A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, ontem (7), 1.477 novos casos da Covid-19 no Estado. Entre os casos confirmados, 64 (4%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). São leves todos os outros 1.413 (96%). Pernambuco agora totaliza 102.872 casos confirmados, número que inclui as 78.898 pessoas já recuperadas da doença. O boletim também registrou 39 óbitos, ocorridos desde 5 de maio. Destes, 17 (43,5%) ocorreram nos últimos três dias, sendo oito na quinta (06/08), cinco em 05/08 e quatro em 04/08. Com isso, Pernambuco tem 6.867 vítimas fatais do novo coronavírus.
A 10ª Gerência Regional de Saúde, que abrange 12 municípios do Sertão do Pajeú, reforçou sua capacidade de assistência aos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 na região. Foram inaugurados hoje dez leitos de terapia intensiva. O Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, que já contava com 10 vagas de enfermaria, ganhou dez leitos de terapia intensiva. “Esta é uma grande obra para o Sertão do Pajeú, uma UTI com dez leitos, absolutamente equipada com o que há de melhor em tecnologia médica a serviço da população sertaneja”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.
LEITOS
Com a inauguração das dez vagas de UTI no Sertão do Pajeú, Pernambuco chega a 1.941 leitos públicos voltados para pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19. Segundo o Conselho Federal de Medicina, Pernambuco é o segundo estado do país em número de leitos criados no combate à pandemia, atrás apenas de São Paulo. Outro levantamento, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coloca o estado também na segunda posição em número de leitos de UTI para cada 10 mil habitantes – 1,3, atrás do Espírito Santos, com 1,5.
Na sexta-feira (7), a média de ocupação de leitos dedicados à Covid-19 estava em 56%, sendo de 48% na enfermaria, e 64% na UTI, um dos menores patamares desde o início da pandemia.
NOVOS PROTOCOLOS
Confira os novos protocolos setoriais para as atividades econômicas autorizadas a funcionar a partir da próxima semana, como o polo de confecções do Agreste e os cursos livres (idiomas, técnicos, qualificação profissional). As medidas foram anunciadas na quinta, com o avanço de diversas regiões do Estado para fases subsquentes do Plano de Convivência com a Covid-19. Todos os protocolos (geral e específicos) podem ser acessados em https://bit.ly/3iowcJR.
ATENDE EM CASA
Está com sintomas gripais? O Atende em Casa faz marcação de testes para quem tiver sintomas da doença nos 143 municípios cadastrados (consulte aqui: portal.saude.pe.gov.br). Você pode acessar www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixar o app em celulares com sistema Android. Atualmente, 178 municípios estão cobertos pelo programa.