A prefeita de Roma, Virginia Raggi, informou nesta terça-feira (27) através do seu perfil no Facebook que proibirá a circulação de carros a diesel no centro da capital italiana a partir de 2024, para ajudar a frear os efeitos da mudanças climáticas. A informação é da EFE
“Estamos cada vez mais testemunhando fenômenos extremos: seca por longos períodos, como a que está acontecendo na região do Lácio; chuvas que em um dia podem derramar a água de um mês inteiro; ou nevascas incomuns, como as que estão atualmente acontecendo na Itália”, afirmou.
Na opinião de Virginia, é preciso “agir rapidamente” e tomar medidas “enérgicas” para proteger o meio ambiente. “Se quisermos intervir seriamente, devemos ter a coragem de tomar medidas enérgicas. Devemos agir sobre as causas e não apenas sobre os efeitos”, disse ela, ao participar ontem de um congresso no México, onde defendeu a proibição.
Pela Europa
A medida anunciada pela prefeita de Roma é similar às propostas que serão aplicadas em cidades como Madri, onde a prefeita, Manuela Carmena, assegurou que proibirá a circulação de carros a diesel na cidade a partir de 2020.
Também hoje (27) o Superior Tribunal do Contencioso Administrativo da Alemanha considerou como legal que uma cidade proíba a circulação dos veículos a diesel mais poluentes, sem necessidade de uma lei nacional, para garantir a qualidade do ar nos núcleos urbanos.
O Tribunal alemão analisou se as cidades de Stuttgart (sudoeste) e Düsseldorf (oeste) contavam com base legal para incluir a proibição de circulação de veículos a diesel em determinadas zonas urbanas em seus planos de luta lutar contra a poluição, medida questionada pelos governos regionais.