Em mais um ano, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, promove programação especial em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com a missão de proporcionar momentos de descontração e lazer, a partir de atividades interativas, as ações acontecem dos dias 22 a 28 de agosto. A programação dispõe de passeio pelo Centro Cultural Cais do Sertão e ao Parque Estadual de Dois Irmãos. Em parceria com a Prefeitura do Recife, será realizado um luau orquestrado dentro do projeto Praia Sem Barreiras de Boa Viagem.
“O Governo de Pernambuco reforça o compromisso de proporcionar integração social a todos os deficientes em nossos equipamentos e nos atrativos que o Estado possui. Temos o bem-sucedido projeto Praia Sem Barreiras, que é essencial para a inclusão dos deficientes e dos que têm dificuldade de locomoção, como os idosos, e que é um orgulho para Pernambuco”, pontua o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Com início programado para esta quinta-feira (22), o projeto recebe os alunos da Escola Estadual Barbosa Lima para visita guiada ao Memorial de Justiça de Pernambuco, localizado no bairro do Brum, a partir das 13h.
Na sexta-feira, haverá luau, promovido pela Prefeitura do Recife com apoio da Empetur, na Praia de Boa Viagem, onde se localiza o projeto Praia Sem Barreiras. Na ocasião, será lançado cordel que conta a história de Bruno Ribeiro, primeiro turismólogo brasileiro com síndrome de Down e funcionário da Empetur. O diretor do Cais do Sertão, Toinho Mendes, recitará a obra.
Na semana seguinte, o projeto contemplará atividades voltadas à natureza e à cultura. No domingo (25), às 12h, em parceria com a Apae Cupira, será realizada uma visita ao Parque Estadual de Dois Irmãos. No último dia da ação, na quarta-feira (28), às 14h, com a participação de meninos e meninas da Apae Agrestina, haverá visita guiada no Centro Cultural Cais do Sertão. Os participantes terão acesso ao acervo que contextualiza a odisseia do povo nordestino.
Foto: Chico Andrade