Sebrae e Assintecal apresentam resultados de convênio em moda Integramoda

As micro e pequenas empresas brasileiras do setor da moda passam por uma verdadeira transformação cultural, social e profissional. Projetos de capacitação e qualificação envolvendo convênios com Sebrae e a Assintecal dentro do viés da moda vem garantindo à pequenas empresas, modificações em suas estruturas internas, acesso a informações exclusivas, aproximação com grandes compradores e uma linguagem única para a moda brasileira – antes inimaginável para esse grupo de empresas que representam 80% do setor produtivo em moda.

É o que aponta o balanço de resultados divulgados, fruto do convênio de parceria entre o Sebrae e a Assintecal (Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) – atualmente uma das entidades carro-chefe do segmento de moda e que vem levando a moda brasileira a um patamar diferenciado, agregando com ela entidades como Abest, Abit entre outras.

De pesquisas, palestras e workshops,capacitação e qualificação para mercados nacionais e internacionais, em um ano e meio as ações já impactaram em mais de 4 mil profissionais, chegaram a 31 polos brasileiros e centenas de empresas foram beneficiadas.

EIXO DO INTEGRAMODA

Para garantir que todo o projeto garanta o crescimento e o apoio ao desenvolvimento tanto de produto, quanto a visão de empregar e, novas ideias à indústria, o convênio Integramoda trabalha dentro de alguns eixos: Pesquisa, inspiração, Integração e Internacionalização.

MODA AGORA: Foram realizadas 28 publicações do Moda Agora – um informativo virtual e quinzenal, que traz informações do que está acontecendo na moda. Um detalhado resumo que serve para que as empresas tenham, cada vez mais, diante de um mundo com tantas possibilidades, escolhas para serem mais assertivos e emplacar produtos incríveis nas suas coleções. O projeto alinha a informação de moda para toda a indústria, que cria uma sinergia de aposta com a mesma cartela de cores e desenvolvimento de produtos.

ICONOGRAFIA LOCAL: o projeto realizado pelo convênio é um dos mais relevantes dentro da construção de identidade de moda nacional. Consiste na decodificação de imagens de polos produtivos selecionados para transformá-las em inspirações para produtos.​ Um minucioso trabalho de pesquisa de regiões que trazem características marcantes do país e que são traduzidas para o universo global da moda – e que se tornarão roupas, calçados, joias, moveis e objetos – uma memória afetiva que ficará para sempre nos produtos.

PALESTRA DE INSPIRAÇÕES: dentro do eixo inspiração já foram realizadas 46 palestras em 31 polos nacionais, em um projeto que já impactou mais de 4 mil profissionais da moda. O Palestras de inspirações são ciclos de palestras que percorrem o país unificando a linguagem e metodologia para a indústria da moda nacional. Projeto que vem mudando a maneira das indústrias produzirem moda brasileira.

“Agradeço a oportunidade de participar, é muito importante a disponibilização das informações para que possamos aperfeiçoar cada vez mais nosso trabalho”, contou Silvana Louro, do Rio de Janeiro.

CONEXÃO CRIATIVA​E COMERCIAL​:atualmente um dos mais conceituais da moda brasileira, o projeto é transformador e incentiva e apoia iniciativas que oxigenem o mercado, estimulando uma nova geração de valores que combinam pluralidade, sustentabilidade e tecnologia. Em um ano e maio o Conexão Criativa e Comercial já envolveu 31 empresas e atingiu os estados do Amazonas, Pará, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os resultados são inegáveis, como contou Flor Silva, da Luciano Pinheiro Design. “Agradeço a toda equipe da Assintecal, ao SEBRAE e a designer Flávia Vanelii. O projeto é a prova de que o sucesso se alcança com talento, determinação e trabalho. O projeto me trouxe muitos contatos,novos clientes, novos negócios e novas criações”.

O mesmo pode ser compartilhado pelo seu sócio Luciano Pinheiro: “Experiência fantástica. Ganhamos uma premiação do museu da casa brasileira com asas técnicas de tingimentos naturais.Fizemos parceria com a Juta Castanhal, Ana Banana, e apareceram muitas conexões e novos negócios”.

Entre os projetos de qualificação e capacitação da indústria está a Materioteca Original By Brasil, um acervo riquíssimo de materiais inovadores e que conta com um consultor para apresentar os materiais e proporcionar inspirações para a indústria. As pequenas e médias empresas ainda tem a oportunidade de serem levadas para dentro das principais empresas do país, através da vertente In Company, onde os materiais são levados junto com consultorias para birôs de desenvolvimento de empresas como Arezzo, CNS, Grupo Cambuci, Kidy, Penalty, Vans,entre outras.

Marcelo Teixeira, designer de produtos da Dakota conta que a visita a Materioteca foi muito produtiva e o atendimento foi claro e eficiente. “É importante essa ideia pois as empresas de certa forma estão acostumadas aos mesmos fornecedores. Essa iniciativa (da Materioteca) nos oferta novos fornecedores, logo, novas tendências e tecnologias.

Integrando a cadeia produtiva de moda brasileira, o Convênio Integramoda também realiza uma série de ações de integração do setor. Entre elas estão as Rodadas de Aproximação e as Palestras Sistema Moda, que já envolvem 67 empresas participantes e 288 profissionais, respectivamente.

Ouro destaque do convênio é o projeto Varejo +, um ciclo de palestras voltada ao varejo nacional, e que apresenta novas possibilidades de atuação aos varejistas frente aos desafios do mercado da moda. Ao todo já foram 10 palestras em sete polos – Bento Gonçalves/RS, Caruaru/PE, Gramado/RS, João Pessoa/PB, Porto Alegre/RS, São Luis/MA e São Paulo/SP – impactando 466 profissionais.

“São informações que tem custo alto de pesquisa para os pequenos”, comenta Tatiane Bueno Nascimento, de Gramado. Adriana de Arruda disse traçar um caminho para sua empresa: “O projeto é excelente, e me ajudou a criar um norte para as compras primavera-verão”.

Integrando a cadeia produtiva de moda brasileira, o Convênio Integramoda também realiza uma série de ações de integração do setor. Entre elas estão as Rodadas de Aproximação, que fomenta a troca entre os agentes do ecossistema da moda, como as startups que trazem inovação para o mercado e também os atores tradicionais, como as indústrias e as grandes marcas. Também foram realizadas as Palestras Sistema Moda. Ambas já envolvem 67 empresas participantes e 288 profissionais, respectivamente.

Entre os projetos de internacionalização estão presentes ações de preparação das empresas para o Acesso ao Mercado Externo. Já foram realizados 29 workshops, em 528 horas de consultoria para as empresas, qualificando no período 36 empresas e as colocando aptas para ingressar nos processos de venda no exterior.

Parceria Sebrae

A Assintecal e o Sebrae assinaram um convênio renovando a parceria até setembro de 2019. Nesta edição do convênio, 1500 Pequenos Negócios (250 MEI, 500 microempresas e 750 pequenas empresas) integrantes da Cadeia de Valor da Moda Brasileira (Têxtil & Confecções, Couro & Calçados), localizados em 19 Unidades Federativas serão beneficiados. Promover a competitividade dos pequenos negócios da moda incentivando sua integração, cooperação e colaboração entre toda cadeia de valor, para que haja uma ampliação dos mercados, fortalecendo a imagem do SEBRAE como impulsionador desse movimento é o objetivo do convênio entre o Sebrae e a Assintecal. O projeto atua na cadeia de valor do sistema moda, desde os fornecedores de insumos, materiais, indústrias de produtos finais, serviços e comércio tanto para têxtil e confecções como couro e calçados. Há cerca de 30 mil empresas coureiro-calçadistas no País, conforme dados da Assintecal. Desse total, 97% são micro e pequenas empresas, estando 67% localizadas no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades da Federação, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores. Para saber mais navegue pelo portal ou ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *