.

*Serviço*

*Festival Abril para o Teatro*

Data: 22 a 27 de abril

Locais: Teatro Rui Limeira Rosal e Praça do Bairro Agamenon

Programação: https://abrilparaoteatro.wixsite.com/abrilparaoteatro

PrefTV vai transmitir ao vivo toda a programação do São João na Roça 2025

Tem início nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, a programação do São João na Roça. A PrefTV, afiliada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é a emissora oficial do São João de Caruaru e vai transmitir ao vivo, no Youtube, toda a programação da caravana que vai passar por 13 localidades na zona rural.

De 25 de abril a 24 de maio, as equipes de reportagem da PrefTV vão estar acompanhando todos os detalhes da festa nas comunidades de Lajes, Vila Rafael, Malhada de Barreira Queimada, Sítio Juá, Gonçalves Ferreira, Itaúna, Cachoeira Seca, Xicuru, Malhada de Pedra, Terra Vermelha, Taquara de Cima, Vila Peladas e Pau Santo.

Com o tema “De Fazenda à Capital do São João”, uma programação 100% de forró e 75% dos artistas caruaruenses, o São João na Roça é a festa que abre as portas do maior e melhor São João do mundo. “É compromisso da PrefTV levar a todos a grandiosidade do São João de Caruaru. Queremos garantir que cada caruaruense, esteja onde estiver, possa sentir a emoção e a cultura viva das nossas comunidades rurais”, destacou o secretário de Comunicação de Caruaru, Thiago Azevedo.

Nesta sexta-feira (25), na abertura da festa, a programação começa às 19h. Para assistir, basta ficar ligado no YouTube da PrefTV (https://www.youtube.com/@preftvof).

Prefeito Rodrigo Pinheiro visita primeiras comunidades do São João na Roça e anuncia investimentos para Lajes e o Rafael

O prefeito Rodrigo Pinheiro, ao lado da vice, Dayse Silva, e de secretários municipais, visitou, nesta sexta-feira (25), as primeiras comunidades rurais que irão receber o São João na Roça de 2025. Durante a vistoria, o chefe do executivo municipal anunciou ainda mais melhorias para a área rural do município.

Com uma gestão marcada por grandes investimentos na zona rural, o prefeito segue fazendo história. No mês de maio, Rodrigo irá entregar o novo acesso da Vila de Lajes à comunidade de Jacaré Grande. No total, 1 km de via foi pavimentado, garantindo melhoria no trânsito e mais segurança para os moradores da localidade.

“Esse era um sonho antigo, um pedido constante do nosso vereador Galego de Lajes. E agora já é realidade. De dia, conferindo as obras e à noite curtindo o maior e melhor São João, o São João de verdade, que é o de Caruaru”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro sobre a abertura do maior festejo junino do mundo, nesta sexta, na Vila de Lajes.

Além da pavimentação dessa via de acesso à Jacaré Grande, o chefe do executivo também garantiu outro investimento para Lajes: a compra de um terreno para construção de uma escola e para a ampliação do cemitério da vila. No terreno, ainda será possível garantir um espaço de lazer, que irá transformar e trazer ainda mais benefícios para a vida de quem mora na comunidade.

No Rafael, um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) está em fase de conclusão. Ademais, 250 metros de via serão calçados, da entrada da vila até o CMEI.

Prefeitura de Caruaru apoia linha de crédito da AGE voltada ao São João

Nesta sexta-feira (25), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou de uma reunião com representantes da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) para tratar do lançamento da linha de crédito “Arrasta Cred”, iniciativa voltada para fomentar a economia local durante o período junino. Estiveram presentes a vice-prefeita Dayse Silva; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo; o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti; a secretária da Fazenda, Karla Almeida; além da diretora-presidente da AGE, Angella Mochel; a superintendente de Pequenos Negócios, Roberta Meneses; o superintendente de Operações Especiais, Antônio Jácome; o gerente de Pequenos Negócios, Fábio Dourado; e o gerente de Comunicação, Marcelo Aragão.

A nova linha de crédito é destinada a empreendedores que irão atuar no São João de Caruaru, sejam eles formais ou informais. A ação visa garantir o fortalecimento dos pequenos negócios que tradicionalmente movimentam a economia da cidade nesse período, oferecendo condições facilitadas de acesso ao crédito. O programa disponibilizará até R$ 3 mil para empreendedores informais, com taxa de 0,60% ao mês e prazo de até 12 meses para pagamento.

Segundo a diretora-presidente da AGE, Angella Mochel, a iniciativa reforça o papel da instituição no desenvolvimento da economia local, sobretudo em momentos de grande movimentação como o São João. “Desenvolver a economia é importante sempre e é um dos papéis da política pública — e é o papel principal que a AGE tem. Então a gente se preocupou em trazer, e como Caruaru é sempre pioneira, trazendo o São João da melhor forma e engrandecendo, a gente começou por ele e trouxe uma linha super especial para que os empreendedores possam fazer seu trabalho, conseguir crédito para produzir fantasias, comidas típicas, a festa em si, e estarem preparados para isso e ganhar seu dinheiro. Gerando renda e trabalho, a gente constrói tudo junto”, destacou.

Para os empreendedores formalizados, o valor do crédito pode chegar a até R$ 21 mil, também com taxa de 0,60% ao mês, mas com um prazo estendido de até 24 meses. A proposta é impulsionar setores como comércio, alimentação, vestuário, artesanato e serviços, garantindo que mais pessoas possam se estruturar para aproveitar o aumento da demanda durante o São João.

O prefeito Rodrigo Pinheiro também ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da economia local. “Todo fomento é importante, principalmente nesse período, que é o principal período de movimentação econômica aqui da nossa cidade. Essa linha de crédito vem a contribuir com toda a geração de emprego e renda que a gente tem nesse período, iniciando ainda em abril, o São João de Caruaru com o São João da Roça e, claro, a movimentação maior, evidentemente, é quando se aproxima o mês de junho e durante todo o mês de junho. Então, antecipadamente, a AGE, através do Governo do Estado, em parceria também com a Prefeitura de Caruaru, vem oferecer para os comerciantes que trabalham diretamente e indiretamente com o São João essa linha de crédito, claro fomentando e gerando a possibilidade de ter mais movimentação econômica aqui na nossa cidade.”

Os interessados em solicitar o crédito devem acessar o site www.age.pe.gov.br para obter mais informações e iniciar o processo de inscrição.

Com forró raiz, segurança e valorização da cultura, Caruaru celebra início do São João 2025 no Sítio Lajes

Se, no resto do país, o São João é exclusividade do mês de junho, na Capital do Forró, a festa já começou. O São João de Caruaru 2025 teve início oficialmente nesta sexta-feira (25), no Sítio Lajes, inaugurando a etapa de São João na Roça. Com shows do Trio Fole de Ouro, Geraldinho Lins e Assisão, a noite foi um sucesso, marcada pela segurança e a valorização do forró tradicional.

Milhares de forrozeiros estiveram presentes na abertura do evento, que contou com o tradicional corte da faixa pelo prefeito Rodrigo Pinheiro e o início do calendário das Comidas Gigantes, com a Maior Mesa Junina do Mundo, além de apresentações itinerantes com a Molecodrilha e o Batalhão de Bacamarteiros 139.

“Vem sendo sucesso esse formato de descentralização do São João, antecipando, também, o calendário junino da nossa cidade. A gente sabe que shows, várias cidades conseguem fazer, mas fazer shows dando essa atenção à Zona Rural, valorizando a nossa cultura, combinar a tradição com o que há de mais atual dentro do circuito de músicas do Brasil, a gente sabe que a gente só encontra aqui em Caruaru. Por isso é que a gente diz que, em Caruaru, é que temos o São João de verdade”, celebrou o prefeito.

Nesta edição do São João na Roça, que ainda visitará 12 localidades até o dia 24 de maio, a programação é composta por 100% de atrações de forró e 65% de artistas caruaruenses. A próxima parada acontece neste sábado (26), na Vila Rafael, com shows de Trio Flor de Croatá, As Fulô e Azulinho.

*Confira a programação deste sábado (26)*

18h – Banda de Pífanos Princesa do Agreste

18h – Grupo Flor e Barro

18h – Trio Flor de Croatá

20h – As Fulô

22h – Azulinho

Imposto de Renda 2024: entenda como funcionam as deduções e como aproveitá-las

Com o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 se aproximando, muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre as deduções permitidas pela Receita Federal. Para ajudar a evitar erros e garantir economia, o contador Paulo de Tarso esclarece quais são as principais despesas que podem ser abatidas e como se organizar.

“Gastos com planos de saúde, consultas médicas, exames, internações e tratamentos odontológicos podem ser integralmente deduzidos, desde que comprovados com recibos e notas fiscais.”, explica o contador. Além disso, despesas com educação formal, como ensino infantil, fundamental, médio, superior e pós-graduação, também podem ser abatidas, com limite individual estabelecido por contribuinte ou dependente. 

Cursos livres, como idiomas e informática, não são dedutíveis. É possível abater  um valor fixo por dependente informado na declaração. Ainda de acordo com o contador, incluir dependentes pode ser vantajoso, mas também exige cuidado com a documentação de rendimentos e despesas relacionadas a eles. 

Sobre as contribuições ao INSS, inclusive de empregados domésticos, podem entrar na lista de benefícios. Além disso, quem contribui com planos de previdência privada do tipo PGBL também pode aproveitar a dedução, respeitando o limite de 12% da renda bruta tributável. Outro ponto importante são as doações feitas a fundos da criança e do adolescente, idosos, cultura, esporte e saúde podem ser deduzidas, desde que respeitem os limites legais e sejam feitas a instituições cadastradas.

Para aproveitar ao máximo as deduções, Paulo de Tarso reforça a importância de reunir e guardar todos os comprovantes. “Uma boa organização documental é fundamental para evitar problemas com a malha fina e garantir todos os benefícios fiscais a que o contribuinte tem direito”, afirma.

SERVIÇO:

CSMalta Gestão Contábil

Instagram: @csmaltacontabilidade

Pernambuco lança programa Nova História para acolhimento e cuidado de usuários de drogas em vulnerabilidade

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), lançou o programa Nova História, uma nova estratégia voltada para o acolhimento e cuidado integral de pessoas usuárias de drogas em situação de vulnerabilidade social no Estado. O programa nasce com o objetivo de fortalecer o cuidado com pessoas acolhidas por organizações da sociedade civil que, há anos, realizam esse trabalho de forma independente e sem apoio governamental estruturado. Por meio de um processo de credenciamento e habilitação, o Nova História financiará 200 vagas mensais em instituições de acolhimento voluntário, de regime residencial transitório, que funcionem de acordo com os parâmetros legais estabelecidos, promovendo reinserção social de usuários e usuárias em situação de vulnerabilidade. O investimento anual previsto é de R$ 3,6 milhões, correspondendo a R$ 1.500,00 por vaga ao mês, já contemplado no orçamento.

“O Novo História vai cuidar de muita gente no nosso Estado. É um programa direcionado para pessoas que fazem uso abusivo de drogas e que estão em situação de alta vulnerabilidade social. Serão 200 vagas por mês, em comunidades terapêuticas sérias que já fazem esse trabalho em Pernambuco, com R$ 3,6 milhões de investimento por ano. Tudo isso para cuidar das pessoas que mais precisam. A gente acredita muito na força da união e tenho certeza que essas organizações sociais, que já fazem todos os dias um trabalho dentro das suas próprias condições, vão poder fazer um trabalho muito melhor com o apoio do Governo de Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com a criação do Nova História, o Governo de Pernambuco reforça sua política estadual sobre drogas, somando esforços às ações já existentes a exemplo do Programa Atitude. Essa iniciativa, voltada ao cuidado com pessoas que fazem uso de drogas e seus familiares por meio de serviços governamentais, vem sendo completamente reestruturada e fortalecida, qualificando o seu atendimento social em quatro núcleos regionais — Caruaru (Agreste), Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana), Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana) e Recife — e continua sendo uma referência na rede estadual de atenção.

Já o programa Nova História tem como diferencial a atuação em parceria com instituições da sociedade civil, oferecendo acolhimento humanizado em ambientes seguros, estratégias de reinserção social e apoio técnico especializado às organizações credenciadas. A SAS será responsável pelo encaminhamento dos usuários e pelo monitoramento das instituições habilitadas, que deverão comprovar os requisitos legais para funcionamento.

“O programa Nova História representa um marco em nossa política sobre drogas ao reconhecer e investir no trabalho essencial pelas comunidades terapêuticas e instituições de acolhimento da sociedade civil. Estamos ampliando a nossa capacidade de oferecer um cuidado humanizado e integral, criando novas oportunidades de reconstrução de trajetórias de vida”, afirmou o secretário executivo de Políticas sobre Drogas da SAS, Yury Ribeiro.

As comunidades terapêuticas e instituições interessadas em integrar o programa Nova História podem acessar o Edital de Credenciamento, disponível no site da Secretaria de Administração (www.sad.pe.gov.br).

PE na Estrada: governadora Raquel Lyra entrega nova APE-009 em Muro Alto e reforça infraestrutura turística no Litoral Sul

Após uma completa requalificação para garantir infraestrutura turística no Litoral Sul, a nova APE-009 foi entregue pela governadora Raquel Lyra nesta sexta-feira (25), em Muro Alto, no município de Ipojuca. A obra de reestruturação da rodovia, também conhecida como Estrada de Muro Alto, foi mais um avanço do programa PE na Estrada, o maior investimento em infraestrutura viária da história de Pernambuco. A intervenção, que contou com um aporte de R$ 18 milhões, foi realizada em um trecho de 5,2 quilômetros entre a PE-009 e a Praia de Muro Alto. A via fortalece a mobilidade regional e impulsiona o turismo na região, uma das principais vocações econômicas do estado.

“É uma via que tem uma demanda turística grande, além da necessidade de mobilidade dos moradores, e estava difícil de trafegar. Agora, podemos entregar uma obra que já está servindo à população. Esse é apenas um pedacinho, estamos fazendo a PE-60 e tantas outras obras de rodovia no Litoral Sul. E, com isso, completamos um volume de investimentos para melhoria e segurança na mobilidade da região, que representa o quarto maior destino turístico do Brasil”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A estrada, que recebe em média 1.184 veículos por dia, passou por reconstrução completa, com pavimentação em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) nos trechos de maior tráfego e blocos intertravados em áreas com forte apelo turístico. A nova APE-009 também conta com ciclofaixa, melhorias no sistema de drenagem superficial e nova sinalização horizontal e vertical, garantindo mais segurança e fluidez ao tráfego local.

Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, a entrega representa um marco para a mobilidade no estado. “É um reconhecimento que o Governo do Estado faz não só a Porto de Galinhas, mas também a toda a população. As obras são feitas justamente para que possamos entregar dignidade, trabalho e possibilidade de sobrevivência para o nosso povo”, disse.

A estrada também é um dos principais acessos à Praia de Muro Alto, balneário turístico da região. O trecho restaurado beneficia diretamente moradores, condomínios e empreendimentos da região. A requalificação era um pedido antigo da população devido ao estado crítico que a APE-009 apresentava em função do desgaste natural, com buracos pela via, e da sobrecarga de tráfego.

“É importante a gente falar dessa obra e lembrar porque essa obra tinha que acontecer, tinha muito buraco aqui. Em nome da população de Ipojuca, estou aqui para agradecer de coração ao Governo de Pernambuco, que olha o que tem que ser feito pelo povo”, relatou o morador de Ipojuca, Luan Carvalho.

O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, reforçou a importância da estrada para o turismo da região. “Hoje a gente chega com a APE-009 renovada, visando a melhoria das pessoas e também do turismo, sem dúvida nenhuma, com as pessoas se sentindo à vontade com o deslocamento”, disse o secretário. O presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, também comentou sobre o fortalecimento do turismo. “Porto de Galinhas agora tem uma das principais vias da região restaurada”, registrou.

A obra corrigiu danos causados pela sobrecarga de tráfego e pela degradação do pavimento, preservando a estrutura da rodovia e garantindo sua durabilidade a longo prazo. “O turista não vai mais hesitar em vir para Porto de Galinhas. E vai voltar a ser o maior ponto turístico do país”, frisou o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana.

Já o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), Rivaldo Melo, destacou a qualidade da intervenção. “Planejamos uma solução durável, moderna e integrada ao contexto urbanístico. A nova APE-009 está preparada para suportar o fluxo intenso e as exigências de uma região com forte vocação turística”, afirmou.

A deputada estadual Simone Santana comentou sobre a parceria com o Governo do Estado. “É muito importante esse trabalho em conjunto do Executivo com o Legislativo. Estamos fazendo esse trabalho de reconstrução de Ipojuca”, afirmou. O deputado estadual Romero Sales Filho também comemorou a melhoria da estrada. “O Governo do Estado vem fazendo obras em todas as estradas de Ipojuca. E agora temos uma entrega de qualidade”, disse.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e coronel Hercílio Mamede (Casa Militar); a vice-prefeita de Ipojuca, Irmã Marinalva, e outras autoridades e lideranças locais.