Compesa retoma abastecimento do município de Pesqueira

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) retomou o abastecimento da cidade de Pesqueira nesta segunda-feira (29), após as barragens de Santana, Afetos e Pedra voltarem a acumular água com as últimas chuvas na região Agreste. Os bairros Centro, Xucurus e Prado já estão recebendo água nas torneiras e foram os primeiros beneficiados com a rápida ação da Compesa para aproveitar o volume armazenado nos mananciais. As localidades serão abastecidas até quarta-feira (31) quando a Companhia deve divulgar um novo calendário de abastecimento para o mês de agosto.

A barragem de Santana acumulou 12% da sua capacidade máxima que é de um milhão de m³, o que representa 120 mil m³. Já a barragem de Afetos está com 220 mil m³, 20% da sua capacidade total de 1,1 milhão m³. A barragem de Pedra D’ Água atingiu 100% e conseguiu alcançar seu volume máximo de 400 mil m³. Somando a captação dos três mananciais, a vazão atual corresponde a 40 litros de água por segundo. “Apesar de ser menor do que a vazão do Sistema Moxotó-Adutora do Agreste, que continua paralisado, estamos aproveitando essa água dos mananciais e já conseguimos abastecer esses três bairros de Pesqueira. A chuva tem sido providencial neste momento de suspensão do fornecimento de água pelo Velho Chico”, reforça o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Gilvandro Tito.

Ainda não há uma previsão para o retorno do funcionamento do Sistema Adutor do Moxotó/Adutora do Agreste que continua paralisado em função da suspensão do bombeamento da água do Eixo Leste da Transposição do São Francisco para a Barragem do Moxotó, em Sertânia. A Compesa segue monitorando o enchimento da Barragem do Moxotó, operação que é comandada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *