O prefeito Rodrigo Pinheiro, ao lado da vice, Dayse Silva, e de secretários municipais, se reuniu, nesta quarta-feira (30), com os vereadores de Caruaru. O objetivo foi apresentar novos projetos de lei para Caruaru, garantindo o diálogo e a transparência com o Poder Legislativo, visando fazer com que Caruaru avance cada vez mais.
O prefeito apresentou o Projeto de Lei Frei Damião de Bozzano, que pretende promover o desenvolvimento do turismo religioso no município, atraindo visitantes e valorizando as manifestações culturais e espirituais locais. E também houve a apresentação do Projeto de Lei de Grandes Geradores de Lixo, que visa oferecer melhor suporte nas comunidades e diminuir deficiências para regulamentar a gestão e destinação adequada dos resíduos sólidos gerados por grandes estabelecimentos.
Rodrigo Pinheiro também propôs alterar duas leis complementares, com o objetivo de promover e viabilizar importantes equipamentos de turismo local, regional e nacional, além do Polo de Desenvolvimento Têxtil do Agreste, o Centro Vivo, a revitalização do Parque 18 de maio e a implantação de importantes empreendimentos da Alça Viária Leste (antiga Rua da Lata).
“Quando a gente autoriza empreendimentos residenciais no Centro da Cidade, a gente dá vida a esse espaço. É isso que estamos fazendo e iremos continuar a fazer na nossa cidade”, disse o chefe do executivo municipal.
Outro projeto de lei apresentado, também visando a alteração de uma lei complementar, é com relação ao licenciamento ambiental. O propósito é aperfeiçoar a utilização de mitigações, ampliar a proteção/compensação de espécies exóticas e atualizar o cálculo de replantio.
“A gente está, de fato, abrindo as portas da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. Com esta lei, flexibilizamos a compensação ambiental para além da doação de mudas. Isso porque nós já temos uma produção própria de mudas na nossa cidade. Poderemos adquirir equipamentos importantes e colocar em prática outros avanços para Caruaru”, ressaltou o prefeito.
Os projetos ainda preveem a alteração da lei de regularização de imóveis, e da ampliação e atualização da lei do Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA), conhecido como Distrito Industrial. A primeira lei está relacionada com a instalação de fachadas, muros e/ou telhados verdes para diminuir as ilhas de calor nos espaços urbanos e garantir uma maior absorção dos gases do efeito estufa. Já a ampliação e atualização do PDSA visa fomentar a sustentabilidade, aumentar a arrecadação e promover o desenvolvimento econômico e social do Agreste.
Estiveram presentes os vereadores Bruno Lambreta, Cabo Cardoso, Jorge Quintino, Ricardo Liberato, Junior Letal, Aline Nascimento, Edmilson do Salgado, Raminho Xavier, Hugo Leonardo Chaves, Lula Tôrres e Paulinho, João Neto, Edilson do MST, Silvio Nascimento, Carlinhos da Ceaca, Thiago Macaco, Anderson Correia, Galego de Lajes e Renato Lyra. Nos próximos dias, Renato Lyra irá assumir a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. Com isso, Aline Nascimento, que esteve presente nesta reunião, assumirá como vereadora.
O presidente da Câmara, Bruno Lambreta, celebrou os projetos apresentados. “Tudo muito válido e importante para Caruaru. Ficamos muito felizes em poder contribuir com o município desta forma. Em breve teremos nossa nova sede da Câmara, que também será importante para Caruaru”, destacou.
“Gostei muito do que eu vi na apresentação. Está muito bom o caminho, tem que ser assim mesmo. Vamos ter importantes equipamentos turísticos e é muito válido trabalharmos com o turismo, porque é algo que traz muito retorno, gerando emprego e renda”, afirmou o vereador Sílvio Nascimento.