Expectativa de mais segurança em Caruaru

Pedro Augusto

Em 2020, a expectativa é de que não só os moradores, mas também os visitantes de Caruaru tenham a sensação de mais ordem e segurança nas ruas e espaços públicos locais. Em paralelo às ações preventivas e ostensivas que são postas em prática, diariamente, por órgãos como as polícias Civil e Militar, bem como o Corpo de Bombeiros, agora, a Capital do Agreste dispõe de um efetivo maior em relação à Guarda Municipal. Desde o último dia 30 de dezembro que a cidade vem contando com a atuação de mais 50 guardas, somando-se aos 86 que já vinham prestando serviços nas áreas urbana e rural.

Em entrevista concedida, esta semana, ao VANGUARDA, o chefe da GM de Caruaru, Evandir Amorim, ressaltou os investimentos que foram empregados pelo governo municipal no que se refere à categoria.

“Para se ter ideia, até a realização do concurso da Prefeitura, isso no ano passado, a Guarda Municipal contava com um efetivo de apenas 36 guardas. Quantitativo este considerado bastante pequeno para uma cidade do porte de Caruaru. Atenta às necessidades dos caruaruenses, a prefeita Raquel Lyra acabou sendo responsável por contratar e nomear, através desta última seleção, mais 100 guardas municipais para a cidade, o que já está possibilitando um salto muito grande no que diz respeito à nossa atuação. E quem está sendo beneficiada com tudo isso é a própria população, que agora dispõe de um mais serviço mais amplo e eficiente no tocante à sua segurança”, afirmou.

Com a nomeação dos novos guardas municipais, a Capital do Agreste foi beneficiada com o emprego de mais medidas de segurança, a exemplo do grupamento ostensivo nas ruas do Centro. Para a ambulante Margarida Silva, que trabalha no Comércio na Praça, o reforço no tocante ao contingente chegou em boa hora. “Em anos anteriores, mal víamos a presença da Guarda Municipal no centro de Caruaru, o que era bastante complicado porque acontecia de tudo um pouco por aqui. É claro que a violência não acabou e precisamos continuar atentos para não sermos mais uma vítima, mas agora, com a presença maior da Guarda, pelo menos a expectativa é de que haja uma diminuição em relação à prática de crimes”, observou.

O grupamento ostensivo vem operando em forma de trio de guardas por ruas movimentadas a exemplos da 15 de Novembro, 7 de Setembro, Rio Branco, Duque de Caxias, dentre outras. Este contingente a pé também vem atuando em espaços públicos bastante importantes da cidade como a Via Parque, o Parque 18 de Maio, o Monte Bom Jesus, a Nossa Avenida e a Feira do Gado. Com reforço no efetivo, agora, a Guarda Municipal também tem intensificado as ações dos patrulhamentos: escolar, rural, ambiental, Maria da Penha e de ciclismo. Tudo isso com o emprego de mais viaturas e mais equipamentos de trabalho.

Durante a entrevista concedida ao VANGUARDA, o chefe da Guarda Municipal de Caruaru ressaltou as funções exercidas pela categoria. “Para quem desconhece ou ainda tem alguma dúvida quanto ao trabalho da Guarda, ela tem como atribuições zelar pelo patrimônio público, combater a criminalidade, bem como promover a mobilidade do trânsito. Neste contexto, além das ações ostensivas, ainda realizamos palestras educativas sobre drogas, bebidas alcoólicas, dentre outros temas, que são bastante importantes para serem discutidos na sociedade”, acrescentou Evandir.

Frequentadora assídua da primeira etapa da Via Parque, a dona de casa Denise Santos foi só elogios quanto ao incremento no contingente da GM. “Aqui mesmo na Via, se não houver ordem, vira bagunça, porque existe todo tipo de gente, inclusive, criminosos. Com a presença constante da Guarda, os bandidos acabam pensando duas vezes antes de agir e a população acaba saindo beneficiada, porque a segurança fica maior. Como moradora de Caruaru só tenho como bater palmas por essa iniciativa da prefeita Raquel Lyra. Esse efetivo maior da Guarda Municipal, com certeza, tem tudo para desenvolver ainda mais a cidade”, argumentou.

Evandir Amorim, durante a sua fala, ainda informou o canal para o registro de denúncias a serem atendidas pela corporação. “Qualquer demanda correspondente ao nosso trabalho pode ser registrada pelo telefone 118. Possuímos atuação própria, mas também operamos em parceria com as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, dentre outras instituições que são imprescindíveis na manutenção da ordem e da segurança em Caruaru. A contribuição da população no repasse de informações é imprescindível para que ampliemos as nossas atividades.”

CONCURSO

O segundo concurso da história da Guarda Municipal de Caruaru foi realizado somente em 16 de dezembro de 2018, já no governo Raquel Lyra. No primeiro momento, 50 aprovados passaram por curso de formação e, em agosto do ano passado, foram empossados. Já a segunda nomeação dos aprovados ocorreu no último mês de dezembro. “Após 10 anos de existência da Guarda Municipal, a gestão Raquel Lyra viu a necessidade de aumentar o efetivo e realizou o concurso da Guarda. Onde a prefeita firmou o compromisso de chamar 100 candidatos e, em 2019, empossamos todos eles”, ressaltou a diretora-presidente da Destra, Karla Vieira.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *