Prefeitura de Caruaru realiza remoção de árvores com risco de queda e garante compensação ambiental

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, informa que neste fim de semana será realizada a remoção de árvores identificadas com risco iminente de queda em diferentes pontos da cidade, iniciando pela Avenida Agamenon Magalhães. A ação será executada pelo Departamento de Podas, visando prevenir acidentes e garantir a segurança da população.

As árvores foram avaliadas por técnicos da pasta, que constataram danos estruturais com potencial de queda, representando perigo para pedestres, motoristas e imóveis próximos.

Como parte da política de responsabilidade ambiental do município, todas as árvores removidas serão compensadas com o plantio de novas mudas de espécies nativas, contribuindo para a preservação da arborização urbana e o equilíbrio ambiental.

“A remoção é uma medida necessária para proteger vidas, mas estamos igualmente comprometidos com a sustentabilidade e a recuperação da cobertura vegetal urbana”, destacou o secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra.

PSOL Pernambuco define Ivan Moraes como pré-candidato a governador em 2026

O Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Pernambuco escolheu o nome do jornalista Ivan Moraes como pré-candidato ao governo do estado para 2026. A deliberação foi realizada na manhã deste sábado (24), na Casa Marielle Franco, sede do partido.

O presidente estadual do PSOL, Samuel Herculano, destacou que a escolha de Ivan demonstra a unidade do partido em Pernambuco. “Saímos da reunião com a unidade construída para enfrentar os desafios que se apresentam na conjuntura. A pré-candidatura de Ivan Moraes representa a comunhão do nosso partido no enfrentamento à polarização e à extrema-direita”, defendeu.

O pré-candidato ao governo de Pernambuco Ivan Moraes, após a deliberação, agradeceu a confiança do diretório e reforçou que o partido vive um momento de unidade. Ele também já indicou o horizonte que vai apontar no discurso para a disputa.

“As pessoas querem sonhar, querem pensar para frente, querem acreditar que pode ser melhor. Então, nós somos contra a privatização da Compesa, nós somos contra a escala seis por um, nós somos contra as privatizações dos parques, nós somos contra muita coisa. Mas, nessa campanha a gente vai precisar se lembrar do que a gente é a favor. Nessa campanha, a gente vai precisar dizer que é possível e ousado propor para esse estado coisas que são reais hoje”, defendeu o pré-candidato ao governo.

Ele deu o exemplo de que é possível defender que toda a compostagem do estado seja direcionada para produzir combustível, mencionando ações de outros países no mundo.

Quem é Ivan Moraes?

Ivan Moraes é pai, escritor, jornalista, militante de inúmeras pautas da esquerda  e mestre em Comunicação pela UFPE. Ele também é cocriador, diretor e apresentador do programa ‘Pé Na Rua’, que está na sexta temporada e já gravou em mais de 100 municípios de Pernambuco. Foi vereador do Recife pelo PSOL, por dois mandatos, de 2017 a 2025.

Com um mandato fruto de diversas lutas, direito à comunicação, direitos humanos, pauta ambiental e contra a especulação imobiliária, Ivan Moraes levou para dentro da Câmara a presença dos movimentos sociais. 

Com a proposta de levar o legislativo para os territórios da cidade, apresentou 72 projetos de lei, tendo 15 projetos aprovados. Dentre eles, a lei que proíbe a dupla função motorista/cobrador e a que obriga shopping centers a terem fraldários acessíveis para homens e mulheres.

Umas das marcas do Mandato, Ivan, durante oito anos, subia semanalmente em ônibus da cidade para prestar contas à população sobre sua atuação na Câmara. Para ele, o Mandato era também um espaço de aprendizado e de construção do sonho de radicalizar a democracia com amor e afeto, fortalecendo a sociedade.

Ele vê na política institucional um espaço de ampliar sua contribuição para as transformações sociais e também a oportunidade de dialogar com mais pessoas, sempre com afeto, carinho, amor e paciência, e também com coração e mente abertos para a escuta.

Com entrada gratuita, Grande Encontro de Vira-latas acontece neste domingo em Caruaru

Neste domingo (25), Caruaru será palco do “Grande Encontro de Vira-Latas”, evento idealizado pelo vereador e advogado animalista Anderson Correia (PP) em parceria com os tutores da cadela influenciadora Nossa Caramelo Mel (@nossacaramelomel). A iniciativa será realizada no 5º piso do Shopping Difusora, das 14h às 18h, e promete reunir cães sem raça definida e de todas as raças, acompanhados por seus tutores, para uma tarde repleta de atividades e conscientização.

Com entrada gratuita, o evento terá uma programação variada voltada para o bem-estar animal e o fortalecimento dos laços entre pets e seus cuidadores. Entre as atrações, estão o desfile pet — com premiação para os três melhores colocados —, apresentação de adestramento e recreação, além de uma feira de adoção com cães à procura de um novo lar.

Um dos destaques será a palestra do vereador Anderson Correia, que abordará temas como maus-tratos, legislação vigente e as ações desenvolvidas em defesa da causa animal em Pernambuco.

“O evento é uma celebração da convivência e do respeito aos animais, além de ser uma oportunidade para reforçarmos a importância da adoção responsável e da proteção dos pets. Será uma tarde especial para quem ama os animais”, destacou o parlamentar.

*Serviço:*

Evento: Grande Encontro de Vira-Latas de Caruaru

Data: Domingo, 25 de maio

Horário: 14h às 18h

Local: 5º piso do Shopping Difusora – Caruaru (PE)

Entrada: Gratuita

“Ele tem as credenciais necessárias”, diz Lula da Fonte sobre possível candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado

Nesta semana, o deputado Lula da Fonte recebeu mais de 40 prefeitos pernambucanos na Câmara dos Deputados, reforçando a atuação política voltada para o fortalecimento dos municípios do estado. Em entrevista ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, ele destacou esse trabalho: “Alegria enorme, recebemos mais de 40 prefeitos aqui na 2ª Secretaria, vereadores, presidentes de Câmara, lideranças municipais e com a certeza de que estamos fazendo o melhor para Pernambuco”, afirmou o parlamentar, ressaltando também a parceria com o deputado federal Eduardo da Fonte na representação das diversas regiões do estado.

Entre as principais pautas levadas pelos gestores municipais, Lula da Fonte destacou a importância da execução responsável de projetos que impactam diretamente as finanças locais. “Cito como exemplo a isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais, relatado pelo deputado do meu partido, ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, que com certeza é um projeto de caráter muito importante, mas a gente precisa garantir a execução desse projeto sem mexer na receita corrente líquida dos estados e municípios”, explicou o deputado, reforçando a necessidade de equilíbrio fiscal.

A possível candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado também foi comentada. Lula da Fonte avaliou a movimentação política como um processo natural, destacando a trajetória do pai. “O deputado Eduardo da Fonte é um deputado federal que está no quinto mandato aqui em Brasília, que sobretudo tem as credenciais necessárias para representar Pernambuco, seja no Senado Federal ou seja em qualquer posição política que o povo lhe convocar”, declarou. E completou: “Ele é um parlamentar que tem, sobretudo, serviço prestado e que pode andar de cabeça erguida nos quatro cantos do estado de Pernambuco com propostas e, sobretudo, com ações para mostrar no nosso estado”.

Forrozeiros lotam Vila Peladas em penúltima noite do São João na Roça 2025

Noite contou com shows do Trio Forrozando de Ouro, Banda Cheiro da Terra e Irah Caldeira

Assim como as demais noites, o penúltimo São João na Roça de 2025 foi um verdadeiro sucesso. Na sexta-feira (23), centenas de forrozeiros lotaram a Vila Peladas, aproveitando a festa e fazendo a economia girar na comunidade local.

A noite contou com shows do Trio Forrozando de Ouro, Banda Cheiro da Terra e Irah Caldeira. As atrações não deixaram ninguém ficar parado. Além destes artistas, também se apresentaram o Batalhão de Bacamarteiros 95, a Quadrilha Flor de Caruá e o Ballet Marcos Mercury.

“É muito satisfatório para nós vermos o nosso São João sendo esse sucesso. Estamos na reta final do São João na Roça, mas já preparados para a etapa da festa na cidade. Será mais um São João grandioso e que contará com a volta da drilha. Tenho certeza que será um verdadeiro sucesso”, afirmou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O São João na Roça de 2025 encerra neste sábado (24), em Pau Santo, com shows do Trio Nogueira, Sebastian Silva e Josildo Sá.

Marketing Político viverá seu auge em 2026, destaca especialista

O próximo ano promete movimentar o cenário de comunicação e do marketing político, com eleições gerais para presidente da república, senadores, governadores, deputados federais e estaduais. A inteligência artificial (IA) provavelmente será o grande diferencial das campanhas, como meio para detecção de fake news e monitoramento de redes sociais, além da análise de dados populacionais e tendências entre os eleitores, e a automatização de chatbots para interação com o cidadão, entre outras funcionalidades. Por outro lado, a IA pode ser utilizada para possíveis manipulações relacionadas a privacidade, além da disseminação de deep fakes.

 

As redes sociais permanecem como cruciais para a consolidação dos candidatos e suas propostas, com os influenciadores fortalecendo seus status de formadores de opinião, seja para o bem ou para o mal. E, infelizmente, as fake news continuam presentes no dia a dia político, impulsionando narrativas mentirosas e que influenciam diretamente o eleitor de todas as classes e níveis de escolaridade. Para o estrategista político Guto Araújo, o discurso antissistema é uma tendência do perfil do eleitor nesse momento e tende a crescer. “Hoje, não se obtém engajamento pelas mensagens com tom de união da sociedade em prol de um bem comum, isso se dá muito mais por aquelas que são gatilhos para o conflito, causando medo, ressentimento e a repulsa nos grandes segmentos do eleitorado”, comenta.

 

Atualmente, o marqueteiro político é uma figura essencial desse processo, já que um projeto de marketing político eficiente utiliza diversas ferramentas e dados de precisão para construir conceitos e mensagens simples, diretas e eficientes dentro de um cenário político. “Um diagnóstico completo demarketing político utiliza não só dados de pesquisa e ferramentas de comunicação, mas questões que passam pela psicologia, antropologia, história e conhecimento do fluxo de comunicação contemporâneo. Enfim, o papel do estrategista é como o de um maestro que rege uma orquestra”, destaca Guto Araújo, que também é secretário geral do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP). 

 

Atuando no mercado do marketing eleitoral desde 1998, Guto Araújo é um colecionador de campanhas bem-sucedidas ao lado dos principais nomes de política nacional como Duda Mendonça, João Santana, Paulo Alves, Fernando Barros e Mauricio Carvalho. Para se ter uma ideia, somente com João Santana, atuou em 6 campanhas presidenciais no Brasil e na América Latina, todas vitoriosas, e desde 2016, coordena campanhas em todas as regiões do país. Por isso, é um profissional que sempre está na mira de partidos e políticos para 2026.

 

Ao contrário de boa parte dos estrategistas que hoje apostam tudo na comunicação digital, Guto Araújo acredita que um equilíbrio bem feito entre os canais de comunicação, é a fórmula ideal para o sucesso de uma campanha. Após muitos anos de experiência no audiovisual, Guto é um entusiasta da televisão, acreditando que a ferramenta ainda tem muita força, mesmo diante das novas tecnologias, uma vez que ainda é muito presente especialmente no segmento acima de 35 anos e para as classes D/E assim como em regiões com menor acesso à internet. “O horário eleitoral gratuito tem sua audiência e impacto no início e no fim da campanha, o que reverbera para outros meios.  Mesmo que os estudos recentes apontem a internet como fonte de informação de mais da metade dos brasileiros, mais de 201 milhões de pessoas assistem a TV, o que corresponde a 99,2% da população”, avalia.

 

Os influenciadores com viés político seduzem o eleitor e trazem “frescor” na disseminação da informação versus os veículos tradicionais, muitas vezes questionados. Porém, trazem um posicionamento muitas vezes embasado em fake news, estratégias apelativas e um modus operandi que em algumas situações culmina em casos criminais. “Lula, na reeleição, em 2006, precisou mostrar o que realizou, o que foi possível devido aos números positivos do mandato. Dilma teve o aval de Lula, o que contribuiu, mas a reeleição foi desafiadora. Mas nesta época ambos não tiveram as fake news como um problema, eram outros tempos, e as redes sociais ainda não eram a potência de hoje, o que facilitou a vitória”, destaca.

 

Em 2018, o cenário mudou completamente com Bolsonaro na disputa. As redes sociais tornaram-se essenciais na narrativa dos candidatos, o WhatsApp virou protagonista na disseminação de informação – verdadeira ou não -, e influenciadores foram essenciais na construção das personas dos candidatos.  A partir dessa transformação, vários políticos que dominam o ambiente digital passaram a se destacar usando, principalmente, o discurso antissistema. “Na eleição presidencial de 2022, a comunicação petista teve que correr atrás dos bolsonaristas nas redes para tentar equalizar minimamente sua desvantagem, mas ao mesmo tempo a televisão e o rádio mostraram sua importância como canhões de mensagens que replicavam conteúdos para as redes e eram igualmente replicadas”, relembra Guto.

 

Para o especialista, após 20 anos de governos de esquerda e tendo a direita consolidado o papel de oposição, é bem provável que o mesmo discurso “antissistema” volte a ser amplamente utilizado pela direita em 2026. A diferença com relação ao ano de 2018, segundo Guto, ficará no domínio ainda maior das ferramentas digitais, campo no qual o conservadorismo leva certa vantagem, já que foi beneficiado pela sincronia de seu crescimento com o boom digital.

 

“A esquerda se mostra analógica em vários aspectos”, destaca Guto. “Recentemente, vimos o caso do escândalo das aposentadorias do INSS, a lentidão da resposta oficial, fruto da falta de um diagnóstico de crise de comunicação, sobre um fato já sabido pelo governo desde o ano passado. A direita saiu na frente com mais um vídeo-míssil de Nikolas Ferreira”, complementa. Para Guto Araújo, esse cenário deve repetir-se nas próximas eleições. “Consolidar a eficiência das redes em 2026 será ainda o desafio principal. Quem iniciar o projeto eleitoral antes, estará mais preparado para as eleições e saberá lidar melhor como esse cenário complexo, aumentando as chances de vencer na comunicação”, completa o especialista.

Capacitações gratuitas preparam empreendedores de Olinda para lucrar no São João 

O período junino é um dos mais importantes do calendário festivo e econômico do Nordeste brasileiro. E para que a época também seja de ganho financeiro para os donos de pequenos negócios, o Sebrae Pernambuco, o Banco do Nordeste e a Prefeitura de Olinda firmaram uma parceria para promover a capacitação gratuita de parte da grande variedade de profissionais envolvidos com o ciclo artístico e cultural típico dessa época do ano na Marim dos Caetés. As qualificações são destinadas a trabalhadores formais e informais que atuam nos festejos do período. 

Foco principal do projeto Empreendedores Juninos 2025, as formações sobre boas práticas na manipulação de alimentos, acesso ao crédito e formalização de empreendimentos serão oferecidas em sete dias até o fim do mês. Para ampliar o alcance da ação e facilitar o acesso dos interessados, as atividades vão acontecer em seis polos descentralizados de Olinda. Eles estarão distribuídos nos bairros de Rio Doce, Cidade Tabajara, Passarinho, Sítio Novo e Peixinhos, além da Sala do Empreendedor da cidade, que funciona no Carmo, ao lado da Biblioteca Pública Municipal.  

O público-alvo da iniciativa inclui ambulantes, feirantes, tapioqueiras, artesãos, taxistas, motoristas e motociclistas de aplicativo, guias de turismo, lojistas e demais trabalhadores que comercializam produtos típicos ou atuam nos festejos juninos da cidade.

“Os festejos dedicados aos santos juninos estão entre os mais tradicionais do Nordeste brasileiro e, até pelo volume grandioso de pessoas que movimentam, estão consolidados como um dos períodos com maior potencial para a geração de emprego e renda na região. Para otimizar a experiência do público e favorecer o aumento do lucro, é fundamental que os empreendedores estejam capacitados para esse atendimento”, destaca a analista do Sebrae Pernambuco Ana Lúcia Nasi.  

As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas com antecedência na Sala do Empreendedor de Olinda. Mais informações também podem ser solicitadas por mensagem pelo whatsapp (81) 9.9103-5359.

 

Confira os dias, horários e locais das próximas capacitações do Empreendedores Juninos 2025 

26/05, das 8h às 12h45

CRAS 4 – Peixinhos
Rua Pedro Marques de Almeida, S/N, Peixinhos (próximo ao Ciretran) 

 

27/05, das 8h às 12h45
Sala do Empreendedor de Olinda
Avenida Liberdade, 68, Carmo (ao lado da Biblioteca Pública Municipal) 

 

28/05, das 8h às 12h45
Sala do Empreendedor de Olinda
Avenida Liberdade, 68, Carmo (ao lado da Biblioteca Pública Municipal) 

29/05, das 8h às 12h45

Sala do Empreendedor de Olinda

Avenida Liberdade, 68, Carmo (ao lado da Biblioteca Pública Municipal) 

Prefeitura de Caruaru apresenta indicadores econômicos em reunião com a ACIC

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, participou nessa quinta-feira (22) de uma reunião da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC). Estiveram presentes o presidente da ACIC, Clauston Pacas; o secretário da SEDETEC, Jaime Anselmo; o presidente da URB, Francisco Batista; e demais convidados. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre o poder público e o setor produtivo local.

Durante a reunião, foram apresentados dados atualizados sobre o desenvolvimento econômico da cidade, com destaque para indicadores de geração de empregos, movimentação da economia, setor imobiliário e o impacto do São João no crescimento local.

“Apresentar os números econômicos e as ações que vêm sendo feitas dentro da SEDETEC na ACIC, uma instituição centenária e que tanto contribui com o desenvolvimento de Caruaru e região, é importantíssimo, pois a gente estreita os laços e pode, assim, canalizar ações e, de mãos dadas, buscar o desenvolvimento de Caruaru e região”, destacou o secretário Jaime Anselmo.

Além da exposição dos números, a Prefeitura ouviu as demandas dos empresários, reafirmando o compromisso com uma gestão participativa e alinhada às necessidades do setor. O momento reforça a importância da cooperação entre a administração municipal e a iniciativa privada para o avanço sustentável de Caruaru.

Governadora Raquel Lyra recebe a governadora do departamento do Chocó, na Colômbia, Nubia Carolina

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta sexta-feira (23), no Palácio do Campo das Princesas, a governadora do departamento do Chocó, na Colômbia, Nubia Carolina. O encontro foi articulado pela Open Society por ocasião do evento Conecta Latinas, promovido pelo Instituto Update.

“Recebemos a governadora do Chocó, Nubia Carolina, na intenção de construir diálogo em diversas áreas. Tive a oportunidade de contar sobre políticas públicas que temos implementado que muda, de fato, a vida da população, como o Morar Bem, o primeiro programa habitacional do Estado e o Mães de Pernambuco. Coloquei nosso governo à disposição para futuras parcerias e trocas de experiência”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Na ocasião, as duas gestoras discutiram sobre segurança pública, infraestrutura, desenvolvimento econômico com sustentabilidade e projetos de proteção e construção da autonomia de jovens e mulheres. “É muito potente esse encontro entre mulheres que lideram e ocupam espaços de poder. Sei que estamos abrindo portas para outras mulheres e deixando um legado político importante”, afirmou Nubia Carolina.

Com festa em Jaboatão dos Guararapes, governadora Raquel Lyra celebra o primeiro aniversário do Mães de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause participaram, nesta sexta-feira (23), de uma comemoração pelo primeiro ano do programa Mães de Pernambuco, iniciativa do Governo do Estado que se consolidou como o maior programa de transferência de renda voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade do Norte e Nordeste. O evento ocorreu em Jaboatão dos Guararapes, município que possui o maior número de beneficiárias. Durante a solenidade, Raquel destacou o impacto transformador do benefício na vida das mulheres pernambucanas.

“Nós sabemos que ninguém faz nada sozinho e é muito bom celebrar um ano do programa mais bonito que a gente tem. O Mães de Pernambuco veio para ficar e para transformar, foi um programa sonhado por muitas mentes e muitos corações. Mas quando nós chegamos no governo tivemos muita dureza no primeiro ano, buscando recursos, apertando os cintos, para que o dinheiro pudesse ser destinado para quem mais precisa. E o meu dever e minha missão é fazer com que todas vocês possam chegar ao governo, ao Palácio do Campo das Princesas, mesmo sem estar fisicamente lá”, disse a governadora Raquel Lyra.

O programa de transferência de renda assegura o pagamento mensal de R$ 300 a até 100 mil mães em situação de vulnerabilidade em todo o Estado. A seleção considera critérios como ser responsável familiar, morar em Pernambuco, estar no CadÚnico com dados atualizados, não ter vínculo formal de trabalho e ser gestante ou responsável por criança de até seis anos. A prioridade é dada às famílias com menor renda per capita.

“O Mães de Pernambuco é um programa criado pela própria governadora com foco na iniciativa de fortalecer os lares chefiados por mulheres, além de promover o cuidado com a primeira infância. E o objetivo principal vem sendo cumprido: entregar R$ 300 às 100 mil famílias mais vulneráveis do Estado, todos os meses”, afirmou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas Sobre as Drogas, Carlos Braga.

Desde o início do programa, mais de 121 mil mulheres já foram atendidas, com um investimento superior a R$ 357 milhões por parte do Governo do Estado. Somente em Jaboatão dos Guararapes, cerca de 3.400 mães são contempladas a cada ciclo, colocando o município como líder em número de beneficiárias.

Uma dessas mulheres é Alessandra Batista, mãe de oito filhos. Segundo ela, a chegada do programa mudou a realidade da família. “Graças ao Mães de Pernambuco eu consigo manter alimentação, fraldas, além da educação escolar, porque com esse dinheiro consigo comprar caderno, roupa. Nos sentimos mais amadas pelo nosso governo. Esse programa veio para mostrar que nós, mães de Pernambuco, não estamos abandonadas”, pontuou.

O prefeito do município, Mano Medeiros, ressaltou a parceria com o Estado. “Esse programa é tão importante para as mães do nosso Estado. É isso que o Governo de Pernambuco faz todos os dias, se colocar no lugar do outro, dando esse apoio a essas mães que tanto precisam”, disse. A primeira-dama Andrea Medeiros reforçou a importância dos programas assistenciais no Estado. “É uma gratidão ter no comando mulheres que olham para Jaboatão, um governo que anda junto com a nossa cidade”, afirmou.

O evento, que contou com uma série de apresentações culturais de crianças de Jaboatão dos Guararapes, também contou com a presença dos secretários estaduais Juliana Gouveia (Mulher) e Igor Cadena (executivo da Casa Civil), da vice-prefeita da cidade, Irmã Babate, e diversas outras lideranças políticas locais.