Neste sábado (24/11), a partir das 18h, a Praça Comendador José Didier, conhecida como Praça da Rosa, vai receber o projeto Sambada de Coco, que tem realização do Sesc Pesqueira em parceria com a prefeitura da cidade. A programação é gratuita e contará com importantes grupos de coco do município e região.
Vão se apresentar o Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Samba de Coco Origem de Orurubá, Pisada Segura, Samba de Coco Toipe do Orurubá, Samba de Coco Canção Piou e o Samba de Coco Xaner de Jurema. “O projeto tem o objetivo de começar a reavivar na cidade as Sambadas de coco que são encontros ancestrais da cultura, onde os artistas se reúnem para cantar, dançar, comer juntos. É, ainda, uma forma de manter pulsante e de apresentar aos mais jovens as manifestações de tradição popular”, comenta a instrutora de atividades – artes do Sesc Pesqueira, Luana Felix.
Sobre o Samba de Coco – Advindo do Nordeste brasileiro, o samba de coco é uma dança que possui traços indígenas, com forte influência africana dos quilombos e senzalas. A oralidade explorada pelos temas cotidianos atrelada à marcação do tempo musical pelas palmas e instrumentos percussivos produz um som envolvente. Toda esta atmosfera somada à indumentária constituída de vestidos rodados e cheios de estampas, calças e camisas sociais também carregados de desenhos e cores vívidas e tamancos feitos de madeiras, permeiam o universo marcante do samba de coco até os dias atuais.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.
Serviço: Sambada de Coco
Data: 24 de novembro
Local: Praça Comendador José Didier (Praça da Rosa) – Em frente à Prefeitura de Pesqueira
Horário: 18h
Gratuito
Informações: (87) 3885.1164