Programa “Escola Pela Paz” foi lançado em Caruaru

Na manhã desta terça-feira (19), na Escola Municipal Laura Florêncio, no bairro do Salgado, a Prefeitura de Caruaru lançou o programa “Escola Pela Paz”, uma iniciativa para que os espaços de convivência tenham mais respeito, diálogo e tolerância. Comissões de Prevenção à Violência no Ambiente Escolar (COMPREV); escolinhas esportivas; palestras com tema “bullying”, entre outros; controle do perímetro de segurança escolar; patrulha escolar; controle de acesso escolar; arte-educação e caminhada da paz serão algumas das ações integradas que vão transformar Caruaru pela cultura de paz.

Serão 20 ações integradas que ocorrem transversalmente, de início, em 40 escolas da rede municipal de ensino, e que chegarão às demais escolas após a implantação do programa. “Estaremos atuando em parceria com as diversas secretarias, prevenindo qualquer tipo de violência nas escolas. É um programa que vai fortalecer o cuidado na educação integral, de forma que o aluno tenha uma atenção especial”, enalteceu a secretária de educação, Marta de Medeiros.

As secretarias que estarão à frente do programa serão: Ordem Pública, Educação, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Política para Mulheres, Administração, Saúde e Destra. “A pauta do Escola Pela Paz será a busca de um ambiente mais saudável, com mais tolerância, respeito e diálogo. Quarenta comissões foram montadas, com pais, professores, alunos e membros da comunidade, com o desejo de fortalecer as ações de cultura de paz e prevenção à violência”, pontuou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.

Mais de 500 pessoas acompanharam o evento, dentre elas, professores, gestores, secretariado municipal, membros do Comitê Juntos Pela Segurança, vereadores, representantes do CONSEC, entidades religiosas, organizações da sociedade civil e comunidade local. As professoras da rede municipal de ensino estavam bastante motivadas durante o lançamento do programa “Escola Pela Paz”. “Nossos estudantes, às vezes, vêm saindo muito do foco dos estudos, e também da realização dos seus sonhos. Esse programa vai nos trazer dias melhores, principalmente para nossos alunos”, afirmou a professora Juliana Alves. “Estamos trabalhando nas escolas de tempo integral a importância da vida do aluno como ser humano. Nosso cuidado está sendo com a formação completa. Temos que reforçar a aproximação das famílias na vida do aluno e na escola e, juntos, vamos trazer resultados positivos para a educação”, complementou a educadora Euélia Gomes.

“Em nossa rede de ensino, possuímos cerca de 42 mil alunos, mais de três mil profissionais, e vamos conseguir atingir Caruaru por inteira, transformando nossa cidade em cultura de paz. A união dos pais, professores e crianças vai mostrar que, no futuro, Caruaru será uma cidade cada vez melhor para viver”, destaca a prefeita Raquel Lyra.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *