No dia 11 de agosto é comemorado nacionalmente o Dia do Advogado. O professor do curso de Direito da Faculdade UNINASSAU Caruaru, advogado, escritor e membro do Instituto de Advogados de Pernambuco (IAP), Luiz Ferreira Tôrres Neto, explica melhor como atua esse profissional, a importância dele e os principais desafios enfrentados no dia a dia da área.
Luiz explica que o exercício da advocacia se confunde com a própria história do Direito e, pode se dizer, da própria sociedade. “Exercendo uma função essencial à justiça, o advogado é figura imprescindível à paz social na medida em que leva o conflito de interesse ao Estado-Juiz por intermédio do direito de ação e da sua capacidade postulatória, capacidade técnica-formal’’, afirma.
O professor destaca que o exercício da profissão nunca foi, e nunca será, uma tarefa fácil. “Atualmente, o advogado lida com diversos percalços, em especial, com a falta da maturidade da aplicação da mediação e da arbitragem, instrumentos ainda pouco utilizados, apesar de eficazes e céleres na resolução de conflitos e pela inexistência de estrutura física e tecnológica dos Tribunais adequadas a suportar a grande demanda de processos”, ressalta.
Mesmo diante de todas as dificuldades, para Luiz, o advogado precisa estar convicto de que é instrumento na aplicação da justiça e na efetivação da paz na sociedade.