Prefeitura de Caruaru lança projeto Escola com Inclusão

Gestores escolares, técnicos de educação, estudantes e sociedade em geral lotaram o auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) durante o lançamento do projeto Escola com Inclusão, na manhã desta quinta-feira (21). Na ocasião, também foi celebrado o Dia da Síndrome de Down.

“O município de Caruaru é pioneiro, não apenas no estado, mas também no país, em todos os aspectos referentes à educação inclusiva, por isso, temos muito o que comemorar e não é à toa que hoje, além de estarmos celebrando o Dia da Síndrome de Dowm, também estamos lançando o projeto Escola com Inclusão, que tem o intuito de fazer com que todas as escolas compreendam a necessidade de darem as mãos acerca do tema”, conscientizou Hélida Nogueira, coordenadora de Educação Inclusiva.

A dona de casa Edilene Bezerra, que tem um filho surdo, matriculado na rede municipal de ensino, enfatiza a importância da inclusão para melhoria da vida não apenas do filho dela, mas das crianças e dos jovens com deficiência. “Meu filho sempre foi tratado à margem da sociedade, inclusive estudantil. Agora ele tem voz e vez. Aquela criança que vivia pelos cantos sozinha tem intérprete de libras dentro da sala de aula, o que tem ajudado e muito a evolução dele, tanto no âmbito escolar, como no social”, garantiu.

O estudante Ruan, 7 anos, diagnosticado com espectro autista, não conteve a emoção ao falar sobre a importância de eventos como este. “Em todos os eventos, eu peço a minha mãe para ir comigo, pois além de aprender um pouco mais, eu faço novos amigos e fico feliz em ver as apresentações culturais, pois eu gosto muito de bateria e percussão. Quero agradecer a prefeita por cuidar tão bem de nós”, frisou.

Para a profissional de apoio, Iracema Alves, lotada na Escola em Tempo Integral Altair Porto, o legado é realizador. “Eu sempre fui apaixonada pelo que faço, mas tudo fica mais prazeroso com o apoio que nós temos da Prefeitura de Caruaru, através de capacitações e das condições que nos são dadas para cuidarmos dessas crianças com amor e responsabilidade”, assegurou.

A secretária de Educação, Marta Medeiros, fez um mapeamento e destacou o trabalho que vem sendo realizado. “Atualmente, nós temos cerca de mil alunos com algum tipo de deficiência matriculados na rede municipal de ensino e para atendê-los, nós mantemos e asseguramos um aumento quantitativo de profissionais de apoio que somam mais de 150, além de 17 técnicos. Também garantimos o material escolar adaptado e 35 salas de recursos, mas a proposta da prefeita Raquel Lyra é qualificar todas as unidades de ensino para garantirmos que Caruaru continue sendo uma das cidades mais inclusivas do estado de Pernambuco”, pontuou.

O lançamento do projeto Escola com Inclusão contou com a participação de alunos em apresentações culturais, orientações sobre a parte jurídica da inclusão escolar, mesa-redonda e entrega de guia orientador sobre a inclusão nas escolas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *