Os índices de segurança e do movimento do Carnaval de Gravatá em 2019 são provas do sucesso do evento na cidade. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (11), através de Coletiva de Imprensa, realizada no Paço Municipal. A coletiva contou com a presença de representantes da mídia local, das secretarias municipais, do Ministério Público, bombeiros, organizadores de blocos carnavalescos e dos administradores distritais, que apresentaram um balanço geral das principais ocorrências dos quatro dias de festa em dados oficiais.
Sob os holofotes da mídia nacional e estadual, o Carnaval Multicultural de Gravatá foi destaque em importantes veículos de comunicação, como a TV Globo, Cultura e TV Jornal. Rádios locais, jornais Impressos, sites e blogs de Pernambuco e Alagoas, como a Tribuna do Norte, Gazeta do Povo e Jornal do Comércio, também citaram o município, como sendo o principal polo de carnaval alternativo, devido à programação do Festival de Jazz e Blues. A Secretária de Comunicação e Imprensa do município de Gravatá, Fernanda Pérez, agradeceu a parceria e a atuação das mídias na cobertura do evento na cidade.
“Houve uma grande mobilização das secretarias municipais para que pudéssemos realizar um Carnaval que agradasse a todos os públicos. Agradecemos aos nossos parceiros da imprensa local que ajudaram a divulgar e a mostrar para todo o Brasil o que é o Carnaval em nossa cidade,” destacou.
Os dados do balanço do período carnavalesco e das prévias impressionaram até mesmo os órgãos de segurança, que apontaram para o fato de não ter havido nenhuma ocorrência de violência no município durante todo o Carnaval.
“Medimos a segurança dos eventos pelas reclamações e apreensões que são ocorridas e não recebemos nenhuma aqui. Todos aproveitaram a festa com responsabilidade e a paz foi mantida, assim como tem sido em outros eventos da cidade. Tudo foi cumprido de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta – (TAC),” disse a Promotora de Justiça, Fernanda Nóbrega.
Os envolvidos na coletiva apontaram, como fator principal da manutenção da segurança na cidade, as ações preventivas que foram executadas em conjunto pelos diversos órgãos públicos.
As informações apresentadas pelo Capitão Oliveira e a Sargenta Isabel, do Centro de Atividades Técnicas da Zona da Mata 1, revelaram que as equipes dos bombeiros realizaram fiscalização rotineira durante o período de montagem de palcos, instalações elétricas e de polos de gastronomia.
A Guarda Municipal também se fez atuante. Com 73 agentes em campo durante os dias de folia, as principais ruas da cidade foram monitoradas para que houvesse tranquilidade no percurso dos blocos carnavalescos. O apoio da Polícia Militar também garantiu a segurança dos foliões, ao estar presente em todos os polos de festa com significativo reforço nas rondas.
A Secretaria de Saúde teve um importante papel antes e durante o período carnavalesco, na campanha de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis – (DST’s). Nas escolas, os jovens tiveram palestras sobre os riscos das DST’s nesse período. Além disso, nos principais polos de folia, durante o Carnaval, equipes da Atenção Básica e Agentes Comunitários de Saúde realizaram a entrega de 7,5 mil preservativos e 3 mil lubrificantes. Também foram oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.