Canal de tevê francês capta Macron, Piñera e Merkel criticando Bolsonaro

Um canal de televisão francês captou o momento em que o presidente da França, Emmanuel Macron, critica o presidente Jair Bolsonaro para Sebastián Piñera, presidente do Chile, e Angela Merkel, chanceler alemã. O vídeo foi publicado de forma exclusiva pela CNews e mostra os bastidores das negociações do G7, entre 24 a 26 de agosto em Biarritz, na França. É possível ver o diálogo a partir de 16 minutos e 8 segundos.

No vídeo, Piñera conversa com Macrón sobre a ofensa que Bolsonaro dirigiu à primeira-dama francesa, Brigitte Macron. Piñera diz que o pronunciamento de Macron sobre o assunto foi “inacreditável”. À época, o presidente da França disse que ficava “triste por ele [Bolsonaro] e pelos brasileiros”, e que torcia para que o Brasil tivesse um “presidente que se comporte à altura” do cargo.

“Eu tinha que reagir, entende?”, diz Macron a Piñera, no vídeo. “Eu queria ser pacífico, queria ser correto, construtivo com ele e respeitar sua soberania, tudo bem. Mas eu não posso aceitar isso”, prossegue. Angela Merkel, então, se pronuncia, dizendo “não (podia aceitar)”, concordando com Macron.

“Você sabe o que ele [Bolsonaro] fez quando meu ministro de relações exteriores foi para lá [Brasil]? Ele o deveria receber e cancelou no último minuto, para ir cortar o cabelo. E se filmou”, acrescenta o presidente francês. “Me desculpa, mas isso não é a atitude de um presidente”, conclui.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *