Centro Social São José do Monte completa 50 anos

Jornal VANGUARDA
Por Jaciara Fernandes

O Centro Social São José do Monte está completando 50 anos de serviços prestados a Caruaru, especialmente às famílias carentes. Para comemorar o Jubileu de Ouro, foi montada uma programação que será desenvolvida a partir da próxima semana, a qual será aberta ao público com acesso gratuito. A instituição filantrópica foi construída pelas Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing, da Alemanha, e, desde então, vem educando crianças, possibilitando trabalho para os adultos e atividades para os idosos.

Para a fundadora e supervisora do Centro Social, Ir. M. Werburga Schaffrath, nas últimas quatro décadas o trabalho realizado no local fez o seu papel diante da sociedade. “Desenvolver a filantropia não é fácil, mas nunca medimos esforços para ajudar os mais necessitados”, disse a religiosa, que completa 89 anos nesta sexta-feira (6). Ainda, segundo ela, está sendo concluído o segundo livro da instituição. O primeiro foi publicado há 10 anos, “40 anos de retrospectiva histórica – 1969 – 2009”. A ideia é que a próxima publicação foque a última década, dando destaque para o trabalho com as crianças.

Para a festa, a programação terá início às 8h da segunda-feira (16), com torneiro de futebol de campo, na quadra poliesportiva, e, às 15h, tem apresentação de arte circense no Circo Plácidonelli, ambas atividades acontecem no Sítio Oásis, em Terra Vermelha, zona rural de Caruaru. Na terça (17), às 19h, tem apresentação de dança no Salão da Igreja do Centro Social São José do Monte, localizado na Rua Nilo Peçanha, no Bairro São Francisco. A partir da quarta (18), toda a programação será concentrada no mesmo local, com a realização do ‘Encontro com os ex-alunos’; na quinta (19) é a vez da ‘Noite com música’, misturando orquestra, coral e pífanos; e na sexta (20) tem a ‘Gincana Solidária’, às 8h, com a participação dos grupos Clube, Melhor Idade, Educação Infantil e Turma Casa.

Para esta última atividade, a comunidade poderá participar fazendo a doação de alimentos e de material de limpeza. Todo o material arrecadado ficará para o próprio Centro, que fornece quase 400 refeições por dia. Devido à posse do novo bispo da Diocese de Caruaru, José Ruy Gonçalves Lopes, agendada para o dia 21, será dada uma pausa nas comemorações, que recomeçam na sábado (28), data do encerramento, com solene celebração da Missa em Ação de Graças. “Fizemos uma programação extensa e diversificada com o que temos de melhor aqui, o nosso público”, comentou irmã Werburga.

A instituição conta com ala principal, que tem capela, habitação das irmãs, lavanderia, horta, secretaria, depósito para alimentos e cozinha. A infraestrutura também tem um amplo salão multiuso (liturgia, eucaristia, festas e reuniões), jardim da infância atendendo a 130 crianças (três turnos), salas de brinquedo e parque. A Casa Kolping oferece oficinas de pífanos, de educação doméstica e culinária. Em outros espaços têm oficinas de teatro, centro de estudos, biblioteca e orientações de catecismo, bem como ginástica especializada para idosos e oficinas de dança para jovens e idosos.

Em época de crise econômica e com tantos serviços que não podem parar, o Centro Social São José do Monte enfrenta problemas financeiros e até colocou à venda duas casas para colocar em dia as dívidas e garantir a continuidade das atividades. Uma baixa na instituição que abalou a irmã Werburga foi o fechamento da Casa Henrique, no primeiro semestre deste ano. O local era destinado para pessoas que precisam de tratamento de fisioterapia e terapias, além de ginástica especializada para criança do Jardim da Infância, chegando a atender mais de 100 pacientes/dia. “Infelizmente encerramos nossas atividades por falta de apoio, principalmente por parte do SUS (Sistema Único de Saúde)”, lamentou a religiosa.

Para ser voluntário da instituição filantrópica, o interessado deve ligar para o 3721-0214. Já os que quiserem contribuir com qualquer quantia deve se dirigir ao Banco Bradesco e fazer o depósito na conta-corrente 0055423-5 – agência 3211. Essa história não pode acabar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *