Começa hoje (19), no Polo Comercial de Caruaru, a maior feira de tecnologia para a indústria têxtil e de confecção da região, a Agreste Tex 2019. Durante quatro dias de evento, produtores locais e público em geral poderão conhecer o que há de mais novo em máquinas, equipamentos, matérias-primas e aviamentos através do contato com mais de 300 marcas representadas por mais de 80 expositores. A expectativa do Febratex Group e da Associação Comercial de Caruaru (Acic), realizadores da feira, é atrair 11 mil pessoas até a sexta-feira (22) e movimentar mais de R$ 280 milhões.
A Agreste Tex acontece dentro do pavilhão do polo comercial, localizado às margens da BR 104, e ocupa uma área 50% maior à da edição anterior, de 2016. “O polo de confecções de Pernambuco tem muito potencial, mão de obra em abundância e pessoas que nascem com a confecção no DNA. A feira coloca à disposição dos profissionais e empresários o que há de mais tecnológico na área e permite que os negócios sejam fechados olho no olho”, destaca o diretor-presidente do Febratex Group, Hélvio Pompeo Madeira.
Participando pela primeira vez do evento como patrocinadora, a Avil (loja de varejo e atacado de tecidos e aviamentos) destaca a importância da feira para o desenvolvimento da produção local. “Temos muitas marcas grandes e fortes, mas inúmeras que ainda são pequenas e não têm condições de frequentar outras feiras mais distantes”, lembra o diretor executivo da marca, Verysson Ferreira.
A Avil integra, ainda, o Fórum Agreste Tex, programação paralela com mais de 20 palestras, debates e workshops. Serão mais de 16 horas de programação com marcas e personalidades de renome nacional e internacional que irão falar principalmente de capacitação pessoal, inovação tecnológica e sustentabilidade socioambiental da indústria da moda.
“É através da feira que muitos profissionais do segmento estão despertando para a necessidade de se atualizarem sempre. Isso é muito importante para nós porque foi exatamente o que pensamos lá em 2010, quando começamos a trabalhar o evento. Sabíamos que era importante levar a máquina de confecção mais moderna existente, o que havia de ponta em tecnologia, mas era preciso também contar com um quadro de pessoas trabalhando com o nível de conhecimento que estávamos levando à região”, analisa o diretor de comunicação do Febratex Group, Hélvio Madeira Júnior.
A feira conta também com a participação de fornecedores de peso nacional e internacional, a exemplo da Vicunha Têxtil. A marca é a maior fabricante brasileira de jeans e uma das maiores do mundo, tendo como diferencial os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecidos alinhados a uma produção mais sustentável, que serão apresentados durante o evento.