Acic lamenta falecimento de seu ex-presidente Manoel Galindo

Foi com profundo pesar que a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) recebeu a notícia do falecimento de seu ex-presidente Manoel Galindo, ontem (05). Bacharel em Direito e comerciante na área de autopeças, ele foi o empresário que por mais tempo esteve à frente da Instituição, de 1972 a 1973 e de 1976 a 1993.

“Manoel Galindo teve uma atuação determinante na consolidação da história da Entidade. Foram 18 anos como presidente da Associação, dedicando seu tempo para que a classe empresarial de Caruaru pudesse se desenvolver. Em 2020, celebramos o centenário da Associação e só foi possível chegar até aqui pela contribuição dessa figura visionária”, lamenta o presidente da Acic, Luverson Ferreira.

Em 2018, em depoimento para a Acic Revista, Manoel Galindo falou sobre o crescimento exponencial que a Acic teve durante sua gestão. ”Naquela época, o trabalho foi muito difícil, pois os comerciantes e empresários não tinham tanto esclarecimento sobre a importância do associativismo. Durante a minha gestão, tivemos o grande êxito de aumentar o número de associados”, disse.

O velório está acontecendo no cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru, até às 16h. Após esse horário, seguirá para Campina Grande, para cremação.

Biografia

Foi na zona rural de Caruaru que Manoel Torres Galindo nasceu. Aos 17 anos de idade, veio para a cidade, onde comprou um caminhão e passou a viajar pelo interior do Estado, vendendo algodão. De 1942 a 1944 passou a negociar com açúcar na vila de Riacho das Almas. Posteriormente trabalhou em uma oficina mecânica de carros ao lado do irmão Sizenando. Ali passou quatro anos. Foi morar, em seguida, em Bezerros, onde se estabeleceu com o negócio de cereais. Mas o que o fascinava mesmo era ser viajante. Então, passou a viajar, primeiramente para a firma Medeiros Vareda, depois para a Importadora S/A de Campina Grande, percorrendo os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Em 1955, estabeleceu-se em Caruaru com o ramo de peças para automóveis, sob a razão social Tavares&Galindo. Manoel Galindo foi presidente do Central Sport Clube e membro do Conselho Deliberativo do Clube Intermunicipal. Presidente da Festa do Comércio e fundador da Loja Maçônica Ordem e Progresso nº 16, onde ocupou vários cargos. Foi membro do Conselho Fiscal da Cooperativa Banco Popular de Caruaru; do Conselho Fiscal das Indústrias Reunidas São Francisco S/A. Também foi sócio da firma M. Galindo&Cia e, durante mais de 20 anos, prestou serviços à Associação Comercial de Caruaru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *